Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Orientador "Coelho, Patrícia Júlia Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental em uma escola pública do subúrbio de Salvador: uma proposta de intervenção socioambiental(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Silva, Cássio dos Santos; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Castro, Jânio Roque de; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Santos, Rita Silvana Santana doEsta pesquisa representa um estudo desenvolvido em um colégio da rede estadual, localizado no subúrbio de Salvador-BA, que contou com a participação de dez educandos da Educação Básica. A intencionalidade desse estudo foi implementar uma proposta de intervenção socioambiental com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e analisar quais são as problemáticas socioambientais existentes em seu cotidiano, presentes na escola, no bairro onde moram e/ou no entorno da instituição que foi o locus desse estudo. A partir das problemáticas socioambientais identificadas, buscamos refletir, discutir e produzir com os educandos, colaboradores da pesquisa, uma História em Quadrinhos (HQ), com vista a propor possíveis intervenções. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo pesquisa-ação, em que foram utilizados como instrumentos para a coleta dos dados os mapas mentais produzidos pelos estudantes, as rodas de conversa e o diário de campo, sendo que este último foi utilizado para os registros das principais informações, assim como para as informações mais subjetivas, que foram percebidas pelo pesquisador. Discorremos a pesquisa em três capítulos teóricos, que versaramsobre os seguintes eixos temáticos: Educação, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Impacto Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Lugar, Paisagem eProtagonismo Juvenil. Para um bom delineamento do objeto de estudo, a referida pesquisa foi fundamentada em autores e procedimentos elaborados a partir dos estudos de Leff (2015), Souza (2019), Minayo (2002) e Thiollent (2002). A referida pesquisa teve como ponto de partida diagnosticar e compreender os problemas socioambientais presentes no colégio público e, dessa forma, sensibilizar os educandos sobre os problemas socioambientais presentes no contexto escolar que estudam e no seu entorno, a fim de apresentar, através de uma História em Quadrinhos, proposições interventivas que possam colaborar com a solução desses problemas.
- ItemEducação infantil do/no campo no município de Tucano-BA: formação, práticas pedagógicas e aprendizagens de crianças de escolas rurais(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-22) Maciel, Arlete Miranda Amancio; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Orrico, Nanci RodriguesEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a trajetória de vida e formação de professoras da Educação infantil. Teve como locus o Núcleo escolar Arlindo Dantas, no município de Tucano-BA, interior da Bahia, Território do Sisal. Intentou compreender como os processos de formação continuada das professoras de Educação Infantil, referenciados no Documento Curricular Referencial de TucanoBA, reverberam nas práticas pedagógicas de uma escola pública do campo e dialogam com as experiências socioculturais das crianças de localidades rurais. Esta pesquisa objetivou também analisar o Referencial Curricular do Município de Tucano; realizar um Curso de extensão, de caráter formativo-investigativo, com as professoras da Educação Infantil do/no campo em uma escola nucleada do município de Tucano-BA; discutir proposições e estratégias para a participação efetiva das professoras do campo da educação infantil na construção de seu currículo, de forma articulada com o DCRMT para as Escolas do Campo; e produzir, com as professoras da Educação Infantil, um roteiro didático para a Educação infantil do campo. Para tanto, buscando compreender as concepções de infância e infâncias do campo, subsidia-se nos estudos de Coelho (2010;2019), Silva e Paschu (2010; 2012), Corsaro (2011) e Sarmento (2006). Currículo e Formação continuada em Macedo (2004; 2009; 2013; 2020) e Arroyo (2007; 2008; 2013; 2021) e metodologia (auto)biográfica em Souza (2004; 2014), Josso (2004; 2006; 2007) e Nóvoa (2002, 2014), e para a análise interpretativa-compreensiva, em Ricoeur (1976; 1988; 2002; 2010; 2014), entre outros teóricos que subsidiaram as discussões e a análise. O desenvolvimento desta pesquisa, ancorado na abordagem (auto)biográfica, teve as narrativas de nove professoras da Educação infantil do campo como dispositivo formativo e método investigativo, com a perspectiva que num ato reflexivo de sua trajetória de vida, formação e atuação, as concepções de infâncias do campo possam reverberar na construção de um currículo escolar que dialogue com as infâncias presentes nas escolas do campo. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP – Autorização 5.937.397. Os resultados que ecoaram de um curso de extensão foram estruturados em cinco eixos temáticos, a saber: Infâncias rurais; Ser professora da Educação Infantil do Campo; Currículo escolar e prática pedagógica para a Educação infantil do Campo; Livro didático, políticas públicas de formação continuada e o ato curricular para a Educação Infantil do Campo; e Narrativas formativas das professoras da Educação Infantil do Campo. Desses eixos temáticos emergiu o produto desenvolvido com as colaboradoras da pesquisa, por meio de suas narrativas de vida/formação, intitulado Roteiros Didáticos: do cultivo das pequenas plantações à cultura do letramento no contexto de localidades rurais de Tucano-BA”, evidenciando que este se constitui uma opção de material didático para as escolas públicas do campo do município de Tucano, inaugurando uma prática inovadora de formação continuada, ao passo que as professoras, ao final de sua formação, construíram coletivamente propostas curriculares, tendo a empiria como ponto de partida para vivenciar os conhecimentos da matemática e da palavra escrita, sobretudo para vivenciar uma prática de valorização e pertencimento da identidade das crianças e suas comunidades.