Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
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Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Orientador "Amorim, Ivonete Barreto de"
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- ItemEducação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-08-09) Silva, John Wolter Oliveira; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Venas, Ronaldo FigueiredoEsta pesquisa, intitulada “Educação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal”, teve como objetivo analisar as perspectivas de cidadãos e cidadãs da Filarmônica 30 de Junho no processo de educação/formação implementado através da música e na construção dialógica de um blog educativo; tendo a seguinte questão norteadora: Quais as perspectivas de cidadãos da Filarmônica 30 de Junho diante de um processo de educação/formação implementado através da música? Para tanto, utilizou-se como referencial teórico os trabalhos de Aguiar e Aguiar (2020), Caliman (2010), Canclini (1987), Cazaes (2012), Cruvinel (2003 e 2009); Escobar (2005); Farah (2018); Freire (2020), Frémont (1980), Gadotti (2012), Gohn (2009 e 2014), Harvey (2012); Heinen (2020), Paiva (2011), Silva (2019), Souza (2006); Tuan (2018), dentre outros. Os aspectos metodológicos se constituíram a partir da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2016) e da pesquisa interventiva (PEREIRA, 2019), tendo como método a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e como estratégias de levantamento de dados a pesquisa documental (PÁDUA, 2012) com documentos físicos e digitais sobre a Filarmônica 30 de Junho; as entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2016; LÜDKE e ANDRÉ, 2020) com sete colaboradores: um membro da diretoria, um maestro, dois educadores e três educandos; a intervenção a realização do círculo de cultura (FREIRE, 2020) com os colaboradores para construção dialógica de um blog de Educação Musical; e análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos materiais produzidos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com parecer consubstanciado sob o nº 4.789.652. O produto da pesquisa foi o blog, intitulado “#Educar30 - Blog de Educação Musical da Filarmônica 30 de Junho”. Portanto, concluiu-se que o blog configurou como mais uma opção de educação/formação possibilitada pela Filarmônica 30 de Junho, articulando as modalidades virtual e presencial, além de ser um potencial instrumento de formação de novos escritores e de novas leitores.
- ItemFormação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas do Território do Sisal: contribuições de um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-09-01) Santiago, Regiane da Mota Queiroz; Amorim, Ivonete Barreto de; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Venas, Ronaldo FigueiredoA pesquisa intitulada “Formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas do Território do Sisal: contribuições de um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário” foi fruto de algumas inquietações acerca da fragilidade das políticas de formação e da inexistência de diretrizes que pudessem fomentar o trabalho articulado entre coordenadores/as pedagógicos/as. Diante disso, formulou-se o seguinte questionamento: Como implementar um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário formado por coordenadoras pedagógicas da rede pública estadual de ensino do Território do Sisal de modo a contribuir para a formação continuada em serviço dessas profissionais? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral compreender como um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário com coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas públicas da rede estadual de ensino do Território do Sisal pode oportunizar a formação continuada em serviço segundo demandas da atuação profissional. Nessa perspectiva, elencou-se como objetivos específicos: refletir criticamente sobre o contexto formativo, o papel e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a, discorrendo sobre a construção da profissionalidade no âmbito escolar; analisar os desafios e potencialidades da formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas a partir do enfoque colaborativo e autogestionário; e implementar de maneira autogestionária a formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas vincada em demandas da atuação profissional. A base teórica adotada ancorou-se nas ideias de Freire (1987, 2001, 2003, 2013), Roldão (2005), Lima e Santos (2007), Vasconcellos (2006), Damiani (2008), Ibernón (2009), Almeida e Placco (2011), Gatti, Sá Barreto e André (2011, 2016) e Nóvoa (2019), entre outros/as. O referido trabalho configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, no contexto da pesquisa-ação, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do parecer consubstanciado de número 4.913.771, tendo como colaboradoras oito coordenadoras pedagógicas. O produto da pesquisa, a formação continuada em serviço com enfoque colaborativo e autogestionário, ancorada nas demandas que emergiram no contexto de atuação destas profissionais, demonstrou a importância do entrelaçamento entre formação e prática profissional pelo exercício da ação-reflexão-ação.
- ItemProfessores itinerantes na educação básica: implementação de formação continuada em serviço nas atividades complementares de uma escola estadual do território do sertão produtivo - Bahia(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-08-31) Teixeira, Patrícia Magalhães; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; França, Elisete Santana da CruzA pesquisa intitulada “Professores itinerantes na educação básica: implementação de formação continuada em serviço nas atividades complementares de uma escola estadual do território do sertão produtivo Bahia” propôs ações interventivas para potencializar as Atividades Complementares (ACs) com momentos fecundos de formação continuada em serviço, visto que os professores são itinerantes e ficam inviabilizados por questões de tempo para a realização de cursos de formação institucionais. Assim, ficou evidenciado a urgente efetivação de uma formação continuada em serviço, especificamente nos momentos de Atividades complementares (ACs), que pudessem propiciar a discussão de textos científicos e a reflexão contextualizada com a realidade local. Com efeito, emergiu a seguinte questão de pesquisa: Como efetivar nas ACs momentos fecundos de formação continuada em serviço com professores itinerantes em uma escola pública de pequeno porte localizada no Território do Sertão Produtivo – Bahia? Para tanto, o objetivo geral do estudo consistiu em implementar uma Formação continuada em serviço nos momentos de ACs, com professores itinerantes que atuam em uma escola estadual do Território do Sertão Produtivo – Bahia. Para isso, destacou-se os objetivos específicos: Historicizar os princípios conceituais da formação continuada em serviço; Conhecer as possibilidades formativas nos encontros das ACs; Avaliar as necessidades formativas de professores intinerantes que atuam em uma escola estadual no território do sertão produtivo, e Implementar um processo de formação continuada em serviço de forma problematizadora e diálogica. O referencial teórico esteve embasado nas contribuições de Gatti (2009, 2011, 2012) e Nóvoa (2012, 2019); Freire (2002), Vasconcellos (2011) entre outros. A metodologia foi ancorada nas contribuições de Pereira (2019), Minayo (2009), Thiollent (1986) e Bardin (2016) por se tratar de uma pesquisa interventiva com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, cujas estratégias utilizadas para a coleta das informações foram a entrevista semiestruturada, os círculos de cultura e o questionário para feedback dos encontros. A investigação foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.855.131. O produto dessa pesquisa consistiu na formação continuada em serviço efetivada por meio da realização de círculos de cultura, os quais buscaram contextualizar lacunas da formação inicial, oportunizar a troca de saberes e experiências e refletir sobre a prática embasada em textos científicos, potencializando os momentos de ACs. A intervenção revelou as necessidades formativas sentidas pelos docentes em virtude das mudanças que estão ocorrendo no campo curricular educacional, reverberou, também, no fortalecimento dos vínculos interpessoais, na troca das experiências dos docentes com mais tempo de serviço e suas expertises, e na potencialização dos encontros de ACs com a implementação da formação continuada em serviço.