Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Educação-Campus XIV, localizado em Conceição do Coité, vem contribuindo há 32 anos com o Ensino, Pesquisa e Extensão para a formação de diversas pessoas, oportunizando o acesso a uma educação de nível superior pública.
Criado por meio da Lei nº5.977, de 20 setembro de 1990, originou-se do Centro de Ensino Superior de Conceição do Coité. Posteriormente, com a reestruturação das Universidades da Bahia, em 1997, passou a ser denominado Departamento de Educação de Conceição do Coité (DEDC).
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Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Orientador "Anecleto, Úrsula Cunha"
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- ItemEducação física escolar e cultura digital: seguindo rastros de estudantes na construção colaborativa de exergames(2020-06-03) Silva, Everton Renan da Cunha Moreira; Anecleto, Úrsula Cunha; Xavier, Raimundo Cláudio Silva; Santos, Matheus Araújo dos; Storto, Letícia JovelinaCom o desenvolvimento das Tecnologias Digitais, surgem novas experiências interativas, como os exergames (EXG), possibilitando o movimento corporal e ampliando o desafio para o ensino da Educação Física. Ao considerar que a sociedade se transforma em virtude dessas tecnologias, investigar e refletir sobre as ações que acontecem na rede no momento em que os estudantes constroem os EXG foi o caminho que escolhemos percorrer. Desse modo, tem-se como objetivo geral cartografar as associações realizadas pelos estudantes na construção colaborativa dos EXG, através da análise dos movimentos realizados na rede, apoiando-se nos fundamentos conceituais e metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR). Como enfoque para o estudo, baseamo-nos em fundamentos conceituais e metodológicos da TAR, que busca identificar as associações entre os atores na rede e desenhar suas ações. Como locus da pesquisa, elegemos o Colégio Estadual Wilson Lins, sendo os sujeitos 10 alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio. O estudo analisou as informações construídas por meio das oficinas de produção de games, o que reverberou no mapa das associações do percurso de navegação dos estudantes no ciberespaço. As atividades foram realizadas em grupo, incentivando a aprendizagem colaborativa entre os estudantes. Para o registro dessas ações e construção de informações, utilizamos como dispositivos o diário de campo, o programa Camtasia Studio de captura de tela das ações executadas no computador e o questionário online, respondido pelos estudantes ao final das intervenções. Como produto, elaboramos um Projeto Pedagógico com a finalidade de subsidiar, na escola locus, a implementação de um laboratório de produção de games, ampliando, assim, as itinerâncias dos sujeitos no ciberespaço. Enquanto resultados da pesquisa, percebemos que os estudantes conseguiram relacionar a experiência de construção dos EXG ao se-movimentarem no ciberespaço, dando sentido ao movimento corporal, objeto de ensino da Educação Física enquanto componente curricular, emergindo, assim, cartografias das associações consideradas complexas. Nesse sentido, os estudantes, sujeitos da (in)formação, ao consumirem as informações disponibilizadas no ciberespaço se fizeram como mediadores ao refletirem criticamente sobre elas e transformá-las, colaborativamente, em conhecimento materializados pelos EXG.
- ItemEnsino de língua portuguesa a partir de gêneros textuais emergentes tecnológicos: promovendo atos de currículo na sala de aula(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Costa, Maria Liliane Mota; Anecleto, Úrsula CunhaEste trabalho discute sobre a inclusão de gêneros textuais emergentes tecnológicos no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, de forma planejada e cotidiana. Nesse sentido, parte-se da ideia de que práticas de linguagem no contexto escolar devem centrar-se na diversidade de textos que fazem parte do universo social dos alunos. Dessa forma, o professor, ao inserir em seu planejamento os gêneros digitais, sobretudo, aqueles que circulam nas redes sociais, para trabalhar a leitura e a escrita, estará fazendo atos de currículo em sala de aula, de modo que nesse novo contexto social as práticas escolares não poderão estar desassociadas das práticas sociais dos alunos. Assim, realizou-se uma pesquisa de campo, com uma turma de 9º ano de Ensino Fundamental II, e dois professores de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Conceição do Coité (BA), com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento de práticas de ensino de Língua Portuguesa, a partir dos gêneros digitais como atos de currículo, de modo que o professor insira, de forma planejada, esses textos às aulas de Língua Portuguesa. Teoricamente, a pesquisa está ancorada nos estudos sobre gênero textual (MARCUSCHI, 2005; ROJO; BARBOSA, 2015) e gêneros emergentes tecnológicos (XAVIER, 2005; LÉVY, 2008; CRYSTAL, 2001); redes sociais (GOMES, 2016; MARTINO, 2015); atos de currículo (MACEDO, 2013). Como resultado da investigação, ficou evidente que os profissionais entendem a importância de inserir os textos digitais ao ensino de Língua Portuguesa; porém, não consta em seus planejamentos atividades que contemplem o trabalho com esses gêneros. Portanto, é necessária a ampliação de formação continuada para que os profissionais desenvolvam práticas de leitura e de escrita por meio dos gêneros digitais e atuem, assim, como atores curriculantes.
- ItemEnsino de língua portuguesa e gêneros emergentes(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Lima , Ariane de Oliveira; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fontes, JanineA pesquisa investiga a utilização de gêneros emergentes no ensino de Língua Portuguesa, para alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, partiu-se da concepção do letramento digital e de sua importância no processo de desenvolvimento de competências de leitura e de escrita no ambiente escolar, tendo como portadores textuais as tecnologias digitais. Como aporte metodológico, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de campo, na Escola Olgarina Pitangueira Pinheiro. O estudo aponta que as tecnogias digitais estão presentes no cotidiano dos estudantes, entretanto, apesar desses processos de leitura e de escrita serem parte da vida comunicativa desses sujeitos, a escola pouco se utiliza desses meios enquanto prática pedagógica planejada, que auxilie no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa (LP). Sendo assim, cabe a escola buscar a inserão dos gêneros emergentes no planejamento pedagógico do professor de LP, uma vez que através desses gêneros podem ser desenvolvidas atividades que estimulam a capacidade comunicativa dos alunos, além de contribuir para o aprimoramento das práticas de leitura e de escrita desses sujeitos, constituindo um processo de aprendizagem mais satisfátório.
- ItemFormação de leitores na cibercultura: o projeto estruturante EPA como mediação para práticas hipertextuais no ensino médio(2021-07-14) Oliveira, Novack Nueli Cunha; Anecleto, Úrsula Cunha; Ramos, Cleidiana Patricia Costa; Sacramento, ivana Carla OliveiraEsta pesquisa tem como temática a discussão sobre práticas leitoras na cibercultura por alunos do Ensino Médio. Tem como objeto de estudo a prática de leitura de hipertextos no espaço escolar, tendo como escopo para a investigação artefatos culturais que fazem parte da cibercultura, especificamente o acervo de Museu Virtual da Língua Portuguesa, considerando os sentidos multimodais e multissemióticos desses artefatos textuais. Dessa maneira, este trabalho apresenta a seguinte questão norteadora: como o trabalho em sala de aula com hipertextos, a partir do acervo do Museu Virtual de Língua Portuguesa, contribui para a formação do hiperleitor? Como objetivo geral, elegeu-se: compreender como o trabalho com a leitura na esfera digital, a partir de hipertextos presentes no Museu Virtual de Língua Portuguesa, pode ampliar a formação de leitores críticos e reflexivos. A escolha por esse objeto se deu devido à necessidade de trabalhar com estratégias e eventos de leitura que corroborem com uma maneira de perceber os textos em toda sua amplitude de materialização, pois esses se apresentam de forma múltipla e vão além da cultura grafocêntrica. Possuem características que produzem diversão, informação e construção de conhecimento, também de forma lúdica. Teoricamente, este estudo embasa-se nas abordagens que fundamentam os estudos sobre formação do hiperleitor, historização da leitura e leitura em contextos virtuais; concepção de hipertexto, cibercultura e aspectos dos textos digitais. Para o percurso metodológico, optou-se por uma abordagem qualitativa com método netnográfico, por esse caracterizar-se como uma metodologia que estuda fenômenos e relações advindas da cultura digital. Como dispositivos para a construção de informações, utilizou-se o questionário on-linee minicursos virtuais. Os participantes da pesquisa são doze estudantes da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, na cidade de Conceição do Coité (BA). O produto resultante do processo de intervenção constituiuse em uma fanpage, organizada pelos alunos, na rede social Facebook, que materializou pesquisas realizadas pelos participantes, por meio de espaços virtuais, a respeito dos patrimônios culturais da cidade de Conceição do Coité (BA). Os achados da investigação possibilitaram afirmar que discentes interpretaram criticamente textos que representam aspectos patrimoniais tanto da cultura local quanto global, a partir do trânsito na cibercultura, e, consequentemente, ampliaram a formação de hiperleitores críticos e reflexivos, levando em conta potencialidades socioculturais da cultura tecnológica e do projeto estruturante EPA, já pertencente à cultura escolar.
- ItemFormação do professor técnico na educação profissional: da racionalidade instrumental à racionalidade comunicativa(2019-05-02) Barreto, Maria Pastor da Silva; Anecleto, Úrsula Cunha; Boas, Fabíola Silva de Oliveira Vilas; Silva, Fabrício Oliveira da; Castro, Selma Barros Daltro deA pesquisa discute sobre o processo de formação continuada para o professor técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), localizado no Território de Identidade do Sisal. Tem como objetivo geral compreender os processos formativos do professor técnico do CEEP possibilitados pela formação continuada na superação da racionalidade instrumental com vista à racionalidade comunicativa. Entende-se que o agir do professor técnico, a partir apenas de uma racionalidade instrumental, não possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de analisar sua prática de forma reflexiva, muito menos oportuniza que esses professores assumam posturas emancipatórias no seu fazer pedagógico. Assim, torna-se tema importante para esta pesquisa a compreensão desse professor técnico de se agir pela racionalidade comunicativa para refletir sobre sua profissionalidade docente. Desse modo, propomos a seguinte pergunta de investigação: Como os processos formativos possibilitados pela formação continuada no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido contribuem para o desenvolvimento da profissionalidade do professor técnico? No processo metodológico, utiliza-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008), desenvolvida a partir de sessões reflexivas para dialogar e refletir coletivamente com o professor técnico sobre seu fazer docente. Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção da Educação Profissional (FRIGOTTO 2006, 2010; PETEROSSI, 1994); Formação continuada e profissionalidade docente (NÓVOA, 1999, 2002, 2009, 2013); Racionalidade Comunicativa (HABERMAS, 1997, 2003, 2012); Professor Reflexivo (SCHÖN, 2000). Os resultados dessa investigação revelaram a ausência de oportunidades de formação continuada para os professores técnicos da Educação Profissional. Como desdobramento dessa pesquisa, construiuse um plano de formação continuada para os professores técnicos, que abarcasse, principalmente, procedimentos didático-pedagógicos, pela perspectiva da racionalidade comunicativa e da ação-reflexão-ação para ampliar a profissionalidade docente desses professores.
- ItemFormação permanente de professores e mediação pedagógica com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC)(2021-07-17) Carneiro, Anderson dos Santos; Anecleto, Úrsula Cunha; Castro, Selma Barros Daltro de; Oliveira, Carloney Alves deEsta dissertação, tendo como objeto de estudo o curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)” (BAHIA, 2017), discute sobre a formação permanente de professores para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na mediação do ensino e da aprendizagem, em sala de aula. Tematiza, ainda, sobre a realização de processos formativos que tenham como base epistemológica a racionalidade comunicativa e a construção de inteligência coletiva. A pesquisa tem como geradora de reflexões a seguinte problemática: como as ações formativas desenvolvidas pelo UPTE contribuíram para a formação permanente do professor para a utilização das TIC na mediação pedagógica, fomentando a construção da inteligência coletiva, a partir da racionalidade comunicativa? Em face da necessidade de resposta para esse questionamento, foi traçado o seguinte objetivo geral: refletir sobre as contribuições advindas da formação realizada pelo curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)”, a partir de reflexões fomentadas pelos professorescursistas, e suas imbricações na mediação pedagógica e no fomento à inteligência coletiva construída por uma racionalidade comunicativa. Com um caráter interventivo, o perfil metodológico é de um estudo qualitativo com enfoque colaborativo, realizado no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP SEMIÁRIDO), localizado na cidade de São Domingos/BA, com a colaboração de dezessete coconstrutores. Os dispositivos de pesquisa utilizados foram: questionário on-line; grupo de discussão; App-diário on-line de pesquisa; plataforma on-line de pesquisa e formação; software Nvivo. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. As discussões e reflexões tiveram por alicerce as seguintes concepções teóricas: formação permanente de professores; TIC e mediação pedagógica; práxis pedagógica; inteligência coletiva; e racionalidade comunicativa. Como produto, concebeu-se uma matriz dialógico-reflexiva para a formação permanente de professores e o uso das TIC em sala de aula na escola locus. Com o estudo, inferimos que o UPTE pouco reverberou para a construção de uma prática de formação permanente dos professores em relação ao uso das TIC na mediação pedagógica, enquanto processo interativo e comunicativo de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se, ainda, que os sujeitos participantes identificam o caráter eminentemente técnico-instrumental do curso, em detrimento da construção de ações pedagógicas interativo-dialógicas, a partir das TIC. As discussões e reflexões notabilizaram, também, os movimentos de práxis dos coconstrutores (professores) e o quanto os partícipes estão engajados em suas respectivas formações permanentes, objetivando possibilidades reais de acionamento das TIC, em sala de aula, para mediar o ensino e a aprendizagem.
- ItemLetramento digital crítico e multiletramentos: memes de internet como meios para formação do ciberleitor(2020-06-10) Silva, Maria Jeane Souza de Jesus; Anecleto, Úrsula Cunha; Eluf, Cristina Arcuri; Silva, Fabricio Oliveira daO presente estudo tematiza sobre a formação de leitores crítico-reflexivos na cultura digital. Tem como objetivo compreender como o trabalho com o gênero discursivo memes de internet na sala de aula do 8º ano do Ensino Fundamental oportuniza o letramento digital crítico e a formação do ciberleitor. Parte-se da seguinte questão problematizadora: como o trabalho com o gênero discursivo memes de internet oportuniza novas práticas leitoras no ciberespaço, visando à formação do letramento digital crítico de alunos da Educação Básica? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, é proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Como aporte metodológico, também trilhamos pela Linguística de Corpus, doravante - LC. Ancorou-se, enquanto filiação epistemológica, nos novos estudos dos letramentos (STREET, 2014; LANKSHEAR; KNOBEL, 2006), com ênfase no letramento digital crítico (TAKAKI; MÓR, 2017) e na pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ELUF, 2010; ROJO, 2012). A construção das informações se deu a partir da utilização do dispositivo entrevista episódica (FLICK, 2009), que procurou orientar a atenção dos entrevistados para episódios por eles mesmos salientados durante o processo de pesquisa e intervenção, na sala de aula e na Tertúlia Dialógica Digital. Também, foram utilizadas Sequências Didáticas Interativas (SDI) como meios para a realização da ação docente. As discussões alicerçaram-se teoricamente nos estudos sobre letramentos sociais e letramento digital crítico (STREET, 2014; TAKAKI; MÓR, 2017; MENEZES DE SOUZA, 2011); multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2013) ciberleitor (SANTAELLA, 2004; 2013); gênero discursivos (BAKHTIN, 2003); Memes de internet (DAWKINS, 1976; RECUERO, 2009; MACIEL; TAKAKI, 2011). Enquanto ação interventiva, foram propostas oficinas pedagógicas com estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da escola-campo, para a discussão sobre o gênero memes, bem como análise e produção desses textos. Como produto, elaborou-se um ebook didático-pedagógico sobre a temática discutida, a ser disponibilizado em espaços digitais. Como resultado, inferimos ser possível potencializar práticas multiletradas, mesmo no contexto de Escolas do espaço Rural, onde a conexão banda larga é ruim e o acesso aos equipamentos tecnológicos é precário. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que os memes se figuraram como gêneros discursivos centrais para a ampliação do letramento digital crítico dos discentes.
- Item(Multi)letramentos críticos e práticas de redesigning em podcasts: vozes de hiperleitores em narrativas hipertextuais(2021-06-18) Dias, Geisa Araújo; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Barreiros, Patrício NunesEsta pesquisa tematiza a formação do hiperleitor a partir da prática com o redesigning de narrativas orais de moradores do campo do município de Monte Santo (BA) por discentes de uma turma de nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental com vistas a transformar esses textos em narrativas hipertextuais, veiculadas por Podcasts . Tem como objetivo geral compreender como o trabalho com o gênero discursivo Podcast, nas aulas de Língua Portuguesa, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais. Trata-se de um estudo que enfatiza as narrativas orais, pouco utilizadas nas salas de aula de instituições de ensino no município, como objeto de ensino de Língua Portuguesa, com vistas a um currículo plural, no Colégio Municipal Professora Otacília Cardoso de Matos. Parte-se da seguinte questão de pesquisa: como o trabalho com Podcasts, na sala de aula, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais, constituídas como identidade da cultura local? Metodologicamente, sustenta-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante. O desenvolvimento das ações interventivas partiu da pesquisa exploratória e teve como formato oficinas pedagógicas, delineadas a partir do dispositivo Sequência Didática. Para a reflexão das informações, construídas nos processos de pesquisa exploratória e na interventiva, optou-se pelo método Análise Textual Discursiva. No intuito de construir informações, também trilhamos pelo processo investigativo que partiu do dispositivo questionário on-line, da própria Sequência Didática e das Tertúlias Digitais Dialógicas síncronas e assíncronas para produção de Podcasts, realizadas por meio do aplicativo WhatsApp No concernente à natureza conceitual do trabalho, fundamenta-se nas concepções dos (Multi)letramentos críticos; no Hiperleitor; nas Narrativas orais e no gênero discursivo Podcast. Como produto, foi organizado, junto com os interlocutores da pesquisa, um audiobook com os Podcasts produzidos, intitulado “Memórias e vozes no ciberespaço: na trilha da cultura gLocal”, compartilhado nas redes sociais da instituição escolar. Enquanto resultado do processo investigativo, evidencia-se que o trabalho visibilizou o conhecimento dos discentes de narrativas orais do município e, ao promover o redesigned de narrativas hipertextuais, foi possível realizar um intercâmbio de memórias entre os sujeitos interactantes (estudantes hiperleitores e comunidade montessantense), através da prática de escuta dessas memórias, oportunizando sua propagação por meio do texto digital, na modalidade oral.
- ItemO livro didático de língua portuguesa e a construção de competências de escrita no ensino fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Carneiro, Ana Karolline de Almeida; Anecleto, Úrsula Cunha; Barreto, Marta Pastor da Silva; Souza, Janine Fontes deA presente monografia apresenta como os Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) contribuem para a construção de competências de escrita de discentes da Educação Básica ao enfatizarem os critérios de textualidade orientados pelo próprio texto, a coesão e a coerência textuais, para a construção de sentido e para a organização linguística de um texto. Esta pesquisa surgiu do questionamento sobre como as seções de produção textual dos LDLP, da coleção Português Linguagens, ajudam os alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental na construção de competências de escrita. Para isso, a pesquisa objetiva analisar se e como esses Livros Didáticos desenvolvem suas propostas de produção de texto para auxiliarem o desenvolvimento de competências de escrita dos alunos. Os caminhos metodológicos que nortearam a pesquisa foram construídos com base em textos teóricos, tendo como foco a pesquisa documental, pois o objeto de estudo, o Livro Didático, é classificado como um documento escolar. Além disso, a pesquisa enquadra-se na categoria da abordagem qualitativa. No que diz respeito à discussão dos dados, utilizou-se como método de investigação a análise de conteúdos por meio da análise categorial. Teoricamente, embasou-se nos estudos sobre Livro Didático (BEZERRA, 2005; RANGEL, 2005); concepção de texto e critérios de textualidade (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2002; KOCH; TRAVAGLIA, 2002; BRASIL, 1998). Por fim, com base nos resultados alcançados com a pesquisa, verificou-se que os Livros Didáticos analisados apresentam a coesão e a coerência textuais como importantes para a textualidade, embora muitas vezes de forma implícita. Nesse sentido, contribui para o desenvolvimento da produção escrita dos alunos e, com isso, colabora para a construção de competências de escrita dos discentes e para a formação de sujeitos atuantes em seus próprios textos.
- ItemTecnologias da informação e comunicação como mediadoras de práticas pedagógicas no município de Valente-BA(2020-07-29) Silva, Ediluzia Pastor da; Anecleto, Úrsula Cunha; Eluf, Cristina Arcuri; Silva, Fabricio Oliveira daEsta pesquisa, de caráter interventivo, apresenta discussões sobre ações (ciber)formativas, mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), realizadas colaborativamente com docentes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Valente (BA). Parte da compreensão de que, na Cibercultura, ocorreu a ampliação de espaços educativos, promovendo mudanças de paradigmas em relação aos modos de construção e de compartilhamento de conhecimentos, o que nos impele à necessidade de outras competências ao professor para a prática didático-pedagógica. Assim, essa nova conjuntura social, potencializa o uso das TIC no espaço escolar, de forma críticoproblematizadora, e coloca o professor como principal agente para essas modificações educacionais na sala de aula. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a (ciber)formação docente potencializa a construção de ações didáticopedagógicas reflexivas para o trabalho com as TIC, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Valente /BA. Como itinerário metodológico, fundamentouse na abordagem qualitativa no âmbito da pesquisa-formação, tendo como formato para a realização da intervenção a proposta de minicursos temáticos. Para a reflexão das informações construídas nos processos de pesquisa exploratória e na interventiva, optamos pelo método análise de conteúdo. Os dispositivos para a geração dessas informações foram questionários online e Grupos de Discussão, realizados nos encontros (ciber)formativos. Teoricamente, a pesquisa dialoga com concepções sobre (Ciber)formação docente; Cibercultura; Educação Online; Inteligência Coletiva; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Como produto, foi organizado, junto com os participantes da pesquisa, um espaço (ciber)formativo online, no AVA Moodle, que se pretende institucionalizar no município junto à Secretaria de Educação, como meio para ampliar as discussões sobre a utilização das TIC na educação escolar e, também, atingir a outros docentes do município não contemplados com esta pesquisa. Enquanto resultado do processo investigativo, percebemos que os docentes ampliaram bases teórico-metodológicas que possibilitaram a inclusão dessas tecnologias no processo de ensino em atividades interdisciplinares, de forma críticoreflexiva, embora ainda de forma incipiente, conforme a própria avaliação dos professores, principalmente, nesse momento de atividade remota realizada no município, devido à pandemia da Covid-19, que ocorreu no período de finalização das ações desta pesquisa.