Licenciatura em Pedagogia - DEDC8
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC8 por Orientador "Santos, Danilo Mamede da Silva"
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- ItemO papel da escola no luto infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Silva, Rosenilma Vieira da; Santos, Danilo Mamede da Silva; Nascimento, Eloy Lago; Garcia, Cristiane da Silva; Siqueira, Kárpio MárcioA morte na educação infantil é uma temática sensível que envolve a forma como as crianças compreendem e lidam sobre a morte, do mesmo modo que o ambiente educacional pode ajudá-las a processar e entender esse acontecimento, mesmo que as crianças em idade infantil não assimilem totalmente o conceito de morte como os adultos. O luto infantil relaciona-se ao meio de adaptação emocional que uma criança vivencia após a perda de uma pessoa ou de algo relevante em sua vida. A partir daí o objetivo do nosso trabalho é estudar as consequências do luto infantil no convívio escolar, destacando a importância de discutir e fazer uma abordagem sobre o papel da escola no luto infantil, a pesquisa mediante ao contexto mundial atual é de grande relevância, uma vez que ao falar da morte para criança passa a ser um tabu mensurável. É essencial compreender quais as orientações que a escola e a família tem diante das perdas na vida da criança, e buscar uma maneira de problematizar o luto no ambiente escolar junto aos profissionais de educação, promovendo atividades lúdicas, trabalhar a própria literatura infantil que emerge como uma ferramenta para abordar a respectiva. Esse artigo assume um caráter qualitativo de revisão narrativa de literatura, trabalhar o luto infantil no espaço educacional gera uma oportunidade de dá apoio emocional para aqueles alunos, moldado um desafio para os professores, no qual promova um ambiente mais acolhedor, oferecendo suporte psicológico sendo necessário que a escola ofereça um suporte emocional as crianças, criando um ambiente acolhedor e seguro para assim possa desenvolver habilidades e enfrentamento promovendo diálogos sobre a morte e o luto.
- ItemTranstorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e suas implicações na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-15) Dias, Ana Luiza Souza; Santos, Danilo Mamede da Silva; Cavalcante, Gicelma de Oliveira; Siqueira, Kárpio Márcio deA educação e sociedade evoluíram bastante ao passar dos anos, hoje em dia as mulheres e pessoas neurodivergentes podem ocupar muitos espaços sociais, incluindo os ambientes acadêmicos, algo que não ocorria no século passado. O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que ocasiona implicações nas funções cognitivas, executivas e sociais, ele ocorre tanto no gênero feminino quanto no masculino. Mas os números apontam que as prevalências de diagnósticos são mais frequentes em meninos. Foi observado também que a falta de informação e preparação dos responsáveis e profissionais da educação podem provocar uma série de implicações no processo de desenvolvimento. O objetivo geral desta pesquisa foi promover reflexões sobre as implicações na aprendizagem do estudante com TDAH e com a suspeita do transtorno, com ênfase no ambiente escolar e familiar. Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa de revisão sistemática literária, seguindo as normas do Prisma, obtendo como resultado 21 artigos encontrados com a finalidade de alcançar informações necessárias sobre o referido transtorno. Este estudo também visou em promover uma articulação narrativa de perspectiva feminina, pré- diagnosticada com TDAH, por meio da escrevivência como ferramenta metodológica de informação sobre as vivencias de estudantes em ambientes escolares e familiares, apontando, compilando e descrevendo as implicações das alunas não laudadas em seu processo de desenvolvimento. Esta metodologia é utilizada como técnica de caráter qualitativo, obtendo como resultado que há muitas implicações durante a fase de desenvolvimento dessa comunidade de estudantes atípicas. Desta forma, é necessário haver intervenções necessárias dentro e fora do ambiente acadêmico.