Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Azevedo, Sérgio Luiz Malta de"
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- ItemMetodologias ativas e educação ambiental: aportes e interações com a ecologia humana(UNEB, 2025-05-27) Santos, Florisvaldo Cavalcanti dos; Azevedo, Sérgio Luiz Malta de; Lima, Maria do Socorro Macedo Coelho; Amorim, Ricardo José Rocha; Santos, Juracy Marques dos; Silva, Cláudia Maria Lourenço da; Almeida, Maria do Socorro Pereira deNos últimos anos as ações antrópicas vêm se intensificando e, consequentemente, afetando o funcionamento do sistema ecológico, negativamente, fato que tem despertado preocupações e fomentado discussões na tentativa de encontrar soluções para a construção de um olhar alternativo aos padrões de consumo em massa e a destruição ambiental. A educação ambiental, diante de seu caráter transversal, permite ampliar a compreensão de inúmeras questões que envolvem o lugar de vida e ambiente em que se desenrola a existência planetária. Neste sentido, é importante romper com a inércia dos métodos tradicionais de ensino propiciando um saber integrado e conectado com a escola e com a vida dos alunos. Assim, as metodologias ativas como proposta educativa, são adequadas para a implementação de métodos em que os estudantes se posicionam como protagonistas do processo de construção de conhecimentos. Logo, o objetivo principal deste trabalho é investigar as práticas pedagógicas do Ensino Médio com o intuito de desvelar as metodologias ativas para o ensino/aprendizagem no campo da educação ambiental. À vista disso, foi utilizado o método indutivo, com abordagem qualitativa, e suplementarmente por abordagem quantitativa. Quanto à caracterização, a pesquisa se apresenta como explicativa e observacional não-participante, cujas fontes literárias são oriundas de artigos científicos completos, livros e teses. Outrossim, esta pesquisa também se caracteriza como estudo de caso, em que foram feitas comparações de dados por intermédio da estatística (metrificação elementar), para melhor suplementar a elucidação do comportamento humano. Como instrumentos, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas, ambos de forma presencial. O resultado colhido foi que as metodologias ativas aprimoram o processo de ensino/aprendizagem para uma educação ambiental transformadora, tornando este procedimento mais dinâmico e participativo, em que o estudante se torna protagonista, levando a uma mudança comportamental e à conscientização ecológica para uma convivência harmoniosa entre o ser humano e o meio ambiente natural.