Navegando por Autor "Almeida, Suzzana Alice Lima"
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- ItemA coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Silva, Josiane Bruno da; Barros, Beatriz de Souza; Almeida, Suzzana Alice Lima; Vieira, Rosângela SouzaO presente trabalho científico se propôs a analisar questões relacionadas à organização educacional, refletindo minuciosamente sobre a Coordenação Pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes, visando compreender a historicidade do profissional da área, suas atribuições e suas práticas. O referencial teórico teve base em autores como Brandão (2007), Paro (1991), Rangel (2001), Demo (1994), Libâneo (1994) e entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como instrumentos básicos de coleta de dados a observação, o questionário fechado e o questionário semi-aberto, onde os sujeitos epistemológicos foram onze professores que lecionam no Ensino Fundamental I e II na instituição de ensino o Colégio Municipal César Augusto Rabello Borges da rede pública, na localidade de Caatinga do Moura, município da cidade de Jacobina, no norte do interior baiano. A análise e discussão dos dados foram feitas à luz de posicionamentos sobre a Coordenação Pedagógica, Educação Qualitativa e Práticas Docentes, contextualizando tais paradigmas com a realidade escolar pesquisada, onde assim constatamos através dos questionários, que os professores urgem por mudanças, uma vez que não está sendo disponibilizada pela coordenação pedagógica da escola contribuições significativas para o desenvolvimento de suas práticas.
- ItemFracasso Escolar no Semiárido: Os Resultados do IDEB na Microrregião de Senhor do Bonfim na Perspectiva dos Dirigentes Municipais e Estadual da Educação.(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Santos, Maisa Borges da Silva; Almeida, Suzzana Alice Lima; Wanderley, Simone Ferreira; Machado, Paulo BatistaTendo como referência as notas do IDEB dos anos de 2005 e 2007, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os possíveis fatores provocadores do fracasso escolar, apontadas nos resultados apresentados pelo INEP/MEC, na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual de educação da microrregião de Senhor do Bonfim. Considerando o contexto em que a microrregião está inserida, o estudo é embasado por elementos que estão presentes no currículo adotado por essa região e como esses mesmos elementos influenciam nas discussões e produções políticas, sociais, culturais, ideológicas e educacionais do semiárido, evidenciando principalmente os estereótipos que permeiam a forma de se pensa, e, consequentemente, administrar a educação nesse espaço e que consequentemente podem estar contribuindo para as baixas notas no IDEB nesse território. A pesquisa buscou aportes teóricos em Patto (1999), Fernandes (2007), Martins (2004), Forgiarini, Silva (2009), Albuquerque Junior (2001) entre outros, e utilizou como paradigma de pesquisa a abordagem qualitativa por favorecer uma melhor compreensão do espaço e dos sujeitos a serem pesquisados. Os resultados aqui apresentados nos levam a compreender os fatores provocadores do fracasso escolar na Microrregião de Senhor do Bonfim.
- ItemRepresentações sociais da constituição de professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Farias, Ediênio Vieira; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Novaes, Adelina de Oliveira; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Silva, Marcos Vinicius Paim da; Bonfim, Maria Núbia Barbosa; Almeida, Suzzana Alice LimaA presente pesquisa se constitui em torno da relação entre a Educação e a abordagem processual da Teoria das Representações Sociais (TRS) que inscreve aderência acerca da constituição de professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea. Esses (a)muros, construto lacaniano, referem-se ao ato de castração do sujeito (ou de negação desse processo), ao tempo, que manifesta a ideia de sujeito do desejo, sujeito faltante ou do inconsciente. Nessa busca, torna-se necessário enlaçar essa noção de sujeito ao processo de subjetivação dos professores bacharéis que lecionam na Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Assim posto, o objetivo geral da pesquisa é apreender as representações sociais da constituição de professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea com vistas a uma práxis pedagógica referenciada. Para tanto, a investigação se sustenta na abordagem qualitativa em Educação, enlaçada ao desenho epistemológico e teórico-metodológico da pesquisa em representações sociais. No lócus em questão, foram selecionados 05 (cinco) professores(as) Engenheiros(as) Agrônomos(as) (não-licenciados) que lecionam componentes curriculares do eixo técnico e tecnológico da Educação Profissional. Enquanto dispositivo de colheita, foram utilizados a entrevista individual semiestruturada, o encontro dialogal e a fita moëbiana, a qual emerge para metaforizar a constituição de professor-sujeito frente ao campo interpretativo de uma pesquisa educacional. A análise das formações discursivas ocorre pela Análise de Discurso (AD), a fim de escutar o dito, não dito e o interdito dos sujeitos, fazendo ilações com as confluências teóricas entre o discurso psicanalítico lacaniano e o discurso filosófico foucaultiano, principalmente no que diz respeito (respectivamente) ao movimento da identificação e subjetivação do sujeito psicossocial. Por ancoragem e objetivação, apreende-se que a ‘constituição de professor-sujeito’ é uma cadeia significante que evidencia princípios de inquietação e escuta de si e do outro frente aos (a)muros da educação. Nesses termos, a pesquisa doutoral aponta que o ‘constituir-se’ na docência se reapresenta por outros verbos reflexivos: afetar-se, ¬ perceber-se, reconhecer-se, cuidar-se, formar-se, transformar-se, escutar-se, permitir-se, recriar-se e orientar-se. Essa reflexividade situa a posição e lugar do professor-sujeito no ato de ensinar e aprender, elevando o processo de subjetivação do sujeito ao nível do enlaçamento entre o singular e o social nos espaços de representação, o que (re)cria o sentido dos processos subjetivos e formativos de professor-sujeito na educação contemporânea.
- ItemSer ou não ser: o céu e o inferno de Gramsci e Moscovici na letra do senso comum(2017-03-29) Almeida, Suzzana Alice Lima; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Sousa, Clarilza Prado de; Nascimento, Ivany Pinto; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Santos, Luciano CostaA pesquisa doutoral nomeada de SER OU NÃO SER: o céu e o inferno de Gramsci e Moscovici na letra do senso comum, ganhou consistência a partir da reflexão sobre o cenário social atual, ilustrado pela intensa dinâmica registrada na sociedade política e civil. A partir disso, fomos provocadas a apreender melhor a posição que o sujeito ocupa ao falar e agir enquanto coautor histórico das suas práticas sociais cotidianas dentro do complexo cenário apresentado. Foi com esta inquietação que, no percurso, voltamos o nosso olhar para o senso comum, considerando a influência que ele exerce nas escolhas dos sujeitos; este movimento nos levou ao encontro de Antônio Gramsci e Serge Moscovici, como autores centrais para nos ajudar a entender a organização e produção do pensamento social, além de nos fazer pensar de que maneira as aproximações teóricas identificadas entre os autores, poderiam contribuir para nortear propostas educativas de cunho emancipatório dentro de grupos de pertença do sujeito. Assim posto, o objetivo geral da nossa pesquisa foi: investigar aproximações e distanciamentos entre as teorias de Gramsci e Moscovici, no sentido de articular, através das aproximações, uma proposta de educação para práxis, a fim de contribuir com a formação do sujeito político para atuar em seu grupo de pertença. Realizamos uma pesquisa teórica utilizando os livros basilares no desenvolvimento da teoria de cada autor, a exemplo dos Cadernos do Cárcere (GRAMSCI, 1975) e A Psicanálise, sua Imagem e seu Público (MOSCOVICI, 1979), além das fontes de outros estudiosos que se apropriam das obras de trabalho dos referidos teóricos. O percurso metodológico trilhado teve aderência com paradigmas que comportam a mudança e a historicidade como elementos norteadores, portanto, buscamos subsídios na teoria crítica e na filosofia da práxis gramsciana para respaldarem a nossa análise dos dados. Os resultados revelaram que a principal aproximação teórica entre os autores é na abordagem sobre o senso comum, surgindo daí subcategorias que deram maior visibilidade a esta aderência. Nos distanciamentos, elaboramos reflexões sobre o lugar do sujeito nas obras dos autores, (des)construindo fundamentos que se apoiam na oposição e contradição dos conceitos. Ao apresentarmos a proposta de educação para práxis, lançamos o olhar sobre a escola, elegendo a sua dinâmica, principalmente na relação professor – aluno, como um encontro fundante para a constituição da práxis pedagógica comprometida com a emancipação humana como uma ação, sobretudo, possível.
- ItemSistema educativo e sistema prisional : aproximações e distanciamentos, à luz dos estudos de Foulcault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice LimaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos.