Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Autor "Almeida, Claúdio Bispo de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCatálogo de oficinas pedagógicas : festival de qualidade de vida(2024-03-26) Lopes, Edivalda da Silva Domingues; Almeida, Claúdio Bispo deO produto Educacional intitulado “Festival de Qualidade de vida” foi desenvolvido no mestrado profissional do programa de pós graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia, vinculado à pesquisa que resultou na dissertação intitulada “Qualidade de vida na percepção de estudantes de escolas urbana e rural do Município de Guanambi, Bahia”. Foi elaborado com o objetivo de contribuir com a ampliação do conhecimento sobre a temática Qualidade de vida e a produção de material de apoio à prática educativa. Cada oficina teve um eixo temático próprio relacionado aos quatro aspectos da qualidade de vida, presentes no instrumento utilizado, para cada tema foi convidado um colaborador com formação e experiência na área. Foram aplicadas em duas escolas, onde a pesquisa foi realizada, com duração de três horas cada oficina, somando uma carga horária total de vinte e quatro horas. Foram pensadas pelos pesquisadores, que elaboraram um template contendo ementa de cada oficina e entregue a cada colaborador, para que os mesmos pudessem elaborar e aplicar com a abordagem que considerassem mais viável. Para aplicação do produto, houve um contato com a direção das escolas e com os professores das turmas escolhidas, momento em que foi explicado aos docentes e estudantes como seriam desenvolvidas as intervenções, que aconteceram semanalmente em cada escola. A pesquisadora esteve presente durante todas as intervenções, para apoio aos estudantes e colaboradores. O Convite também foi estendido à gestão, coordenação e demais servidores das escolas. As oficinas foram compostas de tema, objetivos, carga horária, conteúdos, metodologia, recursos, avaliação e referências. A proposta contribuiu com a ampliação do conhecimento da temática trabalhada e foi possível perceber que os estudantes da área urbana não tiveram a mesma receptividade que os da área rural, vários desafios foram encontrados e superados para que o projeto pudesse acontecer e no final de cada oficina os estudantes responderam um questionário com quatro perguntas para avaliarem. Este produto pode oportunizar novos olhares e saberes que emergem do cotidiano escolar e poderá ser replicado ou adaptado para outros contextos escolares.