Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Ismália Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino do fenômeno da indução eletromagnética usando a turbina eólica vertical como recurso didático
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Alves, Ismália Santos; Santos, Edson Mascarenhas; Oliveira, José Carlos; Pereira, Marido Geraldête; Santos, José Vicente Cardoso
    Esse projeto tem o objetivo de desenvolver uma sequência didática utilizando um experimento montado em um laboratório didático de Física como estratégia para estimular os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica a explorar o fenômeno da indução eletromagnética. Para tanto, planeja-se realizar atividades experimentais demonstrativas com o intuito de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes na disciplina de Física, que possam contribuir para a aprendizagem dos conceitos físicos. Para consolidar esse objetivo adota-se uma metodologia lastreada em uma revisão de literatura de cunho documental e histórico e com fulcro nas produções da Sequência Didática (SD) planejada, pois a mesma é parte integrante do produto educacional desenvolvido da Dissertação de Mestrado, apresentada à Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), e foi aplicada em uma Escola da Rede Pública do Estado da Bahia na cidade de Salvador, em uma turma do Curso Subsequente (PROSUB) de Técnico em Eletrotécnica com o objetivo de contextualizar a conversão da energia renovável gerada a partir da força dos ventos em energia elétrica. Expecta-se no apoio na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, uma vez que busca da interação cognitiva entre o novo conhecimento, adquirido após o processo de assimilação, e os conhecimentos prévios, perpassam por eficácia no processo de ensino com uma aprendizagem cada vez mais significativa e criação de subsunçores cada vez mais de efeitos permanentes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais