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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Oliveira, Iris Verena"
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- ItemAfectos docentes e livros didáticos na construção da Educação Matemática antirracista(Universidade do Estada do Bahia, 2025-04-28) Oliveira, Erica da Silva; Oliveira, Iris Verena; Miranda, Helga Porto; Souza, Manuela da SilvaA tônica desse trabalho busca problematizar a formação docente do/a professor/a de Matemática e a constituição dos livros didáticos desse componente na perspectiva antirracista. Foi feito uma reflexão sobre a Lei 10.639/03 e seu tempo de implantação no sistema de ensino e apresentada a definição de afecto segundo a visão de Deleuze e Guatarri (2010). Expus minha experiência após atravessamentos subjetivos na perspectiva antirracista e as mobilizações que ocorreram na construção de um currículo escolar voltado a Educação Matemática Antirracista. Diante disso, nos questionamos sobre quais as abordagens voltadas as relações étnico raciais foram trabalhadas na formação do corpo docente de Matemática da rede municipal de Conceição do Coité e, quais as propostas antirracistas que os livros desse componente vêm ofertando na sua proposta. Essa é uma pesquisa de caráter qualitativo que se desenvolveu a partir de análise documental. Diante do conhecimento das Instituições que estabeleceram o grau de Licenciados em Matemática aos/às docentes do Ensino Fundamental II da Cidade de Conceição do Coité, foi realizado o estudo das grades curriculares de sete Universidades, nas quais foram buscados sinais de abordagens e afectações no que tange a educação antirracista, no processo de formação docente. Também foram pesquisados nos livros didáticos, que são utilizados na rede pública municipal, quais os aspectos antirracistas que o mesmo vem abordando ou sugerindo nas orientações pedagógicas do livro do/a mestre. Destacamos a importância dessa pesquisa por partilhar incômodos e indicar propostas que levam a refletir sobre o papel social e político docente dentro do sistema de educação.
- ItemSer professora preta de língua inglesa: uma proposta-vida de aquilombamentos para a diferença em Acupe-BA(2025-04-09) Sacramento , Nara Paixão; Oliveira, Iris Verena; Salvadori, Juliana Cristina; Santos, Kelly BarrosEssa pesquisa de mestrado trata de questões étnico-raciais numa escola de território aquilombado no distrito de Acupe, pertencente a cidade de Santo Amaro na Bahia. Nesse estudo, pergunta-se de que forma os estudos sobre currículo e a educação antirracista podem contribuir em outras produções sobre o ensino de Inglês como segunda língua no Centro Educacional Municipal de Acupe, CEMAC, na diferença. Há uma forte presença hegemônica nos documentos curriculares e no ensino a partir de pressupostos do Norte Global (Mota-Pereira, Baptista,2022) que castram possibilidades de existir no idioma e excluem corpos negros de produções curriculares que conversem com significações (Lopes,2015) de aprendizagem com o que circunda em suas vidas. Para além, essa pesquisadora atravessa contingências no momento de dialogar com as turmas do CEMAC e com o corpo docente para pensar em espaços de quilombo para além da territorialidade (Nascimento,2022) como refúgio para a fabulação de relações, através da educação antirracista que acolha esses corpos e suas demandas em pautas singulares nas atividades da escola. O compromisso ético com as turmas permitiu a construção de uma rede de afeto, abertura e escuta para (re)conhecer e acolher diversidade nas produções em sala. O contato com as/os professoras/es do CEMAC assumiu um caráter aquilombado que demonstrou através de uma investida interior, para que as/os colegas através das escrevivências (Evaristo,2020) pudessem ou não aproximar ligações com/entre as/os estudantes quanto ao racismo, em diálogo com a ideia de testemunho (Anzaldúa, 1987,2000) e a possibilidade de reconhecer esse trabalho coletivo como lugar de desabafo, de (co)criação em espaço de liberdade, compartilhamento (Nascimento,2007) e acolhimento nas dores que também enfrentamos enquanto profissionais negras/os na educação. Ao longo dessas apostas da pesquisa em caráter transnacional, foi perceptível a combinação de esforços para reforçar histórias de inspiração para corpos negros em espaços de poder e especialmente para pesquisadoras negras-mães seguirem com suas propostas-vida e ocuparem oportunidades de reparação social. Dessa forma, como proposta de produto, a elaboração de um manual que acenda um diálogo sobre viver uma experiência em programas de internacionalização, para essas mulheres em específico, entendendo que essas propostas-vida para incentivar também respigam em corpos discentes negros da escola pública que testemunham sonhos se concretizarem e se inspirem e disputarem oportunidades antes negadas.