Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Francisco Cleiton"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Iniciação à docência: narrativas e experiências do estágio supervisionado e do PIBID
    (2014-06-06) Alves, Francisco Cleiton; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; Souza, Elizeu Clementino de
    Este trabalho investigativo é uma pesquisa de abordagem (auto)biográfica que visa compreender como os espaços-tempos das experiências formativas se configuram na relação e nas interfaces entre Estágio Supervisionado e PIBID, no âmbito da iniciação à docência. A inquietação apresentada ancora-se no cotidiano de uma realidade construída durante as vivências com o ensino, no exercício do magistério superior, nos cursos de licenciatura, especificamente no estágio supervisionado. A proposta da investigaçãoformação delineia-se a partir da escrita de memoriais de formação, construídos durante a realização de um ateliê biográfico com seis estagiárias do Curso de Licenciatura em Pedagogia concomitantemente bolsistas do PIBID, no Campus XI-UNEB. A intenção da pesquisa (auto)biográfica delineou-se através das narrativas de iniciação à docência, discutindo o lugar, e o entrelugar do Estágio Supervisionado, na aprendizagem da docência, e ainda do PIBID, como política pública de iniciação à docência na formação inicial. Assim, a investigação-formação apontou, ao tecer os fios do tecido docente, as cenas do cotidiano escolar, configuradas nas trajetórias escolares e travessias de simesmo, e nas vivências em projetos sociais, como espaços-tempos das experiências formativas para a docência. Outro apontamento, elencado nas narrativas, é a configuração do estágio supervisionado e do PIBID, como territórios iniciáticos das aprendizagens experienciais. Entretanto, esse território foi demarcado por lugares que se distinguem na interface teoria-prática e na especificação do estágio supervisionado e do PIBID, como espaço-tempo das experiências de formação.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais