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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Batista, Marize Damiana Moura Batista e"
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- ItemFormação continuada de professores de escolas dos núcleos rurais do município de Dias D’Ávila – Bahia: educação do campo no plano de formação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-07) Menezes, Taise Lima de; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Castro, Selma Barros Daltro de; Lima, Aline dos SantosEsta pesquisa, é intitulada “Formação continuada de professores de escolas dos Núcleos rurais do município de Dias d’Ávila – Bahia: Educação do Campo no Plano de Formação”. Questiona em que medida a formação de professores de escolas de núcleos rurais em Dias d’Ávila, Ba, pode contribuir para o fortalecimento da Educação do Campo fundamentada nos princípios dos movimentos sociais: uma educação política, crítica, que problematize o acesso à terra, a tecnologia, ao modelo de produção capitalista e a própria produção de conhecimento? O objetivo geral procurou analisar a formação continuada de professores alicerçada nos fundamentos da Educação do campo, implementando curso livre de formação continuada com professores que atuam nos núcleos das escolas rurais do município de Dias d’Ávila, Bahia. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar a formação continuada de professores no âmbito da Educação do Campo, realizando um balanço da política de formação, identificando finalidades, concepções e desdobramentos educacionais e sociais; mapear as ações de formação continuada de professores que atuam nas escolas dos núcleos rurais do município de Dias d’Ávila, no Referencial Curricular da Educação do Campo de Dias d’Ávila, no Currículo das escolas rurais e no Plano Municipal de Educação, analisando concepções e fundamentos teórico-metodológicos; realizar um curso livre de formação continuada de professores dos núcleos rurais do município de Dias d’Ávila, fundamentado na perspectiva da Educação do Campo; sistematizar plano de formação da Educação do Campo com propósito de subsidiar a formação continuada de professores que atuam em escolas dos núcleos rurais no município de Dias d’Ávila. O aporte teórico conceitual se fundamentou nas sistematizações de Arroyo (2007), Bogo, Carvalho e Ferreira (2021), Brandão (1985), Caldart (2002), Carvalho (2008), Curado (2017), Ferreira (2015), Fialho (2020), Freitas (1995), Molina (2014), Santos (2015), Saviani (1991), dentre outros. A metodologia apoiou-se na abordagem qualitativa e na pesquisa de intervenção, tendo aporte no referencial de Gil (2008) e Minayo (2010), aproximando-se do método dialético na perspectiva de Cury (1986), Saviani (1991) e Kosik (1976). No processo da intervenção foram realizadas análise de documentos norteadores da Educação do Campo no município em fontes secundárias e entrevistas semiestruturadas, o que embasou a realização do curso livre de formação continuada como ação interventiva para levantamento de dados primários e elaboração do Plano de Formação. Para subsidiar as sistematizações coletivas do Plano de Formação a análise dos dados apoiou-se na aproximação do aporte teórico da dialética em Kosik (1976), com a proposta de expressar as condições materiais da classe trabalhadora em Marx e Engels (2007) e luta dos trabalhadores do campo e seus movimentos sociais pela Educação do Campo, pelo acesso à terra e construção de outro projeto societário. A pesquisa contou com a aprovação do Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Estado da Bahia, expressa no parecer de n° 6.290.694. Com o propósito de orientar a formação continuada de professores que atuam em escolas dos núcleos rurais no município de Dias d’Ávila, o produto desse estudo se consolida em um Plano de Formação para subsidiar a Educação do Campo. PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada de professores. Política educacional. Educação do Campo. Plano de Formação
- ItemO trabalho associativo na APAEB Serrinha-BA e políticas públicas: implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-09) Carvalho, Margarida Vieira Lima; Batista, Marize Damiana Moura Batista e ; Santos, Janeide Bispo dos; Santos, Denilson LimaEsta pesquisa se pauta no trabalho associativo na APAEB no município de Serrinha-Ba, no que diz respeito às suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses, frente aos desafios impostos a estes agricultores e aos seus espaços organizativos, pela lógica de produção do capital no campo, fomentando estratégias de disputas pelas políticas públicas da agricultura familiar. Considerando essas relações contraditórias que envolvem a estrutura associativista, questiona-se: A quem e sob qual contexto e propósitos tem servido o trabalho associativo na APAEB Serrinha? Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo analisar o trabalho associativo na APAEB Serrinha-Ba, considerando suas implicações na organização dos agricultores familiares e camponeses e os desafios frente à realidade das políticas públicas da agricultura familiar no contexto brasileiro atual. A metodologia dessa pesquisa é de caráter qualitativo e do tipo pesquisa descritivo-exploratória, acionando como método para levantamento de dados a técnica de questionário sociodemográfico, de observação e oficinas formativas fundamentadas na metodologia do Ciclo Temático, cuja estratégia pretende fomentar a participação e as discussões que se articulam em uma rede temática, viabilizando reflexões e problematizações sobre a realidade tematizada. Os dados levantados serão analisados com base nos fundamentos conceituais do trabalho associativo e nas políticas públicas, estabelecendo relação com as categorias que forem se revelando pelas sistematizações dos dados de campo. A produção dos resultados desta pesquisa tem como horizonte contribuir com a organização de ações de desenvolvimento social e educativo na APAEB Serrinha-Ba, o que permite compreender esta pesquisa como um modo de intervir socialmente, influenciando na melhoria do trabalho associativo na entidade. Deixará como produto um E-book, documento de identificação da entidade que irá materializar o resgate e a sistematização da história e dos processos organizativos da entidade, existentes na memória dos associados, situando-se como registro escrito que sistematiza e revela a dinâmica dos processos associativos na APAEB Serrinha-Ba, sua relação com as políticas públicas e suas implicações na organização sociopolítica dos agricultores familiares e camponeses.
- ItemPrincípios teórico-metodológicos para o ensino de geografia na escola: caderno didático como subsídio à prática de professores dos anos iniciais no município de Valente-Ba(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-03) Santos, Gêisa Cunha dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista e ; Castro, Selma Barros Daltro de; Almeida, Lorena Ferreira de SouzaDiante do ideário neoliberal presente na educação, faz-se necessário questionar qual a geografia que está sendo ensinada nas escolas públicas brasileiras, considerando as implicações na prática de professores dos Anos Iniciais e as possibilidades superadoras. Assim, essa pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, com parecer de número 5.475.168, tem como objetivo geral analisar a prática de ensino de geografia de/com professores dos anos iniciais do município de Valente-BA. Como objetivos específicos: analisar as dimensões de conteúdo e método que embasam a prática pedagógica a partir de um balanço da produção sobre ensino de geografia escolar no Brasil; problematizar a concepção de geografia que prevalece na prática de professores do ensino fundamental I, tendo como eixo orientador o tratamento dado ao livro didático; desenvolver uma proposta de intervenção por meio de oficinas formativas com professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental, articulando a práxis do ensino de geografia sob a abordagem da pedagogia histórico-crítica para problematizar a prática pedagógica e de maneira dialógica, identificar aspectos subsidiadores da práxis que envolve o processo de ensinar geografia e elaborar coletivamente por meio da sistematização da intervenção, um caderno didático contendo subsídios teórico-metodológicos norteadores da práxis acerca do ensino de geografia. Busca-se com isto conhecer como a Geografia é ensinada nas escolas e principalmente, situar o papel da ciência geográfica que é ensinada na educação básica, destacando a importância da apropriação deste conhecimento na prática pedagógica dos professores no que diz respeito à superação do modelo fragmentário de ensino e na superação de pensamentos que fragmentam a realidade socioespacial. Para tanto, foram realizadas intervenções fundamentadas na abordagem da pedagogia histórico-crítica através de oficinas formativas e com o resultado da sistematização dos dados foi elaborado um caderno didático em forma de E-book, contendo subsídios para o ensino de Geografia com alunos dos Anos Iniciais.