Campus II - Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) - Alagoinhas
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Navegando Campus II - Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) - Alagoinhas por Orientador "Araújo, Edna Suzart de"
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- ItemEnsino de aspectos fonológicos da língua inglesa através do livro didático(2023-07-12) Oliveira, Edipo Fagner souza; Araújo, Edna Suzart deEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar como dois Livros didáticos (LD) de Língua Inglesa (LI) utilizados por professores no ensino médio em três escolas públicas da rede estadual da cidade de Alagoinhas – Ba abordam os aspectos fonológicos: intonation , word stress e o sentence stress presentes. O LD é um suporte indispensável no ensino aprendizagem de LI, uma vez que proporciona um melhor planejamento e direcionamento em relação às metas que precisam serem alcançadas a cada grau de escolaridade almejada pelo estudante. É uma ferramenta de grande utilidade para o professor no planejamento das aulas e para além disso é um suporte valioso para o aluno. Neste sentido, este artigo levantou o seguinte questionamento: até que ponto o LD propõe assuntos referentes aos aspectos fonológicos: intonation, word stress e sentence stress e atividades que estimulem o desenvolvimento da habilidade de pronúncia na Língua Inglesa no ensino médio? Para buscar por resposta a respeito da problemática, esta pesquisa fez-se necessário dialogar com Gil (2010) a fim de traçar o caminho da metodologia bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa de natureza básica com objetivo descritivo. A pesquisa também se articulou através dos pressupostos teóricos de: Kelly (2000), Brown (2000), Jenkins (2000) para o entendimento no ensino de pronúncia e comportamentos dos sons da fala inglesa; Leffa (2016) que discutiu a importância do material didático; Libâneo (2017) para questões didáticas; Godoy, Gontow e Marcelino (2006) foram importantes para verificar exemplos de atividade de pronúncia. Através desta pesquisa, percebeu-se que os materiais didaticos estão se tornando cada vez mais completos abordando questões importantes para o desenvolvimento da competência linguística do aluno.
- ItemNovas tecnologias digitais no ensino contemporâneo de língua inglesa: uso de plataforma Pixton para desenvolvimento da habilidade de Writing(2022-09-17) Pinto, Ívis Dias de Souza; Araújo, Edna Suzart deO presente trabalho teve como objetivo geral avaliar o uso de novas tecnologias digitais no ensino de língua inglesa (LI) para o desenvolvimento da habilidade escrita (writing) através da plataforma Pixton e considerar como ela auxilia no desenvolvimento da autonomia bem como no uso da criatividade na aprendizagem de LI na educação básica. Justifica-se a realização desta pesquisa, tendo em vista que, com a presença de algumas carências no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, principalmente no desenvolvimento da escrita (writing) diversas maneiras de como mudar os métodos de ensino para que os alunos consigam evoluir nessa habilidade em LI vem sendo pensada ao longo dos anos, pois, uma vez que os alunos se sentem inseridos na língua de uma forma mais dinâmica e ilustrativa, podem ficar à vontade para a resolução das atividades propostas. Para um melhor entendimento e aprofundamento nesta pesquisa, Larsen-Freeman (2011), Moran (2015) Siemens (2004) e Araújo (2021) e outros foram importantes para a construção teórica. Na esfera metodológica, Gerhardt e Silveira (2009), Richards e Renandya (2002), Villas Boas (2017) e Gil (2008) contribuíram em traçar caminhos desta pesquisa, a saber que seguiu a trajetória de punho bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa, e Gerhardt e Silveira (2009) para os estudos de dados obtidos através do diário da prática pedagógica. A pesquisa trouxe contribuições importantes para a área de ensino da escrita com a inclusão das novas tecnologias digitais na educação básica.
- ItemYoutube e educação: vídeos tutoriais como suporte mediador para o ensino e aprendizagem da língua inglesa(2022-08-25) Santiago, Wellington Pereira; Araújo, Edna Suzart deEste trabalho teve como objetivo geral analisar as potencialidades de vídeos tutoriais do canal English in Brazil by Carina Fragozo e do canal English Yourself, caracterizando, comparando e problematizando como espaço para ensino e aprendizagem da língua inglesa. Foram utilizados três vídeos tutoriais dos canais como objeto de investigação da pesquisa, a fim de descobrir os limites de espaço de alcance desses vídeos, as didáticas abordadas pelas professoras youtubers, e os elementos que mostram potência para considerar os vídeos como suporte para o ensino e a aprendizagem do inglês. Para tanto, a problemática desta pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Existem elementos potenciais nos vídeos tutoriais do canal English in Brazil by Carina Fragoso e do canal English Yourself que se configuram num espaço de ensino e aprendizagem da língua inglesa? E para isso, o presente trabalho seguiu com uma abordagem metodológica de uma pesquisa documental-bibliográfica, com o paradigma de abordagem de cunho qualitativo, cuja natureza foi exploratória e descritiva. Os vídeos foram analisados individualmente, caracterizados e classificados em tabela seguindo os critérios de reusabilidade, adaptabilidade, acessibilidade, durabilidade e interoperabilidade presentes no conceito de objetivos de aprendizagem. Também, fez-se necessário considerar outras pesquisas no ramo das TDIC’s; Youtube e educação; vídeo tutoriais e ensino e aprendizagem de língua estrangeira, além de o conceito de Objetivos de Aprendizagem como suporte para análise de dados, que ocorreu por meio da análise de conteúdo. A fundamentação teórica contou com autores, tais como: Morán (1995), Leffa (2003), Hodgins (2002), Leffa e Irala (2012), Paiva (2001) e outros. Por fim, concluímos que é possível os tutoriais de vídeos dos canais atuarem de maneira que possa servir como material mediador que gera suporte para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, tanto em ambiente presencial como remoto, uma vez que apresenta um didática lúdica e se constitui em um objeto de aprendizagem capaz de garantir uma reusabilidade e adaptabilidade em variados contextos, uma acessibilidade que permite ao telespectador a autonomia de aprendizagem de habilidades mais do que a proposta pelo conteúdo dos vídeos, além de uma durabilidade e uma interoperabilidade que permite seu uso em qualquer lugar do mundo.