Navegando por Autor "Almeida, Márcia Tereza Fonseca"
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- ItemA construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA(2019) Madriz, Maria Eunice Souza; Alves, Érica Valéria; Farias, Luiz Marcio Santos; Silva, Ana Paula Conceição da; Almeida, Márcia Tereza FonsecaA construção do conhecimento é algo evolutivo e, portanto, histórico e social, já que a carga dos saberes acumulados pelo tempo não é algo comum a privilegiados, e sim, a todos os indivíduos. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar os conhecimentos mobilizados pelos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam. Desenvolvemos a investigação direcionados pela questão: Como são mobilizados os diferentes conhecimentos dos professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos em suas relações com os materiais curriculares educativos que produzem e utilizam? No desígnio de buscar respostas a esse questionamento encontramos na literatura os aportes teóricos de autores como Álvaro Vieira Pinto (1969); Davis e Krajcik (2005); Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2017); Shulman (1986, 1987); Brown (2002, 2011); Godino (2009); Ball, Thames e Phelps (2008); Macedo (2013, 2016); Thiollent (2000), que nos conduziram nessa investigação. O foco dessa pesquisa é a construção do material curricular educativo e os conhecimentos específicos à profissão docente. Este estudo versa sobre a construção de material curricular educativo: mobilização de conhecimentos por professores de matemática da EJA. O contexto desta investigação foram duas escolas públicas, situadas no Recôncavo Baiano, com dois professores que lecionam matemática na Educação de Jovens e Adultos. Com uma abordagem puramente qualitativa, utilizamos como procedimentos de coleta das informações a observação participante, a entrevista semiestruturada e o diário de campo, que gerou o material curricular educativo através de um trabalho colaborativo e de uma investigação norteada pela pesquisa-ação. A dissertação está organizada em formato multipaper, composta pela: introdução, um artigo sobre a construção do material curricular educativo, um segundo artigo sobre o conhecimento específico do professor e as considerações finais. Esse formato chamou nossa atenção pela inovação do texto acadêmico e pela diversificação dos procedimentos na coleta de informações. Os resultados apontaram que professores mais experientes exploram o material curricular de modo a conseguir instigar seus alunos a refletirem sobre sua realidade com maior propriedade, além disso, constatamos que os professores mobilizam conhecimentos específicos da profissão docente quando interagem com esse tipo de material, sendo possível identificar sua fragilidade e as lacunas existentes em sua formação.
- ItemFormação continuada e seus desdobramentos para qualificação e mudança na prática pedagógica de professoras (es) da educação de jovens e adultos do município de Nilo Peçanha(2022-06-15) Assis, Cristiane Pereira; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Brito, Dislene Cardoso de; Vinal Junior, Jose Veiga; Faria, Edite Maria Da Silva deEssa pesquisa faz uma análise sobre a importância da formação continuada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apresenta uma proposta de formação para os docentes que lecionam nessa modalidade, por compreender que a formação continuada contribui para a melhoria do processo educativo. O estudo justificou-se devido ao fato da pesquisadora atuar como coordenadora pedagógica da EJA, tendo assim uma visão ampla acerca da necessidade e urgência de uma proposta de formação continuada que atendesse às demandas dos (a)s professores (a)s que desenvolvem suas atividades pedagógicas na EJA. A pesquisa se propôs a responder a seguinte pergunta: até que ponto a formação continuada pode contribuir com a prática pedagógica das (o)s professoras (e)s que atuam na Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Nilo Peçanha- Bahia? O objetivo geral do estudo foi analisar a importância da formação continuada na formação docente e seus desdobramentos na prática pedagógica de professores que atuam na EJA. Os objetivos específicos foram: descrever as percepções dos (a)s professores (as) da EJA acerca da formação continuada; identificar os impactos da falta de formação para os (as) professores (as) da EJA e sugerir um plano de ação que possa contribuir para a construção de uma proposta de formação continuada para professoras (e)s da EJA no município de Nilo Peçanha. O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, inspirado na pesquisa ação-pedagógica como instrumentalização técnica investigativa preconizada por Franco (2016). Para coleta e produção de dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa (mediadas pela tecnologia) intituladas “Diálogos Interativos”. Como referencial teórico, foram utilizados estudos de Paiva (1984, 1987); Faria (2009); Soares (2011); Freire (2014, 2016); Arroyo (2017); Machado (2018), dentre outros que se fizerem necessários ao longo da escrita. A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que é necessário fomentar a formação continuada no fazer docente. Como proposta, foi elaborado um plano de ação que será apresentado à Secretaria Municipal de Educação do município, visando nortear a construção de uma formação continuada para a equipe pedagógica desenvolver com os (a)s professores (a)s da EJA, objetivando repensar práticas pedagógicas que desconsiderem os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.
- ItemFormação continuada: uma luz no caminho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) da educação de jovens e adultos(2021-06-28) Sales, José Mario de Jesus Uzêda; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Santos, Jocenildes Zacarias; Santana, Poliana Marina Mascarenhas deEsta pesquisa ressalta a necessidade de formação continuada para Coordenadores(as) Pedagógicos(as) que atuamnaEducação de Jovens eAdultos tendo comoobjetivogeral analisar aatuaçãodos (as)Coordenadores (as)Pedagógicos (as)queatuamnaEJAecomo objetivosespecíficos:contextualizaropapeldo(a)coordenador(a)pedagógicodaEJA; refletir sobreas especificidadesdapráticapedagógicado(a)coordenador(a)daEJAeconstruirum planodeaçãoparanortearaelaboraçãodeumapropostadeformaçãocontinuadaparaos(as) coordenadores(as)queatuamnaEJA, nomunicípiodeVeraCruz‒Bahia.Trata-sedeuma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que contou com a participação de seis Coordenadores(as) Pedagógicos(as) e vinte e dois professores(as) que atuamna EJAe responderamumquestionáriosemi estruturado.Comoinstrumentodecoletaeproduçãode dados tambémfoiutilizadaaobservaçãodiretadurantearealizaçãodereuniõespedagógicas comos(as)colaboradores(as)desta investigação.Comofundamentaçãoteóricarecorremosa estudosdeautoresquediscutemaEducaçãodeJovenseAdultos, taiscomo:Freire(2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005). Acerca da Formação do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a)recorremosaMagalhães (2014),Placo,SouzaeAlmeida(2012),dentreoutros quetratamsobreaimportânciadaformaçãodo(a)Coordenador(a)Pedagógico(a).Oresultado da pesquisa aponta para a necessidade de uma formação continuada para os(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as) daEJAnomunicípio deVeraCruz–Bahia, visando produzir uma melhor qualificação e construção de saberes que permitam a esses(as)profissionaisodesenvolvimentodepráticassignificativasparaoacompanhamentodo trabalho docente realizado pelos(as) professores(as) da EJA.
- ItemFormação de professores-pesquisadores da eja em uma escola da rede municipal de Camaçari-BA(2018-12-17) Ferreira, Yara da Paixão; Faria, Edite Maria da Silva de; Amorim, Antônio; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Siqueira, Sandra Maria MarinhoEsta pesquisa intitulada “Formação de Professores-pesquisadores da EJA em uma escola da Rede Municipal de Camaçari-BA”, tem como problema, a seguinte questão: De que forma os professores que atuam nas classes da EJA podem contribuir através da pesquisa para o fortalecimento e ampliação da formação continuada na EJA? A pesquisa tem como objetivo geral promover reflexões sobre a Formação do Professor-pesquisador na EJA. Os objetivos específicos propõe incentivar a formação de grupos de pesquisa de professores atuantes na EJA; refletir sobre a importância da formação continuada dos professores na EJA e contribuir para a construção da identidade do educador na EJA. O percurso metodológico se constituiu através da pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa; como procedimento metodológico a pesquisa colaborativa como instrumentalização técnica investigativa. Para produção de dados foram utilizados questionários semiestruturados, conversas formais e informais, observação participante e diário de saberes. A pesquisa se constituiu em quatro etapas, iniciadas a partir dos anseios dos colaboradores. Em seguida foi constituído o material teórico e estruturação das ações. Tendo como referenciais do estudo: Demo (2010), Richardson (2011) e Trivinõs (1987), Tardif (2002) que tratam da pesquisa e sua funcionalidade formativa no campo da educação. Arroyo (2003, 2005, 2014, 2017) e Paulo Freire (1979, 2014, 2016) que abordam a práxis pedagógica na EJA como campo de formação popular, social, de pesquisa e de emancipação humana. Hall (2006, 2015) e Bauman (2001, 2005) que vinculam a Identidade como processo de ressignificações. Teles; Ibiapina (2007, 2008, 2016) e Desgagné (2007), que embasam a instrumentalização metodológica de caráter colaborativo, dentre outros autores e dados empíricos que serviram de suporte. No campo da aplicabilidade de caráter dialógico e conjunto realizamos as “Rodas de Diálogo” que constituíram o Produto Final. Os resultados revelaram que se faz necessário a promoção de reflexões sobre a Formação do professor-pesquisador na EJA, que de forma colaborativa e multiplicadora traz o repensar sobre a importância da formação continuada, contribuindo para conscientização da construção identitária dos docentes que atuam na EJA. Propiciando reflexões no campo pedagógico, possibilidades de acesso e construção teórica através da identificação do docente com a modalidade. Além, de estabelecer movimentos, estratégias e ações de resistência ampliando e fortalecendo a EJA. A pesquisa apresentou impactos no campo da pesquisa e da formação continuada na EJA. Também corroboraram em aspectos pedagógicos, pessoais, profissionais, culturais e sociais que contribuíram para o desenvolvimento dos sujeitos implicados, e que refletiram em ações e projeções positivas para o fazer formativo, profissional, pedagógico e para a comunidade, para o município e para a sociedade em geral.
- ItemFormação docente e EJA: significados e consolidações de saberes no contexto da Escola Hospitalar em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-03) Lopes, Irami Santos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Vinal Junior, Jose Veiga; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Silva, Maria Celeste Ramos daO presente estudo aborda em sua temática a formação de cinco professoras que atuam na Escola Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, localizada em Salvador-BA, com estudantes do ambiente de classe hospitalar ofertado em hospitais e clínicas médicas em tratamento renal crônico, os/as quais estão matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse percurso investigativo emergiu o seguinte problema: quais saberes são significados pelas professoras no processo da formação docente para EJA, e quais as consolidações evidenciadas na prática pedagógica para o contexto da escola hospitalar em Salvador? O objetivo geral consistiu em compreender os significados dos saberes para a formação docente e as consolidações na prática pedagógica a partir das impressões das professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) do contexto da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, de Salvador-BA. Os objetivos específicos buscaram: a) descrever os cenários do processo histórico e político que definiram a configuração da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; b) interpretar os significados dos saberes docentes e as consolidações da prática pedagógica construídos para formação na EJA das professoras que trabalham na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce; c) construir, de forma colaborativa com as professoras, um plano de ação de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para fortalecer o debate sobre os saberes da formação docente na EJA da Escola Hospitalar e Domiciliar. O desenho metodológico se constituiu por meio da pesquisa qualitativa, sendo inspirada na pesquisa narrativa, com aporte teórico em Souza (2008), Delory-Momberger (2008), Josso (2004), Gil (2008), e Macedo (2010). Para a produção de dados foram utilizados questionário e entrevista narrativa. A fundamentação teórica esteve pautada nas discussões sobre Formação Docente, a partir dos estudos de Tardif (2020), Dantas (2019), Imbernóm (2011), Macedo (2002) e Freire (1996); sobre Educação de Jovens e Adultos, foram utilizados os estudos de Santos (2014), Dantas (2012), Freire (2005) e Paiva (1997), e o debate sobre a Escola Hospitalar foi pautado nos estudos de Menezes, Nascimento e Lozza (2018), Matos e Muggiati (2009), Fonseca (2008) e Reiner-Rosenberg (2003). O produto do processo desta pesquisa se apresenta como um plano de ação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tendo como base teórica pesquisas de Allan (2015), Santaella (2008) e Hetkowsky e Lima Jr (2006). A pesquisa visou a concepção de uma via de reflexão sobre a EJA, bem como se constituiu em um espaço para o debate sobre os significados dos saberes da formação docente e as consolidações a favor da prática pedagogica no contexto.
- Item“Na hora de chover a gente não vai brincar né”? crianças, professoras e o brincar na educação infantil: sentidos e significados(2015-07-17) Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Zão, Emília Vilarinho Rodrigues Barros; Bichara, Ilka Dias; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Jocenildes ZacariasO estudo buscou depreender as concepções das crianças e das professoras sobre o brincar em uma instituição de Educação Infantil, no sentido de verificar aproximações e distanciamentos que possibilitassem que o brincar emergisse como espaço de criação, de produção de conhecimento e de crítica no processo educacional. Realizamos uma pesquisa descritiva em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Salvador-BA, tendo como pressuposto teórico a perspectiva sócio-histórica e a Sociologia da Infância, entre as contribuições de estudiosos que têm se dedicado aos estudos sobre o brincar e formação de professoras(es) de Educação Infantil. Os colaboradores da pesquisa foram 12 crianças de três a cinco anos, seis professoras e uma coordenadora. Para a produção dos dados recorremos à observação direta, aos registros das atividades do brincar na rotina da instituição, bem como utilizamos duas diferentes estratégias metodológicas, considerando as especificidades dos sujeitos da investigação. Para cada criança solicitamos dois desenhos e durante a consecução dos mesmos realizamos seis perguntas, que podiam ser desdobradas em perguntas subsequentes. Com as professoras fizemos entrevistas narrativas desenvolvidas a partir de sete eixos. As análises revelaram que as crianças do CMEI construíram uma ideia de que o brincar só é permitido fora do espaço da sala (na área livre), por ser um espaço em que os adultos não interferem na condução das atividades nem se preocupam com a organização de brinquedos ou outros objetos. Para as professoras os sentidos e os significados sobre o brincar apresentavam três perspectivas diferentes: como uma atividade que deveria ser utilizada como pretexto para ensinar algum conteúdo; como uma atividade importante para o desenvolvimento das crianças e como uma atividade que deveria ser planejada pelas professoras. Dentre outros aspectos, o estudo apontou que há uma necessidade de investimento na formação inicial e continuada das professoras de Educação Infantil a fim de que essas profissionais possam analisar o brincar como uma forma de expressão das crianças, concebendo-as como protagonistas do espaço escolar e que suas brincadeiras sejam vistas como formas de expressão e análise do seu cotidiano. Indica também que o brincar deve estar presente nos diferentes espaços da Educação Infantil, dando uma atenção especial ao papel da brinquedoteca como espaço para e das crianças.
- Item(RE)pensando o ensino de história na educação de jovens e adultos em três escolas da rede municipal de Milagres-Bahia(2021-02-19) Souza, Maria Nilda dos Santos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Batista, Eliana Evangelista; Ferreira, Érica Valéria Alves; Faria, Edite Maria da Silva deVisando analisar a prática de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em três escolas do município de Milagres/Bahia, o estudo teve como objetivos: refletir sobre o ensino de História na prática pedagógica dos professores da EJA, investigar as dificuldades do professor da EJA no trabalho com conteúdos do ensino de História e elaborar uma proposta de formação continuada para professores de História que atuam na EJA nas escolas da rede municipal de Milagres. O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa colaborativa dentro de uma abordagem qualitativa que contou com a participação de cinco professoras, um coordenador e quinze estudantes. Para produção dos dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa. Para fundamentação teórica recorremos aos estudos de Freire (1996, 1997), Tardif (2002), Arroyo (2005, 2017), que abordam a prática pedagógica na EJA, como campo de formação humana, social, de pesquisa e emancipação; e Bittencourt (2004), Fonseca (2009), Nikitiuk (2012), Capucho (2012), Tavares (2018), dentre outros que tratam do ensino de História como perspectiva de mudanças e formação humana. Dentre outros aspectos, os resultados da pesquisa apontaram que a partilha de experiências, a relevância do diálogo e seu real significado na prática contribuem para o aprendizado do profissional da educação. Conclui-se, também, que para melhoria da qualidade do ensino na EJA faz-se necessário que os professores estejam imersos em cursos de formação continuada, na busca de subsídios que garantam o fortalecimento do ensino e o direito de aprendizagem dos alunos que estudam nessa modalidade.