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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Salvadori, Juliana"
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- ItemEquipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina-BA(2018) Jesus, Luciana Pereira ; Salvadori, Juliana; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Pimentel, Susana CoutoA presente pesquisa “Equipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina/BA”, vincula-se a linha de pesquisa 1: Formação, Docência e Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB / Campus Jacobina-BA). Esta teve como objetivo investigar como a equipe gestora de uma unidade escolar da rede municipal pode contribuir para a construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar da pessoa com deficiência. Apresentou, assim, os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar como tem acontecido a relação entre gestão escolar e currículo inclusivo numa unidade de ensino escolar no município de Jacobina/BA; 2) Desenvolver através de um trabalho colaborativo com a equipe gestora o estudo e a reflexão sobre a presente temática, assim como a compreensão e relevância do seu papel na construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar de educandos/as com deficiência com o propósito de fornecer subsídios que orientem e fortaleçam suas ações posteriores junto aos demais profissionais da escola 3) Propor produto/intervenção em parceria com os/as colaboradores da pesquisa que sirva para orientar o trabalho de mediação da equipe gestora da escola na construção de um currículo inclusivo junto aos professores. A metodologia da investigação consistiu na pesquisa-ação colaborativa alicerçada numa abordagem do tipo qualitativa. Para o levantamento dos dados foram utilizados os seguintes dispositivos de pesquisa: observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e grupos dialogais/sessões formativas. A proposta do caminho investigativo envolveu cinco etapas: Fase Exploratória, Fase colaborativa; Fase de Análise e Interpretação dos dados; Fase da elaboração do produto final da pesquisa, Elaboração do texto final da dissertação. Portanto, teve como principais categorias e referenciais teóricos: Gestão Escolar (LIBÂNEO, 2015; LUCK, 2013; WITTMAM; KLIPPEL 2010; Currículo (SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2002; GOODSON, 1995; LOPES; MACEDO, 2010, 2011; PIMENTEL, 2013; CANEN, 2007), Currículo Inclusivo (CARVALHO, 2012, 2014, FIGUEIRA, 2013; MINETO, 2008; TEZANI, 2004; MANTOAN, 2011; PIMENTEL, 2013; EMÍLIO, 2008; CARVALHO, 2012, 2014; AMARAL, 1998). Este estudo foi orientado pelos princípios da educação especial a partir da perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2015; BRASIL, 2005; BRASIL, 2001; BRASIL, 1996; BRASIL, 1986; BRASIL, 1948; TAILÃNDIA, 1990; ESPANHA, 1994). O produto da pesquisa consistiu na elaboração de um plano de ação pensado e elaborado com a equipe gestora da escola que sirva como uma proposta orientadora do seu trabalho de mediação de construção de um currículo inclusivo junto aos professores. Por conseguinte, demonstrou que o trabalho de mediação realizado pela equipe gestora no processo de construção e desenvolvimento de um currículo inclusivo junto aos/as professores/as da sala comum é de fundamental importância para garantir uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa aos/as estudantes com deficiência. Todavia, a mesma equipe também carece ser melhor orientada e subsidiada nesse processo, a fim de que possa ter segurança para planejar e executar as ações voltadas para o desenvolvimento desse currículo na escola. Apontou também as principais dificuldades colocadas à prática dos/as profissionais da equipe gestora no desenvolvimento do currículo inclusivo na escola, entre estas: a falta de conhecimento acerca do assunto, o excesso de demandas burocráticas, as barreiras atitudinais e a falta de apoio da rede de ensino. Além disso, os resultados demonstraram que atual lógica da política de inclusão escolar adotada pelo município, centralizada na sala de recursos multifuncional e nos/as profissionais que atuam nesse ambiente, tem se mostrado pouco eficaz em atender as diversidades e diferenças presentes nas unidades de ensino.