Navegando por Autor "Almeida, Girleide de Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProfessoralidades em cena: modos de tornar-se coordenadora pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-21) Almeida, Girleide de Jesus; Silva, Zuleide Paiva da; Jeus, Rosane Meire Vieira de; Siilva, Aba Lúcia Gomes da; Miranda, Neurisâncela Marurício dos SantosEssa pesquisa traz em seu bojo a constituição de professoralidades da coordenação pedagógica a partir da reflexão de dilemas pedagógicos que emergem das experiências entre professores(as), gestão administrativa e pedagógica do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, do município de Cansanção na Bahia, território do Sisal, no intuito de compreender como vem acontecendo esse processo de constituição de si, nessa relação que se constrói no cotidiano do espaço escolar. A pesquisa foi realizada a partir da conversa como metodologia, com a intenção de experienciar as ACs (Atividade complementar de planejamento), a partir desse outro modo de fazer, perceber como os dilemas pedagógicos da escola podem ser refletidos através dessas conversas, quais as intervenções poderão ser pensadas, e como isso reflete na experiência professoral. Foi preciso (re) tornar-se para perceber movimentos de constituição do tornar-se, desse eu que por ora escreve, e para isso, recorri à memória projetiva, visando trazer as marcas da professoralidade produzidas no ser, sendo. Neste trabalho, também foi realizada uma revisão da literatura, buscando analisar trabalhos que refletissem a coordenação pedagógica e professoralidades. Os trabalhos encontrados deram subsídios para construção/desconstrução desta pesquisa e permitiram a abertura de outros caminhos. De modo que, a pesquisa em seu desenvolvimento se mostrou interventiva, visto que, os círculos de com- versas feitos com os(as) professores(as) de cada área do conhecimento, nos momentos de ACs, serviram como uma importante ferramenta de planejamento e re/construção de uma nova prática pedagógica dentro da unidade escolar, bem como se mostraram como processo formativo de múltiplas experiências.