Navegando por Autor "Abreu, Roberta Melo de Andrade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo proposicional/hipertextual e tecnologia da informação: um estudo de caso na licenciatura em computação do IFBA – Campus Santo Amaro(2016-04-29) Sales, Eduardo Souto Maior; Lima Junior, Arnaud Soares de; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Leite Júnior, Jorge Costa; Rocha, José Claudio; Silva, Obdália Santana FerrazA ubiquidade da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano social, atuando praticamente em todas as atividades das áreas do conhecimentohumano. Na Educação pesquisas apontam as potencialidades das TIC como uma grande aliada no desenvolvimento de processos pedagógicos que contribuem com o ensino e a aprendizagem; no entanto, o que se percebe na prática é o uso instrumental da tecnologia para reprodução, assimilação e transmissão de conteúdos. A tese investiga a relação do currículo e TIC, em particular a Tecnologia da Informação (TI), por compreender que o uso instrumental e mecanicista da TI nos processos pedagógicos está atrelado à concepção curricular tradicional/moderna baseada na epistemologia racional científica. O trabalho está fundamentado na epistemologia proposicional, na abordagem curricular proposicional/hipertextual e na concepção de técnica e tecnologia baseada na perspectiva criativa e transformativa do conceito grego de teckné. Tem como objetivo principal compreender e explicitar as contribuições da abordagem curricular proposicional/hipertextual para o currículo, enfatizando as possíveis relações para o uso não instrumental da TI no âmbito da educação escolar. Para alcançar o objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem exploratória edescritiva na Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Santo Amaro. O processo de investigação se baseou na análise documental dos documentos relacionados com a elaboração do projeto pedagógico do curso (PPC) e de suas expressões curriculares, visando à compreensão da epistemologia e concepção de técnica/tecnologia que fundamentou sua construção. Com base na análise do estudo realizado foi constatado que o PPC é fundamentado e estruturado segundo a epistemologia científica moderna, da mesma forma, a TI segue os princípios científicos do uso instrumental e mecanicista incorporada nas práticas pedagógicas. Como contribuição, a pesquisa sugere indicadores qualitativos epistemológicos e curriculares, no sentido de aproximar a concepção/prática curricular de uma abordagem proposicional/hipertextual criativa e transformativa, pertinente com a emergênciatecnológica contemporânea, numa perspectiva informacional e comunicacional.
- ItemFormação continuada e em serviço de professores da educação de jovens e adultos: a experiência do Centro Estadual De Educação Magalhães Neto – Salvador-BA(2017) Santos, Lúcia Santos; Pereira, Antônio; Barreto, Denise Aparecida Brito; Conceição, Ana Paula; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Aquino, Maria SacramentoEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, insere-se no campo de Formação Continuada Docente. Intitulada Formação Continuada e em Serviço de Professores da Educação de Jovens e Adultos: A experiência do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto – Salvador/BA, esta pesquisa apresenta a seguinte questão norteadora: De que forma se desenvolve a formação continuada e em serviço dos docentes da EJA no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, como essa formação reverbera na prática desses docentes e o que eles pensam sobre isso? Desse modo, este estudo tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a formação continuada e em serviço dos professores da EJA do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado no município de Salvador-BA. Definimos como objetivos específicos: descrever o processo formativo que ocorre no CEA, analisando as mensagens dos professores em torno dessa formação a fim de entender como essa tem reverberado na práxis pedagógica dos docentes de EJA; delinear as ações efetivadas pela SEC-BA para atender à demanda da formação de professores; e identificar as dificuldades e impedimentos para a realização de ações formativas. O processo investigativo se pautou na abordagem qualitativa pelo método do estudo de caso. Para tanto, os procedimentos metodológicos usados foram levantamento bibliográfico e documental, questionários e entrevista a educadores, coordenador e diretor da unidade e Coordenação de Jovens e Adultos – SEC-BA. O arcabouço teórico utilizado para referendar esses estudos contou com as obras de Arroyo (2006), Barros (2011), Fávero (2006), Freire (1996; 1992; 2000; 1997; 1993; 2015), Gatti (2010), Lüdke e André (2014), Oliveira (2007), Paiva (2011), Pimenta (2002), Soares (2001), Tardif (2003), dentre outros. Ao longo desse estudo, buscamos apresentar um panorama da EJA no Brasil; a legislação que trata da formação de professores, especialmente da EJA; o conceito de formação continuada e em serviço em uma perspectiva humana, profissional e ética; os paradigmas contemporâneos de formação do professor, relacionandoos com a EJA. Nesta perspectiva, a pesquisa constatou que não existe uma seleção específica para ocupar as vagas de professores da EJA, tampouco um programa de formação de professores da EJA implicado no estudo das singularidades da modalidade. Destacamos também o descompasso entre as determinações legais e a atuação da SEC-BA, seja por limitações ou outras questões. Acreditamos que a melhoria da qualidade da educação perpassa pela formação dos professores e que a implicação dos órgãos competentes só tem a possibilitar o alcance desse objetivo. Nesse sentido, desenhamos uma proposta de intervenção de professores da EJA a ser apresentada à SEC-BA como produto dessa pesquisa, a fim de contribuir com o campo de formação de professores da EJA. Afinal, os jovens, adultos e idosos – cidadãos brasileiros – fazem parte do coletivo de sujeitos da sociedade do Brasil.
- ItemPós-graduação e pesquisa em educação: contribuições epistemológicas a partir do estudo de caso do Programa Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC)(2015-03-13) Abreu, Roberta Melo de Andrade; Lima Junior,Arnaud Soares de; Pimenta, Selma Garrido; Teixeira, Cristina Maria D'Ávila; Leiro, Augusto Cesar Rios; Santos, Jocenildes ZacariasNessa investigação objetivou-se compreender a importância da discussão epistemológica na pesquisa em educação e na formação do pesquisador em educação, tendo como foco de investigação o Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O problema de pesquisa expressa-se na seguinte indagação: qual a importância da discussão epistemológica na proposta do PPGEduC para a formação do pesquisador em Educação? Realizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa fundamentada numa discussão epistemológica e estruturada a partir do estudo de caso, considerando-se a análise de dados bibliográficos e documentais, com a utilização de técnicas e análises de conteúdos. Constatou-se que uma das grandes questões é que as ciências, de um modo geral, têm como referência o paradigma da modernidade, sendo o rigor científico assegurado e regulado pela mensuração; o conhecimento passa a ser portanto compreendido sob a égide da quantificação, divisão e classificação. Neste cenário, torna-se necessário identificar outras lógicas de lidar com o conhecimento, já que este possui dinâmica interna própria e singular, admitindo assim a criação e a recriação incessantemente. A formação do pesquisador não foge a essa realidade, considerando que a vivência de quem pesquisa pauta-se por uma legislação institucionalizada. Deste modo, o PPGEduC foi criado e reproduz essa contradição: ele é um Programa em Educação e Contemporaneidade, tendo clareza acerca do processo da produção do conhecimento a partir de rupturas e crises constantes dos pensamentos hegemônicos e, no entanto, ao mesmo tempo é enquadrado num sistema nacional que concebe a produção da pesquisa e a formação de pesquisadores numa lógica oposta. Este trabalho não apresenta soluções prontas, mas indica a urgência de uma mobilização para um repensar e um redimensionamento no projeto do Programa bem como em suas práticas