Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Cunha, Ana Luiza Salgado"
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- ItemCovid-19 e saúde mental em foco: elucidando vivências de docentes LGBTQIAPN+ no interior da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Castro, Hárllen Éric Benevides de; Cunha, Ana Luiza Salgado; Costa, Glauber Barros Alves; Souza, Marcos Lopes deTrata-se de uma dissertação de mestrado, na modalidade profissional, cujo objetivo é analisar as possíveis consequências da Covid-19 na saúde mental de docentes LGBTQIAPN+ de escolas da rede de educação básica dos municípios de Guanambi e Caetité - BA. Ademais, sua natureza é de cunho qualitativo e quantitativo, tendo como abordagem o modelo descritivo e exploratório, sendo utilizada a análise por triangulação entre métodos enquanto recurso metodológico para o gerenciamento dos dados levantados. Enquanto possíveis conclusões, pode-se observar que os sujeitos da pesquisa demonstraram terem sofrido efeitos significativos a saúde mental diante as consequências geradas pela Covid-19 nas instituições de ensino bem como em suas lógicas de funcionamento, como, por exemplo, a intensificação do estresse e do esgotamento físico e mental em decorrência do aumento da carga horária de trabalho durante tal conjuntura. Além disso, que os sujeitos da pesquisa não somente elucidaram um sofrimento psíquico desencadeado pelos atravessamentos da própria conjuntura pandêmica a saúde mental, mas também mediante aos entrelaçamentos interseccionais da LGBTQIAPN+fobia por estes vivenciada em suas experiências enquanto sujeitos docentes LGBTQIAPN+ em escolas de educação básica do interior da Bahia. Por fim, foi desenvolvido como Produto Técnico Tecnológico uma história em quadrinhos, intitulada como “Por uma escola diversa!”, visando se trabalhar a intersecção entre marcadores sociais, como a identidade de gênero e a orientação sexual, nas escolas de educação básica através dos saberes construídos coletivamente nessa pesquisa. Além disso, objetiva-se por meio deste contribuir para a construção de um contexto escolar que combata qualquer ato de descriminação por LGBTQIAPN+fobia, e, consequentemente, favoreça para a promoção e garantia do bem-estar e da saúde mental para sujeitos LGBTQIAPN+.