Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Amorim, Dinani Gomes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação não formal na organização dos núcleos culturais nas comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano(UNEB, 2024-11-18) Costa, Kleber Ferreira; Amorim, Dinani Gomes; Duarte, Francisco Ricardo; Santos, Paulo César Marques de Andrade; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Santos, Carlos Alberto Batista dosNesta tese, ao se estudar a cultura e a identidade das comunidades quilombolas do sertão do Pajeú e sua zona de conflito, está-se estudando a atuação da educação não formal como instrumento de preservação do núcleo cultural quilombola, compreendido como o espaço cultural em que o grupo de pessoas se reúne, convive e troca experiência. Esse núcleo, marcado pelo enfrentamento ao racismo estruturante e epistêmico, encontra na educação não formal a maneira de manter a organização comunitária, a resistência cultural e antirracista que fortalece essa comunidade. Nesse cenário, o presente estudo buscou responder a seguinte questão- problema: Como se dá o processo de organização dos núcleos culturais das comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano? Este estudo objetiva identificar o processo de organização da educação não formal, enquanto mecanismo de preservação da cultura afrodescendente, nos núcleos culturais das comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano. É uma pesquisa qualitativa que usa dos métodos descritivo e explicativo, por meio da técnica de pesquisa de campo aplicada nas comunidades quilombolas do sertão do Pajeú pernambucano com uso dos instrumentos de coleta de dados da História Oral, através de entrevista semiestruturadas e não estruturadas gravadas em áudio e vídeo. O resultado apontou que a ancestralidade, a preservação e a territorialidade são marcas que se aprendem na comunidade por meio da memória que é perpassada pela educação não formal como instrumento de manter viva a identidade de uma comunidade. Ademais, evidencia que a educação comunitária não formal descoloniza forças conservadoras ocidentais abrindo espaço para a cultura local dos territórios quilombolas.
- ItemEcologia algorítmica: análise sobre a influência de tecnologias sociais digitais no contexto rural(UNEB, 2023-11-29) Bitencourt, Ricardo Barbosa; Amorim, Dinani Gomes; Santos, Juracy Marques dos; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Gomes, Alex Sandro; Oliveira, Francisco Kelsen de; Amorim, Ricardo José RochaA expansão tecnológica, ao longo da história, tem impulsionado mudanças significativas. Anteriormente, tais transformações eram mais notáveis em áreas urbanas, mas atualmente estão se disseminando em regiões rurais, mesmo com infraestrutura mais modesta. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências da presença de tecnologias inteligentes, como smartphones, com ou sem acesso à internet, no desenvolvimento humano em contextos rurais. O estudo adotou uma abordagem transversal e exploratória envolvendo pesquisa de campo e análise qualitativa de dados (Gibbs), tendo como arcabouço teórico a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. O trabalho de campo foi conduzido nas comunidades rurais de Serra dos Morgados e Varzinha, localizadas no município de Jaguarari, na Bahia. O trabalho de campo ocorreu entre os anos de 2022 e 2023, consistindo em entrevistas abertas conduzidas com 24 participantes. Dentre esses, 22 que afirmaram possuir telefone celular foram convidados a responder a uma escala de dependência. A abordagem utilizada foi a técnica snowball, na qual a inclusão de novos participantes foi encerrada quando a saturação do tema foi alcançada nas entrevistas. É importante ressaltar que a participação dos entrevistados foi voluntária e recebeu a aprovação do comitê de ética em pesquisa da Universidade do Estado da Bahia. Os resultados da pesquisa indicam que, inicialmente, a influência das tecnologias digitais nas comunidades rurais não se diferencia significativamente das áreas urbanas, mesmo diante das limitações de conectividade. As gerações que cresceram sem acesso à internet percebem de forma peculiar as mudanças na dinâmica social com a introdução da tecnologia, notadamente na comunicação com familiares, amigos distantes e no ambiente de trabalho. Além disso, as políticas de modernização dos serviços públicos estão compelindo os indivíduos a adentrarem o universo digital, com poucas alternativas além das plataformas mediadas pela internet. Durante as entrevistas, os participantes descreveram o celular como um elemento essencial para a vida em comunidade. Mesmo aqueles que não possuíam o aparelho o consideraram, especialmente quando associado à internet, como um recurso indispensável. Por outro lado, algumas perspectivas críticas surgiram em relação ao uso excessivo, algo percebido como uma doença para os participantes. Com base na escala de dependência aplicada, observou-se que 5% obtiveram um resultado classificado como “Normal”, 64% como “Leve”, 27% como “Moderado” e outros 5% como “Grave”. Quanto ao gênero, os níveis de dependência variaram, com 45% das participantes femininas apresentando níveis “Leves”, 23% “Moderados” e 5% “Graves”, enquanto os participantes do gênero masculino mostraram 5% com nível “Normal”, 18% “Leve” e 5% “Moderado”.
- ItemUm olhar sobre o uso do WhatsApp e suas contribuições na aprendizagem de alunos do turno noturno no ambiente escolar antes e durante a pandemia da Covid – 19 no Colégio Modelo de Juazeiro – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-22) Souza, Marcos Antonio de; Amorim, Dinani Gomes; Barbosa, Anna Christina Freire; Melo, Cláudia Maria Lourenço da Silva; Silva, Daniele Cristina de Oliveira Lima daEste trabalho, cuja temática envolve o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar, enfoca as potencialidades das redes sociais, em especial o uso do WhatsApp em sala de aula, convergindo para inovação de práticas pedagógicas e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Assim, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como a utilização da rede social digital WhatsApp pode contribuir para a aprendizagem de alunos no ambiente escolar? Para isso, define-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social WhatsApp em sala de aula com uma perspectiva de inovação pedagógica e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, procura-se identificar como os professores e alunos lidam, compreendem e se apropriam dessas ferramentas favorecendo a cultura digital. Assim, evidenciam-se as concepções e possibilidades referentes às redes sociais digitais, considerando-as como parte das mídias sociais que possibilitam a comunicação, a interação entre os participantes, a obtenção de informações, além da produção e veiculação de conteúdos de forma dinâmica e flexível. Serão apontados os procedimentos e técnicas de investigação, como questionários, bem como a caracterização do lócus e dos participantes, além da adoção da metodologia de análise textual discursiva como referência para analisar os dados.