Navegando por Autor "Almeida, Djalma Fiuza"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições dos clássicos para o ensino da literatura: uma subversão a partir da linguagem e da subjetividade(2021-12-21) Lima, Vigna Nunes; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Souza, Antônio Wilson Silva de; Silva, Jamile Borges da; Almeida, Djalma Fiuza; Sales, Mary Valda SouzaEsta tese versa sobre o Ensino da Literatura, com ênfase na contribuição dos clássicos, considerando a necessidade de discutir a pertinência destes no contexto do Ensino Médio. Tem por objetivo expor, por meio de uma elaboração autoral, as contribuições dos clássicos para o Ensino da Literatura, por meio de uma subversão a partir da Linguagem e da Subjetividade. Trata-se de uma Pesquisa Teórica, fundada em uma base epistemológica, compreendida como um processo criativo do sujeito que se relaciona com o mundo e produz sentido sobre ele e que reconhece a importância da contribuição teórica doutoral como um exercício de exposição de um saber por meio de uma escrita autoral. Na abordagem metodológica problematiza-se o conceito de Pesquisa Teórica em Educação, a partir de Demo (1982; 1991; 2000; 2002), assim como o lugar que esta ocupa dentre as metodologias adotadas no âmbito do PPGEduC. Também são apresentadas algumas provocações epistemológicas como possibilidades de construção de outra perspectiva, fundada na Subjetividade. Inicialmente, apresentará uma contextualização conceitual do Ensino da Literatura, a partir dos documentos norteadores e normativos: PCNEM (2000), PCN+ (2002), OCNEM (2006), BNCC-EM (2018) que orientam e prescrevem o que e como se deve ensinar a Literatura no âmbito do Ensino Médio; assim como apresentar, historicamente, os paradigmas do Ensino da Literatura, refletindo sobre a base teórico-metodológica que os constituem, valendo-se de um diálogo teórico com Cosson (2014; 2016; 2020) e outros autores, como: Lajolo (2006), Paulino (2009) e Perrone-Moisés (1995; 1998; 1999; 2006; 2016). Nesta construção teórica será também apresentada a compreensão de Contemporaneidade de Lima Jr. (2015), fundamentada na razão comunicativa habermasiana (2012) e as implicações deste entendimento para se pensar a Educação como não Ciência (LIMA JR., 2021a) e o Ensino da Literatura. Dentro da discussão acerca do Ensino da Literatura, será problematizado e aprofundado as tentativas de conceituação dos clássicos por Calvino (2007), apresentando uma apropriação e proposição para o termo, que se funda na ideia de escritura em Derrida (1995) e de exposição do saber por meio da escrita em Lacan (1992; 2012) e em Lima Jr. (2021a), assim como o entendimento de “escuta” de Bajour (2012), ressignificado pelo viés da Subjetividade, em uma aproximação com o Discurso do Analista lacaniano. A tese defende recuperar o lugar da Literatura como Arte, a partir de uma base epistemológica fundada na Linguagem e na Subjetividade, de modo que o que é fundante aos clássicos da Literatura é que incida sobre a exposição do saber no Simbólico, o que favoreça o acesso e a leitura dos clássicos como escritura, como Transmissão de saber, tendo como efeito o processo de consignação e de consubstanciação, comum também a problemática epistemológica (LIMA JR., 2021a).
- Item“Cultura científica” nas redes sociais digitais: um modelo sobre a influência da democratização do conhecimento científico(2023-04-24) Lima, Matheus Ganem de Almeida Couto; Santana, Erivelton Nonato de; Fontoura, José Roberto de Araújo; Almeida, Djalma FiuzaQuando chegamos ao entendimento da importância do fomento à cultura científica na sociedade como um movimento de evolução e estímulo à quebra de barreiras socioculturais e educacionais, nos questionamos em relação aos veículos que podem ser adotados, no objetivo de aproximar as produções científicas de todas as classes sociais de uma maneira mais igualitária, democrática e popular, o que nos remete às redes sociais digitais, importantes meios de comunicação no cenário tecnológico que vivemos atualmente. Neste sentido, podemos conjecturar que adotar essas redes como veículos para divulgação científica pode ser uma estratégia relevante considerando seus múltiplos recursos de atração do usuário e acessibilidade. Porém, um dos desafios diz respeito a ideia de como mensurar índices de popularização da ciência a partir do uso das redes sociais digitais em valores que permitam estimar um coeficiente adquirido de cultura científica. Posto o referido problema, apresentamos um conjunto de modelos conceituais e matemático-computacionais que conjuntamente possibilitaram a comprovação do que se pensava a respeito do potencial das redes sociais digitais como meios eficientes de divulgação e democratização científica, ratificando a premissa de que todos os indivíduos, independente da sua formação escolar, podem evoluir cientificamente quando são adotados os mecanismos adequados para o seu estímulo cognitivo.
- ItemDesenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e subjetividade: contribuições ao campo da cognição e à educação.(2020-03-06) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Junior, Arnaud Soares de; Pereira Filho, Francisco Antonio; Santana, Leonardo Silveira; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese está relacionada ao Desenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e Subjetividade e teve como objetivo principal fazer uma contribuição teórica à compreensão de Conceito, a partir do pensamento de Vygotsky, estabelecendo uma relação epistemológica entre Desenvolvimentos dos Conceitos e concepção de Sujeito, nos processos de produção de conhecimento e atribuição de sentido, no campo da Cognição e da Educação. Deste modo, buscou-se ampliar a discussão e consequentemente construção de sentido, em torno do objeto Cognição, deslocando-o da concepção vygotskyana para a noção de significante do sujeito, pela via da Psicanálise. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir da produção de sentido, que é organizado pelo sujeito, contornando a relação sujeito-objeto numa perspectiva dinâmica e singular. Cognição é ato simbólico, fundado em singular condição através da linguagem; é também ato psíquico que só pode acontecer de acordo ao modo como cada sujeito a partir da subjetividade produz sentido. Trata-se de uma Educação voltada ao ser humano e não a reprodução de conhecimento. Está para além de categorizações e hierarquizações, mas ato criativo, singular, pois é experienciado pela subjetividade enquanto condição humana e mediante contexto dos sujeitos. Esta Tese não apresenta soluções prontas, não aponta respostas, mas potencialidades e provocações, o que resulta numa elaboração textual singular e dinâmica, que será acessada de forma distinta, oportunizando outros questionamentos e, assim, resultando numa criação potencial ao fazer um deslocamento da perspectiva de Conceito e passando ao entendimento enquanto percepção pela via do saber.
- ItemDifusão social do conhecimento a partir do sujeito: subjetivação do sujeito nas relações de micropoder tendo como instrumento o livro acadêmico digital em uma comunidade acadêmica(2022-12-16) Oliveira, Fabiano Viana; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Bonfim, Luís Américo Silva; Santana, Leonardo Silveira; Oliveira, Nilda Silva de; Sales, Mary Valda Souza; This theoretical thesis states that in the context of contemporary education, the digital academic book is an instrument for the social diffusion of knowledge that takes place through the action of subjects in the micropower relations inherent in the relationships between teachers and students in an academic community and that generate in the subjectivation of the subjects. content something that goes beyond the instrumentality of the digital academic book itself. With a methodological approach guided by the rigor of the questions and openness to my subjective expression, the initial references on digital technologies, the digital book and on the diffusion of knowledge are re-elaborated for a unique understanding of the social diffusion of knowledge as subjectivation of the subjects of institutional relations. academics and that, even inserted in the context of micropower relations, affirm themselves with the possibility not only of disseminating knowledge, but also of knowing themselves, therefore going beyond the instrumentality of the digital academic book object. The theoretical bases were the categories subjectivation and micropower from the work of Michel Foucault and the objectives were to expose my understanding of the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between teachers and students in an academic community, exemplified for the experience of University Publisher and the stricto sensu postgraduate program at the same university. For this, carrying out an analytical description of the functioning of University Publisher; then presenting some theoretical framework on digital technology, digital academic book and social diffusion of knowledge; and finally to explain how I understand the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between professors and students in an academic community.Esta tese teórica afirma que no contexto da educação na contemporaneidade o livro acadêmico digital é um instrumento para a difusão social do conhecimento que acontece pela ação dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica e que geram na subjetivação dos conteúdos algo que vai além da instrumentalidade do próprio livro acadêmico digital. Com uma abordagem metodológica guiada pelo rigor dos questionamentos e abertura à minha expressão subjetiva, as referências iniciais sobre tecnologias digitais, o livro digital e sobre difusão do conhecimento são reelaboradas para uma compreensão singular sobre a difusão social do conhecimento como subjetivação dos sujeitos de relações institucionais acadêmicas e que mesmo inseridos no contexto de relações de micropoder afirmam a si mesmos com a possibilidade não só de difundir conhecimento, mas também de conhecerem a si mesmos, por isso indo além da instrumentalidade do objeto livro acadêmico digital. As bases teóricas foram as categorias subjetivação e micropoder a partir da obra de Michel Foucault e os objetivos foram expor a minha compreensão sobre a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica, exemplificada pela vivência da Editora Universitária e do programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Para isso realizando uma descrição analítica do funcionamento da Editora Universitária; depois apresentando algum referencial teórico sobre tecnologia digital, livro acadêmico digital e difusão social do conhecimento; e para enfim expor sobre como entendo a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica.
- ItemEducação e optometria: uma perspectiva humanista para ressignificação do currículo para formação inicial de optometristas(2020-03-13) Silva, Wellington Sales; Junior, Arnaud Soares de Lima; Junior, Jorge Costa Leite; Almeida, Djalma Fiuza; Sales, Mary Valda SouzaEsta dissertação pretendeu auscultar e compreender criticamente o Currículo de Cursos para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, tendo em vista estabelecer limites e aproximações com uma perspectiva de Formação Inicial mais humana para Optometristas, identificando possibilidades de relacionamento entre a Humanidade e a Tecnologia, e buscando compreender o agir tecnológico em Saúde, no contexto da Contemporaneidade. Trata-se de um estudo que, ao tempo em que tece uma crítica ao Currículo de Optometria, propõe indicadores que podem ressignificá-lo. Como problematização, foi levantada a seguinte questão de pesquisa: a partir das bases apreendidas sobre Tecnologia, Humanidade e Currículo, quais indicadores ou princípios são fundantes para uma ressignificação do Currículo de Cursos para Formação Inicial de Optometristas? Partindo disto, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender criticamente possibilidades de relacionamento entre as bases Humanista e Tecnológica no âmbito do Currículo para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, propondo indicadores e/ou princípios que possam ressignificá-lo, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de uma Formação Inicial mais humana, bem como para o aprofundamento teórico na área. Especificamente, esta pesquisa pretendeu elaborar noções de Tecnologia e de Humanidade e constituir bases teóricas de análise para compreensão do Currículo, ao tempo em que também auscultou o Currículo de dois Cursos para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, sendo um na modalidade de Curso de Tecnologia e outro na modalidade de Curso de Bacharelado. Além disso, considerando a inexistência de Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Optometria no Brasil, esta pesquisa auscultou documentos que subsidiam a elaboração e a organização de estruturas curriculares: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento de Cursos de Tecnologia; os Referenciais Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura, embora ainda não contemplem a Optometria, e; Um Modelo Global Baseado em competências de Escopo para a Prática em Optometria, documento elaborado pelo Conselho Mundial de Optometria. Optando-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada como metodologia o Estudo de Caso Descritivo e a Análise Documental como técnica para a coleta de dados. Tendo em vista a ressignificação do Currículo para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, esta pesquisa sugere quatro indicadores, a saber: (1) instituição de uma abertura relacional e interativa às configurações curriculares; (2) a inclusão de componentes curriculares que ofereçam possibilidade de uma aproximação com as bases teóricas discutidas neste estudo sob uma perspectiva humanista; (3) a criação de um Curso de Bacharelado em Optometria por uma Instituição de Ensino Superior pública, e; (4) a criação de um Curso de Pós-Graduação stricto sensu na área, visando um aprofundamento de bases Tecnológica e Humanista, na forma de um Mestrado Acadêmico em Optometria Clínica.
- ItemEducação: o processo de produção de sentido; os meus caminhos nas vias da floresta, do apicum e do hip-hop(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Santos, Alan Silva dos; Lima Junior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Didima Maria de Mello; Queiroz, Lilian Quelle S. de; Souza, Antônio Wilson Silva deEsta tese apresenta uma análise narrativa sobre a história de vida do filho mais novo de uma família de migrantes da zona rural baiana para a cidade de Salvador. Orientados pela intuição materna de que uma formação educacional básica para seus filhos era de fundamental importância, essa orientação se tornou o imperativo que moldou profundamente suas vidas. Esta é a história de vida do pesquisador deste trabalho, detalhando sua trajetória desde a alfabetização até a entrada e a participação no hip-hop soteropolitano. A tese é um exercício teórico que busca explorar a relação entre o hip-hop e a Educação a partir de uma perspectiva subjetiva, oferecendo uma compreensão do hip-hop e da Educação pela via do saber do sujeito.
- ItemInterface de aplicativo de apoio para terapias cognitivo-comportamentais para auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Conceição, Fábio Neves; Almeida, Djalma FiuzaA ideia de desenvolver esse projeto, surgiu a partir do momento em que precisei apresentar relatórios semanais registrando comportamentos e situações cotidianas para uma prévia avaliação do psicólogo Mário Cesar Rosário dos Santos (CRP 03/19384) que me acompanhou durante o período de 10 (dez) meses no ano de 2021, com o objetivo de tratar uma situação patológica de ansiedade de grau leve. As sessões inicialmente se desenvolviam através de diálogo direto e sem registros de informações diárias a fim de conhecer melhor a vida pregressa do paciente em questão, que na situação era eu mesmo.
- ItemA Interoperatividade do Sujeito como Condição da Governança e da Democratização da Informação(2017-09-01) Almeida, Djalma FiuzaComo se dá o Acesso à Informação pelo Sujeito (Subjetivo) e qual a sua relação com a Governança e a Democratização da Informação? Esta Tese articula uma literalidade que estabelece um sentido possível para estas questões temáticas. Aponta mais para a autoria e autorização, capaz de articular sentido, para além de um mero rigor puramente científico, em razão de que o Sujeito visado nesta tese não se reduz ao puro sujeito epistêmico da Ciência. O que não implica em demérito a este último (Sujeito Epistêmico), mas uma demarcação necessária de minhas elaborações, parte significativa da Tese que, entre outras questões, tem a particularidade de enfrentar o problema da instância da escrita, do acordo da textualidade, do desafio da formalização, porém, como um Saber, que se autoriza a partir de uma escritura sobre a coisa simbólica, sobre a Interoperatividade enquanto uma condição do Sujeito e seus potenciais de significação. Trata-se, então, das relações possíveis e irredutíveis de operações dos Sujeitos (Subjetivos) diante de estruturas capitalistas, político-institucionalizada, jurídicas, instrumentais, funcionais e, principalmente, simbólicas; de informações dispostas ideologicamente na sociedade de hoje, profunda e tecnicamente informatizada. O que exigiu um aprofundamento epistemológico, uma crítica e um deslocamento de sentido, uma vez que, originalmente, estava circunscrito a uma pragmática científica nos termos da Interoperabilidade e do “Acesso à Informação”, com todo peso que se fazia recair nos aspectos instrumentais, lógico-operacionais, na idealização de um sujeito formal epistêmico tratado sob uma perspectiva cientifica moderna. Tratarei da subversão do sentido de Acesso à Informação, saindo de uma pretensão de conceito para uma condição de Significante do Sujeito, dando lugar ao papel da subjetividade, como condição fundamental para emancipação dos Sujeitos na busca/luta por liberdade enquanto um ideal, desenvolvendo, enquanto Tese, o arcabouço teórico que fundamenta o sentido da Interoperatividade do sujeito como condição da Governança e da Democratização da Informação.
- ItemPrática pedagógica do professor de tecnologia: um estudo de caso na licenciatura em pedagogia em uma instituição privada confessional de ensino superior em Salvador(2018-12-19) Barros, Osimara da Silva; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Sales, Eduardo Souto Maior; Almeida, Djalma FiuzaEsta investigação buscou compreender os estruturantes da prática pedagógica da professora de tecnologia na Licenciatura em Pedagogia em uma IES privada e confessional de Salvador. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se nas bases metodológicas do Estudo de Caso fundamentado em Yin (2010), com objetivo de dar uma contribuição teórica, com vistas a acentuar o conhecimento a respeito da prática pedagógica com fundamento no princípio criativo transformativo. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta e análise de evidências: documentos e entrevistas semiestruturadas. O estudo aborda uma discussão acerca da prática pedagógica do professor de tecnologia, problematizando a Formação Inicial de Professores, a saber, a Licenciatura em Pedagogia. Como principais pressupostos teóricos temos Lima Jr (2005; 2006; 2007) que discute Tecnologia como um Processo Tecnológico criativo transformativo; Lévy (1993; 1999) que discorre sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Cibercultura, e Candau (2014a; 2014b) que dialoga sobre a didática e a prática pedagógica e articula as primícias destacadas e desprezadas pelas correntes pedagógicas historicamente praticadas no Brasil. As discussões relacionadas à Licenciatura em Pedagogia, no campo da tecnologia, foram norteadas a partir de Saviani (2009; 2012; 2013) e Gasparin (2012). O estudo das evidências levantou indicadores para a formação inicial do professor tecnológico considerar a tecnologia na abordagem do processo criativo transformativo como um estruturante da prática pedagógica na Licenciatura em Pedagogia enquanto formação inicial do educador; Também ponderou para a lógica das TIC conectada em rede como uma fundamento de interação e participação importante a noção pedagógica na atualidade, já que é a forma do homem de produzir materialmente e intelectualmente nesse tempo; Compreender e apropriar tais nexos nas bases dos encaminhamentos da prática pedagógica contextualizando as dimensões da técnica e do humano e do potencial do ser.