Navegando por Autor "Amorim, Ângelo Mauricio"
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- ItemEsporte e educação física escolar no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro(2011) Menezes, Maria Luciney Modesto Nascimento; Amorim, Ângelo MauricioEsta pesquisa tem como objetivo delinear a trajetória do esporte dentro e fora do Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), em Jacobina, tanto como prática quanto como conteúdo presente no ensino. Busca-se, através dela, compreender as influências históricas do conteúdo nas aulas de Educação Física escolar e qual o cenário apresentado nas aulas do colégio em estudo. Traçando os caminhos percorridos pelo esporte desde a Antiguidade e chegando ao esporte da Era Moderna, tem-se a discussão sobre as dimensões alcançadas pelo esporte e sua relevância social. Trata-se, ainda, de buscar conhecer a chegada da Educação Física escolar no Brasil, a ascensão do esporte como componente curricular no período Militar e quais os caminhos após a crise de identidade enfrentada pela Educação Física com a redemocratização do país. Conclui-se o resultado da pesquisa traçando, por professores e alunos, o atual cenário da educação física no referido colégio.
- ItemA influência da mídia no movimento de popularização do MMA na cidade de Jacobina-BA(2013-11-10) Santos, Igor Sampaio Pinho dos; Miranda Filho, Vamberto Ferreira de; Sousa, Itamar Silva de; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Amorim, Ângelo MauricioEste estudo tem como objetivo, compreender de que maneira a mídia tem contribuído para o movimento de popularização do MMA na sociedade. Portanto, faz uma análise crítica sobre a relação da mídia com o esporte num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo, abordando o processo de transformação do esporte num espetáculo, no sentido de incentivar a mercadorização deste, considerado por muitos estudiosos, um fenômeno sóciocultural de grande relevância no século XXI. Para tanto, o desenvolvimento desta pesquisa envolveu diversos procedimentos metodológicos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico para a viabilização de elementos para a delimitação dos conceitos abordados no primeiro capítulo. Em seguida, buscou-se aproximações com os pressupostos de um estudo de caso, sendo imprescindível a realização de uma pesquisa de campo, cuja investigação foi desenvolvida no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de Jacobina-BA, onde ocorreu um evento de Artes Marciais e MMA. A pesquisa envolveu 30 participantes presentes no evento que foram entrevistadas mediante a técnica de aplicação de questionários semi-estruturados. Os dados obtidos foram organizados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a maioria dos entrevistados consome produtos (roupas, acessórios, artigos esportivos e pacotes de canais por assinatura) que fazem alusão ao MMA. Conclui-se, portanto, que o grande envolvimento das pessoas com o MMA se deve ao poder de persuasão das mídias na espetacularização esportiva, através da mercadorização do esporte, mediante as transmissões das lutas nos canais de TV e as campanhas publicitárias, que utilizam o esporte para a venda de produtos e serviços, contribuindo com a sua popularização na cidade de Jacobina - Bahia.
- ItemJogos cooperativos no ensino da educação física: por uma proposta mais reflexiva e transformadora.(2010) Silva, Lucineide Oliveira; Soares, Ilma Maria Fernandes; Amorim, Ângelo Mauricio; Costa, Salomão Cleomenes LimaO estudo da Educação Física escolar respaldado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, tem assumido a responsabilidade de desvelar ações que proporcione a análise crítica dos conteúdos para o Ensino Fundamental II. A elaboração de propostas para a valorização do conhecimento dessa disciplina de forma crítica e reflexiva, se deu através do método de pesquisa bibliográfica. Esse trabalho propõe amenizar os efeitos negativos causados sobre o homem, pela competitividade exagerada e pelo descaso dos valores na educação, ao mesmo tempo em que estimula as relações de integração. Inicialmente, faremos uma explanação sobre a história das sociedades pautada no trabalho industrial e estimulada a seguir os ditames do capitalismo e que nos levou a reservar uma pequena parte desse estudo às patologias sociais, mencionadas como doenças próprias do homem moderno em conseqüência à sua alta capacidade em competir. Realizamos um estudo que levasse em consideração o ser social, na figura do aluno do Ensino Fundamental II, para compreendermos os seus anseios e sinalizando para as necessidades de buscar novas formas de aprendizagem na área da Educação Física. Apresentamos este trabalho dividido em quatro capítulos: Um breve histórico da Educação Física; Patologias sociais e competição na sociedade moderna; Jogo, Jogos Cooperativos e competição; Aluno do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a pesquisa aponta que os Jogos Cooperativos podem contribuir para a construção de uma Educação Física mais cidadã, conquistando os educados para uma vivência mais saudável, solidária e participativa.