Navegando por Autor "AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA dimensão ambiental nos livros didáticos de geografia de 5ª série do ensino fundamental(2008-11-10) MENEZES, Emille Mena Lima; MARTINS, Jacqueline de Vasconcelos Dantas; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos SantosDurante muito tempo, os livros didáticos deixaram de ser objeto de estudo de pesquisadores devido ao duvidoso papel que desempenhavam na configuração das instituições de ensino, sobretudo nas escolas da rede pública de ensino. Antes conhecido apenas como instrumento de memorização, o livro didático avançou, e hoje, além de transmitir conhecimento, transformou-se em um instrumento pedagógico importante para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos e para a formação política e social dos mesmos. Também serve como objeto de atualização de professores e deve promover a formação de cidadãos responsáveis, principalmente com a questão ambiental que tanto preocupa, atualmente, a sociedade e é uma questão expressamente discutida nos diversos meios, sejam eles acadêmicos, sociais, a mídia, dentre outros. O PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, que avalia e seleciona os livros didáticos para o uso em sala de aula, foi o grande responsável pelo notável avanço no campo conceitual desse material didático. Neste trabalho, busca-se avaliar a dimensão conceitual de Meio Ambiente nos livros didáticos de 5ª série do Ensino Fundamental. Sendo assim, foram analisados para compreender como os autores desses livros trabalham o conceito de Meio Ambiente e as implicações provenientes do tipo de abordagem desenvolvida por cada um deles. Objetivando analisar e refletir acerca do modo como esses autores empregam este conceito nos livros didáticos, aplicou-se a A.C. – Análise de Conteúdo. A classificação do conceito de Meio Ambiente, trazido por cada autor dos livros didáticos estudados, foi caracterizada com base nas concepções paradigmáticas de Sauvé, bem como as categorias sobre as concepções de Meio Ambiente apresentadas por Barzano.
- ItemEstratégias de Aprendizagem no Ensino de Paisagem para alunos com Síndrome De Down(2011-11-15) CARVALHO, Alaíde Gonçalves; LIMA, Graciete Carneiro Oliveira; MATOS, Rosemeire Lopes; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos ReisO conhecimento do professor acerca das limitações e habilidades dos alunos especiais é fator primordial para a escolha de estratégias que potencializem a aprendizagem dos conteúdos escolares por esses discentes. Diante desse fato, esta pesquisa objetiva investigar a articulação de estratégias de aprendizagem no ensino dos conteúdos geográficos de paisagem para alunos portadores da síndrome de Down. Fundamentado nos pressupostos do enfoque crítico dialético, o procedimento metodológico utilizado para elucidar o fenômeno investigado, caracteriza o estudo como pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que as estratégias de aprendizagem possivelmente mais eficientes para potencializar a aprendizagem dos alunos portadores da síndrome de Down acerca dos conteúdos de paisagem, referem-se aquelas que trabalham a memória visual, como por exemplo, as aulas de campo, as fotografias e os desenhos, pois, como esses discentes possuem dificuldades de abstração e concentração, essas estratégias além de despertarem um maior envolvimento e interesse dos educandos, possibilitam a construção do conhecimento a partir do concreto, do vivido pelo aluno.
- ItemFatores que impedem a inclusão de alunos surdos no sistema regular de ensino nas escolas municipais no município de Jacobina, Bahia. Desafio para uma educação inclusiva.(2008-11-10) OLIVEIRA, Itanna Ribeiro de; NUNES, Viviane Santos; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SOUZA, Antonieta Leolina de; SANTOS, Edel Isamar Martins dos; NUNES, Jacy Bandeira AlmeidaA presente pesquisa buscou analisar os fatores que impedem a inclusão de alunos surdos no ensino regular no município de Jacobina, Bahia, através de uma abordagem Trânsito-Dialético, uma vez que para as Ciências Geográficas os questionamentos apresentados em forma de hipóteses podem ser referendadas mediante a relação dos sujeitos participantes da mesma. Os resultados apresentados se reportam às questões das dificuldades dos professores em desenvolver um trabalho eficiente com alunos surdos pelo desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, gerando a falta de comunicação entre os atores do processo ensino-aprendizagem; tal situação se dá em função da não capacitação no exercício de formação continuada, principalmente por não haverem Políticas Públicas no municipio de Jacobina, apesar da Lei 9.394/96 explicitar tal necessidade.
- ItemA internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantação do Museu Virtual de Jacobina - BA(2007-07-30) AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; LACERDA, Gilberto; PEQUENO, Mauro Cavalcante; TELES, LúcioO presente trabalho procura discutir a validade do Museu Virtual de Jacobina (BA), a partir da sua concepção e implementação como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica, considerando-se a escassez de materiais didáticos dinâmicos, criativos e atuais no campo da Geografia e as múltiplas possibilidades fornecidas pela tecnologia dos computadores, em especial pela internet. Buscou-se no estudo de caso através de um curso de extensão; aos professores licenciados em Geografia e que atuam em classes de ensino fundamental e médio, da rede pública; possibilitar experiências didáticas e Identificar possibilidades pedagógicas de uso do museu virtual como material didático. Os resultados obtidos nos remetem às questões de que o ensino da Geografia pode ser repensado, avaliado, modificado a partir da realidade local, pela percepção do espaço, para o desenvolvimento de postura ética e cidadania e neste sentido, o Museu Virtual tornou-se material didático válido e importante.
- ItemA percepção ambiental no Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, distrito de Itaitu, Jacobina – Bahia, à luz do Programa Despertar: um estudo de caso(2008-11-20) SEIXAS, Lívia Silva; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; LEAL, Ione Oliveira JatobáEste trabalho é o resultado de uma pesquisa exploratória, qualiquantitativa e baseada no método hermenêutico-dialético, acerca da percepção ambiental dos alunos e professores, a partir da atuação do Programa Despertar, no Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, situado no Distrito de Itaitu, zona rural do município de Jacobina-BA. O Programa Despertar é um programa especial do Serviço Nacional de Aprendizado Rural, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e com a Companhia de Eletricidade da Bahia. Atua promovendo capacitação em EA nas escolas das comunidades rurais dos municípios baianos. O Programa Despertar visa promover a conscientização ecológica do indivíduo, formando cidadãos conscientes dos problemas socioambientais do planeta e dispostos a promover ações de melhoria no âmbito da saúde, educação e meio ambiente. A proposta desse estudo de caso é, de fato, identificar a percepção ambiental dos alunos e dos professores do Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires, a partir da aplicação de questionários de questões abertas para os professores e questionários de questões abertas, inclusive desenhos, para os alunos participantes da pesquisa. Esta pesquisa tomou como referência para interpretação dos dados as duas principais vertentes da EA: a conservadora e a emancipatória. Para a análise de dados utilizou a metodologia da Análise de Conteúdo. Ao final da pesquisa, detectou-se a presença da vertente naturalista da EA tanto nas concepções dos professores quanto nas concepções dos alunos, no entanto, percebe-se a transição desta para a visão socioambiental em ambas as partes.
- ItemO potencial da webquest para a aprendizagem da educação ambiental(2012) PEREIRA, Udiane dos Santos; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos ReisO presente trabalho tem como intuito apresentar o processo e os resultados do desenvolvimento de um minicurso com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi preciso que os discentes executassem as atividades propostas numa webquest, articulando pesquisas na internet e atividades de campo sobre os problemas socioambientais na cidade de Morro do Chapéu – Bahia; a fim de buscar constatar o potencial do uso da webquest na aprendizagem sobre Educação Ambiental. A modalidade de investigação utilizada foi a pesquisa-ação. As atividades desenvolvidas no minicurso e propostas na webquest contemplaram a realização de atividade de campo, de forma coletiva, para que os alunos apontassem os problemas socioambientais existentes na cidade; a delimitação e o registro fotográfico do problema; a construção dos caminhos para a busca de possíveis soluções; a socialização para os demais alunos por meio de pequenos vídeos e apresentações eletrônicas. A construção do referencial teórico estabeleceu a interlocução com: Demo, Tripp, Martins Fernandes, Paulo Freire, Pierre Lévy, Galiazzi, Vidal, Heerdt e Finck Brandt. Com os resultados obtidos com a realização do trabalho, pode-se comprovar a importância de se criar situações significativas, utilizando a pesquisa como princípio educativo. Com a metodologia desenvolvida os alunos leram, discutiram, escreveram sobre os problemas socioambientais, apontaram soluções possíveis com execução das atividades disponibilizadas na webquest, garantindo alcance dos objetivos propostos. Diante a isso, pôde-se constatar o potencial significativo da webquest para promover maior mobilidade e dinamismo no processo de ensino aprendizagem, na educação ambiental e na inclusão digital dos alunos.