Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Carvalho Filho, José Ernane Carneiro"
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- ItemA prática pedagógica e os multiletramentos na cultura digital: um estudo com professoras do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-22) Santos, Maria Aparecida Mota; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Silva, Obdália Santana Ferraz; Gomes, Antenor RIta; Garcia, Rosineide Pereira MubarackO presente estudo visa observar as práticas pedagógicas das docentes que atuam na área de Linguagens do ensino médio, no Colégio Polivalente de Conceição do Coité, no contexto da cultura digital, tendo como referência as atividades letivas ocorridas no período após as aulas remotas. A questão norteadora que originou a investigação é: como os multiletramentos são trabalhados nas práticas pedagógicas do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, no contexto da cultura digital? Por conseguinte, o objetivo geral consiste em compreender como os multiletramentos são trabalhados nas práticas pedagógicas do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, no contexto da cultura digital. Para o desenvolvimento do trabalho, a metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, através da pesquisa colaborativa, por apresentar uma proposta formativa apoiada em sessões reflexivas e possibilitar às participantes o papel de coconstrutoras das atividades realizadas. Os dispositivos utilizados foram a entrevista semiestruturada e a observação colaborativa, associada ao diário de campo. O corpus construído durante a pesquisa foi analisado e interpretado segundo os princípios da Análise Textual Discursiva. Tal análise teve como base as seguintes categorias teóricas: prática pedagógica, cultura digital e multiletramentos. A pesquisa contou com cinco professoras colaboradoras da área de Linguagens que atuam no Colégio Polivalente de Conceição do Coité. Como proposta de intervenção, foram realizadas oficinas com o objetivo de discutir o conceito de multiletramentos e permitir a reflexão e a troca de experiências com relação à ação pedagógica mediada pelas tecnologias digitais e fundamentada nos multiletramentos, com o objetivo de contribuir para a formação continuada das docentes da referida unidade de ensino, em contexto de pós-pandemia. Como produto da intervenção, foi sugerida a produção de propostas didático-metodológicas de forma colaborativa. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que as condições de uso das tecnologias digitais no ambiente escolar dependem da quantidade de artefatos disponíveis em bom estado de conservação e da qualidade da conexão com a internet, pois quando tais requisitos não são obedecidos, prejudica a atividade docente. Constatou-se também a importância do processo de formação continuada para que as partícipes do estudo possam empregar as tecnologias digitais de forma didática. Tal processo ocorre predominantemente por vias informais, com o auxílio da comunidade escolar e de cursos e plataformas educativas por elas pesquisadas na Web. As educadoras não conheciam a teoria dos multiletramentos em profundidade e as suas práticas pedagógicas mesclam a metodologia tradicional, apoiada na aula expositiva, com outras que promovem a autonomia e a colaboração dos(das) estudantes, a partir do uso dos recursos tecnológicos.
- ItemWhat’s in a approach? Uma análise da interculturalidade no livro da Moderna Plus Inglês nas aulas de Língua Inglesa em colégios públicos de Conceição do Coité- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-26) Almeida , Rafaela dos Santos; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Oliveira, Flávia Cristina Martins de; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEsta pesquisa apresenta o resultado da análise do livro da coleção Moderna Plus inglês tendo como objetivo identificar a presença das propostas interculturais. Essa dissertação se embasa nos autores Candau (2009), Kachru (1985) dentre tantos outros mencionados durante o texto. Estes versam sobre a importância de a escola aceitar as múltiplas diferenças dos estudantes e a importância de enxergá-los como heterogêneos. Discussões acerca de tal dimensão revelam-se pertinentes quando a língua inglesa passa a ser um idioma falado por todos e não somente por falantes do círculo interno, isto é, a comunicação passa a ser considerada Língua Franca. No que se refere à disciplina de língua Inglesa, as orientações realizadas pelo inglês como Língua Franca na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazem reflexões pertinentes ao que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem de língua Inglesa com relação à abordagem intercultural. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral identificar como as questões interculturais aparecem nas aulas de língua Inglesa no livro da coleção Moderna Plus inglês organizado por Ricardo Luiz Teixeira de Almeida, no Ensino Médio, no ano de 2024 pelas escolas da rede estadual e como os professores de língua inglesa trabalham essas práticas atreladas às propostas do livro didático, como também analisar os materiais que os professores utilizam pelo viés intercultural.Consequentemente, como objetivos específicos, a pesquisa visa (1) Discutir como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a interculturalidade; (2) Identificar como as questões interculturais aparecem no livro didático de língua inglesa; (3) Investigar como os professores de língua inglesa do Colégio Olgarina e os professores do Colégio Polivalente trabalham a interculturalidade proposta no livro didático da moderna ou se utilizam outros materiais; (4) Verificar as correlações entre a BNCC, o livro didático da moderna e prática dos professores. A pesquisa justifica-se por considerar relevante através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – BRASIL: Lei N° 13.415 Brasil, 2017) a importância de o Inglês ser a primeira opção de língua considerada Língua Franca. Sendo assim, a BNCC (BRASIL, 2018) adotou o conceito de desconstrução do padrão de falante nativo.