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Navegando Pós-Graduação por Autor "Amorim, Ricardo José Rocha"
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- ItemAprendizagem colaborativa em rede: metamorfoses contemporâneas na formação docente(2016) Nunes, Rodrigo dos Reis; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste Relatório Final de Pesquisa busca apresentar os itinerários da intervenção e pesquisa sobre a influência que a aprendizagem colaborativa em rede pode proporcionar para a formação docente dos professores de língua inglesa do município de Serrolândia/BA. Essa perspectiva parte da problemática de que as concepções de aprendizagem e da relação do ser humano com as tecnologias digitais de informação e comunicação recebem um novo aporte, pois uma gama maior de mecanismos que envolvem a comunicação e a informação transcende conceitos estanques e padronizados de como concebemos o conhecimento. O professor de língua inglesa se vê em um espaço desafiador em sua sala de aula e na escola, uma vez que é incitado a refletir sobre sua prática e sobre sua formação. Como pesquisa participante e de cunho qualitativa, utilizamos instrumentos para o levantamento de dados como as entrevistas narrativas e o diário de bordo digital, além da ficha de avaliação de oficina temática. Buscamos em todo o processo de investigação, como também de intervenção, refletir acerca da formação docente do professor de língua inglesa, para que seja possível compreender melhor sobre situações desafiadoras dos processos que envolvem a aprendizagem na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos de arcabouço teórico como Dillenbourg (1995, 1999, 2002) que conceitua os princípios da aprendizagem colaborativa; Hall (2005), trazendo elementos referentes à identidade, Lèvy (1999), definindo o ciberespaço, Santaella (2007), atentando para as múltiplas identidades, Castells (1999, 2000), que descreve o conceito de rede e sua descentralidade; Papert (1994), abordando os aspectos do construcionismo, no que se refere à relação entre homem e máquina e sua representatividade para aprendizagem; Crystal (2003), apresentando o status da língua inglesa como língua global; Macedo (2012), discutindo sobre processos formativos e identitários; Kenski (2013), relatando sobre a formação docente em tempos digitais; Nóvoa (1995), atentando para a necessidade de se refazer identidades frente às mudanças da contemporaneidade. Os resultados obtidos se constituíram por meio das produções didático-pedagógicas concretizadas a partir dos trabalhos desenvolvidos com os atores da pesquisa, baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa em Rede, contribuindo significativamente para novos olhares acerca da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos espaços de aprendizagem de língua inglesa. Desse modo, foi construído um e-book, em que contém os registros das produções, as itinerâncias colaborativas e os processos reflexivos advindos das experiências vividas durante a pesquisa.
- ItemDesign de game para apoio a alfabetização de crianças: a jogabilidade e a reflexão metalinguística articuladas na apropriação da escrita alfabética(2017-12-15) Silva, Eliata; Amorim, Ricardo José Rocha; Vieira, Josenilton Nunes; Monteiro, Bruno de SousaOs games são artefatos de cultura que fazem parte do universo de interesses da criança hodierna. Constituem-se em meios lúdicos de promoção de prazer e aprendizagem, propícios a dedução de regras e a elaboração de conceitos; habilidades estas requeridas ao processo de apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA). A criança pode aprender conteúdos escolares com um game, desde que este possibilite a imersão em situações lúdicas e desafiantes, que a instigue a pensar para atingir aos objetivos demandados. Neste sentido, um game que explore aspectos do Sistema de Escrita Alfabética, o que este representa e como representa, em processos metalinguísticos pode favorecer ao processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, provocando desequilíbrios acerca dos conceitos apreendidos e a possível reconceitualização, fator que permite avançar pelos níveis de escrita descritos por Ferreiro e Teberosky (1986). Este relatório apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública do município de Jacobina-BA, com professores alfabetizadores do 1º ano do ensino Fundamental, que teve como objetivo a proposição de um design de um game para a alfabetização de crianças orientado a apropriação reflexiva do sistema de escrita alfabética e a jogabilidade. Neste aspecto, discute sobre os referenciais teóricos que fundamentam o game em educação, a alfabetização de crianças e descreve o processo metodológico de construção do Game Design Document (GDD). O processo de pesquisa para elaboração do GDD pautou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante, atravessada pelos princípios da fenomenologia e da heurística, no intuito de envolver colaborativamente professores alfabetizadores no processo de descoberta dos requisitos necessários a um game voltado para a alfabetização de crianças. A realização dessa pesquisa caracterizou-se como uma ação interventiva, através do desenvolvimento de dispositivos de pesquisa que deram eclosão ao diálogo, a colaboração, a avaliação e a construção/levantamento de dados, num movimento de problematização-reflexão-ação para (re) elaboração de conceitos, caracterizando-se também como processo formativo pelas demandas emanadas durante a pesquisa que careciam de aprofundamento teórico, no sentido de fortalecer as bases conceituais do game que seria proposto. A pesquisa culminou na construção do um Game Design Document – GDD, na perspectiva de, posteriormente, buscar o desenvolvimento do game a partir do documento elaborado e seu uso como meio pedagógico lúdico no processo de apropriação do SEA por crianças do ciclo inicial de alfabetização.
- ItemEnsino de libras como segunda língua (L2): mediação didática e estudos com um objeto digital de aprendizagem(2018) Freitas, Enos Figueredo; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste trabalho focaliza o processo de ensino e aprendizagem de Libras como Segunda Língua/ L2, utilizando um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA): Link Libras. Esse recurso didático disponibiliza textos, frases e vocábulos compostos por fotos em Libras e a tradução por escrito em português juntamente com os links para os vídeos. Durante a pesquisa nos concentramos em refletir sobre as estratégias didáticas adotadas e nas atividades de conversação em Libras, no intuito de ampliar as habilidades de recepção/compreensão e produção/expressão nessa língua, por parte dos estudantes, e verificar a possível contribuição do ODA para a evolução dessas competências. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisaação, e seguimos o ciclo de diagnóstico, ação e reflexão. Na parte inicial, realizamos três entrevistas com os egressos da disciplina Libras no IF Baiano. O desenvolvimento do componente Libras, na fase de ação, ocorreu na sala de aula, com os licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Quanto aos cursistas do componente, responderam atividades impressas com fotos em Libras e gravavam em seus smartphones os diálogos em Libras. Durante o percurso das ações desenvolvidas em sala de aula, foram seis encontros de cinco horas para aulas focadas no ensino e aprendizagem da comunicação em Libras. Na parte que enfocamos o ensino, o desempenho do professor foi filmado e arquivado, sendo que um episódio de mediação é relatado. Quanto à aprendizagem, durante a fase prática de conversação da disciplina, desenvolvemos um Objeto Digital de Aprendizagem, o Link Libras para que os licenciandos usassem para os estudos. A fim de verificar a eficácia do ODA nos quesitos compreensão e produção em Libras, organizamos dois testes, sendo que cada um foi dividido em três fases. Os resultados dos testes são discutidos neste texto. E no momento de reflexão, os estudantes responderam por escrito a um questionário com questões abertas. Nas análises dos resultados, percebemos que os alunos desejam estudar a parte de conversação por mais tempo, aprovam as atividades em dupla e os diálogos e se sentem mais seguros para se expressar em Libras à medida que podem verificar os movimentos dos sinais mediante os vídeos. Assim, descrevemos evidências de que o Link Libras, associado às boas estratégias didáticas, melhora a compreensão da articulação dos movimentos dos sinais e proporciona mais segurança na articulação em Libras. Apontamos para a produção de material didático, integrados aos recursos das tecnologias digitais, como mais um dos mecanismos que fortalecem a difusão da Libras e a formação mais robusta dos licenciandos, incluindo o desenvolvimento inicial das habilidades comunicativas, impactando positivamente nas futuras relações educacionais com estudantes surdos.
- ItemFormação docente na EAD: experiências dos egressos de licenciatura em computação(2020) Castro, Alberthyvania Brasileiro ; Amorim, Ricardo José Rocha; Pinho, Maria José Souza; Teixeira, Lilian Pereira Da SilvaEste estudo apresenta uma análise sobre a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD, oferecido pela Uneb por meio da UAB, no Polo presencial de Senhor do Bonfim-Ba. Para tanto, apresentamos as características metodológicas que embasaram a organização curricular do curso, bem como as experiências dos egressos na condição de sujeitos do processo de formação e as implicações relacionadas à inserção profissional na área da educação, sobretudo na Educação Básica. Nosso objetivo geral consistiu em compreender a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação, na modalidade EaD. Os objetivos específicos foram: historicizar a trajetória da EaD no contexto da formação docente; identificar as características da formação docente recebida pelos egressos de Licenciatura em Computação; avaliar as implicações de estudar Licenciatura em Computação na modalidade EaD para a vida profissional dos egressos. O referencial teórico está embasado nos conceitos de Educação a Distância e Formação Docente a partir de Belloni (2002), Formiga (2011), Castilho (2011), Mill (2010), Valente (2011), Castells (2007). De abordagem qualitativa e fundamentada metodologicamente no paradigma Fenomenológico, a pesquisa utilizou o Estudo de Caso como método. O dispositivo que ancora a análise de dados é a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para construção dos dados utilizamos: levantamento bibliográfico, questionário online, grupo focal online e entrevista não estruturada. Os colaboradores da pesquisa, num total de 15, foram os egressos de duas turmas de LC que concluíram o curso no período de 2014 a 2018. Os resultados apontam que a formação docente do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD se deu a partir de embasamentos teóricos, planejamentos, participação, enfrentamento e resistência, já que as escolas ainda não se adaptaram para receber esse profissional. É perceptível, quando da análise dos dados construídos nos questionários, grupo focal e entrevistas a validade e relevância da formação de Licenciatura em Computação para a capacitação profissional dos egressos. Foi possível observar a necessidade de potencializar a estruturação metodológica do curso para propiciar uma melhor desenvoltura e participação de seu público, bem como uma preparação externa das escolas e demais espaços de ensino-aprendizagem que necessitam desses profissionais para, dentre outros objetivos, contribuir com o uso das tecnologias na Educação Básica.
- ItemLetramento informacional e dispositivos móveis como instrumentos de combate à desinformação na educação básica(2019) Santos, Jonas Martins; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEsta pesquisa tratou da análise do uso de dispositivos móveis no processo de letramento informacional, letramento que envolve as tecnologias digitais nas práticas de localização, comunicação, construção, colaboração e análise crítica de informações, ultrapassando os limites pessoais, sociais, econômicas, políticas e culturais. O que impulsionou a realização deste trabalho foi a nossa inquietação, enquanto docente, quanto às possibilidades de uso das tecnologias digitais na construção do conhecimento e a necessidade da investigação das possibilidades e limites de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação no processo de letramento informacional de alunos e alunas da educação básica, a partir do problema da desinformação, práticas de disseminação de informações falsas, fenômeno que afeta tanto o ambiente social como educacional. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar formas de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação que podem contribuir no processo de letramento informacional na educação básica em uma escola de Senhor do Bonfim/BA. Para tanto, tomamos como referenciais teóricas os estudos sobre tecnologias educacionais de Kenski (2012), o pensamento sobre a educação na era digital de Gómez (2015) e as discussões sobre letramentos e letramentos digitais de Soares (2016), Coscarelli (2016) e Dudeney (2016). A pesquisa em questão, de abordagem qualitativa e teve como estratégia metodológica o estudo de caso, sendo os instrumentos de construção dos dados: entrevistas semiestruturadas e observação participante. O local da pesquisa será no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no município de Senhor do Bonfim/BA, e os colaboradores dessa pesquisa foram os docentes que atuam no Ensino Fundamental II do referido colégio. Para análise de dados, utilizamos análise de conteúdo, adotando as estratégias de Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa foram que os professores ainda não estabeleceram relação entre as tecnologias digitais e a sua prática educativa. Os professores não perceberam a dimensão do problema do crescimento da desinformação e que isso poderia interferir no âmbito educacional. Os professores contemplaram possibilidades de uso dos smartphones nas atividades de letramento informacional, mas ainda não tinham desenvolvido nenhuma metodologia específica para tal atividade. Consideramos no final que o caminho é árduo e delicado para os envolvidos no processo de letramento informacional, sejam eles usando recursos tradicionais ou mesmo recursos mais modernos como os da tecnologia móvel.
- ItemObjetos educacionais baseados no desenho universal da aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva(2018) Lima, Regivânia Almeida Moreira ; Amorim, Ricardo José Rocha; Salvadori, Juliana Cristina; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa: Objetos educacionais baseados no Desenho Universal da Aprendizagem: produção de animação para surdos na educação inclusiva, cuja problemática desafiou-me a pensar como os objetos educacionais podem potencializar a aprendizagem no contexto inclusivo para surdos, na perspectiva da pesquisa colaborativa. É norteada pelas questões: como possibilitar aprendizagem com o aluno surdo na perspectiva de inclusiva? Como produzir objetos educacionais digitais com princípios no Desenho Universal da Aprendizagem? Como empregar a granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para produzir objetos educacionais? Esta teve como objetivo geral: Investigar formas de produção colaborativa de objetos educacionais digitais baseados no Desenho Um iversal da Aprendizagem com acessibilidade para os alunos surdos na educação inclusiva. Apresenta, assim, os seguintes objetivos específicos: Identificar a concepção dos professores sobre a utilização dos objetos educacionais midiáticos para a mediação de aprendizagem e acessibilidade para os alunos surdos no contexto inclusivo; Analisar a apropriação da granularidade, reusabilidade, interoperabilidade e recuperabilidade para a composição dos objetos educacionais digitais; Construir colaborativamente objetos educacionais baseados no Universal Design for Learning como Recursos Educacionais Abertos e Analisar os impactos da produção de objetos educacionais com princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, feitos de forma compartilhada pelos professores para apreensão do conhecimento. A metodologia que norteou a pesquisa consistiu na pesquisa-ação estratégica e pesquisa colaborativa, com abordagem do tipo qualitativa e o planejamento e desenvolvimento de e-curso. Para a interpretação foram utilizados os seguintes dispositivos de análise de dados: entrevistas dos sujeitos participantes (professoras, profissionais do AEE e coordenadora pedagógica), observação das partícipes, diário das oficinas e análise documental. Os resultados obtidos se conceberam através do trabalho colaborativo das partícipes da pesquisa, nas duas etapas, processo e produção, pois a primeira serviu para apropriação de novos saberes, incluindo diversas áreas até então nunca aprofundadas pela maior parte das partícipes. Esse apropriar foi a base para a execução da produção do Animation Production Guide e uma coletânea de animações sobre a temática da educação inclusiva, principalmente em relação à inclusão do aluno surdo que era o foco da pesquisa. Mas nos momentos de discussões e na produção foram elencadas outras deficiências ou dificuldades de aprendizagem, pois todos têm direito a educação e a acessibilidade de aprendizagem. A coletânea de animação poderá ser usada e reutilizada por outras instituições através dos Recursos Educacionais Aberto.
- ItemRecursos educacionais abertos digitais: experiência para a formação dos estudantes/pesquisadores na educação básica(2019) Souza, João Paulo Santos ; Amorim, Ricardo José Rocha; Anecleto, Úrsula Cunha; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa discute sobre a formação dos estudantes do Ensino Médio e sua relação com os Recursos Educacionais Abertos Digitais como experiência de desenvolvimento para a produção de pesquisa em ambientes virtuais de acesso livre. Tratando-se de uma pesquisa que envolveu estudantes da Educação Básica, trabalhamos sob a ótica da pesquisa qualitativa com o método da pesquisa-ação participante, pois a pesquisa qualitativa leva em conta o caráter subjetivo do sujeito analisado. Escolhemos o método pesquisa-ação participante por este método permitir uma inter-relação entre o pesquisador e as pessoas envolvidas no estudo da realidade abordada, nesse sentido, ao participar da pesquisa, o pesquisador tem igual oportunidade de explorar suas experiências ao analisar, refletir, criar e recriar novas possibilidades de fazer melhor aquilo que já fazem. O objetivo da pesquisa foi investigar como o REA Digital pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem científica dos estudantes, facilitando o domínio da pesquisa nos ambientes virtuais de acesso livre, a partir dos meios tecnológicos disponíveis. A pesquisa teve como proposta de intervenção a construção das oficinas para oportunizar o desenvolvimento da pesquisa, contemplando as pesquisas em ambientes virtualizados com licença aberta, integrando o saber do conhecimento comum com o conhecimento cientificado, a partir do dialogo entre a teoria e prática. As oficinas construídas possibilitaram a melhoria da realidade estudada, auxiliando na preparação de pesquisas nos ambientes virtuais, pois, na formação inicial esse suporte é visto de forma superficialmente e, além disso, contribuiu para que o pesquisador aprimorasse os conhecimentos de pesquisa nos meios tecnológicos. Por fim, originaram por intermédio da pesquisa, caminhos que contribuíram para que o desenvolvimento da aprendizagem cientifica seja amplamente utilizada como experiência de formação e para dar desenvolvimento às pesquisas estudantis, a partir das vivências dos estudantes no processo de aprendizagem.
- ItemRedes sociais e formação de professores: experiências formativas no Piemonte da Diamantina(2016-08-31) Santos, Keila Souza dos; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa propõe analisar concepções docentes sobre as práticas pedagógicas de letramento com as redes sociais e suas contribuições para a formação de professores. As possibilidades trazidas pela internet viabilizaram novas formas de comunicação e, neste contexto, as pessoas interagem nas redes sociais, realizam pesquisas e práticas de leitura e escrita digitais, desenvolvem diversas atividades e práticas de comunicação. Desta forma, as experiências referentes ao processo formativo dos docentes ganham novas dimensões, na medida em que as práticas de letramentos nas redes sociais convergem para o repensar a prática pedagógica na contemporaneidade. É nesse contexto que a delimitação do campo abrange graduandos em Licenciaturas da UNOPAR e docentes dos municípios de Jacobina, Ourolândia, Várzea Nova, Capim Grosso, Caldeirão Grande, Mirangaba e Serrolândia. O tipo de pesquisa adotado na presente pesquisa como norteadora do processo de investigação é a qualitativa e escolhemos como método a pesquisa-ação, pelo seu caráter pedagógico de estímulo à reflexão e produção de conhecimentos a partir das práticas de letramentos propostas no Curso Redes Sociais e Formação de Professores e oficinas no Grupo do Facebook. Para tanto utilizamos a análise de questionário e produções textuais e como produto dessa pesquisa apresentaremos a proposta do curso e do I Fórum de Educação, Redes Sociais e Formação de Professores e produção colaborativa de um e-book. A presente pesquisa possibilitou a promoção de experiências formativas com o uso das redes sociais, a partir da vivência de situações que denotam a efetivação do diálogo e interatividade, pautada no princípio que os docentes precisam compreender os contextos de produção/autoria nas redes sociais, nas mais diversas dimensões que circunscrevem a funcionalidade da leitura e da escrita em contextos digitais.
- ItemTextos no contexto de ciências: letramento científico em pauta(2018) Sena, Jaqueline Valois Rios; Amorim, Ricardo José Rocha; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Oliveira, Letícia MariaEste relatório final da pesquisa denominada: Textos no contexto de Ciências: letramento científico em pauta apresenta os resultados advindos do processo de imersão em campo, o Colégio Gilberto Dias Miranda. O estudo investigativo foi desenvolvido numa parceria estabelecida entre a pesquisadora e um grupo de educadores, constituído por dois professores do gênero masculino e quatro professoras do sexo feminino, atuantes no componente curricular Ciências da Natureza, buscando compreender a problemática em torno das práticas docentes nesta área de conhecimento e as implicações destas no processo de letramento científico dos/as estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9ºano). A metodologia adotada constituiu-se no paradigma da pesquisa-ação colaborativa, recorrendo à aplicação de dispositivos como a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e o grupo focal, cujos dados foram sistematizados utilizando como procedimento a análise de conteúdo. A fundamentação teórica desta ação investigativa aportou nos estudos de Alvarado-Prada (2010); Cachapuz (2004); Formosinho (2009; 2015); Gatti (2005; 2007; 20013; 2016); Meyer (2003), Miller (2011) e Mizukami (2003) para contextualizar as discussões acerca da formação e as práticas pedagógicas dos professores, além de Krasilchik e Marandino (2007); Mamede e Zimmermann (2005); Montenegro (2008); Motta-Roth (2011); Delizoicov (2002); Poso e Crespo (2009); Sasseron (20011; 2015); Strangherlim (2013); Trivelato e Silva (2014) para o embasamento dos conceitos de LC, AC e as metodologias do ensino de Ciências, assim como Mortatti (2004); Lerner (2005); Carvalho (2006); Costa Val (2006); Calil (2006) e Giraldi (2009) para compreender as práticas leitoras e escritoras em contexto escolar, dentre outros/as autores/as. A interpretação dos dados construídos através dos mecanismos de investigação, após a confrontação com os pressupostos teóricos e metodológicos fundantes da pesquisa, evidenciou que um dos desafios colocados ao desenvolvimento do ensino pautado no letramento científico, no COMUJA, está justamente no currículo escolar praticado nessa instituição, atrelado a isso, verificou-se no lócus empírico a necessidade premente de reestruturação e ressignificação dos espaços formativos, notadamente, a atividade complementar (AC), assim como, de um projeto de formação continuada para o grupo colaborador, iniciado com a implementação das Oficinas Formativas (maio a dezembro do corrente ano), com foco na elaboração da proposta didático-pedagógica de LC para atender as demandas de ensino e aprendizagem postas a este componente educativo.
- ItemUso do celular na escola: suas representações e conexões com o ensino e com a aprendizagem(2016) Ribeiro, Josiane da Cruz Lima; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaO presente relatório final de pesquisa explicita os movimentos e experimentos da intervenção que teve como temática o uso do celular por docentes e discentes no Colégio Estadual João Queiroz – Tapiramutá/Ba. Como ideia primeira, objetivamos analisar de que forma o uso do celular na escola ressignifica as identidades dos docentes e discentes e implica inovações no ensino e na aprendizagem. Partimos da problemática que gira em torno da proibição do uso da tecnologia móvel, em especial os celulares/smartphones neste espaço escolar e vemos relevância em abordar o uso do celular enquanto tecnologia móvel, pois o mesmo tem sido um item necessário à sociedade do consumo, que reflete a identidade dos seus usuários e adentra as salas de aulas apensos aos corpos dos discentes. Os docentes veem-se despreparados para lidar com essas demandas que emergem da era digital, necessitando refletir e agir na/sobre sua prática para atender aos anseios dos nativos digitais e da contemporaneidade. Como aporte teórico, dialogamos com Lemos, Lévy, Santaella, Castells, para tratar da emergência da tecnologia móvel nos diferentes espaços, com Bauman, Hall, Haraway, para tratar de identidade móvel e ciborgue e Palfrey e Gasser, Veen e Vrakking, Masseto, Saccol e Barbosa, para tratarmos de nativos digitais, da escola na era digital, mediação pedagógica, e aprendizagem móvel e ubíqua, Kensky e Imbernón para refletirmos sobre temporalidades docentes e formação permanente, entre outros autores. Empreendemos uma pesquisa qualitativa e adotamos com método predominante pesquisa-ação, para tanto utilizamos questionários para uma caracterização primeira dos usos que os docentes e discentes faziam do celular no espaço escolar, realizamos grupo focal e observação participante. A partir dos achados obtidos por meio dos questionários, observamos que o celular possui diversas representações e usos entre docentes e discentes que ora convergem, ora divergem ou ainda se sobrepõem. Assim, consideramos as especificidades do contexto escolar e elaboramos conjuntamente com os colaboradores da pesquisa um plano de intervenção que contemplou atividades como: assembleia de classe, tertúlia pedagógica dialógica, fóruns de discussão no Facebook e oficinas formativas. Os resultados obtidos com a experiência, que teve como base uma relação dialógica, reflexiva e participativa possibilitou aos docentes a reflexão e ação sobre/na sua prática pedagógica, a (re)construção de conhecimentos e habilidades e o reconhecimento do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem que culminaram na elaboração do Guia de Boas Práticas Uso do Celular na Escola.