Navegando por Autor "ARAÚJO, Joseane Gomes"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do Teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo artefato no município de Serrolândia-Ba(2017-12-15) SANTOS, Laiane Oliveira dos; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesEsta pesquisa é o resultado da investigação acerca das contribuições do teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo Artefato no município de Serrolândia-Ba. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, na medida em que busca analisar as particularidades das falas dos sujeitos envolvidos na mesma, com caráter exploratório, utilizando como método de estudo a dialética. Para a realização da pesquisa utilizamos um questionamento base: Quais as contribuições do grupo Artefato em Serrolândia – BA para apreensão de temas emergentes da Geografia? Como instrumentos para coleta de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas e semiestruturadas, bem como a realização de grupos focais. Também foram analisados vídeos e fotografias do referido objeto de pesquisa. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições do grupo de teatro Artefato no município de Serrolândia-Ba para apreensão de temas emergentes da geografia. Tendo como objetivos específicos perceber como o grupo Artefato promove a apreensão de temas emergentes da geografia; analisar de que forma o público das peças apreendem a mensagem transmitida; identificar se o público das peças utiliza o conhecimento adquirido através das mesmas no contexto social no qual fazem parte. Consideramos que a pesquisa apresenta benefícios para a educação geográfica, uma vez que estudou como um segmento da sociedade civil pode contribuir para discussão e apreensão de temas emergentes da geografia, e também será de grande relevância para a população da cidade de Serrolândia – BA, pois, não há pesquisas científicas sobre a atuação do grupo Artefato na cidade. Os resultados da pesquisa nos revelam que o teatro, através da sua linguagem artística, e ludicidade, ao discutir temas geográficos, contribui para apreensão de temas emergentes da geografia.
- ItemDiagnóstico de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações para gestão e planejamento de riscos na cidade de Jacobina, Bahia(2022-12-16) NASCIMENTO, Nilma Alves do ; SILVA, Wesley Lopes da ; JESUS, José Alves; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; ARAÚJO, Joseane GomesEste trabalho objetiva realizar diagnóstico de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações na cidade de Jacobina-BA (2021-2022), visando gestão e planejamento de riscos. Metodologicamente, adotou-se abordagem quantitativa, em especial devido implementação de banco de dados geográficos em SIG. A tipologia da pesquisa é descritiva, porém sem abdicar à explicação. O trabalho foi estruturado sob método hipotético-dedutivo, tendo como fontes principais as primárias, em virtude da inexistência de pesquisas anteriores sobre o objeto de pesquisa definido. Em termos procedimentais, realizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório. Neste sentido, estabeleceu-se estruturação de SIG, zoneamento e classificação das suscetibilidades. Os dados importados e gerados foram analisados a partir da produção de mapas temáticos, fotointerpretação, desenvolvimento de pré-mapa e carta síntese. Os resultados indicam suscetibilidades a escorregamentos planares, quedas de bloco e inundações nas porções norte, sul, leste e oeste da cidade de Jacobina. Por fim, evidenciou-se que a erosão desencadeada pela supressão da vegetação e exposição do solo no contexto da expansão urbana desordenada é o evento de interface entre as suscetibilidades de movimentos gravitacionais de massa em encostas e inundações nas várzeas da cidade de Jacobina.
- ItemA influência dos paraibanos na agricultura e no centro comercial de Irecê-BA 1970 a 2010.(2012-11-11) RODRIGUES, Anne Caroline; FERREIRA, Carlos Lima; MIRANDA, Miriam Geonisse de; ARAÚJO, Joseane GomesA presente pesquisa consiste em uma análise para compreender os principais fatores que influenciaram a saída dos paraibanos de suas cidades para o sertão baiano, bem como a sua contribuição para a ascendência da dinâmica comercial da cidade de Irecê-BA. Como base para a investigação, foi realizado um levantamento histórico do grupo de paraibanos para entender a sua trajetória desde a saída da Paraíba até o processo de enraizamento em Irecê. O método de abordagem foi o fenomenológico, aonde foi estudado um fenômeno ocorrido na cidade de Irecê que é a influência dos paraibanos na agricultura e no comércio a partir de entrevistas e pesquisa de campo. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa (estudo do fenômeno). A história oral foi utilizada como principal instrumento para compreender os acontecimentos mais importantes e a dinâmica que ocorreu na estrutura econômica da cidade. Foram utilizadas outras técnicas para coleta de dados, como a observação, entrevistas escritas e orais. Identificou-se a existência da categoria de analise lugar, fruto das relações dos imigrantes com o ambiente novo e que ao mesmo tempo trás recordações do lugar de outrora. Os imigrantes paraibanos começaram a migração no final da década de sessenta do século XX e atualmente representam um número expressivo que chega a modificar as características locais. A princípio a vinda da maioria dos paraibanos deu-se por conta das grandes colheitas que existiam na cidade, principalmente a do feijão. Os mesmos trabalhavam nas lavouras e traziam suas famílias tempo depois quando haviam se estruturado. Por conta das alterações realizadas na agricultura, as grandes colheitas de feijão já não existiam mais. A economia da cidade começou a entrar em recessão, o que levou grande parte da população a emigrar, mas os paraibanos começaram a se instalar em outros ramos. Em 2000 a feira livre começou a ganhar novos feirantes que fugiam do desemprego e da fome, estes eram os paraibanos, que começaram a vender roupas na cidade com as famílias nas pequenas barracas, depois passaram a abrir lojas com atacado e varejo e atualmente dominam o comercio da cidade. Presentemente o símbolo de “A capital do feijão” não intitula mais a cidade de Irecê, pois, a mesma se transformou econômica e culturalmente com a ajuda dos paraibanos em uma das capitais interioranas do comércio.
- ItemLugar e Território do Ser Negro no Brasil Contemporâneo: ponto de vista dos alunos do Ensino Médio de Várzea Do Poço-Ba(2017-12-15) SILVA, Eilane Carvalho da; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; JESUS, Fábio Nunes de; ARAÚJO, Joseane GomesEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o ponto de vista dos alunos do Ensino Médio de Várzea do Poço – BA, sobre o território e lugar do ser negro no Brasil contemporâneo. Parte-se da suposição de que a identidade étnica é produto das interações sócio espaciais, histórica, cognitivas e afetivas. Inicialmente realizou-se o levantamento bibliográfico. A pesquisa campo foi aplicada no Colégio Estadual Felipe Cassiano, em Várzea do Poço, Bahia, com alunos do Ensino Médio, através de entrevistas narrativas. As entrevistas foram feitas com uso de gravador, sendo que foram dirigidas perguntas para cada entrevistado individualmente e em local isolado dos demais. A gravação foi permitida e os nomes dos entrevistados não foram revelados por questões éticas para garantir a dignidade dos entrevistados, mas foram identificados por números seguidos de letras A (que possui características de auto afirmação) e NA (que não apresenta características de auto afirmação). O conceito de lugar foi fundamentado em Carlos e Santos. Para o conceito de território utilizou-se Souza e Haesbaert. Os resultados apontam que essa população já conquistou um lugar igualitário. Segundo os alunos, o lugar do negro são todos os lugares. No que diz respeito ao território, eles percebem que existem desavenças, preconceitos, interiorização dessa população. Dessa forma, os confrontos por território são perceptíveis.
- ItemOficinas pedagógicas e Aprendizagem Significativa: contribuições para a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental(2017) OLIVEIRA, Maria Gabriela Martins de; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesA ação de ensinar sempre foi vista como algo desafiador, na medida em que o professor se vê a todo o momento pressionado a despertar o interesse dos alunos para a sua aula. Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que há uma necessidade de se buscar a inovação da prática pedagógica enquanto meio de se alcançar a aprendizagem significativa. Sendo assim, o presente trabalho buscou explicar as contribuições das oficinas pedagógicas para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve como objeto de estudo alunos e professores de três escolas públicas municipais de Serrolândia-Ba, cuja modalidade de ensino abrange o Ensino Fundamental I. Para tanto, a pesquisa leva em consideração um questionamento base: Por que as oficinas pedagógicas contribuem para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, e apresenta uma abordagem metodológica qualitativa de caráter explicativo, tendo como fundamento teórico metodológico para a apreensão do conhecimento, o construtivismo, utilizando como procedimento a pesquisa-ação. Para tal, foram realizadas entrevistas com quatro professoras das três escolas pesquisadas, e com os trinta estudantes de 5º ano destas instituições que participaram das oficinas desenvolvidas pela pesquisadora. As práticas realizadas durante as oficinas apresentaram resultados extremamente positivos no que se refere à aprendizagem significativa dos alunos participantes, podendo ser comprovado através das entrevistas por eles respondidas, bem como pelas professoras investigadas. Os dados obtidos nesse estudo foram observados, analisados e aqui serão apresentados, visando comprovar a eficácia da utilização das oficinas pedagógicas na apreensão dos conteúdos de Geografia.
- ItemProfessores de Geografia em contextos de diversidade: um estudo de caso no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda - Comuja na cidade de Jacobina - Bahia(2018-06-15) BISPO, Jobison dos Reis; MATOS, Vanderleia Carneiro de; NUNES, Marcone Denys dos Reis; ARAÚJO, Joseane Gomes; SOUSA, Antônia Euza Carneiro depresente trabalho intitulado PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: um estudo de caso no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda- COMUJA na cidade de Jacobina – Bahia, teve como objetivo principal compreender como as questões de diversidade de raça/etnia, gênero e sexualidade podem ser/são trabalhadas nas aulas de Geografia, se caracterizando como uma pesquisa qualitativa em educação, na qual utilizou-se do método de estudo de caso e as ferramentas de coleta de dados foram: entrevista, questionário e a análise documental, fundamentando-se nos estudos de Ludke e André (2015). Dividida em três partes, sendo a primeira a revisão de literatura, apresentando os principais conceitos abordados na pesquisa defendidos por autores como Silva Junior [et al] (2016), Carreira (2016), Costa e Teles (2011) Pocahy (2011), Piscitelli (2008) e Silva (2008); na segunda parte realizou-se a análise do contexto formal/documental no qual os professores de Geografia estão inseridos, visando identificar a presença das interseccionalidades de raça/etnia, gênero e sexualidade nos Planos Nacional, Estadual (Bahia) e Municipal (Jacobina) de educação e Projeto Político Pedagógico do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda- COMUJA; na terceira e última parte realizou-se o diálogo/análise a partir das entrevistas e questionários aplicados, partindo da exposição do perfil profissiográfico dos docentes participantes da pesquisa. Como principais resultados, foi possível perceber que o contexto em que os professores estão inseridos é marcado por uma abordagem pouco significante das questões de diversidade, com exceção para o Projeto Político Pedagógico analisado, o perfil profissiográfico é marcado por tempo de serviço maior que dez (10) anos, a maioria dos professores possuem formação continuada/em exercício, porém nenhum é formado na área de educação e diversidade, todos os docentes entrevistados afirmam que a disciplina de Geografia pode contribuir para tais debates e todos destacam como isso pode ser/é feito no cotidiano escolar, além disso a resistência a debates voltados para questões de gênero e sexualidade foi algo presente nas falas dos entrevistados vistos como “temas polêmicos” pelos mesmo.
- ItemO turismo enquanto atividade econômica na cidade de Jacobina - BA(2012-08-17) OLIVEIRA, Emanuela Alves de; PERAZO, Jamille Vasconcelos; ARAÚJO, Joseane Gomes; ALVES, Matheus Silva Alves; GUERRA, Miriam Geonisse de MirandaO presente trabalho visa analisar as condições de realização do turismo no município de Jacobina, bem como a importância da utilização desta atividade econômica como possibilidade de desenvolvimento para a comunidade local. Diante do potencial turístico apresentado através da estrutura geológica e da cultura presente no município, torna-se importante estabelecer uma discussão sobre sua economia e uma possível reconfiguração com a implantação do turismo. Nessa pesquisa temos como objetivo principal diagnosticar o potencial econômico da atividade turística em Jacobina, identificando as atividades que podem ser fortalecidas para a promoção do turismo no município, visto que o turismo é uma atividade que gera rotatividade na economia de um determinado local, porém apesar da cidade de Jacobina ser privilegiada por atrativos naturais, eventos culturais e religiosos, possui ainda.
- ItemA utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino da Geografia: uma Reflexão(2016-12-15) CARVALHO, Dalete Mota de; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; ARAÚJO, Joseane Gomes; SANTOS, Edvaldo Hilário dosEstamos vivendo em uma nova era da informação e comunicação, através das inovações tecnológicas e do uso internet como ferramenta, que são meios que facilitam o cotidiano social, tornando o mundo atual cada vez mais globalizado. E percebe-se que a parte significativa da população tem acesso a estes meios de informação quebrando uma barreira territorial entre pessoas de qualquer classe social. A partir desse conceito, o presente projeto teve como objetivo principal investigar as práticas pedagógicas dos professores de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira na cidade de Jacobina, além da influencia que o uso dos recursos tecnológicos atuais possam interferir na aprendizagem dos alunos da referida escola. Portanto o interesse desta pesquisa é perceber de que forma a tecnologia é usada e qual benefício ela traz para professores e alunos no ensino da Geografia. Em termos específicos buscou-se conhecer o perfil dos participantes e levantar informações quanto aos recursos tecnológicos utilizados na relação de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 02 professores que atuam no ensino da Geografia, e com uma amostra de 25 alunos do 6º ano. Foi elaborado um questionário misto, com questões fechadas e abertas que foram aplicadas com esses professores e alunos. Foram feitas algumas observações do espaço físico, e dos equipamentos tecnológicos disponíveis na unidade escolar. A metodologia empregada foi qualitativo e quantitativo, com a construção de gráficos e quadros para representarem os resultados obtidos. O resultado da pesquisa revela que a Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira oferece poucos recursos tecnológicos, apesar dos professores terem sidos capacitados para manusear esses equipamentos tecnológicos. Sendo assim, o livro didático e o quadro são utilizados como principais recursos. Falta mais reflexão pelo professor sobre a utilização desses aparatos tecnológicos no ensino da Geografia como um recurso inovador e que pode contribuir no processo ensino e aprendizado.