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Navegando Pós-Graduação por Autor "Andrade, Elciana Roque de Souza"
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- ItemEquipe multiprofissional no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em uma instituição especializada de Jacobina/BA: tecendo o cuidado para alunos com TEA(2019) Andrade, Elciana Roque de Souza; Salvadori, Juliana Cristina; Matos, Nicoleta Mendes de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Almeida, Carla Verônica AlbuquerqueEsta pesquisa nasce da experiência de acompanhamento de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), compartilhada com os professores do Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE de uma instituição especializada na cidade de Jacobina/BA, e tem como objeto a atuação da equipe multiprofissional na tessitura de práticas de cuidado para crianças com TEA no CAEE. A investigação se caracteriza como qualitativa, tendo como método o Estudo de Caso e como lócus e participantes o CAEE de uma instituição especializada na atenção à pessoas com deficiência da cidade de Jacobina/BA e profissionais que compõem a equipe multiprofissional deste CAEE. Apresenta como objetivo geral compreender como a equipe multiprofissional deste CAEE tem desenvolvido práticas de cuidado e as implicações destas para os alunos com TEA. Os objetivos específicos dessa pesquisa são: 1. Observar e descrever as práticas utilizadas pela equipe multiprofissional deste CAEE para alunos com TEA; 2. Acompanhar e avaliar o desenvolvimento de práticas de cuidado para alunos com TEA neste CAEE, a fim de mapear as práticas de trabalho. Os dispositivos utilizados para a construção dos dados foram: a análise documental, a observação participante, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para análise e interpretação dos dados construídos, a pesquisa se inspirou na teoria da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2016). Emergiram dos dados em campo as seguintes categorias de análise: observação, ludicidade, vínculo afetivo, identificação das preferências, adaptação/flexibilização das atividades. A análise dos dados em campo evidencia o conflito entre o paradigma inclusivo, presente nos documentos institucionais e as práticas desenvolvidas pelos profissionais, centradas no modelo tradicional de saúde e de educação. Sobre os desafios relacionados ao atendimento educacional especializado ao aluno com TEA, emergem dos dados questões de ordem comportamentais, dentre elas: a estereotipias, a dificuldade de realizar e manter o contato visual, a dificuldade em comunicar-se. A relevância e maior contribuição deste estudo está na análise entre o que é proposto pelos documentos norteadores acerca da intersetorialidade no AEE, e como este atendimento é operacionalizado em instituição especializada em diálogo com a perspectiva inclusiva. A proposta de intervenção diz respeito a sistematização do Núcleo de Apoio a Educação Especial, formado por profissionais representantes de setores diversos, amparadas pela perspectiva da Educação Continuada voltada para a temática integralidade do cuidado à pessoa com deficiência pelo paradigma inclusivo.