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Navegando Pós-Graduação por Autor "Amorim, Ricardo José Rocha"
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- ItemAfetividade dos estudantes em relação à matemática e sua convivência com o erro(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-28) Viana, Esdriane Cabral; Amorim, Ricardo José Rocha; Lins, Leonardo Diego; Brito, Mirian Ferreira de; Duarte, Francisco Ricardo; Ribeiro, Marcelo Silva De SouzaNeste estudo, buscou-se compreender como o vínculo afetivo do estudante em relação ao erro matemático reverbera das vivências construídas nos anos escolares, a partir da adaptação transcultural e validação do “Cuestionario de Afectividad hacia y por el Error en Matemáticas (AEM)” para o contexto brasileiro. Há bastante tempo, a Educação Matemática tem estudado questões envolvendo a identificação, análise e interpretação de erros cometidos por estudantes. No entanto, ainda é pouco estudado o fato de que cometer erros em Matemática pode gerar afetividade negativa nos estudantes. No processo de estudar Matemática, cometer erros é praticamente inevitável, o que geralmente tem uma conotação negativa para os alunos e faz com que eles experimentem emoções e sentimentos negativos em relação à Matemática. Assim, a discussão da afetividade dos estudantes em relação à Matemática e sua convivência com o erro será atingida através da adaptação e validação, para o contexto brasileiro, do instrumento mexicano AEM. Esse instrumento foi desenvolvido para medir a afetividade do estudante em relação ao erro matemático e é constituído pela Escala do tipo Likert. O instrumento se baseia na relação entre a ocorrência de erros e as três dimensões da afetividade: emoções, crenças e atitudes. A confiabilidade do instrumento foi examinada através da consistência interna com alfa de Cronbach e os índices de fidedignidade composta. A validade do instrumento foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória para mensurar o vínculo afetivo gerado pelas vivências relacionadas a erros matemáticos. Essa validação é importante para investigar a influência das experiências escolares no vínculo afetivo dos estudantes em relação aos erros matemáticos. O processo envolve garantir que os itens e dimensões do questionário sejam coerentes, considerando sua compreensibilidade, relevância e representatividade. A utilização do instrumento validado permitirá entender como as experiências vivenciadas afetam o vínculo afetivo em relação aos erros matemáticos. Os resultados podem embasar estratégias pedagógicas para promover uma abordagem construtiva aos erros, resultando em um vínculo afetivo mais saudável e maior engajamento dos estudantes na disciplina de Matemática. Considerando diferenças culturais, a adaptação transcultural do questionário é relevante. Ter um instrumento validado para avaliar a afetividade dos estudantes em relação aos erros matemáticos permitirá coletar dados confiáveis, compreender o vínculo afetivo e identificar necessidades e desafios para orientar intervenções educacionais.
- ItemSensoriamento remoto: análise da mata ciliar no Submédio são Francisco(2021-07-30) Leite, Elidinaldo Da Silva; Amorim, Ricardo José RochaO sensoriamento remoto é o resultado do constante avanço da tecnologia. É um processo que possibilita o enfrentamento das questões ambientais e o monitoramento de recursos naturais. Trata-se de uma importante ferramenta que auxilia no gerenciamento da biosfera. Além disso, destaca-se pela capacidade de monitorar grandes áreas de forma remota. Algumas dessas imagens ou dados são obtidos de forma gratuita. Possuindo, assim, um custo baixo em sua aquisição. Tanto a iniciativa pública quanto a privada podem usá-lo. Muito necessário em uma sociedade cujo alicerce estar na técnica para o estudo de grandes áreas vegetadas. A exemplo, as matas ciliares são importantes à manutenção de corpos hídricos. Os processos de diminuição da vegetação ribeirinha podem ocorrer tanto por processos natural quanto antrópicos. Há, no entanto, muitos mecanismos para o estudo de vegetação, como os Índices de Vegetação (IVs). Modelos matemáticos ou algoritmos são bastante utilizados na análise de recursos naturais. A manipulação desses dados, extração e coleta é realizado por um Sistema de Informação Geográfico (SIG). Existe, para isso, muitos Softwares e de código aberto. Muito se tem discutido, em virtude de os dados se tornarem cada vez mais volumosos. Por isso, os processos de análise e coleta de dados como a big data, Inteligência Artificial (IA), Aprendizagem de Máquina são frequentes. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi identificar através do Sensoriamento Remoto (SR) as possíveis alterações ocorridas na vegetação ribeirinha do Submédio São Francisco, com ênfase na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico – RIDE. Para tanto, a pesquisa foi aplicada conforme três objetivos: conhecer o sensoriamento remoto como instrumento de análise da vegetação ciliar, a partir dos (IVs); verificar a relação entre geotecnologias com destaque ao (SR) na gestão de recursos naturais, como as APPs (Área de Preservação Permanente) de mata ciliar e o uso de (IA); analisar a mata ciliar, apresentar e indicar as suas possíveis alterações com o auxílio do sensoriamento remoto. Desse modo, responder à pergunta de pesquisa (PP): Qual estado da vegetação ciliar no Submédio São Francisco? Por conseguinte, a pesquisa tem um caráter exploratório, por meio do levantamento bibliográfico cujo destaque, inicialmente, foi um mapeamento sistemático, prevalecendo na pesquisa a abordagem quantitativa. Os resultados foram tabulados em planilha de Excel e no ambiente computacional de software de SIG. Posteriormente, analisados através de gráficos e da estatística. A pesquisa apresentada torna-se necessária, porque o estudo da mata ciliar, bem como a identificação de seu estado, oferece importante instrumento à gestão socioambiental.