Navegando por Autor "Alves, Érica Valéria"
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise das orientações teórico/metodológicas do manual dos livros PNLD EJA/2014: uma contribuição para a formação do professor alfabetizador(2017-12-20) Bastos, Alene Batista; Alves, Érica Valéria; Aquino, Maria Sacramento; Vitorino, César Costa; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, refere-se a estudos sobre os atuais livros didáticos dispostos pelo Ministérios da Educação do Brasil no contexto do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA/2014. Teve como objetivo a análise de como tais materiais apresentam, além de sequência didática impressa como ferramenta para o trabalho de sala aula, uma fundamentação teórica/metodológica que colabore para formação do alfabetizador em EJA comprometido com uma educação autônoma, libertadora e de qualidade. Isso sob a luz dos direitos humanos, pois somente através de uma educação problematizadora, em que há ‘ciência’ sobre a cidadania, entendimento das relações do direito e é que se alcança a liberdade (FREIRE, 1987). Para tanto, a discussão perfez a análise documental de 06 livros didáticos de alfabetização do PNLD/ EJA 2014, objetivando identificar nesses livros e seus respectivos manuais didáticos a presença ou não de princípios freireano em diálogo com os Diretos Humanos. Pretendeu-se identificar o quão a influência das teorias de Freire e potencialidade para uma formação docente crítica, fomentadora do protagonismo proposto por Imbernón (2000) e a construção dialógica do conhecimento em sala de aula. Ao final, a pesquisa, permitiu concluir que Freire apresentou para os docentes uma forma de educação construída sobre a base de um diálogo entre estudante e mestre, em que cada um se constitui com um pouco do outro. Por isso, apesar de alguns livros estudados sinalizarem princípios pedagógicos freireanos para alfabetização de jovens e adultos, eles jamais poderiam representar seu método de alfabetização, que nada tem de pronto, e sim busca e de pesquisa.
- ItemAvaliação mediadora no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos(2017-05-22) Santana, Claudia Silva; Alves, Érica Valéria; Santos, José Jackson Reis dos; Dantas, Tânia Regina; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho tem como objetivo compreender experiências de desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no contexto da EJA em uma escola pública estadual do município de Salvador-Ba e como a vivenciam na EJA III, 3º Tempo, Eixo VI. Para melhor compreensão do fenômeno estudado, escolhemos o professor como ator fundamental para nortear as observações e conclusões alcançadas com vistas à obtenção analítica do tema e obtenção de informações concretas sobre a efetiva aplicação do que reza a Política de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia no que diz respeito às orientações para o acompanhamento da aprendizagem. Utilizamos, então, o método qualitativo de inspiração etnográfica, tornando o tema o mais familiar e aberto à pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados, foram utilizadas observações in loco, entrevistas com os professores, aplicação de questionários aos alunos e a coleta de depoimentos dentro do grupo focal. Os resultados obtidos sugerem que a avaliação identificada nesses estudos está caminhando para um modelo qualitativo voltando-se mais para o diálogo com os alunos, valorizando os seus saberes. Os desafios ainda são muitos, pois os participantes ainda não conhecem profundamente a Política da EJA de 2009 e, desse modo, não têm conhecimento das orientações para o acompanhamento da aprendizagem da mesma. Destaca-se que esse não conhecimento se deve ao fato da pouca divulgação da Política a cargo da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, salientando que das oito orientações, os professores colocam em prática, efetivamente, apenas três.
- ItemA construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA(2019) Madriz, Maria Eunice Souza; Alves, Érica Valéria; Farias, Luiz Marcio Santos; Silva, Ana Paula Conceição da; Almeida, Márcia Tereza FonsecaA construção do conhecimento é algo evolutivo e, portanto, histórico e social, já que a carga dos saberes acumulados pelo tempo não é algo comum a privilegiados, e sim, a todos os indivíduos. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar os conhecimentos mobilizados pelos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam. Desenvolvemos a investigação direcionados pela questão: Como são mobilizados os diferentes conhecimentos dos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontramos na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Davis e Krajcik (2005); Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2017); Shulman (1986, 1987); Brown (2002, 2011); Godino (2009); Ball, Thames e Phelps (2008); Macedo (2013, 2016); Thiollent (2000), que nos conduziram nessa investigação. O foco dessa pesquisa é a construção do material curricular educativo e os conhecimentos específicos à profissão docente. Este estudo versa sobre a construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA. O contexto desta investigação foram duas escolas públicas, situadas no Recôncavo Baiano, com dois professores que lecionam matemática na Educação de Jovens e Adultos. Com uma abordagem puramente qualitativa, utilizamos como procedimentos de coleta das informações a observação participante, a entrevista semiestruturada e o diário de campo, que gerou o material curricular educativo através de um trabalho colaborativo e de uma investigação norteada pela pesquisa-ação. A dissertação está organizada em formato multipaper, composta pela: introdução, um artigo sobre a construção do material curricular educativo, um segundo artigo sobre o conhecimento específico do professor e as considerações finais. Esse formato chamou nossa atenção pela inovação do texto acadêmico e pela diversificação dos procedimentos na coleta de informações. Os resultados apontaram que professores mais experientes exploram o material curricular de modo a conseguir instigar seus alunos a refletirem sobre sua realidade com maior propriedade, além disso, constatamos que os professores mobilizam conhecimentos específicos da profissão docente quando interagem com esse tipo de material, sendo possível identificar sua fragilidade e as lacunas existentes em sua formação.
- ItemConvergências entre a educação de jovens e adultos e a insubordinação criativa na perspectiva da educação matemática(2022-07-28) Urpia, Maria Emília de Castro; Alves, Érica Valéria; Vinal Junior, Jose Veiga; Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno; Faria, Edite Maria da Silva deA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um espaço de tensionamentos e superações. Nesse contexto faz-se necessário nessa modalidade romper com alguns paradigmas para que a formação dos estudantes seja efetivamente crítica. Nesta pesquisa, teve-se por objetivo compreender as ações insubordinadas criativas de educadores da Educação de Jovens e Adultos e suas aproximações com o desenvolvimento da formação crítica desses sujeitos. Desenvolveu-se a investigação direcionada pela questão: A insubordinação criativa pode contribuir para uma educação de jovens e adultos mais crítica? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontrou-se na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Paulo Freire (1987, 1996); Miguel Arroyo (2017); Ubiratam D’Ambrosio (1990; 2005), Beatriz D’Ambrósio (2014; 2015) e Ole Skovsmove (2001), dentre outros, que auxiliaram na condução dessa investigação. O foco da pesquisa é a construção de uma memória da EJA por meio de narrativas de memórias da pesquisadora, dentro de uma perspectiva insubordinada e criativa, na (inter) ação com educadores e educandos da EJA. Essas memórias foram produzidas em uma escola pública, situada na periferia de Salvador. As análises das memórias apontaram que professores que rompem com uma visão fatalista da EJA, acreditando na (co) produção desses educandos, e trilhando por uma postura insubordinada criativa, acabam potencializando a criticidade desses educandos, que passam a se perceber integrantes de uma educação mais consciente.
- ItemConvergências entre a etnomatemática e a metodologia de reconhecimento de saberes: potencializar identidades negras. (a cultura das tranças para além da estética na educação de jovens e adultos)(2021-05-13) Souza, Jorlania Carolina Cândido de; Alves, Érica Valéria; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Julio, Rejane SiqueiraOpresenteestudoanalisaasconvergênciasentreaEtnomatemática,enquanto, subsídio pedagógico e a MRS, enquanto, Metodologia Pedagógica, de Reconhecimentode Saberes, comopropósitodepotencializar a identidade negrado(a)estudantedaEJA, sujeitosemsuamaiorianegrosenegras.Para tal finalidade, tornou-se substancial apresentar aEtnomatemática e suas contribuiçõesparaosjovenseadultos,assimcomoaMRSetodasasetapas que constituem as fases da metodologia: Reconhecimento, Validação e Certificação.Apósconhecermosasconcepçõesepistemológicaseos objetivos deambas foi possível analisar emquemedidaaEtnomatemática, campode conhecimentoeestudo, pôdeseraportedametodologiaemquestão.Epara respondera problemáticadapesquisaquebuscaentenderemquaisaspectos esta contribuição da Etnomatemática ocorre foi apresentado também o percursodeumaOficinaTemática, hajavista,apossibilidadedeexplanação daspráticaspedagógicascircunscritasno contextoetnomatemático.Aoficina ocorreu em dois momentos, o primeiro em 2019, ainda presencial, contemplandoumasdasfrentesdoProjetodaConsciênciaNegra,no lócusda pesquisa,EscolaSESIReitorMiguelCalmon,EJA-PoloSalvador,eosegundo ocorreu no cenário pandêmico e por isso 100%online, 2020, através das ferramentas digitais. Ademais, o presente trabalho corresponde a uma pesquisa de Natureza Aplicada e deAbordagemQualitativa, tendo seus fundamentosembasadosporLudkeeAndré (1986)eMinayo(2005).Quanto aométodo de estudo adotamos aEtnopesquisaCrítica, referendada em Macedo(2000),poisnoscentramosnumprocedimentometodológicoque não consideraossujeitosdeestudoumprodutodescartável devalormeramente utilitarista. Ométodo investigativo foi aPesquisa-ação, a qual subsidioua proposta de intervenção que temcaráter social e político no âmbito da educação,baseadaemThiollent (2011).Eosinstrumentosdepesquisaforam osquestionários,elaboradoscombaseemGIL(2008),paraacoletasdedados osquaisforneceramrespostasquecontribuírampara aconstruçãodasetapas seguintes acerca das rodas de conversas. Estas foramembasadas em Creswell (2010),quediscutesobreaimportânciaeprodutividadedasmesmase para ampliaradiscussãonosancoramostambémemSantaMarinaeMarinas (1995),que trazemaluzumareflexãodecomodeverserrecolhidooucoletado os relatos em geral e principalmente referentes ashistórias de vidas.
- ItemO currículo dos cursos de letras da UNEB campus V: reflexões sobre a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos.(2018-12-21) Paim, Maria Avani Nascimento; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula Silva da; Viñal Júnior, José Veiga; Barreto, Denise Aparecida BritoO currículo apresenta-se como um elemento constitutivo do cenário educacional visto que o processo pedagógico e epistemológico do saber é determinado pelas ações curriculares e pelos sujeitos implicados neste cenário. A partir desta compreensão de currículo este estudo que versa sobre “O currículo dos cursos de Letras da UNEB Campus V: reflexões sobre a formação dos professores para Educação de Jovens e Adultos” foi norteado pelo seguinte questionamento: Quais as ações desenvolvidas nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas, Espanhol e Inglês que corroboram no processo formativo dos discentes para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos? Na busca de elementos elucidativos para a questão apresentada traçamos como objetivo geral investigar as reflexões e ações propostas no currículo dos cursos de Licenciaturas em Letras do DCH, Campus V, UNEB que corroboram na formação dos seus discentes para o exercício da docência na modalidade da EJA. Para o desenvolvimento desta investigação optamos por uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa com base nos escritos de Chizzotti (2006) e a escolha da pesquisa colaborativa amparada nos estudos de Ibiapina (2005, 2008, 2016). A técnica escolhida foi o grupo focal, pelas reflexões críticas que suscita a partir do diálogo e da interação entre os partícipes e o pesquisador em prol de um objetivo comum, conduzido por um processo de análise, interpretação e ação a fim de contribuir com possíveis transformações da realidade educativa investigada. Foram utilizados como dispositivos de coleta de dados a Observação Participada, o Diário de Campo e a realização de Oficinas de Formação oferecidas aos docentes e discentes dos cursos de letras, durante as quais aconteceram os encontros do grupo focal. Como suporte teórico, contamos com o apoio de autores como Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2016, 2017); Barcelos (2006, 2012); Haddad e Di Pierro (2000, 2015); Macedo (2009, 2014); Tardif; Lessard (2005) entre outros. A partir das reflexões realizadas com os dados coletados, observamos que existe uma omissão no currículo dos cursos de letras do Campus V no que se refere à formação dos futuros professores para a docência na EJA. Como produto final, pautada nas narrativas dos sujeitos colaboradores da pesquisa, coletivamente, foi proposto a inserção de elementos curriculares que contemplem uma ação mais definida e direcionada à formação do educador para a docência na Educação de Jovens e Adultos assim como a introdução de discussões mais frequentes no Campus sobre esta modalidade de ensino através de oficinas de formação, rodas de conversas, seminários.
- ItemDireito a educação do jovem na EJA: a intervenção didática em direitos humanos(2017-12-15) Souza, Taise Caroline Longuinho; Alves, Érica Valéria; Silva, Aida Maria Monteiro; Costa, Patricia Lessa SantosA pesquisa apresentada nessa dissertação buscou analisar como a intervenção pedagógica em direitos humanos pode contribuir para a formação da consciência cidadã dos jovens da EJA e com sua implicação para com a democracia. A problemática que norteou a referida pesquisa está no questionamento: como a intervenção didática em EDH pode contribuir para a formação da consciência cidadã e no comprometimento com a democracia? O estudo pautado na perspectiva de escola emancipatória está debruçado na literatura científica, em documentos institucionais e instrumentos normativos que regulam e fundamentam a EJA. Apresentamos um breve histórico sobre a implantação e implementação da educação de jovens e adultos do município de Salvador, proporcionando a identificação desta modalidade e contextualizando os estudos no tempo e no espaço. Abordamos a questão dos direitos humanos, os conceitos que permeiam sua reinvindicação no Estado Democrático de Direito, assim como reflexões sobre a juventude, cuja discussão identifica a educação como caminho para a democracia. A pesquisa trata da intervenção pedagógica em direitos humanos, assim como o processo de construção dessa metodologia de trabalho para atendimento a jovens educandos da EJA. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos percorrem uma abordagem qualitativa, encontrando no grupo focal e na entrevista, instrumentos de grande valia o desvelar o estudo do objeto. Evidenciou-se que a formação da cidadania ativa consiste num processo a ser levado a cabo por todos os pares que compõem a vida social dos sujeitos aprendentes, consistindo a escola em importante referencial para esse processo. A partir das análises, entendemos o valor do desenvolvimento de intervenções pedagógicas em direitos humanos com jovens estudantes da EJA, considerando a importância da discussão constante e ampla acerca dos direitos humanos e suas perspectivas para a vida no contexto da vida harmônica e solidária na sociedade.
- ItemEducação Antirracista no contexto da Educação de Jovens e Adultos: uma análise da Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra(2018-01-02) Jesus, Dejiária Santiago de; Pereira, Antonio; Alves, Érica Valéria; Moraes, Cândida Andrade deNa presente pesquisa discute-se a problemática das questões étnico-raciais na Educação de Jovens e Adultos, que são de cunho racista e ideológico, e em algumas oportunidades, são invisibilizadas, numa tentativa do não reconhecimento das implicações trazidas pela diversidade étnico-racial existente no Brasil, repercutindo tanto na educação quanto em outros setores da sociedade brasileira. Nosso objetivo é compreender como apresentam-se as questões étnico-raciais numa ação pedagógica alusiva à Lei nº 10.639/03, bem como verificar-se se contemplam as demandas dos educandos (as) da EJA, a partir dos documentos oficiais da Mostra Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra 2015, idealizada e realizada pela Prefeitura Municipal de Salvador, destinada a toda Rede Municipal de Ensino de Salvador (RMES). Pesquisa Documental, de natureza qualitativa, em que as técnicas utilizadas foram: fichamento, uso de formulário de recolha, e análise de conteúdo. No referencial teórico contou-se com as contribuições de: Freire (1986; 1996; 2000; 2001; 2003), Paiva (2003), Haddad; Di Pierro (2007), Cavalleiro (2008; 2005a; 2005b), Gomes (2012; 2005a; 2005b), Munanga (2005; 2003), Munanga; Gomes (2006), Cashmore (2000), Silva (2017; 2005), Moore (2005a; 2005b; 2007) entre outros, sem deixar de recorrer-se também, ao auxílio dos aportes institucionais que surgiram para garantir a efetivação da referida lei. A análise realizou-se mediante o auxílio das categorias: autoestima, empoderamento étnico-racial, herança histórica e cultural de africanos e afro-brasileiros e representatividade étnico-racial, tendo identificado-se que a coleção de documentos oficias da Mostra Criativa Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra 2015 contempla no seu conteúdo as questões étnico-raciais, o que os colocam em congruência com o que preconiza a Lei nº 10.639/03, mas não de forma substanciada, pois também registra inúmeros equívocos ao abordarem alguns temas, reforçando estereótipos negativos. Quanto à EJA estar contemplada, constatou-se que isto ocorre de forma muito incipiente, denunciando claramente que esta modalidade de educação não despertou a atenção nas etapas de organização e planejamento. Nosso entendimento é que, diante do comprometimento de ter lançado documentos em favor do que preceitua a Lei nº 10.639/03, mas também que possui conteúdo inapropriado, as entidades e órgãos organizadores devem considerar a possibilidade de engendrar providências para que episódios como estes não se repitam, e a título de proposição, apresentamos um Projeto de Intervenção.
- ItemEducação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos(2021-12-16) Santos, Andreia Ramos; Alves, Érica Valéria; Santos, Antonio Pereira; Barreto, Maria Raidalva NeryA educação de adolescentes, jovens e adultos, em privação de liberdade, constitui-se como um dos eixos invisibilizados dessa modalidade de ensino já pouco considerada nas políticas públicas educacionais. Desenvolver investigações acadêmicas acerca dessa temática é urgente e necessário, visto que há maiores necessidades de produções nessa área, fato que nos conduziu à aceitação da empreitada que nos levou à pesquisa intitulada: Educação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos, na escola Municipal Yves de Roussan O objetivo principal da pesquisa é analisar saberes matemáticos construídos e ressignificados dos estudantes privados de liberdade a partir dos processos reflexivos da educação matemática crítica dos sujeitos da EJA em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja pesquisa intervenção propositiva. Que contou com a participação de três professoras que atuam na EJA em espaço de privação de liberdade. Como instrumento de coleta e produção de dados também foi utilizada a carta pedagógica aos professores. Como fundamentação teórica recorremos a estudos de autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, tais como: Freire (2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005), e Celso Beisegel (1974). Acerca da formação de professores, recorremos a Laffin (2013) Tardif (2002), Gatti et al. (2010) e Gatti, Barretto e André (2011), para tratar sobre os adolescentes, jovens e adultos privados de liberdade buscamos o diálogo com os autores Rainieri (2014), Fernandes (2017), Costa e Figueiredo (2018) nos estudos sobre a educação matemática critica buscamos da fonte de Skovsmose (2014), Garcia (2009), Alves (2016) entre outros. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção resultando em propor aos educadores o produto educacional uma sequência didática no ensino da matemática com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica voltada para o contexto da Educação de Jovens e Adultos no socioeducativo.
- ItemA educação matemática de jovens e adultos: possibilidades e entraves de uma comunidade virtual de prática(2018) Correia, Eduardo Brito; Alves, Érica Valéria; Santos, Jocenildes Zacarias; Dobarro, Viviane ReziA presente pesquisa teve como objetivo identificar entraves e possibilidades, a partir do uso de um aplicativo de smartphones, para delinear uma comunidade virtual de prática, nas aulas de Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O referido trabalho de dissertação teve o aplicativo WhatsApp como interface pedagógica, mediado por estratégias pedagógicas, as quais possibilitaram aos sujeitos da pesquisa, um espaço de socialização e busca de aprendizados vivenciados na disciplina Matemática. Pensando na necessidade de dar visibilidade às vozes dos interlocutores do processo formativo, através da pesquisa-ação, partiuse do seguinte questionamento: “Aplicativos de troca de mensagens utilizados em dispositivos móveis podem favorecer a instituição de comunidades virtuais de prática nas aulas de Matemática na EJA?” O estudo foi realizado no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, localizado no município de Feira de Santana, numa abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de algumas estratégias fundamentais, como: entrevista semiestruturada, a análise do protocolo das discussões realizadas por meio do aplicativo e o diário de campo. Foi estabelecido um diálogo com os autores que abordam as categorias de análise da temática em questão, entre eles, Freire (1987), Gadotti (2007), Wenger (1991), Thiollent (2011), Fonseca (2005), Matos (2002), e outros. A partir da análise dos resultados foi possível evidenciar as aprendizagens realizadas e algumas perspectivas possíveis, mas nunca inesgotáveis, acerca do estudo da constituição de uma comunidade virtual de prática na EJA, bem como os entraves em torno deste assunto.
- ItemEducação matemática e o uso da tecnologia da informação e comunicação: possibilidades de resolução de problemas matemáticos na educação de jovens e adultos(2019-12-19) Reis, Naiane de Carvalho; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alves, Érica Valéria; Souza, Lanara Guimarães deEste estudo trata da Educação Matemática e o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como possibilidades de resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como problema da pesquisa apresentou a seguinte questão: Como o uso das TIC pode potencializar a resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos? Em consonância com a problemática o objetivo geral da pesquisa propôs analisar o uso das TIC na resolução de problemas matemáticos na EJA. Os objetivos específicos têm como propósito: Investigar as contribuições da Educação Matemática na resolução de problemas na EJA; Identificar as dificuldades que os estudantes da EJA enfrentam ao utilizar as TIC no processo de ensino aprendizagem. Além disso, apontar propostas pedagógicas em matemática associadas às tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa e optamos pelo procedimento técnico da pesquisa-ação. A produção de informações da maneira como foi elaborada e executada nos possibilitou a realização de uma análise dos resultados. Para esta análise utilizamos observações, análise documental, oficinas e questionários para posterior tabulação de dados. A pesquisa apresenta resultados satisfatórios em relação a Educação Matemática e uso das TIC: Possibilidades de Resolução de Problemas Matemáticos na EJA e revela-se como importante dispositivo para pesquisas posteriores. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar Educação Matemática e Resolução de Problemas: Borges (2010); Borba (1999; 2007); Dante (1995); D´Ambrósio (2005); Fonseca (2005); Onuchic (1999) Silveira (2009); Smole (2001). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Bonilha (2012); Brum e Moleri (2010); Kenski (2007); Lévy (1993, 1994, 1999 e 2004); Moran (2009); Soares (2002) Tedesco ( 2004; 2014) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Regimento Escolar e projetos. A última etapa foi a implementação de oficinas para Intervenção sobre o tema Educação Matemática e o uso das TIC: Uma possibilidade de resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. Em seguida a análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações retornarmos a questão principal como o uso das TIC pode potencializar a resolução de problemas matemáticos na EJA, verificamos o quanto o aplicativo potencializou aos estudantes na resolução dos problemas matemáticos encorajando-os a ver a matemática de maneira lúdica e prazerosa. Possibilitaram também um repensar sobre as TIC e os diversos usos e o MATHWAY motivando-os com um novo olhar sobre a matemática. Sugerimos à escola repensar sobre a aplicação de problemas matemáticos e como o uso das TIC e especificamente o aplicativo MATHWAY podem favorecer práticas inovadoras. Ainda, como resultado obtido foi desenvolvido uma cartilha autoexplicativa para facilitar o uso e possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC com participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção de conhecimento, o acesso e o sucesso desses sujeitos no ambiente escolar.
- ItemEJA e educação profissional em Cáceres-MT: desafios, oportunidades e perspectivas(2018-12-21) Silva, Maria Edna Pedro da; Alves, Érica Valéria; Santos, Antônio Pereira; Souza, Silvano Carmo deEsse estudo teve como objetivo realizar diagnóstico e análise socioeducacional da realidade do município de Cáceres–MT com foco em identificar demandas de Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Profissional, em uma proposta de intervenção situada no diálogo com educadoras e educadores e representantes de organizações, grupos, territórios, comunidades, movimentos sociais entre outros coletivos de setores populares. No contexto de interrupção, desde 2015, na oferta de cursos da modalidade na unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do município, o estudo parte da problemática de como construir propostas de cursos da Educação Profissional integrada à EJA que atendam as expectativas de pessoas jovens e adultas por formação para o mundo do trabalho. Em busca de respostas para esse questionamento, elegemos como objetivos mapear a realidade socioeducacional de Cáceres-MT a partir dos dados das pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; dialogar com movimentos sociais, grupos e associações comunitárias sobre as expectativas para educação profissional em EJA; e articular espaços de diálogos entre as comunidades, grupos e instituições do município para fomentar atendimento às demandas para EJA no âmbito da educação profissional. Como caminho metodológico, experienciamos uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa com inspiração na pesquisa participante, atendendo a perspectiva de geração de propostas de ação construídas coletivamente com os sujeitos. Entre os dispositivos de informação utilizamos a análise documental, no estudo do Relatório de Informações Sociais do Bolsa Família e Cadastro Único e do documento base da Educação Profissional integrada à EJA (PROEJA); em uma segunda etapa, após submissão e aprovação de projeto no Ministério de Desenvolvimento Social para acesso aos dados do sistema Cadastro Único, utilizamos como dispositivo o Software SPSS 20 para análise descritiva da realidade do município a partir da base de dados do sistema; na tessitura da pesquisa participante utilizamos o dispositivo de sessões dialógicas para discussões coletivas sobre todo o processo do estudo, reflexões sobre os indicadores levantados, encaminhamentos e intervenção. Entre os resultados, o estudo demonstra a importância da Educação de Jovens e Adultos no contexto socioeducacional do município, a partir do diagnóstico da realidade social que apresentou, em um cenário de cerca de 40 mil pessoas em situação de baixa renda, indicadores de negação de direitos à educação que atinge mais de 68% da população jovem e adulta pobre das periferias e do campo que ainda não concluiu a educação básica. Ao refletir a realidade, e como resultado da intervenção, o coletivo participante da pesquisa construiu e encaminhou um documento requerendo a formalização, nas esferas institucionais do IFMT/Cáceres, de um Grupo de Trabalho (GT) para a criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Trabalho. A proposta foi institucionalizada, por meio da Portaria nº 164 de 3 de dezembro de 2018, com a designação da Comissão para criação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Trabalho. Como espaço permanente de caráter propositivo e articulador, o núcleo deve reunir instituições, organizações e outros membros da comunidade externa com estudos, propostas e demandas de políticas educacionais na área, considerando a interface entre ensino, pesquisa e extensão.
- ItemA EJA na educação não formal - ecoalfabetização como possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento comunitário em Morros de Higino – Jussara - Bahia(2016-11-30) Dourado, Daniela Lopes Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Mutim, Avelar Luiz B; Alves, Érica ValériaEsta pesquisa apresenta estudos na Educação não formal a partir da Educação Popular com o objetivo de analisar as possibilidades da Ecoalfabetização na EJA com perspectivas de fortalecimento comunitário em Morros de Higino/ Jussara - BA. Os interesses por processos educativos fora da escola oportunizaram esta investigação, que a partir do encontro com a Associação Comunitária Mãe Bazu na Comunidade de Morros de Higino na Bahia e seus membros associados foi possível aprender e construir um programa de intervenção comunitária que proporcionou inúmeras aprendizagens, saberes e conhecimentos. Buscaram-se bases que amparassem o processo de busca e contribuíssem no percurso da pesquisa, recorrendo à compressão sobre Educação em seus níveis e espaços de atuação, aos fundamentos na Educação Popular e o conceito de cidadania e também aproximar-se da agroecologia, permacultura e experiências significativas que possibilitaram a orientação da Ecoalfabetização na EJA. Amparou-se nas ciências sociais, sendo de natureza etnográfica, modalidade investigativa e interventiva. A abordagem qualitativa e o método Pesquisa Participante foram fundamentais para uma pesquisa que envolveu diretamente todos os sujeitos com ideais comuns, fundamentado em Freire (1987), que anuncia o processo de formação em que todos aprendem independente do papel que assumam, seja educando ou educador. Exploraram-se os dispositivos de coleta de informações: observação participante roda de conversas, aplicação de atividades geradoras. Foi eleito o diário de campo como instrumento para coleta de informações. As análises foram de cunho interpretativo e reflexivo a partir da triangulação das informações. Concluiu-se que a Ecoalfabetização e os limites encontrados para o seu desenvolvimento se tornam um desafio possível, entendendo que a Ecoalfabetização como processo de aprendizagem encontra na Educação de Jovens e Adultos e na educação não formal amparo para se constituir, inventar e reinventar, sobretudo, compreende-se que a caminhada é longa, os estudos e as experiências vivenciadas denotam, o quanto pode florescer na relação participativa dos sujeitos com a Ecoalfabetização, mas também se reconhece que é um caminho possível, pois encontra nas pessoas o seu maior potencial, e no desejo o alimento para seguir em frente.
- ItemO ensino da matemática a partir das práticas pedagógicas na EJA: problematizando o contexto da evasão escola(2018-01-02) Carvalho, José Hélio de; Amorim, Antônio; Alves, Érica Valéria; Batistela, Rosemeire de FátimaEste estudo discute “o ensino da matemática, a partir das práticas pedagógicas na EJA”, problematizando o contexto da evasão escolar”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos compreender como as práticas pedagógicas, a partir do contexto do aluno, no ensino da matemática na modalidade EJA, contribuem para redução da evasão escolar. Para o problema da pesquisa propomos a busca de resposta para a questão: - Como as práticas pedagógicas, em matemática, podem contribuir para a redução da evasão escolar dos alunos da EJA? Os objetivos específicos são: estudar o Projeto Político Pedagógico - PPP, do Colégio Estadual Dr. Luis de Moura Bastos, para desvelar as práticas pedagógicas que contribuem para a redução da evasão escolar; investigar práticas pedagógicas junto aos discentes que ajudam na aprendizagem da matemática; identificar aquelas que contribuem na redução da evasão escolar; elaborar uma proposta metodológica, a partir da prática/contexto dos alunos, que defina os caminhos percorridos pelos alunos na aplicação do método de ensino/ aprendizagem da matemática. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, o estudo de natureza descritiva. Escolhemos como dispositivo, o estudo de caso. A coleta de informações foi elaborada e executada de forma, que nos permitiu realizar análise dos resultados. Para tanto, realizamos oficinas, rodas de conversas, observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento da pesquisa denominamos de apropriação dos conceitos como evasão, fracasso escolar e permanência e relativo às concepções e histórico da EJA. Para tanto, buscamos autores como Freire (1977; 1996; 1997; 2000); Ceccon(2000; 2001); Carraher (1982);VI CONFINTEAS – Conferência Internacional de Educação de Adultos; Gil (2002); Trivinos(2015); Yin(2015); Dante(1991; 2007); D`Ambrósio (1996; 1997; 2009; 2017); Ludke(2017); Bogdan e Binklen; Arroyo(2013; 2017); entre outros. No segundo momento dos estudos adentramos pelo Projeto Político Pedagógico - PPP, projetos e cadernetas. O último momento foi à pesquisa de campo e implementação do Projeto de Intervenção “Problematizar o ensino da matemática a partir do contexto do aluno”, em seguida a categorização, análise das ligações entre os conhecimentos buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos ao Colégio que dimensionam estudo sobre a EJA, bem como, autores que tratam o sentido da etnomatemática: forma de educar a partir contexto e da experiência. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino da matemática problematizado, a partir do contexto do aluno, pode reduzir de forma sensível a evasão escolar. Assim, conclui que a prática pedagógica contextualizada para o ensino da matemática, pode estimular o aluno da EJA a desenvolver o raciocínio matemático, a partir de sua realidade, contribuindo para um aprendizado significativo, em compreender situações da matemática em suas vivências educacionais, familiares e profissionais.
- ItemEntre algemas e liberdade: prática docente e uso do livro didático de geografia na educação de jovens e adultos-EJA em Serrolândia-Bahia(2016-11-29) Maia, Humberto Cordeiro Araújo; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, Wellington; Alves, Érica ValériaEste trabalho tem como objetivo principal investigar a prática docente em escolas do município de Serrolândia-BA, com foco no uso dos livros didáticos de Geografia na Educação de Jovens e adultos e identificar se os professores utilizam o Livro Didático na EJA; verificar se trabalham com o Livro de Geografia de forma contextualizada; perceber a influência deste recurso nas aulas de Geografia na EJA e construir Proposta Didático-Pedagógica para o ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da pesquisa, foram utilizados questionários semiabertos, além de observações dos espaços pesquisados, em especial salas de aula. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em cinco capítulos, os quais apresentam o percurso metodológico da pesquisa; algumas reflexões em torno da Educação de jovens e adultos e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de EJA; o uso do Livro Didático e o ensino de Geografia na EJA; a prática docente na Educação de Jovens e Adultos dos professores de Geografia do município; e, por fim, a Proposta Didático-Pedagógica para os Professores de Geografia da EJA, em Serrolândia-BA. Podemos afirmar que a presente investigação possui relevância para a comunidade local, sendo importante para o ensino de Geografia na perspectiva da EJA. Foram averiguadas as formas de utilização do Livro Didático, por meio de uma análise contextualizada no que se refere ao seu uso na modalidade de ensino em questão. Além disso, o produto final desta pesquisa – a Proposta Didático-Pedagógica desenvolvida para os professores de Geografia da EJA – dará subsídios para que os mesmos repensem suas práticas e adotem posturas capazes de tornar mais significativo o ensino na modalidade de ensino supracitada.
- ItemFormação Continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Perspectivas em Três Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas(2017-12-21) Silva, Nildélia Souza; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica Valéria; Amorim, AntônioA pesquisa teve como temática a Formação continuada na Educação de Jovens e Adultos: Desafios e perspectivas em três escolas públicas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A metodologia do estudo foi baseada na pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, instrumentalizada através da pesquisa participante, a partir da problemática: quais os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas dos professores, da Fase I da EJA que atuam em três escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas? O estudo teve como objetivo geral: compreender sobre os desafios presentes no contexto das práticas pedagógicas de professores que atuam na Fase I, da EJA de três escolas situadas em Portão pertencentes a rede Municipal de Ensino, de Lauro de Freitas/Ba. Por isso, procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: Diagnosticar os desafios e problemas encontrados pelos professores para compreender e colaborar com o desenvolvimento das sua práticas pedagógicas; Refletir e apontar solução para os desafios que dificultam o desenvolvimento da sua prática pedagógica; contribuir para construção de uma proposta de intervenção formativa para os professores da EJA, no município de Lauro de Freitas-Ba. O referencial teórico e metodológico foi norteado por pesquisadores que discutem a Educação de Jovens e Adultos. Nesse percurso, refletimos acerca dos princípios filosóficos, teóricometodológicos sobre os quais a modalidade se assenta; levantamos seus referenciais históricos, com enfoque sobre as questões relacionadas à formação continuada dos professores e suas práticas pedagógicas; caracterizamos seus sujeitos no âmbito do contexto pesquisado, apontando possibilidades de constituição de políticas públicas e construção de metodologias para o seu fortalecimento no município. Para fortalecer o panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por: Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) Machado (1988) Gadotti (2001) Tardif (2001), Haddad (2002), Imbérnom ((2010), Freire (1992, 1997, 1981, 2006), Soares (1999, 2003, 2008, 2005) e a A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ( Unesco). Para referenciar os diálogos empreendidos. A análise dos dados achados junto aos sujeitos que fizeram parte da pesquisa, apresentaram contribuições significativas e relevante para a construção e a consolidação dos Diálogos Formativos, procurando compreender os desafios apresentados na EJA A construção e o desenvolvimento do processo formativo, alinhado com os princípios da pesquisa participante, possibilitou discutir a trajetória de vida pessoal e profissional dos participantes, os referenciais históricos, políticos, metodológicos filosóficos e legais da EJA, repensar o conceito de formação continuada, refletir sobre a prática pedagógica através da roda de conversa. Os resultados indicaram a necessidade de ampliar a discussão para toda a rede e foi sugerido instituir um espaço formativo no município para os professores da EJA com a criação de um grupo de estudo para discutir a questão da formação dos professores como o elemento central do debate em torno da melhoria da qualidade educacional na EJA.
- ItemFormação de professor da educação de jovens e adultos: um olhar reflexivo sobre os saberes docentes em uma escola estadual no município de Itamaraju-Bahia(2017-12-20) Santos, Maria Madalena da Conceição; Faria, Edite Maria da Silva de; Alves, Érica Valéria; Vitorino, César Costa; Santos, José Jackson Reis dosEste trabalho tem como objetivo principal analisar como se materializam os saberes docentes necessários para a formação do professor em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede estadual no município de Itamaraju-Bahia. O referencial teórico que fundamenta este estudo considera a implementação de Políticas Públicas que viabilizem a formação do professor, com base nos conhecimentos epistemológicos e nos saberes do docente. Por entender que este detém conhecimentos inerentes ao âmbito de sua profissão, pautamos um estudo dialogando teoria e prática, contemplando a análise da política educacional da EJA no contexto do Itamaraju/Bahia/Brasil, identificando como estas são efetivadas no tocante ao alfabetismo/analfabetismo, através dos discursos dos partícipes por meio das concepções apresentadas no decorrer da pesquisa e da formação continuada desenvolvida na escola. Para a realização do estudo, adotamos a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo como interlocutores a pesquisadora e 04 (quatro) sujeitos da pesquisa que, coletivamente, buscam a construção de saberes no campo da EJA. Os resultados do estudo apontam a dicotomia entre teoria e prática no âmbito escolar, pois, constatamos que alguns professores desconhecem as diretrizes e ações implementadas na política de formação do professor da EJA.
- ItemA formação dos professores da EJA na perspectiva dos textos visuais(2015) Santos, Gislene Maria Mota dos; Alves, Érica Valéria; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho apresenta um estudo com professores que atuam na EJA de quatro escolas municipais de Jacobina – BA, que se dispuseram a participar de uma formação acerca do recurso aos textos visuais na EJA, compartilhando saberes e experiências, com a finalidade de promover uma reflexão crítica, baseada em referenciais teóricos sobre sua prática. Como dispositivos para coleta de informações durante o processo investigativo, foram selecionados alguns instrumentos considerados fundamentais neste processo: a análise documental, o questionário, além do diário de campo. Na perspectiva da investigação-ação, foram levantadas e planejadas as ações, tendo como referência a linguagem imagética, encontrada em alguns textos midiáticos que se encontram no cotidiano dos alunos. O texto publicitário e o filme-documentário foram os textos visuais priorizados, uma vez que, ocupam um lugar relevante no nosso cotidiano, devido ao seu poder de atratividade, de entretenimento e de informação para os alunos da EJA. As atividades foram planejadas coletivamente, buscando uma abordagem interdisciplinar que pudesse dar conta de contemplar os conhecimentos dos vários componentes; por isso, foram implementadas na sala de aula e avaliadas paulatinamente, conforme os resultados obtidos. O estudo revelou que as escolas oferecem uma diversidade de recursos visuais, contribuindo assim para que o professor possa utilizar os textos visuais para trabalhar os vários conteúdos, embora haja necessidade de um planejamento mais sistemático de atividades com os textos visuais. A formação de professores da EJA merece uma atenção diferenciada, uma vez que, é crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e no currículo dos cursos de licenciatura há carência de disciplinas e atividades que levem o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos. Espera-se que o presente estudo, possa contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e novas pesquisas para o campo da EJA no município de Jacobina - BA.
- ItemFormação em direitos humanos na educação de jovens e adultos como meio para o exercício da cidadania(2022-11-24) Santos, Marcos Marcilio Eça; Alves, Érica Valéria; Vinal Junior, Jose Veiga; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesO trabalho busca a elaboração de uma formação em Direitos Humanos para ser empreendida na rede municipal escolar de Camaçari, para os professores, incluindo os docentes da EJA com mediação da UNEB/Campus XIX, por intermédio de um curso de extensão. O objetivo desta pesquisa é identificar e elencar os elementos necessários para realizar uma formação em Direitos Humanos. O produto final da pesquisa é colocar à disposição da rede municipal escolar de Camaçari uma formação em Direitos Humanos por intermédio da UNEB/Campus XIX, com uma extensão. A questão de investigação é: Quais os parâmetros teóricos e didáticos a serem utilizados na construção de uma formação em Direitos Humanos para os professores da rede municipal de ensino de Camaçari? Uma formação de docentes da rede municipal escolar de Camaçari possibilita levar conhecimentos de Direitos Humanos ao ambiente acadêmico na rede municipal. Explanação da origem dos Direitos Humanos e sua evolução no âmbito mundial. A intersecção entre a EJA e os Direitos Humanos com a evolução histórica da EJA no Brasil. Disciplinas que no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos que efetivamente realizaram a relação da EJA com os Direitos Humanos. A pesquisa realizada quanto ao procedimento é bibliográfica, quanto a abordagem é qualitativa e aos objetivos é explicativa. A formação é composta de seis oficinas, com conteúdo elaborado com os subsídios da pesquisa. Um curso de formação em Direitos Humanos é a possibilidade de transformar a vida das pessoas para um novo patamar de conhecimento e efetivação de direitos que são inerentes ao ser humano e que necessitam ser exercidos e exigidos na sua integralidade.
- ItemA formação inicial do pedagogo e os saberes necessários para atuar na EJA(2015-12-16) Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dos; Ferreira, Maria da Conceição; Alves, Érica ValériaEsta pesquisa discute a formação inicial do pedagogo e os saberes necessários para atuar na EJA. Buscamos apresentar a necessidade de potencializar a formação do pedagogo em EJA no Campus XVI, Uneb. Nesta pesquisa, duas questões orientaram nosso olhar de pesquisadora: Que espaço ocupa a EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb? Que saberes profissionais em relação à EJA são trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI? Diante das referidas perguntas, buscamos alcançar os seguintes objetivos: a) Analisar o espaço ocupado pela EJA, no percurso da formação inicial do pedagogo, no Campus XVI, da Uneb e b) Analisar os saberes profissionais em relação à EJA trabalhados no processo de formação de pedagogos no curso de Pedagogia da Uneb, Campus XVI. A natureza desta investigação se pauta na pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso, realizado no período de agosto de 2013 a agosto de 2015. Os sujeitos desta pesquisa foram graduandos e egressos do curso de Pedagogia do Campus XVI, da Uneb, Irecê. Para construção dos dados, utilizamos, além de questionários e entrevistas semiestruturadas, a análise de documentos, tais como: o Projeto Político Pedagógico – PPP do curso de Pedagogia e planos de cursos do componente EJA. Para fins de organização e interpretação dos dados, trabalhamos com a análise temática, identificando temas, unidades temáticas e núcleo de sentidos. A base conceitual do trabalho fundamentou-se em autores e pesquisadores da EJA no Brasil, com ênfase nas temáticas da história da EJA no Brasil com suas interfaces na formação docente, no currículo e nos saberes docentes. Entre as principais conclusões deste trabalho, percebemos que o Projeto PPP do curso de Pedagogia, os planos de curso analisados e os sujeitos da pesquisa evidenciaram que sejam assegurados, no percurso da formação inicial, outros componentes curriculares que discutam as especificidades da EJA, a fim de garantir o desenvolvimento de atividades com foco nesta modalidade, dando destaque para a realização de estágios mais planejados ao longo do curso. Do ponto de vista de indicações de intervenções no contexto de realização da pesquisa, acreditamos também que seja necessária a viabilização da criação de componentes Tópicos Especiais da Contemporaneidade em EJA para os graduandos, para os cursos de formação continuada para os egressos do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas. Os resultados indicam também a necessidade de ampliar o acervo bibliográfico em EJA no Campus XVI e de desenvolver a formação contínua de docentes do campus para atuar na EJA, construindo um repertório próprio de conhecimentos para atuação nesse núcleo formativo na referida instituição. A curto prazo, propomos, neste trabalho, a criação do um grupo de estudos e pesquisas em EJA no Campus XVI, com a finalidade de coordenar projetos voltados para a pesquisa, o ensino e a extensão.