Navegando por Autor "Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação a distância: percursos e perspectivas(2017-10) Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza.; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deEste livro é uma produção que recolhe a experiência didático-acadêmica de EaD das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) dos últimos vinte anos. Dois pontos de virada são singulares para pensar a EaD no Ensino Superior no Brasil e estarão fortemente representados nessa produção científica: o advento da LDB vigente (Lei Federal nº 9394/96) que consagrou a possibilidade legal de oferta de cursos a distância no âmbito da Educação Formal e a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Governo Federal que representou o estabelecimento de uma linha de financiamento contínuo para oferta de graduação e pós-graduação pelas universidades públicas brasileiras. Constitui-se também em um instrumento de comunicação do estado atual das discussões científicas sobre a EaD, na medida em que se propõe a abordar as perspectivas que a circundam, as suas teorias e os seus caminhos da EAD em todos os âmbitos, tais como no campo da gestão, da didática, do suporte, dentre outros. Tal ambição permitirá a constituição de uma produção plural capaz de refletir tanto sobre a educação-online na web 2.0 quanto sobre a necessidade e conveniência do material impresso nos cursos de EaD.
- ItemGestão democrática em uma escola do campo: estudo da Escola Municipal Aurino Fausto dos Santos em Ubaíra-Ba(Universidade do estado da Bahia, 2024-07-23) Santos, Eliene Brito; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Nunes, Eduardo José Ferreira; Espírito Santo, Eniel doA produção deste trabalho tem como foco analisar a efetivação da Gestão Democrática em uma Escola do campo localizada no Município de Ubaíra-BA. Este terá como questão investigativa conhecer como se dá o desenvolvimento do Processo de implantação da Gestão Democrática na Escola Municipal Aurino Fausto dos Santos, à luz do Plano Municipal de Educação, e em específico da meta 19 e suas respectivas estratégias. O objetivo geral é verificar os processos democráticos que norteiam a gestão da escola Aurino Fausto, em estudo, em específico do ponto de vista dos gestores, auxiliares, professores, conselheiros, pais, alunos e comunidade local. Como objetivos específicos propomos identificar o modelo de gestão democrática adotada na Escola, tecendo uma análise sobre a meta 19 do PME, além de examinar em qual medida o olhar da comunidade local vem sendo desenvolvido no contexto da Meta 19 do PME e do Projeto Político-Pedagógico. Justifica-se com isso que, através de estudos assim, pode-se verificar a evolução das ações de políticas públicas nas escolas do campo na perspectiva de trazer benefícios para a comunidade rural e para as unidades escolares localizadas no campo. Para isso, buscaram-se referências nas principais tendências da pesquisa em Educação do Campo e Gestão Democrática da Educação. Neste caso: Roseli Caldart (2009), Maria Dilneia Fernandes (2018), Marcia Toledo (2021), Vitor Henrique Paro (2010; 2013; 2016), José Carlos Libâneo (2004), além de normativas correlatas aos assuntos, bem como outros pesquisadores que discutem a temática. Os caminhos metodológicos assentam-se numa natureza aplicada exploratória e descritiva, através de uma abordagem qualitativa e procedimentos voltados para a análise documental, de campo e estudo de caso. Por fim, o resultado desta pesquisa demonstrou as concepções de gestão democrática vivenciadas no contexto da escola. Neste sentido, os achados afirmam que, em parte, os resultados encontrados dialogam com os referenciais teóricos estudados. Concluímos, afirmando que tais atividades são desafiadoras e, por isso, tornam os achados destes trabalhos ainda mais relevantes, pois, através dos resultados desta pesquisa, outros atores escolares poderão refletir sobre as diversas contribuições que podem oferecer para a qualidade na educação pública do campo.
- ItemMarketing em destinos turísticos: uma análise das ações promocionais do projeto Praia 24 Horas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Souza , Karoliny Lacerda de; Silva, Francisca de Paula Santos da; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Oliveira, Fabiano VianaO presente trabalho trata da investigação dos segmentos turísticos considerados pelas ações promocionais do projeto Praia 24 Horas com o propósito de elevar o tempo de permanência de turistas na Bahia após o Carnaval de 2008. Para tanto, foram levantadas abordagens acerca do marketing em destinos turísticos, em especial as ações promocionais voltadas ao público já presente na localidade promovida, e, como base para o objeto de análise, a Bahia foi identificada turisticamente, junto ao seu órgão responsável pelas ações de marketing. Para atingir os resultados esperados, o estudo foi pautado no método descritivo e exploratório, através da pesquisa documental e bibliográfica, com destaque para o case Praia 24 Horas, elaborado pela Bahiatursa, em 2008, com o propósito de concorrer ao prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Diante de tal investigação, identificou-se que o Praia 24 Horas considerou o turismo de sol e praia e o turismo cultural como essenciais para o estímulo à permanência de turistas até o fim do verão no destino Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na edição 2008 o evento só foi realizado nesta cidade. Partindo dessa premissa, notou-se que a Bahia por suas diversas potencialidades, merece destaque e direcionamento de esforços em outras modalidades turísticas que não apenas o sol e praia. A inserção do turismo cultural foi uma idealização louvável, mas ainda há outras possibilidades de exploração na Bahia durante a alta estação, afinal, como o próprio Estado defende, a Bahia é muito mais verão.
- ItemModelo diagnóstico da formação digital nos cursos públicos de ciências contábeis brasileiros(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-29) Farias, Abmael da Cruz; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza; Slomski, Vilma Geni; Silva Neto, Arlindino Nogueira; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deA formação inicial em Ciências Contábeis (CC), na contemporaneidade, implica saberes digitais que assegurem seu equilíbrio sistêmico. Isto requer formação digital, que geralmente resulta da relação entre saberes dos aprendentes, sua prática e condições digitais objetivas. Nesse sentido, buscou-se avaliar a formação digital nos Cursos de Ciências Contábeis, partindo de índices construídos com base em suas condições promotoras. Por isso, objetivou-se identificá-las e construir índices de: condições digitais objetivas (ICDO); saberes digitais (ISD); prática digital (IPD) a partir da percepção de professores e alunos. Contextualmente, em uma sociedade organizada em redes, justifica-se esta pesquisa pelo fato de parte das tarefas do contador ter sofrido digitalização, ficando mais difícil pensar numa maneira diversa de trabalhar informações e inteligências patrimoniais, sem se tornar um cidadão digital, numa cultura cujo domínio tecnológico é tão importante quanto sua forma de pensar, agir, ser ou estar. Por isso, alunos aparentam sentir falta de uma formação digital, certo despreparo ou inépcia em algumas técnicas, ao mesmo tempo em que observam diferenças tecnológicas entre atividades desenvolvidas no âmbito laboral e acadêmico, ampliando suas queixas. Epistemologicamente se localiza na área da Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, especificamente no âmbito da formação inicial em CC. Metodologicamente ancorada no paradigma realista e construtivista, com dados e análises qualitativas e quantitativas, pela lógica indutiva, com natureza teórico empírica, e objetivos explicativos. Procedimentalmente foram realizados múltiplos estudos de casos, com apoio em Survey, pesquisa documental e levantamento bibliográfico. Houve coleta de documentos de domínio público e opiniões mediante Check List Digital, Questionário misto eletrônico. Para triangulação analítica houve o emprego deEstatística Simples e Nine Box. O universo amostral incluiu 193 cursos de CC em 94 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), no período de 2022/23; 78 Projetos Pedagógicos, 1.162 professores e 41.752 alunos, em amostra sistemática, por adesão e disponibilidade. Destacam-se três categorias de análise: Saber digital, Prática Digital e Condições Digitais Objetivas. A formação digital nos cursos de CC, ofertados pelas IPES brasileiras em 2023, foi avaliada segundo o julgamento de alunos, professores e pesquisador, expressos nos índices nacionais: ISD = 3,55 médio; IPD = 3,26; ICDO = 2,61, equivalente ao índice de formação digital (IFD) de 30,21. Num intervalo de confiança de 95% que vai de 0,004 a 0,7; erro padrão varia de 0,002 a 0,36 referindo-se à precisão das médias. O IFD indica atendimento parcial das expectativas (calibradas no mundo do trabalho) de alunos e professores, quanto à prática e saberes digitais, mas insuficiente para condições digitais objetivas. Portanto, há espaço para ampliação em quantidade e qualidade de atividades digitais para alcançar nível de excelência, orientados conforme quadro de interpretação. Esta pesquisa alcançou seus objetivos e respondeu aos problemas levantados, corroborando sua tese.