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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Santos, Carlos Alberto Batista"
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- ItemOs saberes dos vaqueiros sobre a tradição da “pega do boi” e sua seguridade constitucional(UNEB, 2024-12-19) Santana, Luiz Antonio Costa de; Santos, Carlos Alberto Batista; Bispo, Rogerio de Souza; Santos, Maria Herbenia Lima Cruz; Silva, Bruno Cezar; Lopes, Ziel FerreiraA vaquejada e a pega do boisão atividades culturais e esportivas desenvolvidas sobretudo no Nordeste brasileiro. Suas performances são similares; na vaquejada, os vaqueiros devem derrubar um boi dentro doslimites de uma área demarcada a cal, puxando o animal pelo rabo, enquanto na pega do boi o animal é solto na caatinga, e o vaqueiro vai buscá-lo por dentro da vegetação. A presente tese objetiva analisar a percepção dos vaqueiros, residentes nos Municípios integrantes da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) sobre a vaquejada e a pega de boi, os tratos com os animais e as implicações da ADI 4983 na vida e na cultura do homem nordestino. Para tanto, foram utilizados pressupostos metodológicos de natureza qualitativa. foram construídas Revisao de literatura e análise documental, foram realizadas buscas no arcabouço legal: Constituição Federal de 1988, Lei 12.870/2013, Lei 15.299/2013, Lei 13.364/2016, Emenda Constitucional n. 96, Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4.983Lei 15.299/2013. Uma pesquisa de campo, desenho transversal, descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, alicerçada em entrevistas semiestruturadas e questionários socioeconômicos e demográficos. Os dados foram coletados entre janeiro de 2023 a junho de 2024, durante as vaquejadas realizadas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) municípios que compõe os principais polos da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico. O primeiro e o segundo ciclo de coleta de dados foram realizados por meio de entrevistas e questionários nos meses de janeiro e junho de 2023. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas em aparelho de áudio e respondidas em documento impresso. No primeiro ciclo, foi entrevistado um grupo que participava da Sétima Vaquejada na cidade de Juazeiro; no segundo ciclo, foi entrevistado outro grupo que participava da 37.ª Vaquejada do Parque Geraldo Estrela na cidade de Petrolina, com ambos totalizando 22 participantes que se dispuseram a participar da pesquisa. As entrevistas foram analisadas através da análise conteúdo, o que resultou em categorias temáticas que compuseram o corpus de discussão do estudo. Os dados socioeconômicos foram apresentados com estatística descritiva. O resultado desse estudo estabeleceu que vaqueiro permanece como figura central dessa prática nas regiões do Submédio São Francisco, demonstrando ainda um “saber adquirido” por meio da prática contínua da vaquejada, que atores envolvidos na atividade percebem a vaquejada como relevante manifestação cultural, e que as regras existentes não causam maus-tratos aos animais, de modo que a vaquejada desempenha papel representativo nas tradições nordestinas. Conclui-se que a vaquejada, reflete uma conexão profunda com a cultura local, as narrativas míticas do Nordeste e a economia da região.
- ItemTerritorialidade e identidade étnica Truká no século XXI(UNEB, 2024-12-14) Pereira, Artenízia Luiza da Silva; Santos, Carlos Alberto Batista; Lins, Leonardo Diego; Florêncio, Roberto Remígio; Oliveira, Edivania Granja da SilvaDesde o século XVII, o povo Truká vivenciam em seu território lutas e disputas com os chamados de poderosos da cidade, para permanência em seu território, o mesmo atraiu olhares da região por causa de sua fertilidade do solo, da flora e fauna, abundância de água do rio São Francisco, causando uma série de disputas. No século XX, a Igreja Católica entrou na disputa e tornou-se representante legal de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a quem os indígenas teriam doado as terras na espera de proteção, com o passar do tempo as terras foram vendidas a coronéis e os Truká, precisaram ser fortes para enfrentar as várias situações de negativas e silenciamentos junto aos então poderes públicos para resistência territorial junto as forças encantadas, entrando em um processo de retomadas(lutas para reconquista da terra). A presente pesquisa objetivou analisar aspectos sociais de territorialidade e identidade do povo Truká, na primeira década do século XXI, estabelecendo ligações entre as expressões socioculturais e a construção da territorialidade e identidade deste povo, compreendendo assim, as vivências Truká mediante as relações identitárias pós retomadas. Para tal foi utilizado a técnica de Análise de Conteúdo, baseando-se na pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Após realização da pesquisa verificou-se que a territorialidade e identidade sociocultural Truká se constitui de lutas visíveis e invisíveis, entrelaçadas por redes que apresentam conexões compreendendo, 15,4% de ações coletivas, 14% relações com a terra, 11,6% pertencimento, 10,5% tradições, 10,3% cultura, 8,8% saberes, 7,5% resistência, 6,4% Dinamicidade, 4,9% estratégias de luta, 6% visão religiosa e 4,6% de visão de mundo.