Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Albino, Alair Guedes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O plano de desenvolvimento da escola: análise dos processos de elaboração e de implementação, na perspectiva da gestão do conhecimento – estudo de caso do colégio estadual vale dos lagos, Salvador - Ba
    (Universidade do Estado da Bahia, 2010) Albino, Alair Guedes; Hanaque, Maria de Fátima Campos; Sousa, Leliana Santos de; Freitas, Kátia Siqueira de
    O presente estudo objetiva analisar, na perspectiva da Gestão do Conhecimento, as etapas de elaboração e de implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), de uma Unidade Escolar pertencente à rede pública estadual da Bahia, localizada em Salvador, e identificar as principais dificuldades encontradas durante esses processos. Para esta finalidade, além de observações, análises documentais e entrevistas semiestruturadas (com representantes do Grupo de Sistematização do PDE/2008 e da Coordenação do PDE Escola / Secretaria Estadual de Educação – SEC-BA), foram aplicados questionários (entre os professores e demais funcionários da Unidade Escolar pesquisada) para verificar o grau geral de concordância, de toda a amostra de respondentes, acerca de algumas práticas gerenciais relacionadas à Gestão do Conhecimento (GC). O referencial teórico trata de temas relacionados ao foco da pesquisa, tais como: globalização, contexto educacional brasileiro e pressupostos conceituais da Gestão do Conhecimento e do Plano de Desenvolvimento da Escola. A análise dos dados obtidos evidenciam indícios de práticas gerenciais associadas ao aprendizado, à criatividade e a inovação, no contexto escolar, porém feitas de maneira intuitiva e sem sistematização. Outra constatação é a de que o PDE é considerado, pela comunidade escolar, uma importante ferramenta gerencial e um planejamento estratégico que a escola elabora e implementa, para a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem. Entretanto, a maioria dos participantes da pesquisa explicita que as principais dificuldades encontradas, nos processos de elaboração e de implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola, são a comunicação e a participação, dos diversos segmentos escolares, insuficientes, e sugere uma maior divulgação, destes processos, como forma de melhorar o envolvimento de todos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais