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Navegando Pós-Graduação por Autor "Amorim, Ricardo José Rocha"
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- ItemAfetividade dos estudantes em relação à matemática e sua convivência com o erro(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-28) Viana, Esdriane Cabral; Amorim, Ricardo José Rocha; Lins, Leonardo Diego; Brito, Mirian Ferreira de; Duarte, Francisco Ricardo; Ribeiro, Marcelo Silva De SouzaNeste estudo, buscou-se compreender como o vínculo afetivo do estudante em relação ao erro matemático reverbera das vivências construídas nos anos escolares, a partir da adaptação transcultural e validação do “Cuestionario de Afectividad hacia y por el Error en Matemáticas (AEM)” para o contexto brasileiro. Há bastante tempo, a Educação Matemática tem estudado questões envolvendo a identificação, análise e interpretação de erros cometidos por estudantes. No entanto, ainda é pouco estudado o fato de que cometer erros em Matemática pode gerar afetividade negativa nos estudantes. No processo de estudar Matemática, cometer erros é praticamente inevitável, o que geralmente tem uma conotação negativa para os alunos e faz com que eles experimentem emoções e sentimentos negativos em relação à Matemática. Assim, a discussão da afetividade dos estudantes em relação à Matemática e sua convivência com o erro será atingida através da adaptação e validação, para o contexto brasileiro, do instrumento mexicano AEM. Esse instrumento foi desenvolvido para medir a afetividade do estudante em relação ao erro matemático e é constituído pela Escala do tipo Likert. O instrumento se baseia na relação entre a ocorrência de erros e as três dimensões da afetividade: emoções, crenças e atitudes. A confiabilidade do instrumento foi examinada através da consistência interna com alfa de Cronbach e os índices de fidedignidade composta. A validade do instrumento foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória para mensurar o vínculo afetivo gerado pelas vivências relacionadas a erros matemáticos. Essa validação é importante para investigar a influência das experiências escolares no vínculo afetivo dos estudantes em relação aos erros matemáticos. O processo envolve garantir que os itens e dimensões do questionário sejam coerentes, considerando sua compreensibilidade, relevância e representatividade. A utilização do instrumento validado permitirá entender como as experiências vivenciadas afetam o vínculo afetivo em relação aos erros matemáticos. Os resultados podem embasar estratégias pedagógicas para promover uma abordagem construtiva aos erros, resultando em um vínculo afetivo mais saudável e maior engajamento dos estudantes na disciplina de Matemática. Considerando diferenças culturais, a adaptação transcultural do questionário é relevante. Ter um instrumento validado para avaliar a afetividade dos estudantes em relação aos erros matemáticos permitirá coletar dados confiáveis, compreender o vínculo afetivo e identificar necessidades e desafios para orientar intervenções educacionais.
- ItemEcologia algorítmica: análise sobre a influência de tecnologias sociais digitais no contexto rural(UNEB, 2023-11-29) Bitencourt, Ricardo Barbosa; Amorim, Dinani Gomes; Santos, Juracy Marques dos; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Gomes, Alex Sandro; Oliveira, Francisco Kelsen de; Amorim, Ricardo José RochaA expansão tecnológica, ao longo da história, tem impulsionado mudanças significativas. Anteriormente, tais transformações eram mais notáveis em áreas urbanas, mas atualmente estão se disseminando em regiões rurais, mesmo com infraestrutura mais modesta. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências da presença de tecnologias inteligentes, como smartphones, com ou sem acesso à internet, no desenvolvimento humano em contextos rurais. O estudo adotou uma abordagem transversal e exploratória envolvendo pesquisa de campo e análise qualitativa de dados (Gibbs), tendo como arcabouço teórico a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. O trabalho de campo foi conduzido nas comunidades rurais de Serra dos Morgados e Varzinha, localizadas no município de Jaguarari, na Bahia. O trabalho de campo ocorreu entre os anos de 2022 e 2023, consistindo em entrevistas abertas conduzidas com 24 participantes. Dentre esses, 22 que afirmaram possuir telefone celular foram convidados a responder a uma escala de dependência. A abordagem utilizada foi a técnica snowball, na qual a inclusão de novos participantes foi encerrada quando a saturação do tema foi alcançada nas entrevistas. É importante ressaltar que a participação dos entrevistados foi voluntária e recebeu a aprovação do comitê de ética em pesquisa da Universidade do Estado da Bahia. Os resultados da pesquisa indicam que, inicialmente, a influência das tecnologias digitais nas comunidades rurais não se diferencia significativamente das áreas urbanas, mesmo diante das limitações de conectividade. As gerações que cresceram sem acesso à internet percebem de forma peculiar as mudanças na dinâmica social com a introdução da tecnologia, notadamente na comunicação com familiares, amigos distantes e no ambiente de trabalho. Além disso, as políticas de modernização dos serviços públicos estão compelindo os indivíduos a adentrarem o universo digital, com poucas alternativas além das plataformas mediadas pela internet. Durante as entrevistas, os participantes descreveram o celular como um elemento essencial para a vida em comunidade. Mesmo aqueles que não possuíam o aparelho o consideraram, especialmente quando associado à internet, como um recurso indispensável. Por outro lado, algumas perspectivas críticas surgiram em relação ao uso excessivo, algo percebido como uma doença para os participantes. Com base na escala de dependência aplicada, observou-se que 5% obtiveram um resultado classificado como “Normal”, 64% como “Leve”, 27% como “Moderado” e outros 5% como “Grave”. Quanto ao gênero, os níveis de dependência variaram, com 45% das participantes femininas apresentando níveis “Leves”, 23% “Moderados” e 5% “Graves”, enquanto os participantes do gênero masculino mostraram 5% com nível “Normal”, 18% “Leve” e 5% “Moderado”.
- ItemSensoriamento remoto: análise da mata ciliar no Submédio são Francisco(2021-07-30) Leite, Elidinaldo Da Silva; Amorim, Ricardo José RochaO sensoriamento remoto é o resultado do constante avanço da tecnologia. É um processo que possibilita o enfrentamento das questões ambientais e o monitoramento de recursos naturais. Trata-se de uma importante ferramenta que auxilia no gerenciamento da biosfera. Além disso, destaca-se pela capacidade de monitorar grandes áreas de forma remota. Algumas dessas imagens ou dados são obtidos de forma gratuita. Possuindo, assim, um custo baixo em sua aquisição. Tanto a iniciativa pública quanto a privada podem usá-lo. Muito necessário em uma sociedade cujo alicerce estar na técnica para o estudo de grandes áreas vegetadas. A exemplo, as matas ciliares são importantes à manutenção de corpos hídricos. Os processos de diminuição da vegetação ribeirinha podem ocorrer tanto por processos natural quanto antrópicos. Há, no entanto, muitos mecanismos para o estudo de vegetação, como os Índices de Vegetação (IVs). Modelos matemáticos ou algoritmos são bastante utilizados na análise de recursos naturais. A manipulação desses dados, extração e coleta é realizado por um Sistema de Informação Geográfico (SIG). Existe, para isso, muitos Softwares e de código aberto. Muito se tem discutido, em virtude de os dados se tornarem cada vez mais volumosos. Por isso, os processos de análise e coleta de dados como a big data, Inteligência Artificial (IA), Aprendizagem de Máquina são frequentes. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi identificar através do Sensoriamento Remoto (SR) as possíveis alterações ocorridas na vegetação ribeirinha do Submédio São Francisco, com ênfase na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico – RIDE. Para tanto, a pesquisa foi aplicada conforme três objetivos: conhecer o sensoriamento remoto como instrumento de análise da vegetação ciliar, a partir dos (IVs); verificar a relação entre geotecnologias com destaque ao (SR) na gestão de recursos naturais, como as APPs (Área de Preservação Permanente) de mata ciliar e o uso de (IA); analisar a mata ciliar, apresentar e indicar as suas possíveis alterações com o auxílio do sensoriamento remoto. Desse modo, responder à pergunta de pesquisa (PP): Qual estado da vegetação ciliar no Submédio São Francisco? Por conseguinte, a pesquisa tem um caráter exploratório, por meio do levantamento bibliográfico cujo destaque, inicialmente, foi um mapeamento sistemático, prevalecendo na pesquisa a abordagem quantitativa. Os resultados foram tabulados em planilha de Excel e no ambiente computacional de software de SIG. Posteriormente, analisados através de gráficos e da estatística. A pesquisa apresentada torna-se necessária, porque o estudo da mata ciliar, bem como a identificação de seu estado, oferece importante instrumento à gestão socioambiental.