Navegando por Autor "Almeida, Risonete Lima de"
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- ItemAprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos(2022-11-08) Valverde, Raissa Maria de Santana; Almeida, Risonete Lima de; Moreira, Shirlei Tiara; Barreto Júnior, ManoelEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.
- Item(Auto)percepção de aprendizes sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santos, Adriano Araújo dos; Correia, Adilson da Silva; Almeida, Risonete Lima de; Carneiro, Bárbara Cristina dos SantosO presente artigo apresenta uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com observação periférica, que toma como objetivo o estudo sobre a percepção e autopercepção dos aprendizes na aquisição da Língua Inglesa ao serem inseridos em um contexto, onde os falantes não nativos usam a língua estrangeira como se sua fosse, com o objetivo de se comunicar, autoperceber-se como falantes de Língua Inglesa, com os seus sotaques e jeitos de falar, valorizando suas experiências linguísticas na aquisição de outro idioma, e como é a relação do ensino- aprendizagem com a afetividade. O contexto da pesquisa é a turma de beginner 02, do curso de Inglês online da English In Action. Os instrumentos para a geração de dados foram: Um questionário misto, o qual permitiu que os aprendizes se expressassem através da escrita e respostas objetivas, e as anotações durante as observações das aulas, ajudando a entender melhor como eles se vêm dentro desse processo de aquisição de uma língua estrangeira e como essa autopercepção e a afetividade contribuem nesse processo.
- ItemClube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais(2022-11-08) Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz; Barreto Júnior, Manoel; Moreira, Shirlei Tiara de Souza; Almeida, Risonete Lima deEste artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa prática de abordagem quali-quantitativa que busca compreender os efeitos que o compartilhamento da leitura de romances pode gerar na empatia dos leitores no que diz respeito a temáticas como a representação do racismo, da depressão e da violência doméstica. Para a realização da pesquisa foram identificadas as potencialidades das obras para a abordagem dos temas a serem tratados. Uma vez selecionadas, elas foram usadas nas discussões para expandir a temática, tendo como apoio outros tipos de textos tais quais memes, tirinhas e reportagens. Assim, visamos interpretar os dados coletados nos encontros, dando especial atenção à reação dos participantes durante as discussões. Foram três as reuniões do Clube do Livro, duas com alunos do primeiro semestre do curso de Inglês da UNEB Campus II, Alagoinhas, e uma com o Clube do Livro de Alagoinhas. Foram três as obras abordadas, cada uma delas tratando de uma problemática social; O ódio que você semeia (2017), de Angie Thomas fala de racismo, É assim que acaba (2016), de Colleen Hoover trata da violência contra a mulher, e As mil partes do meu coração (2018), de Colleen Hoover aborda a depressão na adolescência. Para a análise e interpretação dos dados usamos como apoio os estudos de Currie (1995); e Goldman (2009) embasando questões de imaginário; Djikic, Oatley e Moldoveanu (2013) e Oatley (2012) que tratam sobre empatia na leitura; e Cosson (2014) que aborda o clube do livro. Oferecendo textos de ficção e não-ficção, pretendeu-se, por meio do letramento literário, que o participante do clube do livro ampliasse a noção do texto ficcional, através de conexões intersubjetivas do que se vive na realidade, sobretudo, pela perspectiva da empatia.
- ItemEntre sons, palavras e sentidos: o protagonismo infantil em atos de leitura e contação de histórias com bebês e crianças bem pequenas na creche(2021-09-24) Gama, Niclécia Ferreira; Oliveira, Rosemary Lapa de; Almeida, Risonete Lima de; Santos, Marlene Oliveira dos; Sales, Mary Valda SouzaO presente trabalho tem como objeto de estudo os atos de contação de histórias e de leitura com bebês e crianças bem pequenas na creche, com idades entre dez meses e dois anos e onze meses, sujeitos da pesquisa. Buscou compreender como as crianças, colaboradoras da pesquisa, interagem e parecem construir significados a partir da escuta de histórias contadas ou lidas. Definidos o tema e o objeto da investigação, a atenção se voltou para a questão de pesquisa: Como as crianças participam, interagem e vivenciam os atos de leitura e contação de histórias em uma creche pública do município de Salvador? O interesse científico se materializa no objetivo geral de desenvolver experiências literárias mediadoras com atos de leitura e contação de histórias para observar como os bebês e crianças bem pequenas se constituem interlocutoras/interagem entre si e com o texto. em uma creche pública do município de Salvador-Bahia, locus da pesquisa. Os objetivos específicos visam: a) investigar como os bebês e crianças bem pequenas interagem com a experiência literária; b) observar as vivências de atos de leitura e contação de histórias com bebês e crianças bem pequenas e c) analisar as práticas de leitura e de contação de histórias no cotidiano da instituição em correlação com a compreensão dos sentidos que os bebês e crianças bem pequenas podem atribuir a essas vivências. Visando revelar a questão de pesquisa, como metodologia de abordagem qualitativa, foi privilegiado o estudo de cunho etnográfico, inspirado em Coulon (1995), considerando a complexidade e a necessidade de um olhar multirreferencial na construção de uma pesquisa com bebês e crianças bem pequenas. Para isso, foi necessário compreender a polissemia desse ambiente tão singular (MORIN 1996, 2003, 2006; ARDOINO 1995, 1998). Assim, o método tem como referência alguns dispositivos da pesquisa-ação (BARBIER 2007) e inspirações da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial por se apresentar como uma pesquisa qualitativa voltada para o conhecimento das ordens sociais e culturais em organização (MACEDO, 2004, 2009, 2013, 2015. A análise dos resultados revela como os bebês e crianças bem pequenas protagonizam os atos de leitura e contação de histórias em suas experiências primeiras e como em seus processos de subjetivação parecem atribuir sentidos para estes atos, analisados a partir da perspectiva etnocenológica, descritos em Contextos Dialógicos e Cenas Simbólicas (ALMEIDA, 2014). Para fundamentar estas discussões, o referencial teórico se apoia nos seguintes autores: Piaget (2007); Piaget e Inhelder (2006); Vygotsky (2014, 2011). O processo investigativo e interpretativo está ancorado na Sociologia da infância (ABRAMOWICZ, 2011; SARMENTO, 2007, 2009; CORSARO, 2011) e na Literatura (SISTO, 2015; OLIVEIRA 2019). Os resultados revelam que os bebês e crianças bem pequenas são capazes de compreender os sentidos dos textos e atribuir significados aos atos de leitura e de contação de histórias, conquistando o enleituramento.
- ItemLeituras e compreensões do gênero textual charge no Ensino Médio: propostas de desenvolvimento de habilidades leitoras nas aulas de inglês(2022-08-25) Santos, Naines Naiara dos; Almeida, Risonete Lima deEssa pesquisa tem como objeto científico leituras e compreensões do gênero charge e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoras visando à formação do leitor crítico nas aulas de língua inglesa. A charge está correlacionada com a estruturação de um conhecimento mais crítico, o que nos levou a questionar qual seria a sua contribuição por meio de estratégias de compreensão leitora para uma turma de ensino básico. Buscamos explorar o referido gênero textual considerando suas funções sociais e potencial para o desenvolvimento de habilidades leitoras, para tanto, utilizamos bases metodológicas convergentes com a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental propositiva. O enfoque bibliográfico exploratório mapeou alguns artigos, monografias, dissertações e teses na busca por conhecimentos relativos às funções e relevância do gênero textual charge e da habilidade leitora, analisando resultados de pesquisas que se concentraram em estudos sobre a potencialidade da charge de provocar no leitor reflexões críticas. Realizamos, também, produção de informações a partir de considerações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No que se refere ao referencial teórico, recorremos aos estudos de Kleiman (2008) com compreensões sobre práticas de leitura; Marcuschi (2008), que discute a diversidade de gêneros textuais; Leffa (1996), por contextualizar o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Freire (1996), (2011), que traz a abordagem do leitor crítico; Menezes (2019), Silva (2011) e Dantas (2021), com o enfoque sobre leitura crítica de charges. Os resultados científicos mostram caminhos para se construir possibilidades de provocar o estudante de inglês a se constituir um leitor crítico da realidade que lhe é apresentada.
- ItemO pensamento imaginativo da criança na representação do desenho: sentidos para a educação infantil(2021-10-20) Ribeiro, Jainê da Silva Santos; Oliveira, Rosemary Lapa de; Ramos, Rosemary Lacerda; Almeida, Risonete Lima deEsta pesquisa objetiva analisar as representações do desenho infantil e a produção de sentidos delas decorrentes. A centralidade é a criança autora, de muitas infâncias e de culturas próprias, sujeito de direitos que clama por ser escutada e compreendida em seus sentidos, modos de pensar-sentir-viver-agir no mundo, o que demanda compreendê-las em suas itinerâncias. Nesta pesquisa, este ser-criança é entendida como um ser de direito, sujeitohistórico, que cria linguagem e cultura e comunica através de sua representação de desenho e sentidos produzidos ao longo deste processo. O desenho é uma linguagem de representação simbólica da qual a criança utiliza-se desde tenra idade, uma das muitas possibilidades de comunicar-se e de ser escutada em suas representações, ao tempo em que se constitui nas relações dialógicas com seus outros e com o mundo, instigando a questão desta pesquisa: como as representações do desenho infantil expressam os sentidos produzidos pela criança do Grupo 5? Para responder esta questão, e aos objetivos propostos: conhecer os sentidos produzidos pelas crianças na representação do desenho em situação de proposição pedagógica; correlacionar os sentidos produzidos com possíveis ressonâncias pedagógicas, pertinentes a este momento em que as proposições pedagógicas se dão em espaços-tempos virtuais de interação e comunicação, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica crítica multirrefrencial. No tratamento e análise de informações produzidas ao longo do processo investigativo, utiliza-se da triangulação, e por inspiração, princípios dos núcleos de significação. No entendimento que pesquisar com a criança pequena requer procedimento e dispositivos que nos aproxime dela e que possibilite captar em suas nuances os sentidos produzidos nas representações de seus desenhos, opta-se pela observação através de vídeos, áudios e entrevista. Dada a complexidade que é a criança em sua inteireza e processo de desenvolvimento e aprendizagem, centramos o processo investigativo em torno dos aspectos peculiares às infâncias, a construção do pensamento simbólico (semiótico) e seu potencial imaginativo-criativo, o desenho como uma linguagem de representação e produção de sentidos. Para tal, buscamos sustentação teórica na: Antropologia da criança, Sociologia da criança, Psicologia e Pedagogia, trazendo teóricos que discutem a criança, sujeito-histórico e produtora de culturas, alinhados à perspectiva sócio-histórica e cultural, que dão embasamento para as discussões sobre a infância, criança, pensamento imaginativo-criativo, linguagem e produção de sentidos. Os construtos desta pesquisa, nos encaminham para um fazer pautado na multirreferencialidade que perpassa a criança da educação infantil; a construção do pensamento e da linguagem de representação, o desenho, e produção de sentido, reconhecendo as especificidades de cada processo, as relações, implicações e reciprocidade de um ao outro. A educação infantil pública municipal é o espaço-tempo do acontecimento desta pesquisa, e a criança de 5 anos de idade, autora. A pesquisa conclui, então, que é importante garantir à criança o direito de dialogar sobre os seus feitos e partilhar seus etnométodos e etnomeios, possibilitando ao adulto aprender com elas sobre suas representações em seus aspectos emocionais, sociais e representação simbólica, planejando atividades que estimulem a prática de desenho como prática de escuta das narrativas de suas representações que são a expressão de seus sentidos.
- ItemSteven universe: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação(2021-09-20) Souza, Samuel Possidonio de; Oliveira, Rosemary Lapa de; Alvarez, Palmira Virginia Bahia Heine; Almeida, Risonete Lima deA mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a Construção da Subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos.(I) Psicanálise, educação e subjetividade(s), articulando Mansano (2009), Larrosa (1999), Guattari e Rolnik (1996), Deleuze e Guattari (2010), Freud (1996a;1996b;2006b;2006c); Kupfer (2001) e Lacan (1992; 2003), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, o sujeito e a identificação subjetiva, dialogando Giddens (1991), Freud (1974), Bauman (1998; 1999; 2001; 2005), Hall (2006), Bhabha (1998), e Lacan (2003), apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais Contemporâneas, apresentando Bettelheim (2016), Campbell (2013) e Corso e Corso (2006; 2011), que sustentam a fantasia de narrativas enquanto ferramenta que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.