Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR) por Orientador "Sousa, Leliana Santos de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação do gestor escolar: uma estratégia de gestão do conhecimento(Universidade do Estado da Bahia, 2008-12-22) David, Ana Celeste da Cruz; Sousa, Leliana Santos de; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Freitas, Kátia Siqueira deFormação do gestor escolar é um estudo teórico - empírico sobre essa temática vista como uma estratégia de gestão do conhecimento na escola, tendo como referência aspectos da criação e conversão do conhecimento tácito e explícito e as condições necessárias a esta ocorrência. Conversão do conhecimento na perceptiva apresentada por Nonaka e Takeuchi no modelo denominado “espiral do conhecimento”, que compreende a socialização, a externalização, a combinação e a internalização. Consideradas também as cinco condições favoráveis a criação do conhecimento como a intenção, a autonomia, a redundância, a flutuação e caos criativo e a variedade requisito. A pesquisa teórica – metodológica investigou as concepções de formação de gestor e gestão do conhecimento relacionado às tendências pedagógicas, na perspectiva, principalmente, dos autores Saviani, Freire, Aguiar, Nonaka e Takeuchi e Terra. A pesquisa de campo pautou-se nos pressupostos da análise de conteúdo, tendo como lócus três (3) escolas de ensino médio da cidade do Salvador, situadas no bairro do Cabula, onde entrevistamos nove (9) gestores que haviam participado como cursistas do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO, no período de 2004/2006. Investigamos as motivações que levaram esses gestores a participarem do programa, a divisão do trabalho no ambiente escolar, o sentido da experiência como cursista, o trabalho em coletivo, as dificuldades enfrentadas e a percepção desses sujeitos quanto a formação de rede entre as equipes gestoras participantes do programa. Indicamos, em diagrama, as condições favoráveis a criação do conhecimento verificadas no decorrer do PROGESTÃO, a intenção, a autonomia e a redundância. Apontamos a condição parcialmente identificada, a flutuação e caos criativo e, a condição de variedade requisito como condição não identificada durante o programa. Nossas considerações finais apontam para a potencialidade do programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares como estratégia de gestão do conhecimento, sem que, contudo possamos considerar esse programa como elemento suficiente para a formação de rede de gestores capaz por si só de produzir, armazenar, distribuir e gerir o conhecimento.
- ItemTerreiro do cobre: gestão do conhecimento, comunicação e resistência(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-30) Amparo, Ademir Santos; Sousa, Leliana Santos de; Santana, Marise de; Santos, Luiz Carlos dosNa comunicação do terreiro do Cobre, é nítida a presença de elementos básicos para a resistência e continuidade. Os gestos podem compor o imagético textual dentro da comunicação dos orixás, pois verifica-se o dito, o não dito, explícitos, implícitos, mensagens subliminares, postos e pressupostos em uma velocidade e variedade que somente com bastante atenção podem ser percebidos. A planta dentro do terreiro é poderoso veículo da oralidade, transcendendo e transformando seu caráter material. As cores representam traços fortes de um povo ou uma nação, demarcando limites do domínio de uma etnia. A resistência e continuidade das tradições da religião africana, temática desta pesquisa, têm sido possíveis com a capacidade de velar os mistérios, de segmentar código com seus adeptos e de manter os rituais em língua original, ensinada aos mais jovens pelos mais velhos. Neste estudo, busca-se investigar quais os aspectos na comunidade do Cobre redefinem e recuperam a memória de seus antepassados para preservar a tradição do candomblé, buscando compreender como os fazeres e os saberes são herdados e transferidos através das relações entre os indivíduos. Especificamente, buscaremos identificar os principais aspectos que redefinem e recuperam o conhecimento ancestral no terreiro do Cobre, estabelecer relação entre os aspectos de redefinição e recuperação do conhecimento com a gestão do conhecimento e destacar os aspectos que podem ser incluídos na relação com o saber através da comunicação e da gestão do conhecimento.