Navegando por Autor "ARAÚJO, Joseane Gomes de"
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- ItemAnálise do Beneficiamento do Coco Babaçu na Comunidade de Cocho de Dentro em Jacobina – Ba(2012-12-15) GABRIEL, Tiago Pereira; ALVES, Matheus Silva; NOVAIS, Marcos Paulo Sousa; ARAÚJO, Joseane Gomes deEste trabalho tem como objetivo analisar o projeto de beneficiamento de coco babaçu na Comunidade de Cocho de Dentro em Jacobina-BA, com base nos vieses ambiental, econômico e social, para tanto é utilizada a metodologia Ecogeografia crida por Tricart e discutida por Ross, discutindo o contexto nacional e regional em torno do babaçu numa área que está dentro do core da Caatinga, porém com característica bem diferentes desta e por isso sendo discutidos os motivos naturais para a ocorrência do babaçu na região, o trabalho mostrou que há impactos negativos na área de estudo provocados por diversas atividades antrópicas, no entanto, em torno do projeto de beneficiamento percebemos que o mesmo é viável e benéfico para a sociedade com impactos positivos não só para a comunidade local como para o município, contribuindo até para elevar sua produtividade a nível regional no Estado.
- ItemAnálise dos impactos socioambientais do loteamento Morro Do Ouro na cidade de Jacobina-Bahia(2018-06-15) FREITAS, Luana da Silva; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos socioambientais decorrentes da ocupação urbana na cidade de Jacobina-Bahia, em particular com a implementação do loteamento Morro do Ouro. Nesse estudo pretende-se analisar o processo histórico da ocupação urbana a partir da construção de loteamentos, seguindo da avaliação das políticas públicas locais e das diretrizes destinadas a preservação de áreas permanentes, identificando as características físicas da área estudada e diagnosticando as principais alterações socioambientais. Para realização da pesquisa desenvolveu-se as seguintes ações: pesquisa bibliográfica, documental e visita em campo. Os estudos sobre a ocupação de grandes áreas na região periférica da cidade são determinados pelo mercado imobiliário, em busca de maior lucratividade e as questões socioambientais também já são evidenciadas a partir de esgotos lançados nos cursos d´água, remoção de vegetação nativa, ocupação em Áreas de Preservação Ambiental e aceleração da fragilidade ambiental – erosão, promovendo alterações socioambientais nas bacias hidrográficas da Félix Tomaz e Itapicuru-Mirim.
- ItemArte das/nas ruas: um olhar geográfico sobre as arte nas sinaleiras no centro da cidade de Jacobina-Ba(2018-07) MASCARENHAS, Paulo Matheus Cruz; MACEDO, Robson de Oliveira; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; CORDEIRO, Paula Regina de OliveiraOs movimentos artísticos das/nas ruas do centro da cidade de Jacobina-BA, precisamente nas avenidas Orlando Oliveira Pires e Lomanto Junior, localizadas no bairro Centro, evidenciam uma intrigante relação entre as feições modernas da cidade e a existência dos artistas de rua das sinaleiras. Esses grupos são responsáveis por imprimir novas características no espaço por meio da apropriação da cidade e pela redefinição dos lugares através de suas técnicas. Para compreender esse fenômeno artístico urbano traçaremos linhas teóricas reflexivas que relacionam o conceito de arte, o papel do corpo do artista na apropriação espacial e a expressão das práticas artísticas no cotidiano, amparados pela categoria de análise do lugar.
- ItemAs contribuições do ensino fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos.(2011-03-18) ARAÚJO, Valdir; ARAÚJO, Leonardo Rios; ARAÚJO, Joseane Gomes de; JESUS, José Alves de; LEAL, Ione JatobáO presente trabalho propõe-se a investigar as contribuições do Ensino Fundamental II para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos do 6º ao 9º ano. Entende-se que o Ensino Fundamental II é de vital importância para a vida escolar dos discentes, uma vez que, atua como base formadora dos inúmeros conceitos a serem trabalhados nos demais níveis. Procurou-se esclarecer o seguinte problema: de que forma o Ensino Fundamental II contribui para a formação dos conceitos cartográficos dos alunos? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: identificar os saberes dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II sobre as noções cartográficas; analisar a prática pedagógica dos professores de Geografia sobre o ensino de Cartografia; avaliar os livros didáticos sobre as noções cartográficas; enumerar as dificuldades dos alunos no que se refere aos conceitos cartográficos; avaliar os mapas mentais produzidos pelos alunos. Para tanto, utilizamos o método dialético, uma vez que o mesmo facilita a identificação de uma realidade que está implícita e por abranger um estudo direcionado ao objeto e ao sujeito simultaneamente. Para desenvolvê-lo utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários aplicados com professores e alunos e mapas mentais aplicados somente com os discentes, bem como análise dos livros didáticos utilizados pelas instituições pesquisadas. Diante disso, este trabalho buscou identificar as dificuldades existentes nos alunos do Ensino Fundamental II para que fosse possível, ao término, apresentar possibilidades de mitigá-las, uma vez que, chegou-se à conclusão que o Ensino Fundamental II, nas Instituições pesquisadas, faz-se ineficaz, já que os discentes estão saindo do 9º ano sem os conhecimentos básicos no que se refere à Cartografia.
- ItemA (des) articulação da geografia acadêmica e escolar no contexto do estágio supervisionado da Universidade do Estado da Bahia-Uneb, campus IV Jacobina-Ba(2018-03-01) SANTOS, Aline Rios da Silva; JESUS, Quele Oliveira de; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico buscou identificar os dilemas da (des) articulação da Geografia acadêmica e escolar no contexto do Estágio Supervisionado na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus de Jacobina, bem como, analisar até que ponto os conhecimentos geográficos construídos na universidade dialoga com a geografia escolar, durante o estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado consiste em uma das mais relevantes etapas no processo educativo de ensino-aprendizagem, pois permite ao aluno estagiário operacionalizar o aprendizado adquirido nas práticas acadêmicas fora da universidade, tendo a oportunidade de intervir na realidade educacional, colocando em prática a teoria adquirida ao longo do curso e diante dos resultados obtidos poderá nortear sua práxis pedagógica, pois é nesse momento que o estagiário assume autonomia em relação ao campo de atuação. E para que tal processo seja de fato consolidado é necessário que o futuro professor de geografia tenha uma boa formação dentro da academia, onde os conhecimentos geográficos construídos na universidade possam dialogar com a geografia escolar. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada análise bibliográfica e revisão documental, também trabalhamos com aplicação de questionários semiestruturados com os graduandos do curso de Geografia da UNEB, campus IV que estavam cursando o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia IV, no semestre de 2017.1 a fim de coletar dados e informações que possibilitassem responder os questionamentos levantados. Através desses, foi possível mensurar alguns impasses durante o Estágio Supervisionado, uma vez que nem sempre existe conexão entre dos conteúdos trabalhados nas universidades com aqueles ensinados nas instituições básicas, bem com, as dificuldades pelos graduandos de ressignificar os conhecimentos acadêmicos para a sala de aula.
- ItemO despertar à docência a partir das práticas de ensino do PIBID: um estudo de caso no Colégio Estadual De Serrolândia-Bahia(2018-06-15) REIS, Carla Almeida; NUNES, Marcone Denys dos Reis; BRITO, Maria Auxiliadora Valois Coutinho Pereira de; ARAÚJO, Joseane Gomes deA formação de professor atravessou vários períodos até chegar aos dias atuais, com o surgimento da educação superior em Geografia sentiu-se a necessidade da criação de políticas públicas que pudessem ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e auxiliar no processo de instrução do conhecimento de licenciandos. Nessa perspectiva, foram criados programas de iniciação à docência no âmbito universitário, com o objetivo de valorizar o magistério e inserir o licenciando na Educação Básica. O Colégio Estadual de Serrolândia (CES) foi beneficiado com o Subprojeto intitulado “Língua Inglesa e Geografia no Ensino Médio: Transitando pelas Hipermídias e Hipertextos numa Proposta Interdisciplinar”, que se tornou de grande importância para a formação dos licenciandos e dos alunos da instituição de ensino contemplada. Essa monografia tem como objetivo analisar a contribuição do PIBID na formação dos professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Campus IV. Pode-se concluir que, os pontos positivos atribuídos à atuação do licenciado na escola durante a participação no PIBID, vão muito além do ambiente escolar ao qual ele está inserido no decorrer desse processo, e contribuem sobretudo com a construção da identidade docente. O foco dessa pesquisa foi de analisar as práticas de ensino, Roda de Conversa, Café Filosófico e Aulas Coparticipadas desenvolvidas no Subprojeto que contribuem para a construção do conhecimento dos graduandos.
- ItemDiagnóstico das práticas educativas e metodológicas dos professores de geografia do ensino fundamental II de Jacobina: com ênfase no trabalho de campo.(2011-03-18) MAIA, Elis Carla de Souza; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de; NUNES, Marcone Denys dos ReisO presente trabalho tem como tema A Construção do Saber Geográfico nos Trabalhos de Campo no ensino de Geografia no processo educacional do ensino fundamental (II) da zona urbana de Jacobina-Ba. O Problema central dessa pesquisa consiste em verificar até que ponto a construção do saber geográfico através dos trabalhos de campo está sendo valorizada e utilizada pelos professores no processo de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a forma com que os trabalhos de campo estão sendo desenvolvidos no processo de aprendizagem de Geografia, nas escolas da zona urbana da cidade de Jacobina-Ba. Para tanto, a metodologia utilizada segue a linha crítica dialética, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. O procedimento metodológico utilizado foram os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que boa parte dos problemas nas Instituições escolares pesquisadas incide diretamente na questão da organização dos professores, pois alguns dos profissionais que lecionam Geografia não são especificamente graduados no curso. Verificou-se, ainda, que há dificuldades encontradas pelos professores em aplicar metodologias diferenciadas, como as aulas de campo, por exemplo, apesar de conhecerem a importância da mesma. Ainda sobre esse assunto, foi constatado que boa parte dos alunos entrevistados não tinha sequer noção do que seria a atividade. Apesar dos Coordenadores pedagógicos terem consciência da indispensabilidade das aulas de campo, muitos desconhecem ou não possuem mecanismos necessários para realizar essa tarefa.
- ItemDinâmica e evolução do espaço urbano na cidade de Jacobina-BA: análise do bairro da estação e da avenida Raimundo Xavier Menezes(2018-12) NEVES, Lucinda Carneiro; MATOS, Solange das Virgens de; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Jorima Valoiz dosO conceito de espaço geográfico aqui discutido, utilizando como base referencial teórico a forma e a função com a finalidade da caracterização da cidade de Jacobina para conhecer os objetos a serem analisados. Este trabalho objetivou analisar, através de fotografia antigas e atuais, as principais modificações ocorridas no espaço geográfico, num recorte temporal de 1960 a 2018, tendo como lócus da pesquisa a Praça da Feira Livre e suas imediações, e a Avenida Raimundo Xavier Menezes na cidade de Jacobina-BA. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, a qual utilizou como fontes de pesquisa jornais locais, documentos oficiais pertencentes ao acervo Arquivo Público Municipal e do NECC/UNEB, arquivos particulares e pessoais, como fotografias, sendo estes de suma importância para a investigação. Percebeu-se nas imagens analisadas, forte potencial fotográfico dos moradores, o que possibilitou enxergar, além de uma simples reforma, a modificação expressa do espaço geográfico de Jacobina, assim possibilitando também compreender os resultados decorrentes das modificações do espaço, sobretudo, na área que atualmente corresponde à ACIJA, UNEB, ao Ginásio de Esportes, à Praça da Feira Livre de Jacobina, e a abertura da atual Avenida Raimundo Xavier Menezes, que facilitou o acesso da população aos bairros Caeira e Nazaré nesta cidade, e promoveu o estabelecimento de diversos estabelecimentos comerciais estratégicos. Contudo, este trabalho tem relevância social por se constituir num material de conhecimento da história da cidade e num material didático para exemplificação de estudo sobre o espaço geográfico.
- ItemA Educação Especial na perspectiva da inclusão na licenciatura em geografia, UNEB - Campus IV(2019-07) ROSÁRIO, Juciane das Virgens; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SALVADOR, Juliana Cristina; FERREIRA, Carlos LimaEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como a Educação Especial na perspectiva da inclusão vem sendo tratada no curso de licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Para tanto, inicialmente, faz-se necessário uma reflexão acerca da estrutura da matriz curricular do curso supracitado, de forma a identificar os componentes curriculares que abordam a Educação Especial na perspectiva da inclusão, descrever o processo de operacionalização da Educação Especial no curso de licenciatura em Geografia, além disso, apresentar perspectivas da Educação Especial e Inclusiva, considerando a formação inicial em nível superior, oferecida aos licenciandos em exercício profissional e/ou futuros professores de Geografia. E, assim, compreender que o curso de licenciatura em Geografia, pode contribuir de maneira significativa para o efetivo processo de inclusão educacional e social de todos os alunos. O desenvolvimento desta produção se deu por meio da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, as quais serviram como suportes e contribuições para uma maior investigação e aprofundamento referente à temática. A coleta de dados foi obtida por meio da análise da matriz curricular, dentre outros documentos necessários e imprescindíveis (lista de alunos matriculados – ingressos no curso; lista de alunos matriculados por disciplina – “Educação para Necessidades Especiais e LIBRAS”, e resolução do componente curricular LIBRAS), existentes na estrutura do curso de licenciatura em Geografia, da UNEB, Campus IV, Jacobina-Bahia. Os resultados apontam que, é perceptível a presença da Educação Especial/Inclusiva no curso pesquisado, por meio dos componentes curriculares “Língua Brasileira de Sinais – (LIBRAS) ” e “Educação para Necessidades Especiais”. No que diz respeito ao seu processo de operacionalização, dentre os apontamentos: os estudos relativos a Educação Especial/Inclusiva, levando em conta as nomenclaturas e planos de disciplinas, estão limitados a esses componentes curriculares. No entanto, atualmente, o componente curricular “Educação para Necessidades Especiais” não está se constituindo em um auxiliador. Embora não tenha a inclusão como eixo de formação, por outro lado, os resultados levantados, possibilitaram também apresentar perspectivas da Educação Especial/Inclusiva, tais como: providências em relação a retomada da oferta de “Educação para Necessidades Especiais”, (ampliação de carga horária deste); inserção de estudos teóricos e práticos sobre a temática da Educação Especial/Inclusiva, de forma transversal, tanto nos componentes curriculares que tratam sobre a temática, quanto nos demais, existentes na matriz curricular do curso etc., são possibilidades aplicáveis, frente à inclusão educacional e social de todos os sujeitos, tendo em vista a compreensão de que, ao iniciar passos para a inclusão e considerar as perspectivas apresentadas, o curso pesquisado, poderá contribuir de maneira significativa para a efetivação desse processo inclusivo em toda sua plenitude.
- ItemEducação inclusiva e o ensino da geografia para alunos surdos no ensino fundamental II: desafios e possibilidades nas escolas municipais da cidade de Jacobina-Ba(2018-03-01) TEIXEIRA, Thaiane Nilo.; OLIVEIRA, Ticiane Silva de.; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Gislene Maria Mota dosO ensino da geografia para alunos surdos é imprescindível, pois esta ciência é responsável por desenvolver no cidadão a habilidade de construir o olhar crítico-reflexivo da totalidade mundo, compreendendo e relacionando à realidade vivenciada. Sob o contexto da educação inclusiva, faz-se necessário pesquisar o ensino da Geografia para alunos surdos. Para isso, esta pesquisa de caráter exploratório foi realizada nas escolas públicas municipais da cidade de Jacobina – BA, sendo desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas, estudo da legislação pertinente e estudos de campo, objetivando investigar a estrutura das escolas inclusivas, o ensino de geografia para alunos surdos colaborando com o desenvolvimento do mesmo. Destacando os desafios encontrados e as possibilidades metodológicas existentes. O método adotado foi o materialismo histórico dialético sob o paradigma da pesquisa quali-quantitativa.Os dados foram obtidos através de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, utilizando o instrumento de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas aplicadas a Secretaria de Educação Inclusiva do município, aos diretores das instituições pesquisadas, aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado - AEE e aos professores de geografia que trabalham diretamente com alunos surdos. Para os professores, a comunicação através da Língua de sinais é o maior desafio, consequência da pouca formação e ausência de intérpretes, mas, alternativas pedagógicas são adotadas, principalmente pelos profissionais do AEE, representando as possibilidades existentes diante desse contexto de adaptação escolar. O ensino da geografia para alunos surdos é um direito assegurado por lei, cabe a comunidade escolar, conhecer as características e necessidades de seus alunos para planejar e realizar ações que desenvolvam suas habilidades.
- ItemA Expansão Urbana e a Segregação Socioespacial na Dinâmica de Periferização da Cidade de Jacobina-Ba entre (2010-2016)(2017-08-08) REIS, Daniel Carneiro; ARAÚJO, Joseane Gomes de; JESUS, Fábio Nunes de Jesus; JESUS, José Alves deEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo explicar a relação que se estabelece entre a expansão urbana e a segregação socioespacial de Jacobina, e a ampliação do processo de periferização, e assim esclarecer suas implicações no Conjunto Habitacional Vivendas da Lagoa. O foco deste trabalho se deu a partir das discussões teóricas e da compreensão da formação socioespacial de Jacobina. A pesquisa de campo serviu como suporte e permitiu observar, explorar as ações desenvolvidas, e não desenvolvidas pelo poder público, bem como seus impactos na dinâmica socioespacial do Conjunto Habitacional. A dialética foi o pilar durante toda à pesquisa e permitiu a interpretação da realidade a partir das contradições estabelecidas espacialmente. A coleta de dados foi através de questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo estas analisadas e tratadas a partir do enfoque qualitativo-quantitativo. Os resultados apontam que o Conjunto Habitacional Vivendas da Lagoa tem o acesso a alguns serviços, em condições parcialmente satisfatórias. No entanto, a população sofre diretamente pela inexistência de políticas públicas que facilitem o acesso a serviços e infraestrutura básica, provocando assim, uma acentuada precarização da qualidade de vida dos citadinos, típicas da segregação socioespacial.
- ItemA Fábrica de Torres Eólicas na serra do Tombador: processos espaciais vinculados à instalação(2018-06-15) SOUZA, Emanuela Cordeiro; SILVA, Natalí Bispo da; LIMA, Josianne da Silva; LEAL, Ione de Oliveira Jatobá; ARAÚJO, Joseane Gomes deNeste Trabalho de Conclusão de Curso objetivamos investigar as condicionantes que possibilitaram a atração e instalação da Fábrica de Torres Eólicas do Nordeste – TEN no município de Jacobina-BA, especificamente na Serra do Tombador, neste ínterim, foram contemplados os agentes as ações e os desdobramentos espaciais. A metodologia do trabalho partiu da definição do objeto de pesquisa, a saber: quais foram os processos espaciais resultantes e as condicionantes que levaram à instalação da fábrica em um local que não possui mão-de-obra qualificada para o segmento e nem disponibilidade de matéria prima para a fabricação das torres, em seguida elaboramos o projeto de pesquisa no qual foram elencadas as seguintes questões norteadoras: quais são as condicionantes vinculadas à atração e instalação da Fábrica de Torres Eólicas do Nordeste no município de Jacobina-BA? quais foram os agentes e as ações desenvolvidas no processo de atração e instalação da Fábrica de Torres Eólicas do Nordeste no município de Jacobina-BA? e por fim, até que ponto é possível identificarmos os desdobramentos espaciais vinculados à presença da Fábrica de Torres Eólicas no município de Jacobina-BA? O levantamento bibliográfico norteou a seleção da base teórica que está fundamentada em Corrêa (1997), Santos (2006), Antonio Filho (2002), Lima (2016), Harvey (2012) dentre outros. Após esta etapa realizamos pesquisa de campo visando identificar agentes econômicos e as ações que facilitaram a atração e instalação da fábrica no município de Jacobina-BA. A coleta de dados se deu através de questionários e entrevistas sendo posteriormente analisadas na perspectiva qualitativa. Os desdobramentos espaciais encontrados no município com a instalação da TEN partiram de três vertentes: onde a primeira ocorreu no campo do trabalho especificamente na mão de obra qualificada; a segunda no campo institucional na criação de um projeto de lei aprovado na câmara dos vereadores do município de Jacobina-BA para beneficiar e adaptar a fábrica as leis orgânicas do município; a terceira no campo da infraestrutura com modificações espaciais tendo o propósito de adaptar a área urbana do município no que diz respeito ao fluxo de veículos responsáveis pelo transporte das torres.
- ItemOs fatores que contribuem para a distribuição espacial do vetor da doença de Chagas no Município de Miguel Calmon-Bahia(2017-12-15) MATOS, Agda Arilma dos Santos Rios; FRANCO, Gustavo Barreto; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes deEsta pesquisa científica teve como objetivo evidenciar os fatores que contribuem para a distribuição espacial dos triatomíneos, vetor da doença de Chagas, no município de Miguel Calmon-Bahia, pois este município é endêmico para Chagas. A metodologia partiu-se da análise de dados fornecidos por órgãos municipais e nacionais, assim como de estudo bibliográfico e documental. Dessa análise, foi feito uma discussão acerca dos setores econômicos que mais causam degradação do solo e perda da biodiversidade, que consequentemente levaram a dispersão e desaparecimento de animais silvestres; fontes sanguíneas dos triatomíneos, possibilitando o deslocamento para outras áreas, inclusive o peri e intradomicílio, desse modo, expondo a população ao risco de contrair a DCH (Doença de Chagas Humana). Através dos trabalhos realizados, constatou-se que o município de Miguel Calmon-Bahia, apresentou maior número de captura das espécies Triatoma pseudomaculata e Panstrongylus megistus, sendo essas capazes de formar colônia em ecótopos artificiais, logo, principais responsáveis por grande parte da transmissão de Chagas. O setor agropecuário, correspondente a 6,88% da área municipal, sendo indicado como o principal fator responsável pela distribuição espacial dos triatomíneos no município. Dessa forma, a vigilância epidemiológica deve continuar e intensificar o combate ao vetor da DCH no município, com ações de orientação a sociedade sobre a gravidade dessa doença, assim como prevenção e tratamento, e identificação das áreas de risco. Para isso, o município deve manter atualizado os dados referentes a DCH em sistema integrado nacional, cobrar avanços em pesquisas relacionadas a indústrias farmacêuticas junto a órgãos estaduais e nacionais, por tratar-se de uma doença endêmica que prevalece, sendo negligenciada.
- ItemA Formação dos Professores e o Ensino da Cartografia no Ensino Fundamental I(2011-12-15) SOUZA, Jailson Alves de; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; SANTOS, Jorima Valoz dosO presente trabalho consiste no resultado de uma pesquisa realizada junto aos professores das escolas públicas da rede estadual na cidade de Jacobina, Bahia, Brasil, que trabalham com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e tem como objetivo analisar a relação entre a prática pedagógica e a formação destes profissionais, ressaltando a seriedade do ensino da Geografia e a necessidade de uma boa Alfabetização Cartográfica nesta fase da educação. Para o alcance dos objetivos na condução da pesquisa, optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Por esse motivo foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa e a observação direta. São feitas também recomendações acerca da temática no sentido de incentivar a discussão na busca de alternativas amenizadoras bem como, sugerir ações que possam contribuir positivamente no que diz respeito ao ensino da Cartografia para crianças.
- ItemA linguagem da cartografia no ensino da geografia(2019-07) SILVA, Danielle Rocha Angelim da; SILVA, Josiane Jordão; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; ARAÚJO, Joseane Gomes de; NUNES, Marcone Denys dos ReisA Cartografia, no âmbito da Geografia Escolar se apresenta como uma linguagem que permite a representação dos fenômenos que ocorrem no espaço, contribuindo com as discussões geográficas em sala de aula. Entretanto, a Cartografia na educação básica, muitas vezes, é vista como um conhecimento complexo tanto para os alunos como até mesmo para professores, o que contribui para o estudo generalizado dos conceitos cartográficos. Partindo dessa perspectiva, diversos fatores como as metodologias de ensino dos professores e os materiais didáticos utilizados influenciam notoriamente no processo de ensino e aprendizagem dessa linguagem. A pesquisa traz a seguinte pergunta: Quais os principais problemas que os professores de Geografia do Colégio Municipal Arionete Guimarães de Souza encontram para trabalhar a linguagem cartográfica? O recorte espacial escolhido foi a cidade de Serrolândia, Bahia, tendo como sujeitos/participantes da pesquisa docentes que lecionam Geografia nessa unidade escolar. O objetivo do trabalho foi analisar os principais problemas que esses professores se deparam ao trabalharem a linguagem cartográfica, bem como contribuir, por meio de propostas didáticas, com a prática docente dos sujeitos da pesquisa. Visando alcançar o objetivo do trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, visto que essa permite uma relação mais dinâmica entre pesquisador e objeto de estudo. Em relação ao método a pesquisa seguiu os procedimentos técnicos do estudo de caso. Buscando fundamentar as discussões realizadas no trabalho foram utilizados os procedimentos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, além da pesquisa de campo que permitiu uma interação com a realidade em que o fenômeno estudado ocorre. As práticas docentes são importantes no que se refere a Cartografia Escolar, entretanto vários fatores que cercam essa profissão acabam dificultando o processo de ensino e aprendizagem do saber cartográfico. A partir da pesquisa percebeu-se que a realidade em que os professores do COMAGS são submetidos não foge do cenário educacional brasileiro, em que a precarização da educação é infelizmente mais um obstáculo a ser enfrentado pelo profissional docente.
- ItemLugar, Cooperativismo e Economia Solidária: um estudo da Cooperativa Recicla no Município de Jacobina-Ba.(2017-12-15) DALTRO, Daiane Lima de Oliveira; LIMA, Jamille da Silva; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; ARAÚJO, Joseane Gomes deEsta pesquisa tem por objetivo compreender a relação existente entre o lugar e a dinâmica político-econômica da Cooperativa Recicla Jacobina. Esta cooperativa foi fundada no ano de 2012, após o fechamento do lixão no município de Jacobina - Bahia, devido a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que instituiu obrigatoriedade da substituição dos lixões a céu aberto por aterros sanitários como medida de proteção ambiental. Nesse contexto, os catadores autônomos, que encontravam-se em situação de extrema precariedade social, aglutinaram esforços a procura de outras alternativas para trabalhar, o que resultou na criação da Cooperativa Reclica Jacobina. Esta pesquisa se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual foi realizada por meio da observação sistemática das ações promovidas pela cooperativa investigada durante o ano de 2016 até meados de 2017, bem como por meio da realização de entrevistas com os técnicos, direção da cooperativa e com os demais cooperados. Este estudo permitiu compreender a relação entre o lugar, base da re-produção da vida, e a Cooperativa Recicla Jacobina, pois mesmo a partir da alteridade com/no lugar, criou-se uma teia de relações que sustentam a vida, tanto do indivíduo, quando do coletivo dos cooperados. A cooperativa ganha novos contornos através da dinamicidade do lugar, mas também alimenta e redefine o próprio sentido do lugar.
- ItemO processo de desmembramento do município de Serrolândia-Bahia e a emancipação politíca do município de Quixabeira-Bahia: uma análise das relações políticas e identitárias entre os anos de 1980-2010(2019-07) RODRIGUES, Alane Silva Oliveira; CUNHA, Rahul Gustavo Novaes ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; ARAÚJO, Joseane Gomes de; LIMA, Jamile da SilvaCompreender como as relações históricas e políticas da população residente nos municípios de Serrolândia-BA e Quixabeira-BA influenciaram na construção dos signos e significados após o processo de fragmentação municipal é o objetivo principal desta pesquisa. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, com a utilização de levantamento bibliográfico, análise de documentos, pesquisa de campo e aplicação da técnica de entrevista. No decorrer do trabalho traçamos uma discussão acerca do conceito de lugar e território, relacionando com a identidade e cultura, discutindo a relevância que uma identidade tem sobre o lugar. Os apontamentos da pesquisa, demostram que o processo de Desmembramento do município de Serrolândia e emancipação de Quixabeira foram construídos através de sujeitos que enraizaram suas identidades no lugar, revelando que os interesses políticos individuais, atrelado ao desejo de apropriação do espaço coletivo de certos sujeitos influenciaram o acontecimento do fenômeno de fragmentação territorial e criação do município Quixabeira.
- ItemRelevância social do ensino de geografia na contemporaneidade: desafios de ensinar e aprender no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro(2021) SILVA, Carina Moura ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico tem como objetivo Investigar a Relevância Social do Ensino de Geografia a partir do Ensino Remoto, problematizando de que forma tem ocorrido o ensino remoto nas aulas de Geografia na contemporaneidade, e suas consequências no processo de Ensino e Aprendizado, bem como, discutir a condição da escola pública em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto e o uso das tecnologias neste contexto. A relevância social da Geografia nos dias atuais resulta muito do processo de ensino e aprendizagem, de como essa disciplina está sendo trabalhada nas escolas, como são os desafios de ensinar e aprender, tendo em vista que a percepção do aluno acerca do ambiente de estudo caracteriza a condição daquela escola, ou melhor o clima escolar da mesma. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia aqui apresentada é de caráter qualitativa que tem como base a pesquisa bibliográfica e a Pesquisa de Campo, que foi por meio da observação sistemática e para um resultado mais palpável foi aplicada uma entrevista através do Google Forms, com 17 questões relacionadas a relevância social da Geografia e o Ensino Remoto, para os alunos da 1° a, b e c série do Ensino Médio. Após análise dos resultados da pesquisa pode-se perceber, que o ensino de Geografia é de extrema relevância para formação do aluno. Sendo assim, torna-se necessário novas reflexões acerca da realidade da sala de aula, com a utilização dos recursos tecnológicos, tendo em vista o desafio de ensinar e aprender nas aulas online. Pois o ensino remoto é uma nova forma de aprendizagem na contemporaneidade
- ItemO uso de jogos didáticos para o ensino de geografia: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem(2019-07) SANTOS, Adelvan Ferreira; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Ivaneide Silva dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de; MAIA, Humberto Cordeiro AraújoOs jogos sempre atraíram a atenção dos indivíduos, seja pelo lado recreativo ou pelo anseio em batalhar por bens em disputas com jogos de azar. Na educação, os jogos podem se fazer um recurso didático que torna as aulas dinâmicas, atraindo a atenção dos estudantes nas diferentes faixas etárias e ciclos formativos. Apoiado nessas afirmativas, esta pesquisa pretende responder sobre: quais são as contribuições dos jogos didáticos para o ensino e a aprendizagem de Geografia? Desse modo, a pesquisa objetivou fazer uma análise sobre tais contribuições no Ensino Fundamental II do Colégio Municipal Arionete Guimarães de Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Para tanto, foi realizado um diagnóstico a respeito do uso desses recursos pelos professores de Geografia da referida instituição. Ademais, foram produzidos 2 jogos didáticos destinados à aplicação em turmas do 6° ano, 6° e 7° ano da Educação de Jovens e Adultos e 9° anos. A partir disso foram analisadas suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia. Temos como metodologia a pesquisa qualitativa em educação, do tipo pesquisa-ação, que nos permitiu diagnosticar a prática dos professores e intervir a partir da aplicação dos jogos didáticos. Como dispositivos de pesquisa, nos valemos da produção dos jogos e das observações participantes durante sua aplicação e obtivemos os resultados através das entrevistas semiestruturadas direcionadas aos quatro professores participantes. Foi constatado que esses recursos podem ser elaborados de modo a contextualizar os conteúdos a partir do espaço vivido dos sujeitos, possibilitando a apreensão do conhecimento de forma lúdica, tornando os estudantes mais participativos durante as aulas de Geografia.
- ItemO uso do Celular nas aulas de Geografia: uma nova perspectiva nas práticas docentes(2017-12-15) LIMA, Dieize Maia Coutinho; MARTINS, Luzia Fernandes; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane Gomes de; GÓES, Liliane MatosA visão das pessoas sobre determinada temática traz alguns debates interessantes da realidade que a compõe. O campo da investigação pode traduzir vários dilemas em destaque, fazer parte de tal demanda nos permite chegar a um resultado que pode ser compartilhado em todos os ambientes e navegar em diversos mundos através do olhar do outro. Assim, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como o celular pode contribuir às práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, focando a relevância das discussões a respeito dessa temática nos dias atuais. A pesquisa teve como abordagem teórica o estudo qualitativo de caráter exploratório, e o método hipotético dedutivo, utilizado para a realização da mesma, a técnica de coleta de dados através de questionários e também de observações, foi possível identificar, como os docentes pesquisados concede o uso do celular em sala de aula em dois colégios de ensino médio de Jacobina- BA. Após análise dos resultados da pesquisa pudemos perceber através das respostas dos professores e alunos, que o celular pode ser usado nas aulas de Geografia de diversas maneiras, para tirar fotos, compartilhar as atividades pelos grupos de whatsapp ou facebook, os alunos sugeriram que pudessem usar o celular sem atrapalhar no sentido de incorporar para ver os mapas ou fazer pesquisas nas aulas. Enquanto que os professores percebe o celular da seguinte forma. Novas reflexões precisam acontecer acerca da realidade da sala de aula, para utilização de tais recursos tecnológicos propostos. Pois podem contribuir com o ensino para uma nova forma de aprendizagem no mundo contemporâneo. Para a valorização dessa pesquisa tivemos uma enriquecida contribuição de professores e alunos.