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Navegando Pós-Graduação por Autor "Carvalho, Indaiara de Sant Anna Silva de"
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- ItemLetramento literário: reflexões da prática de formação continuada em serviço do professor leitor em uma escola pública municipal de Feira de Santana através de e-book(Universidade do Estado Da Bahia, 2024-12-13) Carvalho, Indaiara de Sant Anna Silva de; Vitorino, César Costa; Castro, Selma Barros Daltro de; Marins, Midian Jesus de SouzaEsta pesquisa teve por objetivo geral refletir sobre a compreensão dos professores acerca de letramento literário e a relação com a construção de práticas de letramento de estudantes do Ensino Fundamental/ Anos Iniciais a partir de encontros formativos. O letramento literário atualmente tem como suporte o uso de tecnologias associadas às particularidades dos educandos, considerando suas vivências e experiências, tornando o processo de ensino e aprendizagem completo e individualizado. A formação continuada de professores, especialmente no que diz respeito à prática do letramento literário, é fundamental para promover a autonomia e criticidade dos educadores e para proporcionar os instrumentos necessários no processo de alfabetização e letramento dos estudantes. Considerou-se que o leitor se constroi ao longo da vida e que o prazer de ler é uma descoberta que se constitui na travessia desse leitor que, ao debruçar-se sobre os textos literários, vê-se atravessado por eles, como num jogo de espelhos em que a imagem refletida se multiplica em possibilidades e novos ângulos de visão. A investigação ancorou-se nos estudos de Soares (2007, 2009, 2016, 2017), Cosson (2009, 2014), Souza e Cosson (2011), Petit (2009), Barone (2007, 2009), Paulino (2004), Candido (1972, 2011), Zilberman (2015), Kleiman (1995, 2005, 2006, 2008), Vergna (2021), Krug (2015), Leffa (1996), Freire (1988), Koch e Elias (2008, 2009), Pulin e Moreira (2008), Tfouni (1995), Dionísio (2007), Street (2012, 2014), Barlett e Macedo (2015), Barbosa (2011), Vitorino; Jesus; Carvalho (2023), Alves (2013), Paulino e Cosson (2009), Jardim, Sampaio e Galhardo (2019), Lopes (2020), Gatti (2008), Lisboa (2023) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método foi a pesquisa-ação, tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, utilizando como estratégias de questionário diagnóstico, entrevista semiestruturada, discussões e encontros formativos que revelaram que as participantes da pesquisa entendem a compreensão sobre letrameno literário, relacionam literatura com emoção e fomentam o letramento como produção social de sentidos. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP - Autorização 6.434. 580. Espera-se com essa pesquisa divulgar experiências locais de professores a partir da construção e socialização do e-book “Ler Para Transformar” com registro ISBN 978-65-5492-101-5, o produto se constitui como resultado da pesquisa e é uma proposta pedagógica de grande impacto social. Palavras-chave: Letramento literário; formação continuada; professor leitor; encontros formativos; escola pública municipal