Navegando por Autor "Amorim, Andréa dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação física no ensino médio: valorização, reflexões e práticas docentes(2011) Amorim, Andréa dos Santos; Nunes, Fábio Santana; Maturino, Elmo; Soares, Ilma Maria FernandesEsta pesquisa teve como objetivos refletir sobre a ausência da valorização do professor de Educação Física e para a marginalização deste componente frente aos demais, tentamos descobrir os percalços que atravancam o ensino da dessa disciplina no Ensino Médio frente à especificidades próprias deste público, como a perspectiva de um vestibular ou de entrada no mercado de trabalho, buscamos descobrir os motivos dessa desvalorização e procuramos mostrar a importância que a Educação Física tem no desenvolvimento do aluno e que atitudes podem ser tomadas para que os alunos se interessem e valorizem essa disciplina, para que haja uma mudança nessa situação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base leituras de autores que discutem a Educação Física no contexto geral da Educação e principalmente na formação dos jovens. Nosso trabalho contará com três capítulos: Histórico da Educação Física Escolar, Adolescência e Ensino médio: Como os alunos estão inseridos nesse contexto e Motivos da Desvalorização da Disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao longo das nossas leituras, chegamos à conclusão que apesar da Educação Física ainda sofrer muita discriminação, principalmente no Ensino Médio, visto como dispensável, e muitas vezes, até excluída dos projetos políticos de algumas escolas, avançamos muito com relação à valorização da mesma, podemos sentir que aos poucos ela vem conseguindo ganhar seu espaço, e para mudarmos realmente essa situação, é preciso que a escola repense a prática da Educação Física e o professor reveja sua postura e tenha uma dedicação maior à disciplina, tanto na sua prática pedagógica, quanto em lutar para que as leis que amparam a disciplina possam ser cumpridas, para dessa forma, ter reconhecido seu papel como sendo uma disciplina essencial no aprendizado e na formação dos alunos.