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Navegando Graduação por Orientador "Viana, Viviane Rocha"
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- ItemA Educação Física na rede pública: um olhar para planejmentos, metodologias de ensino e dificuldades na realidade do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Santos, Érica Vitória de Jesus; Viana, Viviane Rocha; Tigre, Diana Martins; Costa, Camila de MouraO presente trabalho teve como objetivo geral, a partir da literatura, analisar e as metodologias de ensino aplicadas pelos professores de Educação Física em suas aulas no Ensino Médio, bem como, os desafios inerentes ao espaço escolar. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, que perpassou por pesquisas cujas reflexões eram concernentes à aspectos relacionados ao tema deste trabalho e de abordagem qualitativa. Esse estudo nos direcionou a responder nosso problema que consistia em, a partir de inquietações relacionadas com a realidade escolar no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, questiona-se: quais os conteúdos e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de educação física que atuam no Ensino Médio, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar? Como resultados, foi possível compreender que são necessários mais estudos sobre essa temática, uma vez que os desafios são recorrentes e que a formação dos professores deve ser valorizada, ofertando recursos adequados para as aulas de Educação Física, fornecendo subsídios para que diante das dificuldades os professores possam mostrar a legitimidade do ensino da Educação Física.
- ItemA influência do tempo de tela em aspectos psicomotores de crianças até 8 anos de idade(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Jesus, Mylena Batista de; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny VieiraO uso excessivo de tecnologia, como telas de TVs, computadores e smartphones, tem gerado preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, principalmente em termos sociais, cognitivos e motores. Muitas crianças com o acesso crescente ao mundo digital têm se afastado de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre, o que prejudica o desenvolvimento psicomotor e social. A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo fazendo com que as crianças passassem ainda mais tempo em frente às telas, esquecendo brincadeiras que são essenciais para seu crescimento. Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento psíquico das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo e expressar suas emoções. Desse modo é necessário destacar que o estudo é de natureza qualitativa e para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes fontes e pesquisas já publicadas sobre o tema. Como objetivo buscamos analisar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento psicomotor das crianças, especialmente na faixa etária de 5 a 8 anos. Logo, como problema de pesquisa questionamos sobre “de que maneira o uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento psicomotor das crianças”. Para tanto, é importante apontar que a pesquisa bibliográfica realizada destaca a importância do equilíbrio entre o mundo digital e as atividades físicas para o desenvolvimento saudável, apontando que o uso excessivo de tecnologia pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e de linguagem.
- ItemA prática da dança e a qualidade de vida na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Souza, Queila Fernanda Costa; Viana, Viviane Rocha; Conrado, Margarete de Souza; Rocha, Luíz CarlosA Prática da dança e a qualidade de vida das pessoas na contemporaneidade é um tema muito importante, pois são inúmeros problemas psicológicos, emocionais dentre muitos outros que tem atingido as pessoas no atual momento da sociedade. Nesse contexto sabemos que a dança se caracteriza por promover interação, expressão dos sentimentos, bem-estar físico, social e psicológico. Dessa forma, o questionamento de pesquisa foi saber qual a relação entre a dança e a qualidade de vida das pessoas na contemporaneidade. Tendo como objetivo identificar as contribuições da dança na qualidade de vida dos seus praticantes. O estudo é uma Revisão Bibliográfica, do tipo qualitativa e se embasou em levantamento de artigos que apresentaram dança e a qualidade de vida dos seus praticantes como foco de pesquisa. Descrevendo os estudos apresentados por autores através da pesquisa bibliográfica compreendeu-se que a prática da dança promoveu interação entre diferentes indivíduos, proporcionando relações, trazendo consigo grandes melhorias em todos os aspectos relacionado à saúde física e mental. Logo, a dança para os grupos em estudo possibilitou grandes contribuições, visto que é uma atividade física extremamente prazerosa que se caracteriza por promover bem-estar físico, social e psicológico, além do condicionamento físico, diversão, lazer, alegria, trazendo perspectivas para a qualidade de vida de quem as pratica.
- ItemAs relações pedagógicas entre dança e qualidade de vida na terceira idade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Souza, Sandra Marzya Nunes; Viana, Viviane Rocha; Rocha, Luiz CarlosA dança como prática pedagógica traz alguns benefícios para as pessoas da terceira idade, durante a fase do envelhecimento, de forma a minimizar os problemas decorrentes desse processo, e contribuir para a melhora da qualidade de vida dessas pessoas. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar, a partir da literatura, as relações pedagógicas presentes na dança e como estas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. E objetivos específicos buscar verificar as relações pedagógicas presentes na dança e como estas podem ser utilizadas para o desenvolvimento da autonomia e uma melhor integração do idoso na sociedade; identificar as contribuições da dança no processo educativo de pessoas idosas visando a melhoria na qualidade de vida. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica, através de artigos encontrados na plataforma do Google Acadêmico, e da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.(RBCEH), e em seguida foi feito um quadro, de forma a organizá-los, e separá-los, com base nos autores/ano da obra, título do artigo, objetivos, e resultados. Os resultados mostram que a prática de dança pode trazer benefícios não somente para a melhora das capacidades físicas, mas também para as capacidades cognitivas como a memória, e para a vida do praticante como um todo, se tornando a partir disso uma pessoa melhor no mundo.
- ItemPráticas de lazer na cidade de Alagoinhas na primeira década do século XXI(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Pimentel, Camila Maria Bastos; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny VieiraEste trabalho examina as práticas de lazer em Alagoinhas, Bahia, durante a primeira década do século XXI. Como objetivo geral busca-se investigar as práticas de lazer na cidade de Alagoinhas e a sua relação com os aspectos de sociabilidade e divertimento da população local entre os anos de 2001 a 2010. Já como objetivos específicos, pleiteia-se identificar as práticas corporais de lazer envolvendo a população de Alagoinhas na primeira década do século XXI, mapear os espaços em que as práticas corporais de lazer eram desenvolvidas e por fim, analisar o perfil da população participante das práticas de lazer no período em questão. Dessa forma, como questão de pesquisa tem-se a seguinte pergunta: Quais as práticas de lazer vivenciadas pela população de Alagoinhas- BA, na primeira década do século XXI? A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa é do tipo histórica e para coletar os dados utilizou-se de entrevistas com indivíduos diretamente ligados a movimentos culturais e iniciativas de lazer, além de análise de documentos históricos e registros locais. Reconhecida por sua rica herança cultural, Alagoinhas ofereceu um cenário propício para investigar as relações entre lazer, cultura e sociabilidade. Os resultados revelaram que, embora o lazer tenha desempenhado um papel crucial na vida social da cidade, desafios como a descontinuidade de projetos e desigualdades no acesso às atividades limitaram seu impacto. Ao evidenciar o papel transformador do lazer na vida comunitária, este estudo contribui para seu reconhecimento como direito essencial. Futuras pesquisas poderiam explorar o impacto das tecnologias digitais nas práticas de lazer em cidades menores ou realizar análises comparativas com períodos mais recentes para compreender a evolução das dinâmicas sociais e culturais.