Navegando por Autor "Almeida, Manuela Pereira de"
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- ItemEducomunicação e práticas de letramento: um diálogo a partir dos usos das TIC(UNEB, 2016) Almeida, Manuela Pereira de; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Amorim, Ricardo José Rocha; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaAs tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão presentes na escola por meio de programas governamentais diversos. Neste sentido, investigar seus usos, seus impactos e relevância no espaço escolar são preocupações dos mais diferentes campos do conhecimento, prioritariamente da Educação, mas com mesmo afinco, uma inquietação da Comunicação também. Trilhando este percurso onde está situada a interface educação-comunicação, este trabalho teve como objetivo investigar as práticas de letramento escolar, a partir do uso das TIC, buscando um diálogo com a educomunicação. Tal investigação se concentrou na elaboração de um blog produzido, de forma colaborativa, com estudantes do Ensino fundamental II, que fazem parte da Rádio Escola Ação Jovem, da Escola Estadual Antônio Padilha. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Participante, a partir da compreensão de Borda (1988). As técnicas de pesquisa para coleta de dados foram: as oficinas para elaboração do blog, acompanhadas de um diário-rascunho para registro dos encontros com as colaboradoras de pesquisa; entrevista semiestruturada, questionário semiaberto conforme destacam Lüdke e André (1986). O trabalho discute os conceitos de hipertexto e hipermídia com base em Lévy (1993; 1999) e Leão (2005). Também estão pontuadas as implicações destas tecnologias nas práticas culturais, considerando tal discussão com Lemos (2007; 2006) e Lemos e Lévy (2010). Sobre Educomunicação, o trabalho busca em Soares (2014; 2011) compreender como surge este campo de estudo e de práticas; utiliza Prats (2014), Aparici e Osuna (2014) para perceber o caminho a ser explorado pela Educomunicação no contexto da web 2.0. E, sobre práticas de letramento teve como base Street (2014; 2006), através de sua concepção de letramentos sociais. Já tratando das práticas de letramento no contexto escolar, Kleiman (2010) traz importantes considerações. Termos como letramento midiático, digital e multiletramentos aparecem como forma de explanar a variedade de abordagens que se tem desta temática. Assim, esta investigação aponta para as possibilidades de diálogo entre a educomunicação e práticas de letramento, tendo a hipermídia, com suportes diversos propiciando as interseções destes campos do conhecimento.