Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Soares, Marcia Torres Neri"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAproximações e tensões entre a educação básica e o ensino superior: uma proposta de intervenção no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Alves, Izabel Cristina Lima Dias; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Pimentel, Susana CoutoEste trabalho evidencia a articulação entre o ensino superior e a educação básica, visando diminuir possíveis tensões entre esses níveis. Com frequência, atividades desenvolvidas pelo ensino superior utilizam esse espaço para estágios, extensão e pesquisa, sem o sentido da complementaridade. A pergunta norteadora desta pesquisa consisteem: “como pode ser potencializada a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI)?”. Para tanto, o objetivo geral é analisar possibilidades de potencializar a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o CIEI. E como objetivos específicos: identificar os processos de aproximações e tensionamentos entre a UNEB-Campus XXI e o CIEI; elaborar, de forma colaborativa, um plano de gestão como estratégia pedagógica de aproximação entre a UNEB- Campus XXI e o CIEI; discutir os contributos do plano de gestão para organização administrativa e pedagógica do CIEI, com base nas necessidades oriundas das sessões reflexivas. A pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 3.937.948, de 27.03.2020. Como referencial teórico apoia-se em Pimenta e Anastasiou (2014), Peroni (2003), Lüdke (2009), Libâneo (2018), Paro (2016) e Luck (2015). A metodologia é a pesquisa-ação colaborativa com base em Pimenta (2005, 2006) e Thiollent (1986), mediante proposta de intervenção produto, o plano de gestão. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para caracterizar o lócus de pesquisa, perfil dos colaboradores e dimensões sobre os níveis de ensino e o plano de gestão. A consolidação das ações interventivas realizou-se por meio de sessões reflexivas, remotamente pela plataforma googlemeet e pelo WhatsApp. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977).Emergiram duas categorias: I) princípios para aproximação entre a universidade e a educação básica e II) Estratégias para/na aproximação entre os níveis de ensino. Os princípios foram: a) a Prevalência do sentido colaborativo. b) Valorização dos saberes produzidos na Educação Básica; c) A escola como lócus de formação. Como estratégias de aproximação, identificou-se: a) Propostas de formação docente sob a configuração de pesquisas, cursos de extensão, debates e palestras; b) Parceria na elaboração das ações administrativas e pedagógicas; c) Interação entre graduandos e sujeitos da Educação Básica. O plano de gestão foi elaborado de forma colaborativa, potencializada pela mediação tecnológica digital, pautado por ações articuladoras dos níveis de ensino, nas dimensões: pedagógica, curricular, administrativa, financeira, infraestrutura, humana e cultural, reconhecendo a amplitude dos aspectos pedagógicos na formação para gestão. Esse processo revelou-se eficaz, pelo envolvimento, respeito e valorização dos colaboradores, entendimento das finalidades e continuidade na instituição. Depreendeu-se a relevância da realização de investigações colaborativas aplicadas e centradas no reconhecimento das práticas de gestão escolar na educação básica, como via para a almejada aproximação, superando tensões com este nível.
- ItemEducação pública municipal do campo em Barrocas - Ba: espaço virtual de práticas pedagógicas como possibilidade de enriquecimento do currículo vivido(2022-07-21) Araújo, Patrícia de Sena; Soares, Marcia Torres Neri; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Heron FerreiraO presente trabalho tem aderência ao campo de investigações da/na educação básica, com centralidade no currículo da Educação do Campo, mais especificamente nas práticas docentes exitosas vivenciadas na realidade educacional de escolas públicas municipais do Campo, em Barrocas-BA. Ancorado na metodologia pesquisa-ação, apresenta a criação de um Espaço Virtual de Práticas Pedagógicas/Blog, para compartilhamento, divulgação e acesso a informações destas práticas, tencionando o fortalecimento do currículo vivido. Para tanto, foram realizadas sessões reflexivas com professoras e coordenadoras das referidas escolas, bem como levantamento documental e aplicação de questionário através do google forms, para acessar os dados. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como o espaço virtual de práticas pedagógicas pode colaborar para o fortalecimento do currículo vivido nas escolas públicas do campo, no município de Barrocas-BA? Traz como objetivo geral sistematizar experiências pedagógicas, através do Espaço Virtual, para o fortalecimento das práticas curriculares, no sistema educacional, das escolas públicas do Campo, no município de Barrocas-BA. Seguido dos seguintes objetivos específicos: caracterizar os aspectos normativos e organizacionais da Educação do Campo no município de Barrocas-BA; e realizar sessões reflexivas, dialógicas e problematizadoras com os professores sobre suas vivências, experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Campo e criar um Espaço Virtual (Blog) para socialização, divulgação, acompanhamento e trocas contínuas, de práticas pedagógicas, bem como informações do contexto educacional das escolas do Campo, direcionadas aos educadores, estudantes e sociedade civil, tencionando uma soma nas práticas curriculares vividas. O trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Thiollent (1986), Barbier (1977), Bardin (2016), Freire (1997), Holliday(2006), Arroyo (2013), Molina (2012) e Caldart (2011; 2012), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível socializar materiais e sugestões literárias/pedagógicas acerca da educação do Campo, no espaço virtual, visibilizar e estimular a socialização de práticas exitosas das professoras de escolas do Campo, bem como tornar os dados acessíveis à sociedade civil para conhecimento, acompanhamento e utilização como fonte de pesquisa e enriquecimento do currículo vivido.
- ItemPropostas pedagógicas no trabalho com a surdez: contribuições do tradutor e intérprete de língua de sinais e portuguesa, professores e estudantes surdos numa escola estadual de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-08) Santos, Thaiana Ferreirados; Soares, Marcia Torres Neri; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Soares, Alessandra Miranda MendesSão frequentes as discussões e dúvidas acerca de como promover a inclusão de pessoas surdas, de modo a garantir formas de participação e desenvolvimento no currículo escolar. O presente texto trata-se de uma dissertação desenvolvida no Programa de Intervenção Educativa e Social (PPGIES), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XI, Serrinha-BA, e tem, como objeto de estudo, propostas pedagógicas para/no trabalho com o estudante surdo. Para tanto, apresenta como questão de pesquisa: como propostas pedagógicas voltadas ao campo da surdez podem, sob o ponto de vista docente e do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILSP), contribuir com o enriquecimento curricular a fim de favorecer a inclusão do estudante surdo? Com base na metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2009), toma-se como objetivo geral, apresentar propostas pedagógicas voltadas para estudantes surdos, sob o ponto de vista do professor, TILSP e estudantes surdos, de modo a contribuir com o enriquecimento curricular, a fim de favorecer sua aprendizagem e participação. Como aporte teórico, baseia-se em Perlin (1998), Honora (2014), Strobel (2018), com falas alusivas à cultura e identidade surda, bem como aspectos educacionais e a discussão curricular por meio das ponderações de Soares (2020). No tocante ao tratamento dos dados, a escrita balizou-se na análise de conteúdo com as contribuições de Bardin (2011). O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética de Pesquisa sob o Parecer de número 6.061.978. O campo da pesquisa definiu-se como uma escola estadual do município de Ipiaú-BA. A intervenção realizada pautou-se na organização de 05 Ateliês (In)Formativos, consubstanciados no formato de 2 encontros com os colaboradores, a saber: 14 professores; 01 TILSP e 04 estudantes surdos. Tais participantes tiveram disponibilidades e contribuições diferentes, conforme suas áreas de atuação e interesse, bem como o objetivo de elaboração de cada encontro. Como produto, a pesquisa proporcionou a composição de uma videoteca com 05 vídeos (in)formativos disponibilizados no canal do You Tube do PPGIES, intitulados Apontamento de Pesquisas. Os vídeos, além de apresentar a pesquisa, versam sobre aspectos da cultura e da identidade surda; educação inclusiva; currículo; papel do TILSP, bem como a construção colaborativa do planejamento pedagógico para turmas com estudantes surdos. Como suporte para uma possível replicação da intervenção, o texto também oportuniza o contato com material instrucional de ilustração e subsídio para a intervenção e a criação do produto. Os resultados indicam serem notáveis as contribuições do uso de recursos audiovisuais para estudantes surdos, bem como a potencialização dos recursos tecnológicos como possibilitadores da aprendizagem. Também são contundentes as possibilidades de êxito no desenvolvimento do trabalho pedagógico, quando pensado colaborativamente, pois pode existir uma ação profícua entre professores e TILSP. De igual modo, são relevantes as iniciativas para/na aproximação entre esses dois profissionais no processo educacional inclusivo de estudantes surdos, assim como são indispensáveis as participações de estudantes surdos a fim de apoiar nas reflexões sobre as práticas de professores e TILSP. Acreditamos na relevância deste estudo e esperamos contribuir no tocante a conhecimentos relacionados à inclusão do estudante surdo.