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Navegando por Autor "Alves, Erica Valeria"

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    A reorganização do currículo da EJA em Teofilândia: contribuições de um processo formativo com professoras dos anos iniciais
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-26) Santos, Jeane Nascimento; Faria, Edite Maria da Silva de; Alves, Erica Valeria; Eugênio, Benedito Gonçalves
    A pesquisa tem como objetivo analisar os documentos curriculares no âmbito nacional, estadual e municipal, buscando identificar quais os impactos da ausência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Currículo Nacional da Educação Básica, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para consolidar a proposta da pesquisa buscou-se identificar o porquê os impactos da ausência (ou o não lugar) da EJA na BNCC; investigar qual currículo da EJA se tem, antes da BNCC, na Proposta Curricular da EJA (PCEJA) em âmbito nacional e na Política de EJA em âmbito estadual, e qual o currículo de EJA se faz necessário após alinhamento dos currículos da EJA e a BNCC. O processo de investigação teve como pergunta: Quais documentos normativos os professores do município de Teofilândia utilizaram para reformulação do currículo da EJA no município? Essa problematização foi intensificada no período da pandemia e desenvolveu-se a partir da análise documental dos currículos vigentes no estado da Bahia e do Brasil, buscando contribuir com a formação continuada de professores, gestores, coordenadores da EJA para subsidiar na reformulação do currículo da EJA das escolas da rede municipal de ensino, com oferta da modalidade, em especial no município de Teofilândia-BA. Os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa foram de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa. Os teóricos que fundamentam a pesquisa e dialogam com as especificidades da EJA foram Paiva (2012), Freire (2014), Arroyo (2011), Faria (2009), Apple (1982), Silva, Alves e Rezi (2020). Sobre a BNCC, recorremos a autores como Sena (2020), Freitas (1995), Currículo de EJA teve como aporte teórico Arroyo (2011) e Apple (1982). Os seguintes documentos normativos serviram de fontes de análise e investigação na pesquisa: Lei n o 9.394/96 (BRASIL, 1996), Resolução CNE/CP Nº01/2021 (BRASIL, 2021), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Resolução CNE/CP Nº 01/2020 (BRASIL, 2020), Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE, 2018), Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2022), Conferência Estadual de Educação (COED, 2022). Os teóricos que consubstanciaram as técnicas metodológicas adotadas são: Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012), Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) e Lakatos (2003). O produto final foi estruturado em encontros formativos e reflexivos com os professores da EJA do segmento anos inicias do município de Teofilândia-BA, tomando como referência a legislação vigente da política da EJA sem desconsiderar os saberes, fazeres e os percursos formativos dos sujeitos.
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    Análise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?
    (2019-12-18) Pereira, Deise Mara Leite de Souza; Alves, Erica Valeria; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade de
    Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em SalvadorBahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
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    Análise do projeto político pedagógico da educação de jovens e adultos do município de Salvador/Bahia: um discurso dialógico?
    (2019-12-18) Souza, Deise Mara Leite de; Alves, Erica Valeria; Amorim, Antônio; Moraes, Cândida Andrade de
    Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa cujo foco está relacionado aos resultados da pesquisa aplicada intitulada por “Análise da Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Salvador/Bahia: Um discurso dialógico?” O problema que estimulou este estudo foi: “em que medida a Proposta Curricular da EJA em Salvador- Bahia aponta as questões dialógicas em Freire?” A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a ideologia subjacente à Projeto Político Pedagógico de Jovens e Adultos – EJA, na rede pública municipal de Salvador e identificar em que aspectos a dialeticidade é manifestada. Para os objetivos específicos propõem examinar as Propostas Curriculares da EJA nos âmbitos federal, estadual e municipal, suas aproximações e distanciamentos da realidade; compreender de que maneira o currículo aponta questões dialógicas em Freire; contribuir para a adequação do currículo ao público da EJA no município de Salvador. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza exploratória. Como procedimentos utilizados é a análise bibliográfica e de documentos. Para tanto, utilizamos a revisão de literatura como metodologia tendo como referencial de estudos: Freire (1990; 1996) como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana, Bakhtin ( 1986, 1995, 1997,1998, 2002,2003, 2006, 2010, 2012) que trata sobre análise do discurso, Saviani (1990, 1994, 1995, 2000, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011) e Silva (1999) que abordam currículo sob a perspectiva e alguns outros teóricos que consubstanciaram os procedimentos técnicos adotados como Lüdke e André (1986), Minayo (1994, 2001, 2002, 2008, 2012) e Gil (1994, 2002, 2007, 2008, 2010) que foram fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Para isso, submergimos, inicialmente, com as leituras das Propostas Curriculares e os aportes teóricos. Após, adentramos nas concepções sobre currículo e em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações teceremos sugestões à Secretaria Municipal de Educação no tocante a maior divulgação institucional via site da Proposta Curricular através das redes sociais, bem como, a criação de um blog de consultas sobre a Proposta Curricular da EJA da Rede Municipal de Salvador, Bahia, com os documentos oficiais. Os resultados revelaram que se faz necessário uma pseudoformação voltada à Proposta curricular da EJA do Município de Salvador, Bahia, a fim de fortalecer a EJA e o trabalho pedagógico docente às concepções freireanas, como aos pressupostos da Perspectiva Histórico-cultural.
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    Convergências entre a educação de jovens e adultos e a insubordinação criativa na perspectiva da educação matemática
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-28) Urpia, Maria Emília de Castro; Alves, Erica Valeria; Viñal Junior, José Veiga; Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno; Faria, Edite Maria da Silva de
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de tensionamentos e superações. Nesse contexto faz-se necessário nessa modalidade romper com alguns paradigmas para que a formação dos estudantes seja efetivamente crítica. Nesta pesquisa, teve-se por objetivo compreender as ações insubordinadas criativas de educadores da Educação de Jovens e Adultos e suas aproximações com o desenvolvimento da formação crítica desses sujeitos. Desenvolveu-se a investigação direcionada pela questão: A insubordinação criativa pode contribuir para uma educação de jovens e adultos mais crítica? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontrou-se na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Paulo Freire (1987, 1996); Miguel Arroyo (2017); Ubiratam D’Ambrosio (1990; 2005), Beatriz D’Ambrósio (2014; 2015) e Ole Skovsmove (2001), dentre outros, que auxiliaram na condução dessa investigação. O foco da pesquisa é a construção de uma memória da EJA por meio de narrativas de memórias da pesquisadora, dentro de uma perspectiva insubordinada e criativa, na (inter) ação com educadores e educandos da EJA. Essas memórias foram produzidas em uma escola pública, situada na periferia de Salvador. As análises das memórias apontaram que professores que rompem com uma visão fatalista da EJA, acreditando na (co) produção desses educandos, e trilhando por uma postura insubordinada criativa, acabam potencializando a criticidade desses educandos, que passam a se perceber integrantes de uma educação mais consciente.
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    Educação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Santos, Andreia Ramos; Alves, Erica Valeria; Santos, Antônio Pereira; Barreto, Maria Raidalva Nery
    A educação de adolescentes, jovens e adultos, em privação de liberdade, constitui-se como um dos eixos invisibilizados dessa modalidade de ensino já pouco considerada nas políticas públicas educacionais. Desenvolver investigações acadêmicas acerca dessa temática é urgente e necessário, visto que há maiores necessidades de produções nessa área, fato que nos conduziu à aceitação da empreitada que nos levou à pesquisa intitulada: Educação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos, na escola Municipal Yves de Roussan O objetivo principal da pesquisa é analisar saberes matemáticos construídos e ressignificados dos estudantes privados de liberdade a partir dos processos reflexivos da educação matemática crítica dos sujeitos da EJA em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja pesquisa intervenção propositiva. Que contou com a participação de três professoras que atuam na EJA em espaço de privação de liberdade. Como instrumento de coleta e produção de dados também foi utilizada a carta pedagógica aos professores. Como fundamentação teórica recorremos a estudos de autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, tais como: Freire (2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005), e Celso Beisegel (1974). Acerca da formação de professores, recorremos a Laffin (2013) Tardif (2002), Gatti et al. (2010) e Gatti, Barretto e André (2011), para tratar sobre os adolescentes, jovens e adultos privados de liberdade buscamos o diálogo com os autores Rainieri (2014), Fernandes (2017), Costa e Figueiredo (2018) nos estudos sobre a educação matemática critica buscamos da fonte de Skovsmose (2014), Garcia (2009), Alves (2016) entre outros. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção resultando em propor aos educadores o produto educacional uma sequência didática no ensino da matemática com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica voltada para o contexto da Educação de Jovens e Adultos no socioeducativo.
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    Formação em direitos humanos na educação de Jovens e adultos como meio para o exercício da cidadania
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-24) Santos, Marcos Marcilio Eça; Alves, Erica Valeria; Viñal Junior, José Veiga ; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
    O trabalho busca a elaboração de uma formação em Direitos Humanos para ser empreendida na rede municipal escolar de Camaçari, para os professores, incluindo os docentes da EJA com mediação da UNEB/Campus XIX, por intermédio de um curso de extensão. O objetivo desta pesquisa é identificar e elencar os elementos necessários para realizar uma formação em Direitos Humanos. O produto final da pesquisa é colocar à disposição da rede municipal escolar de Camaçari uma formação em Direitos Humanos por intermédio da UNEB/Campus XIX, com uma extensão. A questão de investigação é: Quais os parâmetros teóricos e didáticos a serem utilizados na construção de uma formação em Direitos Humanos para os professores da rede municipal de ensino de Camaçari? Uma formação de docentes da rede municipal escolar de Camaçari possibilita levar conhecimentos de Direitos Humanos ao ambiente acadêmico na rede municipal. Explanação da origem dos Direitos Humanos e sua evolução no âmbito mundial. A intersecção entre a EJA e os Direitos Humanos com a evolução histórica da EJA no Brasil. Disciplinas que no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos que efetivamente realizaram a relação da EJA com os Direitos Humanos. A pesquisa realizada quanto ao procedimento é bibliográfica, quanto a abordagem é qualitativa e aos objetivos é explicativa. A formação é composta de seis oficinas, com conteúdo elaborado com os subsídios da pesquisa. Um curso de formação em Direitos Humanos é a possibilidade de transformar a vida das pessoas para um novo patamar de conhecimento e efetivação de direitos que são inerentes ao ser humano e que necessitam ser exercidos e exigidos na sua integralidade.
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    O trabalho pedagógico e as representações dos professores bacharéis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC),Salvador: construção e manifestação de saberes necessários à docência
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Batista, Lea de Meireles; Alves, Erica Valeria; Santos, Jocenildes Zacarias; Pita, Robespierre Dantas Rocha
    O presente estudo aborda questões relacionadas à prática docente de professores bacharéis no Sistema S - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), na Unidade Sé, em Salvador – Bahia, com o objetivo investigar como se dá a construção de conhecimentos necessários à docência na educação profissional de Jovens e Adultos ou jovens aprendizes. Esses sujeitos não possuem complementação pedagógica ou licenciatura e são docentes fixos do SENAC Bahia. A partir desta proposição, desdobram-se os objetivos específicos para identificar conhecimentos necessários à docência, presentes nos percursos desses professores bacharéis, e quais são os saberes mobilizados na sua prática docente, para identificar demandas da educação profissional de jovens e adultos, nesse contexto. Por meio de relatos autobiográficos desses professores, recorreu-se à Análise de Conteúdo, inspirada em Lawrence Bardin, para a obtenção de informações. Embora os professores pesquisados declarem que alcançam um resultado eficaz por meio de seu trabalho docente, a análise dos relatos aponta para a necessidade de oferecer oportunidades para a formação continuada de professores bacharéis, para suprir determinadas lacunas em relação ao conhecimento pedagógico e ao processo essencial de autorreflexão acerca de suas práticas. Essa complementação específica e contextualizada pode oferecer subsídios para tornar o percurso de professores bacharéis que não possuem complementação pedagógica ou licenciatura, mais consistente e significativo, pois pode oferecer referenciais teóricos, metodológicos e conceituais capazes de mobilizar conhecimentos fundamentados e processos de reflexão, que irão conferir mais clareza e segurança à prática vivenciada em sala de aula.
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    Políticas públicas para a educação de jovens e adultos no Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe: desafios e propostas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Paim, Vagner de Cerqueira; Alves, Erica Valeria; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
    O presente trabalho de pesquisa acadêmica, desenvolvido através do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, traz os frutos de um processo investigativo acerca da Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe – BA, no desejo de analisar as políticas públicas implementadas para a EJA. A questão que guiou a pesquisa foi estabelecida nos seguintes termos: Quais são as políticas públicas para a EJA no município de Conceição do Jacuípe, considerando o que está previsto no Plano Municipal de Educação? O seu objetivo geral foi: Compreender as Políticas Públicas para a EJA, desenvolvidas no Município de Conceição do Jacuípe à luz da legislação vigente e do Plano Municipal de Educação. Nesse contexto, seus objetivos específicos foram: Desenvolver um debate teórico acerca do conceito de políticas públicas, para que seja possível perceber as políticas públicas para a educação como um setor desse campo; Apontar os marcos legais no âmbito nacional e local para a EJA; Analisar como o Plano Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe foi normatizado, com vistas a garantir o direito e acesso a Educação de Jovens e Adultos e desenvolver um blog de caráter formativo direcionado a discentes, docentes, gestores e comunidade, contendo elementos para debates futuros acerca de temas relacionados às políticas públicas e legislação da Educação de Jovens Adultos e Planos e Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Como procedimento estratégico optou-se pela análise documental efetivada através da leitura de textos acadêmicos, documentos oficiais e legislação pertinente a EJA. O corpus da pesquisa foi desenvolvido por meio da construção de um histórico da EJA após o processo de redemocratização do Brasil, apresentação do locus da pesquisa em suas características socioeconômicas e educacionais, desenvolvimento de estudo para apontar a produção acadêmica do MPEJA. Posteriormente, a verificação dos elementos que envolvem a construção, implementação e avaliação das políticas públicas, assim como a discussão acerca do direito humano fundamental a educação e a legislação que serve de embasamento para essas ações. A parte final do trabalho foi a análise do Plano Municipal de Educação daquele município baiano, no intuito de compreender o papel do PME para a garantia do direito a educação e aprendizado ao logo da vida para os sujeitos da EJA. A expectativa do presente estudo é contribuir para a atuação de educadores, gestores, discentes e sociedade frente aos desafios propostos pelas metas e estratégias do PME investigado.
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    Práticas curriculares na EJA: novas proposições
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-11) Marques, Jurema Machado; Alves, Erica Valeria; Viñal Junior, José Veiga ; Guerra, Denise Moura de Jesus
    Este estudo buscou respostas ao seguinte questionamento: como a Proposta Curricular da EJA está presente ou não em suas relações com as práticas curriculares desenvolvidas pelos docentes, em sala de aula? Dentre os autores que fundamentaram a temática os principais foram Sacristán (2013), Macedo (2013), Silva (2010), Oliveira (2007) e Dantas (2012). Por meio de um estudo colaborativo foi realizada uma intervenção com cinco educadoras e educadores do Colégio Estadual Dr. Eduardo Bahiana, localizado no bairro Cajazeiras, em Salvador. Os diálogos das sessões de intervenção foram transcritos e analisados qualitativamente. Entre os resultados, destacam-se a tomada de consciência da responsabilidade de cada sujeito (sistema, professor e estudante) em relação à construção do currículo da EJA, que pode ser realizado dentro da escola, considerando suas demandas e possibilidades. Os professores reconheceram, a partir da intervenção, que um currículo que reproduz uma ideologia dominante, mediante organização e fragmentação de conteúdos delimitados por disciplinas, se revela discriminatório, uma vez que não leva em conta as diversidades e particularidades dos jovens e adultos que atendem.
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    Práticas escolares para mobilização da cultura matemática de estudantes da EJA por meio da etnomatemática
    (2019-12-12) Santana, Jorge Alberto dos Santos; Alves, Érica Valéria; Batistela, Rosemeire de Fátima; Alves, Erica Valeria
    A presente pesquisa se propõe investigar as práticas escolares que colaboram para a mobilização da cultura matemática de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), tendo como objetivo geral: apresentar a Etnomatemática como possível instrumento de mobilização da cultura matemática de estudantes da EJA. Com os objetivos específicos de reconhecer a cultura matemática presente nas práticas sociais dos estudantes da educação de jovens e adultos e seus entrelaces com a cultura matemática escolar; investigar a possibilidade de mobilização da cultura matemática dos estudantes da EJA e elaborar estratégias de ação didática de modo que essa cultura seja mobilizada. O estudo se desenvolve no Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, envolvendo estudantes da turma do Tempo Formativo II eixo V. A inquietação foi centrada na compreensão da seguinte questão: Como mobilizar a cultura matemática dos estudantes da EJA através da Etnomatemática? Sob a natureza de uma abordagem aplicada de pesquisa numa interpelação qualitativa, que foi definida como o percurso metodológico, de forma a considerar como conexão de possibilidades metodológicas, a Pesquisa Ação como principal caminho para resolução do problema coletivo, onde a relação com os objetivos da investigação ocorre de forma exploratória, instrumentalizada por análise de documentos, observação assistemática, questionários e roda de conversa. Os sustentáculos teóricos aos estudos e compreensões sobre a EJA são advindos das contribuições de Arroyo (2017), Freire (2002), Furter (1983), Gonh (1998), Ludojoski (1972), Paiva (2015). No diálogo sobre Etnomatemática estão consideradas as abordagens de D’Ambrósio (2007), Knijnik (1996, 2006), Ferreira (1997), Reis (2010), Wanderer (2004). Como resultados foram constatados: a cultura matemática escolar versus a cultura da matemática do cotidiano e a importância do entrelaçamento de saberes; a afetividade nas relações professor e aluno; a formação do professor de matemática na perspectiva da educação matemática; o diálogo sobre a importância dos conteúdos da matemática escolar e a compreensão de que a Etnomatemática mobiliza a cultura matemática dos estudantes da EJA, por meio do reconhecimento desta cultura e da possibilidade de domínio de outras culturas matemáticas distintas. Atendendo a exigência de um produto final no mestrado profissional, foi apresentado um documentário que pode ser conferido no endereço eletrônico etnomatematicamobilizandoculturas.blogspot.com.
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    (RE)pensando o ensino de história na educação de jovens e adultos em três escolas da rede municipal de Milagres-Bahia
    (2021-02-19) Souza, Maria Nilda dos Santos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Batista, Eliana Evangelista; Alves, Erica Valeria; Faria, Edite Maria da Silva de
    Visando analisar a prática de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em três escolas do município de Milagres/Bahia, o estudo teve como objetivos: refletir sobre o ensino de História na prática pedagógica dos professores da EJA, investigar as dificuldades do professor da EJA no trabalho com conteúdos do ensino de História e elaborar uma proposta de formação continuada para professores de História que atuam na EJA nas escolas da rede municipal de Milagres. O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa colaborativa dentro de uma abordagem qualitativa que contou com a participação de cinco professoras, um coordenador e quinze estudantes. Para produção dos dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa. Para fundamentação teórica recorremos aos estudos de Freire (1996, 1997), Tardif (2002), Arroyo (2005, 2017), que abordam a prática pedagógica na EJA, como campo de formação humana, social, de pesquisa e emancipação; e Bittencourt (2004), Fonseca (2009), Nikitiuk (2012), Capucho (2012), Tavares (2018), dentre outros que tratam do ensino de História como perspectiva de mudanças e formação humana. Dentre outros aspectos, os resultados da pesquisa apontaram que a partilha de experiências, a relevância do diálogo e seu real significado na prática contribuem para o aprendizado do profissional da educação. Conclui-se, também, que para melhoria da qualidade do ensino na EJA faz-se necessário que os professores estejam imersos em cursos de formação continuada, na busca de subsídios que garantam o fortalecimento do ensino e o direito de aprendizagem dos alunos que estudam nessa modalidade.
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    Tecendo fios sobre os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós-pandemia pelas professoras que atuam na educação de jovens e adultos no município de Itiruçu-Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Ferreira, Patrícia Santiago; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Alves, Erica Valeria; Eugênio, Benedito Gonçalves
    O presente estudo, cujo tema aborda os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós pandemia, buscou responder ao seguinte questionamento: Quais saberes foram mobilizados pelas professoras que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia, nos períodos pandêmico e pós-pandêmico? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar os saberes mobilizados por um grupo de professoras que atuaram na modalidade EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico. Os objetivos específicos pretendem discutir sobre os saberes necessários para a atuação docente na EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico; identificar nas histórias de vida das professoras elementos que favorecem ou dificultam a prática docente na EJA; apresentar um plano de ação que possa contribuir para elaboração de uma proposta de formação continuada para professores que atuam na EJA, do município de Itiruçu-Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa que contou com a colaboração de cinco professoras que atuam na EJA em um colégio da Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia. Os dados foram produzidos por meio das respostas a um questionário e a uma entrevista narrativa. O tratamento das informações foi feito tomando como base algumas etapas da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin (2016). Os saberes docentes foram analisados com base nas concepções de Paulo Freire (2002) e Maurice Tardif (2014). A partir da análise dos resultados evidenciou-se que é necessário fomentar a formação continuada para as (os) docentes que atuam na EJA. Como produto final da pesquisa, foi elaborado um plano de ação, no intuito de contribuir para a construção de uma proposta de formação continuada para os (as) professores (as) da EJA com a intenção de superar práticas pedagógicas que desconsiderem os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.
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    Trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada a distância
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-08) Leite, Semar Ferreira; Alves, Erica Valeria; Viñal Junior, José Veiga; Costa, Patrícia Lessa Santos; Bittencourt, Daniela Chaves Radel
    A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que acolhe pessoas composta em sua maioria por trabalhadores, possibilitando a estes sujeitos a continuidade e/ou retorno aos estudos visando também melhorar sua qualidade de vida, seja para fins pessoais e/ou profissionais. Sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dão as trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada nos polos de apoio da UNIFCV na Bahia, para tanto lançamos mão da discussão de como se dão as trajetórias destes estudantes egressos da EJA na educação superior, quais desafios, dificuldades e experiências são vivenciados, como são articuladas a permanência destes egressos na instituição, para tanto lançamos mão dos objetivos específicos: (I) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos egressos da EJA no ensino superior (II) Descrever os desafios e dificuldades vivenciados pelos estudantes nesta trajetória (III) Identificar as condições e as estratégias/arranjos utilizados por estes egressos para permanência no curso. A metodologia desta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Como dispositivo de investigação e coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado online, contendo questões abertas e fechadas, iniciamos pela pesquisa bibliográfica e documental. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa exploratória descritiva, por acreditar que suas características permitem uma melhor apreensão do objeto de estudo. Para análise dos resultados nos inspiramos na análise de conteúdo de Bardin (1970). Contribuíram com o embasamento teórico autores como Arroyo (2017), Coulon (2000), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2011), Yin (2015), Jardilino e Araújo (2014), Paiva (2015), Paulo Freire (2002), Minayo (2009), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a acolhida e permanência dos estudantes egressos da EJA na educação superior.
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    Utilização de aplicativos móveis para o ensino da matemática na educação de jovens e adultos
    (2020-06-26) Santos, José Raimundo Carneiro; Santos, Jocenildes Zacarias; Alves, Erica Valeria; Luna, Ana Virginia De Almeida
    Nos últimos anos nos deparamos com um avanço muito significativo das tecnologias digitais, exercendo uma forte influência no cotidiano do homem moderno, principalmente através de aplicativos móveis, a ponto de transformar as formas de relacionamento. A praticidade de uso desses aplicativos é tamanha, que hoje se podem pagar contas, fazer compras e mais uma infinidade de tarefas, sem a necessidade de sair de casa. Contudo, é notório que, aliada a toda essa praticidade tecnológica, temos a presença da Matemática, cujos conhecimentos necessitam ser integrados ao contexto social, cultural e de trabalho dos indivíduos, na perspectiva de instrumentalizar para as exigências da informação e tecnologia. Nesse sentido, o objetivo deste estudo, articulado com os propósitos da Educação Matemática, é investigar as contribuições da utilização de aplicativos móveis na resolução de problemas vivenciados pelos discentes por meio do ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, a investigação foi norteada pelo problema onde se propõe a busca de resposta para a questão: Como a utilização de aplicativos móveis pode contribuir com o ensino de Matemática, através da resolução de problemas vivenciados pelos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos? Onde os objetivos específicos se articulam em: demonstrar a abordagem pela utilização de aplicativos móveis, na resolução de problemas vivenciados pelos discentes, no ensino da Matemática; ilustrar possíveis aplicativos que podem ser trabalhados em aulas de Matemática; e propor uma prática pedagógica, por meio de atividades, com a utilização de aplicativos móveis no ensino da Matemática, numa turma na EJA, Eixo VII, num Colégio de Ensino Médio, em Feira de Santana, no Estado da Bahia. Desta forma, para atender à composição da trajetória metodológica, este estudo se articula por meio da abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e a pesquisa-ação como técnica de investigação. Sob tais perspectivas, os pressupostos teóricos se estruturam a partir de Amorim (2012), Arroyo (1998, 2017, 2019), Freire (1984, 1992, 2000, 2007, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018), Fonseca (2012), dentre outros na categoria da Educação de Jovens e Adultos; para a categoria da Educação Matemática, fundamentamo-nos em Barbosa (2007, 2018), Bassanezi (2015, 2018), D’Ambrosio (1996, 2000, 2007, 2016, 2018), Fonseca (2012), Kilpratrick (1996), Skovsmose (2000, 2001, 2011), Smole, Diniz e Milani (2007), dentre outros; para a Resolução de Problemas na Educação Matemática, baseamo-nos em Dante (2005, 2007), Smole e Diniz (2001), Onuchic e Allevato (2011), Polya (1978, 1997, 2006), Pozo (1998), dentre outros; e na categoria da Tecnologia de Informação e Comunicação, Kenski (2018), Lévy (1993, 2000), Marinate (2015), Moran (2006, 2007), Moura (2011), Pescador (2010), Pinheiro (2011), Torres (2009), Valente (1999), entre outros. Assim, o estudo revelou, dentre outras questões, que a utilização de aplicativos móveis na resolução de problemas do cotidiano, vivenciados pelos sujeitos da EJA, despertou interesse, curiosidade, criatividade e criticidade, por proporcionar espaços de construção dialogados e interações sobre as temáticas significativas, demonstradas pelas falas e envolvimento, onde a capacidade de resolução dos problemas, aliada às tecnologias digitais, possibilitou uma aprendizagem significativa.
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