Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCrise contemporânea da educação profissional técnica de nível médio: cenário da educação profissional em uma escola estadual do município de Jacobina-Ba(2019) Alves, Gustavo Ellias de Carvalho; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Sales, Márcea Andrade; Silva Filho, PenildonEste trabalho dissertativo interpretou a formação em Nível Médio diante dos desafios do mundo do trabalho e, especificamente, o processo de formação Profissional Técnica de Nível Médio, com participantes da investigação (estudantes egressos do curso e professores da escola). O caminho metodológico da pesquisa de concepção praxiológica firma-se na perspectiva da pesquisa qualitativa e faz uma opção pela entrevista narrativa e World Café como dispositivos de (des)construção e coleta de informações. Ela está diretamente ligada à lógica da pesquisa-formação-participante, cujo método só é possível no final – método como caminho - e está permeado pelos Estudos Culturais das políticas públicas para o Ensino Médio (EM). A pergunta fundante volta-se para a compreensão da crise do Ensino Técnico Profissionalizante de Nível Médio no cenário contemporâneo brasileiro, a partir da realidade da Educação Profissional Técnica de Nível Médio de uma instituição pública no município de Jacobina-BA, para construir uma possibilidade de intervenção, no âmbito da gestão escolar, especialmente na área pedagógica. Para tanto, propõe criar um grupo de estudos da Educação Profissional, em articulação com as partes envolvidas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio da escola e do município de Jacobina-BA, para o alinhamento de projetos e ações conjuntas para essa modalidade escolar. A partir das configurações subjetivas dos estudantes e dos professores do EM poderá ser possível propor mudanças e orientações no lócus pesquisado apresentando e problematizando os resultados deste processo investigativo. Este processo investigativo-interventivo deverá, ainda, contribuir com outras instituições do município nessa modalidade educacional, instituindo um processo colaborativo para identificar e contextualizar as suas principais dificuldades e potencialidades, compreendendo as interferências das políticas públicas que, nem sempre, contemplam as diversidades dos espaços de formação.
- ItemInserção dos saberes-fazeres quilombolas da Escola de Caldeirão – Uibaí - BA: diálogos artístico-culturais(2018) Cavalcante, Fabiana Lopes; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Miranda, Carmélia Aparecida da Silva; Sodré, Maria Dorath Bento; Faria, Marcelo Oliveira deEste texto dissertativo apresenta a pesquisa do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), a qual foi desenvolvida na comunidade de Caldeirão - Uibaí-BA, povoado registrado como quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2004. A proposta surgiu pelo silenciamento da esfera pública quanto à formação em exercício dos seus professores/as, especialmente, dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), e por compreender que as vivências culturais da comunidade devem fazer parte da proposta pedagógica dessa escola, o que requer essa formação em exercício permanente e contextualizada. Este estudo partiu do questionamento sobre quais os saberes-fazeres artísticoculturais quilombolas do campo versam sobre valores para as produções afro-brasileiras e africanas, como forma de potencializar a educação na escola investigada. Para isso, elencamos os objetivos e seus respectivos dispositivos: 1)catalogar as produções artístico-culturais da escola que fazem parte da identidade da comunidade lócus da pesquisa. Para alcançar este objetivo, usamos como dispositivo a Análise Documental. Nesse momento, como não há currículo formalizado, debruçamos o olhar interpretativo sobre os documentos encontrados na escola: Regimento, Projeto Político Pedagógico (PPP), planejamentos e demais registros de atividades, para depois: 2) conhecer a cultura quilombola do campo a partir das produções artístico-culturais presentes nesses registros, fazendo uso da entrevista semiestruturada. A partir disso, dialogamos a respeito do que seriam essas produções e quais delas evidenciavam a identidade quilombola. Contudo apenas a Semana da Consciência Negra e a capoeira exploram a cultura negra, segundo os/as participantes, pouco fazendo menção à identidade quilombola. Assim, passamos aos demais objetivos: 3) compreender como as atividades pedagógicas sobre as produções artístico-culturais quilombolas do campo estão presentes no planejamento docente; e 4)construir com os participantes da pesquisa uma proposta de intervenção educativa a partir dos saberes-fazeres artístico-culturais, como elementos para a formação pedagógica dos/as professores/as que atuam na escola de Caldeirão de Uibaí-BA. Para isso, fizemos uso das Tertúlias Dialógicas Culturais, inspiradas na Tertúlia Dialógica Literária freiriana, denominada neste trabalho de Tertúlia Dialógica Artística e Cultural, pois realizamos leituras de imagens de produções artísticas já desenvolvidas na escola, questionando a identidade quilombola do campo. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, com a abordagem filosófica hermenêutica para interpretação das informações, a etnoformação inspirada nos saberes-fazeres da etnopesquisa e da pesquisa-formação. Para este estudo, foram entrelaçados diálogos entre os teóricos que melhor se aproximam do objeto em estudo, como Creswell, Fazenda e Denzin, os quais colaboram com a abordagem qualitativa; Candau e Canen com reflexões sobre a diversidade da educação na sociedade; José Santos e Geertz com conceitos de cultura; Rios e Nóvoa, com identidade docente; Josso e Macedo que trazem saberes sobre pesquisaformação e a etnopesquisa; Gomes e Munanga trazem conceitos sobre quilombolas; e Hall e Silva que tratam de identidade. Esta pesquisa mostrou a diversidade de produções artístico-culturais da escola, como a dança, o teatro, a música, o artesanato, porém ficou evidenciada a não contextualização das mesmas no que tange à sua identidade quilombola do campo. Assim, será pertinente a formação em exercício a partir da identidade quilombola, desenvolvida como intervenção desta pesquisa.
- ItemJovens... estudantes... e do campo: expressão da diversidade e diálogos sobre identidade em uma escola da cidade(2018-06) Silva, Edilania de Paiva; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Faria, Marcelo Oliveira deO presente Documento Referência é resultado de um estudo investigativo com os/as jovens estudantes do campo que estudam em uma escola da cidade, cujo objetivo foi compreender como eles/as, estudantes do turno vespertino do Colégio Estadual João Durval Carneiro constituem as suas identidades culturais. A pesquisa deu centralidade aos jovens estudantes, tentando romper com a perspectiva homogeneizante que, historicamente, atribuiu a eles/as, especialmente os/as do campo, um papel menor e secundário no contexto das práticas cotidianas. Para tanto, considerou concepções teóricas de autores que abordam a juventude como uma construção social, na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades e os/as jovens como sujeitos descentrados do mundo pós-moderno, que têm suas identidades fragmentadas, em constante processo de hibridização. Através da bricolagem metodológica e dos pressupostos das teorias pós-críticas em educação, este estudo se ancora na abordagem qualitativa, através da Etnopesquisa como pano de fundo para a compreensão do objeto de estudo, tendo a análise interpretativa proposta pela Hermenêutica e alguns elementos que se inspiram na Cartografia. O resultado desta bricolagem compôs o referido documento, uma “Etnocartografia”, com as narrativas das identidades culturais dos/as jovens estudantes do campo, visto que cartografa/analisa/interpreta/descreve as experiências dos sujeitos em seus universos socioculturais e no cotidiano escolar. Como dispositivos para o levantamento e construção das informações, utilizaram-se o questionário, a observação participante, com registros no diário de campo, e a tertúlia dialógica cultural. A investigação apontou que, construir uma noção de juventude na perspectiva da diversidade implica considerá-la como um conjunto híbrido de expressões e práticas socioculturais, hábitos, valores e visões de mundo que constituem as culturas juvenis. Além disso, aponta tais aspectos, como parte de um processo mais amplo de constituição dos sujeitos, com base nas condições sociais, culturais (etnias, identidades religiosas) e de gênero, e também da localização geográfica, dentre outras. Por se tratar de uma pesquisa implicada, este Documento Referência resultou em um Plano de Ações Pedagógicas em atenção às expressões da diversidade dos/as jovens estudantes, com vistas a contribuir para a tessitura de novas possibilidades na escola, a partir da problematização da sua prática educativa.