Campus II - Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) - Alagoinhas
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Navegando Campus II - Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES) - Alagoinhas por Orientador "Araújo, Edna Suzart"
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- ItemGamificação como recurso tecnológico no ensino de língua inglesa na educação básica: notas da plataforma learningapps.org(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Reis, Eutalia Janine Freire dos; Araújo, Edna Suzart; Barreto Junior, Manoel; Almeida, Risonete Lima deFrente à revolução tecnológica que se presencia, não parece razoável que o ensino continue tradicional, já que este tipo de ensino pode levar ao descaso e desinteresse dos estudantes, principalmente no que concerne aos assuntos considerados como de certa dificuldade, como é o caso da gramática da Língua Inglesa (LI). Diante disso, busca-se com esse estudo, compreender de que forma a gamificação pode servir como recurso tecnológico para fornecer suporte ao ensino da gramática da LI por meio da plataforma learningapps.org. Dentro deste cenário, acredita-se que os dispositivos tecnológicos, bem como os games, podem ser utilizados como recursos auxiliares no ensino da gramática da LI, de forma a proporcionar aprendizados mais lúdicos, interessantes e ativos por parte dos estudantes. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a gamificação pode atuar como um recurso tecnológico auxiliar no ensino da gramática da LI por meio da plataforma learningapps.org. Para isso, adota-se uma abordagem metodológica qualitativa e exploratória, de natureza básica, por meio de pesquisa bibliográfico-documental. As reflexões aqui apresentadas recorrerão aos estudos de teóricos como Freire (2017), no que se refere à educação; Gavin Dudeney e Nicky Hockly (2007) e Edwards (2012), para discutir tecnologia e educação, Cláudia Martins e Herivelto Moreira (2012) sobre o uso das tecnologias no ensino de línguas; Kapp (2012) para abordar a gamificação e os benefícios de seu uso, entre outros que demonstrarão como os dispositivos tecnológicos e a gamificação podem auxiliar no aprendizado da gramática da Língua Inglesa. Com esta pesquisa e as discussões realizadas, espera-se demonstrar que os dispositivos tecnológicos, bem como os games, são recursos capazes de auxiliar no ensino da gramática da Língua Inglesa.