Graduação
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Navegando Graduação por Autor "Azevedo, Luiza Moura de"
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- ItemNarração baderneira: uma jornada de Alfabetização/letramento no primeiro ano do ensino fundamental I atráves da cultura baiana.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Azevedo, Luiza Moura de; Santos, Marta Pereira; Bitencourt, Mônica Lemos; Ribeiro, Silvar FerreiraA pesquisa aborda o processo de alfabetização e letramento no 1º ano do Ensino Fundamental I, com foco nas narrativas locais/culturais articulando com a Pedagogia Waldorf. Destaca a padronização das aulas nos anos iniciais, propondo uma abordagem educacional centrada em narrativas para promover encantamento e melhorias na educação. O trabalho dialoga com teóricos do desenvolvimento infantil para a percepção da aprendizagem na transição da educação infantil para o ensino fundamental. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, que evidenciou e descreveu os fenômenos sociais e culturais, focando na prática pedagógica da alfabetização e letramento no 1º ano do Ensino Fundamental I, tendo como base a Pedagogia Waldorf, através das histórias criadas. A pesquisa foi baseada em um relato de experiências, integrando observações e registros documentais, como planejamentos e anotações críticas. As aulas foram planejadas em épocas, levando em conta as festividades culturais e as estações do ano, na qual, as histórias criadas foram contextualizadas. O relato de experiência analítico reflexivo sobre a prática pedagógica foi o recurso utilizado para a pesquisa. Este estudo enfatizou a importância de promover a diversidade cultural e de envolver os alunos no processo de aprendizagem, respeitando seu desenvolvimento infantil. Os resultados mostraram que a utilização de narrativas culturais enriqueceu o processo de ensino, promovendo o encantamento e a conexão dos alunos com o conteúdo. As crianças não apenas desenvolveram habilidades de leitura e escrita, mas também fortaleceram a oralidade, a memória e a coordenação corporal-espacial. A experiência de contar histórias ajudou a criar um ambiente de aprendizado mais significativo e envolvente, reforçando a importância da diversidade cultural na educação.