Navegando por Autor "Alves, Elivânia Reis de Andrade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSérie PRAES - Vozes estudantis e fios cotidianos universitários - Vol 1(2019-12) Alves, Elivânia Reis de Andrade; Fontes, Isaura Santana; Ferreira, Alana Mara Santos dos AnjosA Série Experiências e Reflexões Discentes é uma publicação anual, em formato de coletânea, fruto da parceria da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb) e tem como objetivo a compreensão de que a formação de profissionais autônomos, investigativos, éticos e comprometidos socialmente que a sociedade contemporânea necessita, pressupõe que os estudantes assumam o protagonismo, sejam agentes ativos que colaboram com o ensino, capazes de tocá-los, motivá-los a aprender e a se engajar de forma consciente na perspectiva do seu crescimento pessoal, profissional e como cidadãos. Nos textos do Volume I, em seus onze artigos que o compõem, os estudantes falam de seu processo formativo, a produção acadêmica de protagonistas que compõem a vida pulsante da formação inicial da docência e dos bacharelados nas diversas áreas de conhecimento que atuarão profissionalmente na Bahia e nos mais diversos espaços geográficos deste planeta e que revelam uma preocupação com as perspectivas para o cenário de formação inicial. Demonstram também de forma bastante implicada o envolvimento com os processos de transformação da sociedade e fortalecimento da perspectiva inclusiva da Universidade do Estado da Bahia.
- ItemSéries PRAES - Narrativas estudantis: experiências formativas em contexto - Vol 2(2021-09) Alves, Elivânia Reis de Andrade; Fontes, Isaura Santana; Ferreira, Alana Mara Santos dos AnjosSérie Experiências e Reflexões Discentes é uma publicação anual, em formato de coletânea, de iniciativa da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) e em parceria com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB). Seu objetivo é apresentar relatos estudantis sobre suas formações profissionais, partindo da compreensão de que a sociedade contemporânea necessita de profissionais autônomos, investigativos, éticos e comprometidos socialmente. Tais profissionais são estudantes que assumem o protagonismo, são agentes ativos que colaboram com o ensino, tocando-o e sendo motivados a aprender e a se engajar de forma consciente na perspectiva do seu crescimento pessoal, profissional e como cidadãos. Nos textos, os(as) autores(as) relatam, de forma analítica, crítica e reflexiva, experiências significativas no processo de ensino-aprendizagem durante suas itinerâncias na universidade. Os textos do volume II apresentam um entrecruzamento entre a experiência, os registros, a memória e as percepções atravessadas pelo contexto e pertencimentos de suas autoras e seus autores com um recorte de seu processo formativo, resultando em uma perspectiva da instituição e de experiências de aprendizagens institucionais diferenciadas. É nosso desejo que possamos celebrar cada vez mais uma universidade na qual os seus três segmentos produzem e se alimentam colaborativamente de saberes co-construídos localmente, tendo em vista um planeta sustentável, no qual nossa presença não seja uma ameaça à continuidade da vida, e sim que possamos dançar a vida no e com o planeta e as demais formas e expressões vitais.