Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Orientador "Castro, Selma Barros Daltro de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContributos legais, institucionais e formativos para a seleção de formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-05-06) Assis, Karina Macêdo; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Soares, Marcia Torres NeriEssa pesquisa tem como objeto de estudo a normatização e orientação do processo de seleção para formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana. A questão dessa pesquisa é: quais os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de formadores de professores, na educação pública municipal de Feira de Santana e que implicam na necessidade da construção de um documento que normatize e oriente as ações da gestão educacional local? O objetivo é analisar os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de profissionais de carreira do magistério público municipal que atuarão como formadores de professores e que implicam na necessidade da construção de um documento que oriente tal processo. O estudo apresenta uma base legal ancorada em legislações nacionais e locais e um referencial esteado em autores como Mainardes, (2006), Castro (2011), Boito Júnior (2007), Cury (2002), Libâneo (2018), Santos Júnior, Azevedo e Ribeiro (2004), Gatti (2019), Nóvoa (2011), Santos (2007), dentre outros. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, através do Parecer de nº 4.620.456, tendo a organização metodológica apoiada numa pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com foco na realização da ação interventiva, constituída pela realização de 03 (três) ateliês formativos. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de questionários, análise de documentos e realização da intervenção através dos ateliês formativos. Como participantes da pesquisa contou-se com representantes institucionais da Secretaria Municipal de Educação e com servidores de carreira do magistério público municipal. Os dados da pesquisa revelaram que a falta de uma ação institucional local, na seleção de pessoal, pode gerar condutas não defendidas pela gestão pública, como critérios de amizade ou indicação política, o que acarreta uma falta de percepção sobre a responsabilidade do trabalho a ser desenvolvido. Os profissionais que atuam na formação de professores precisam ter domínio sobre a ação a ser desenvolvida, a qual deve considerar formação, experiência e titulação. O produto dessa pesquisa se constituiu como um documento normativo e orientador do processo de seleção dos profissionais de carreira do magistério da educação pública municipal, de Feira de Santana, que atuarão na formação de professores.
- ItemEducação profissional e modelagem didática: contribuição pedagógica para a unidade curricular Custos Logísticos(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Silva, Karine das Neves Paixão; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista eO presente trabalho, de característica interventiva, versa sobre a educação profissional e a modelagem didática efetivada na unidade curricular custos logísticos, componente do curso técnico em Logística. Como questão da pesquisa, tem-se: de que forma a modelagem didática pode contribuir para a construção de uma ferramenta pedagógica que possibilite: a) ao discente compreender e resolver problemas de forma contextualizada; b) ao docente uma prática pedagógica de forma estratégica ao processo de ensino. Como objetivo geral, o trabalho propõe uma ferramenta que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica, na Educação Profissional, por meio da modelagem da unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística em um Centro de Formação Profissional (CFP) no Município de Feira de Santana e tem por objetivos específicos: 1) Apresentar perspectivas históricas e contemporâneas da Educação Profissional no Brasil; 2)Contextualizar a modelagem didática e a educação profissional; 3) Propor uma ferramenta pedagógica que auxilie tanto a prática docente como o processo de aprendizagem discente, por meio do princípio da modelagem, para a disciplina Custos Logísticos no curso técnico em Logística. O referencial teórico tem aporte em autores como Cunha (1978), Manfredi (2017), Frigotto (2003, 2005), Libâneo (2018), Kuenzer (2000), Saviani (2008), Bassanezzi (2002), Biembengut (2009), D’Ambrósio (1996). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Etica e Pesquisa e autorizada conforme processo nº 3.955.246. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa de natureza interventiva foi a estratégia utilizada no processo de investigação. Como procedimento para coleta de dados foram aplicados questionários com os docentes e discentes, além da realização da modelagem didática na disciplina Custos Logísticos e da análise documental. O produto consiste na proposição de um modelo pedagógico que auxilie e dê suporte ao docente em sua prática pedagógica na Educação Profissional, baseado na técnica de modelagem para a unidade curricular Custos Logísticos no curso técnico em Logística, em um (CFP) no Município de Feira de Santana, contemplando uma situação problema ou situação de aprendizagem elaborada para a UC referida. Os resultados evidenciaram que os docentes da educação profissional, embora sejam profissionais com formação em bacharelado, apresentam iniciativas pedagógicas que tentam conectar a didática com a Educação Profissional. A modelagem didática, se apresenta como uma estratégia pedagógica capaz de motivar o aluno para a aprendizagem, além de potencializar a interação, o engajamento e envolvimento do discente no processo educacional.
- ItemGestão escolar e experiências gestoras: o website como ferramenta pedagógica para registro e socialização de saberes de um Município do Território do Sisal – BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-20) Cordeiro, Silvaneide Santos; Castro, Selma Barros Daltro de; Soares, Marcia Torres Neri; Venas, Ronaldo FigueiredoO presente estudo, intitulado “Gestão Escolar e Experiências Gestoras: O Website como Ferramenta Pedagógica para Registro e Socialização de Saberes de um Município do Território do Sisal - BA”, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, com vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES). Parte da seguinte questão norteadora: como a socialização das práticas de gestão podem contribuir para a valorização profissional e a construção de novos saberes a partir da realização de rodas de conversas e produção de uma ferramenta pedagógica com gestores escolares de um município do Território do Sisal - BA? Traz como objetivo geral analisar a gestão escolar, suas implicações no cotidiano profissional com vistas à construção de um website colaborativo como instrumento pedagógico para compartilhamento das experências da gestão desenvolvidas. O aporte teórico utilizado está ancorado nos estudos de Paro (2016), Sander (2007), Libâneo, Oliveira, Toschi (2012), Luck (2009). É um estudo que foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) a partir do parecer de nº 5.983.392. A proposta interventiva foi organizada para a realização de quatro encontros no formato de rodas de conversas, divididas entre duas rodas presenciais, duas na modalidade virtual pela plataforma de videoconferência Google Meet e intencionou tecer discussões de temas relacionados à gestão escolar. Os resultados revelaram características contextuais de uma gestão escolar pautada pelos princípios da gestão democrática, e com a legislação municipal em conformidade com o que se aponta na Constituição Federal do Brasil (CF) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Outrossim apontou como as partilhas das experiências gestoras tecidas a partir das ações formativas, as rodas de conversas, foram positivas, proporcionando momentos ímpares de trocas, valorização e construção de novos saberes. Salienta se ainda que os registros e discussões que subsidiaram a construção coletiva da ferramenta pedagógica e produto do mestrado, o website Portal da Gestão Escolar constituiu-se como devolutiva social para partilha, democratização/construção de novos saberes e valorização profissional.
- ItemGestão escolar, desenvolvimento profissional e produção compartilhada de conhecimento: registro de práticas democráticas através de um e book em um município do Território do Sisal-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-20) Santos, Hemily Araujo dos; Castro, Selma Barros Daltro de; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Venas, Ronaldo FigueiredoEsta pesquisa, intitulada Gestão escolar, desenvolvimento profissional e produção compartilhada de conhecimento: registro de práticas democráticas através de um e book em um município do Território do Sisal-BA, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Interventiva e Social (MPIES), tem a seguinte questão norteadora: Como os encontros formativos com os gestores escolares podem contribuir para o desenvolvimento profissional com foco em práticas gestoras compartilhadas através dos registros no e-book em um município do Território do Sisal-BA? Teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento profissional de gestores escolares em um município do Território do Sisal-BA, por meio de encontros formativos e de registros compartilhados das práticas democráticas em um e-book. Para tal alcance, os objetivos específicos foram: a) discutir a gestão escolar com ênfase no modelo de gestão democrática e sua relação com o desenvolvimento profissional; b) realizar encontros formativos com gestores escolares, discutindo aspectos profissionais, legais locais, teóricos da gestão escolar e as suas dimensões; e c) construir de forma colaborativa com os gestores escolares um e-book em que se revelem práticas e experiências das ações gestoras através de registros. A investigação ancorou-se nos estudos de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Luck (2009), Marcelo (2009), Paro (2009), entre outros. Os aspectos metodológicos se constituíram a partir da pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa de intervenção em educação, utilizando como estratégias de coleta de dados, questionário semiaberto, análise documental, diário de campo e encontros formativos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com parecer consubstanciado sob o nº 6.100.375. Como produto final, foi construído colaborativamente com os gestores escolares um e-book intitulado Registros de práticas gestoras em um Município do Território do Sisal-BA, contendo registros das práticas gestoras implementadas no local de atuação dos gestores. Os resultados evidenciam que a elaboração e a implementação dos planos de ação, propiciaram mudanças na percepção dos gestores em relação a desenvolvê-los diante dos desafios emergentes, levando-os a ressignificar os planos como instrumento pedagógico para as práticas cotidianas de gestão escolar.
- ItemGrêmio estudantil na gestão democrática: proposições com estudantes do ensino médio(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-02) Ferreira, Janieli Lopes; Castro, Selma Barros Daltro de; Soares, Marcia Torres Neri; Silva, Fabrício Oliveira daEsta pesquisa problematizou o grêmio estudantil (GE), através da seguinte questão: como o GE pode se estabelecer enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Território de Identidade do Sisal (TIS)? O objetivo geral foi: analisar o GE e sua constituição enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, com vistas à construção de um e-book que subsidie a criação e implementação de GE, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma Escola pública do Território de Identidade do Sisal. Os objetivos específicos foram: 1) discutir o GE como instância máxima e legítima de participação dos(das) estudantes no ambiente escolar e sua relação com a gestão democrática e participativa; 2) discutir sobre participação estudantil e suas implicações para/com o GE; 3) realizar ateliês formativos com estudantes de uma escola pública do Ensino Médio sobre aspectos teórico-metodológicos do GE; 4) construir com os(as) estudantes um e-book que subsidie a criação e implementação do GE em escolas do (TIS)-Bahia. O embasamento teórico contou com autores como: Bordenave (2002), Ciseski e Romão (2012), Cury (2002), Demo (1996), Ferretti; Zibas e Tartuci (2004), Gadotti e Romão (2012), Gadotti (2012), Lück (2009, 2013), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), entre outros. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética da UNEB, Parecer nº. 5.080.746, teve como opção metodológica a abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção colaborativa (PEREIRA, 2019). As estratégias para a produção e levantamento de informações foram: a) intervenção educativa, realizada por meio dos Ateliês Formativos com os(as) estudantes do Ensino Médio, registros das gravações das falas dos(das) estudantes e nos formulários construídos no Google Forms; b) análise de documentos que apresentam indícios de participação estudantil na escola e documentos que versam sobre o GE no site institucional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O locus foi uma escola pública de Ensino Médio, situada no TIS, Bahia, e os(as) colaboradores(as), doze (12) estudantes matriculados(as) no 1° ao 3° ano. Como produto final, foi construído colaborativamente com os(as) estudantes o e book intitulado “Grêmio estudantil: juventude em ação”, contendo orientações sobre concepções e processos para a criação de GE em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia. A obra, que possui registro de ISBN (International Standard Book Number), está publicizada no site do MPIES e perspectiva contribuir para que os(as) jovens estudantes criem os GE nas suas respectivas escolas, especialmente no TIS. Os resultados revelaram: a) as possibilidades de contribuição do GE na promoção do modelo de gestão democrática na escola, por meio do reconhecimento de que estudantes jovens também são protagonistas do fazer educativo; b) pouco conhecimento dos(das) estudantes acerca do que é um GE e seu funcionamento; c) necessidade da escola promover espaços formativos com os(as) estudantes como possibilidade de despertar o interesse para composição do GE.