Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR) por Autor "Silva, Rosemary Lopes Soares da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão da escola pública: uma avaliação do programa gerenciando a escola eficaz(2008-07-15) Silva, Rosemary Lopes Soares daO presente texto analisa a gestão escolar nas instituições públicas de ensino fundamental e médio em Salvador através da análise do Programa Gerenciando a Escola Eficaz introduzido nas escolas a partir do ano de 2000 até o ano de 2006. Tem como objetivo analisar o modelo de gestão implantado nas escolas relacionando-o ao contexto político brasileiro a partir de 1988, no sentido de compreender a decisão política pela escolha deste modelo de gestão escolar. Particularmente, pretendemos observar os pressupostos conceituais e teóricos, os fins e justificativas do programa quanto à eficácia e eficiência, bem como em sua realização no âmbito efetivo das escolas públicas quanto a democratização da gestão, alterações nos modos de gestão administrativa em relação aos modelos anteriores de gestão escolar e alterações nas atividades do ensino/aprendizagem. Compreendemos que a análise do modelo de gestão implantado nas escolas não está descolada do contexto político-econômico brasileiro, influenciado especialmente pelas políticas neoliberais implementadas no Brasil, a partir de 1990. Neste sentido, o método de abordagem desta pesquisa foi o histórico analítico. O estudo foi realizado a partir dos documentos oficiais que deram origem ao programa, tendo-se também recorrido à pesquisa de campo, através de questionário aplicado a vinte gestores escolares. Avaliamos a repercussão desta política de modernização da administração no Estado da Bahia, em particular, o modus operandi da gestão das escolas públicas baianas. Além disso, observamos que houve pouca repercussão deste modelo nas escolas sobre as atividades administrativas e pedagógicas, ocasionando mais uma desconcentração de atribuições, sob a responsabilidade do órgão central, do que descentralização e emancipação da gestão escolar