Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Almeida, Cláudio Bispo de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ressignificação do ensino e as aprendizagens à luz de Célestin Freinet(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-09) Cotrim, Adailton Silva; Almeida, Cláudio Bispo de; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Nunes, Cláudio PintoO presente trabalho emerge das reflexões sobre a ressignificação do ensino e das aprendizagens na educação básica, à luz do francês Célestin Baptistin Freinet. Para isso, teve como objetivo principal analisar, por meio da literatura científica, a aplicação das ideias de Célestin Freinet. Para tanto, adotou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica para o levantamento e tratamento de dados, das produções acadêmicas dos bancos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do SCIELO – Brasil (encontrando majoritariamente artigos e relatos de experiências), como parte do exercício investigativo. Resguardadas as devidas proporcionalidades e potencialidades, Freinet já aplicava as chamadas metodologias ativas, como as aulas-passeio e o jornal da escola, nas primeiras décadas do século XX, tornando o ambiente escolar mais produtivo, ativo e humanizado. Partindo desse princípio, o produto educacional é derivado dos conceitos da Pedagogia Freinetiana, como contribuição para a formação integral dos estudantes, valorizando técnicas inovadoras e um plano de aula menos engessado, que permita uma aprendizagem exploratória e experimental, onde os estudantes possam usufruir da sua imaginação e se expressarem livremente, ressignificando conceitos da própria vida, para a escola e para a sociedade como um todo. Os estudos analisados permitiram concluir que as práticas docentes aplicadas por Célestin Freinet permitem e favorecem aos estudantes uma formação humanizadora, saudável, consciente, colaborativa e engajada na construção de um mundo melhor, mais justo e sustentável para todos os seres vivos, estabelecendo conexões socioemocionais entre ser, conviver, fazer e conhecer, possibilitando melhores índices de aprendizagem. Tendo em vista os dados encontrados nesta dissertação, como produto educacional, foi elaborado um Guia para desenvolvimento de estratégias de ensino baseado na pedagogia de Célestin Freinet evidenciando suas técnicas pedagógicas, cujo objetivo é contribuir com a educação, principalmente com a formação continuada dos profissionais de educação. O Guia estará disponível, na íntegra, em outro arquivo, no site do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).
- ItemEnsino do esporte e evasão escolar: uma visão sobre as práticas esportivas no ambiente escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-24) Neves Filho, Valmir Batista; Almeida, Cláudio Bispo de; Cruz, Marlon Messias Santana; Santos, Genildo PinheiroEssa pesquisa tratou sobre o Ensino do Esporte e Evasão Escolar: Uma Visão Sobre as Práticas Esportivas no Ambiente Escolar. Para isso, possui como objetivo principal analisar como o ensino do esporte pode contribuir para permanência dos estudantes na escola, e possibilitar o êxito em relação a evasão escolar. Utilizando uma abordagem de natureza qualitativa para investigar os sentidos, significados, valores referentes as ações do projeto de esportes desenvolvido no contraturno do IFBA campus Santo Amaro. O estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão narrativa possibilitando análise das literaturas referentes ao enfrentamento, permanência e êxito em relação a evasão escolar bem como na perspectiva interpretativa e avaliação crítica do autor. Para coleta de dados, utilizou-se a base de dados do Periódico Capes como fonte de informação com pesquisas de campo e artigos originais, publicados entre os anos de 2020 a 2024. Os resultados foram apresentados por meio de uma análise descritiva e interpretativa de conteúdo. Além disso, o projeto o prevê a criação de Oficina Pedagógica com três eixos norteadores referentes as áreas do conhecimento da Educação Física, Pedagogia e Psicologia Educacional, com o objetivo de capacitar professores de educação física, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais e psicólogos da educação numa perspectiva de aplicação e expansão para outras instituições educacionais. Este estudo contribuirá para a qualificar as ações desenvolvidas em projetos de esportes na escola, no enfrentamento a infrequência e evasão escolar bem como na formação continuada de diversos profissionais da educação.
- ItemJogos e brincadeiras para o ensino de saúde a crianças no ensino fundamental I: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-16) Teixeira, Iris Cardoso Moreira; Almeida, Cláudio Bispo de; Cunha, Ana Luiza Salgado; Nunes, Fábio SantanaObjetivo: Analisar as evidências na literatura sobre o uso de jogos e brincadeiras na educação em saúde de crianças do ensino fundamental. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados PUBMED e SCIELO no período de julho a dezembro de 2022. Através da estratégia PICo definiu-se a pergunta de investigação: Quais evidências disponíveis na literatura sobre a utilização de jogos e brincadeiras na educação em saúde de crianças do ensino fundamental I? Utilizou-se o fluxograma PRISMA para seleção dos estudos. Resultados: Foram selecionadas 3.884 publicações, com base nos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 15 artigos incluídos no estudo os quais descrevem a utilização de jogos e brincadeiras como estratégia para o ensino de saúde a crianças. Conclusão: a utilização de jogos e brincadeiras como ferramenta metodológica tem evidenciado uma contribuição plausível para disseminação e apropriação do conhecimento de saúde ao público infantil.
- ItemPrática docente relacionada ao tema saúde no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-27) Flores, Fábio Fernandes; Almeida, Cláudio Bispo de; Luna , Christiane Freitas; Mussi , Ricardo Franklin de FreitasTendo em vista que a saúde é um dos assuntos a ser contemplado na educação básica, objetiva-se analisar a intervenção pedagógica docente para o ensino do tema saúde no ensino médio, cuja questão de pesquisa é: de que maneira ocorre a prática docente com o tema saúde no EM? Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa (composta por seis fases). Neste processo usou-se a análise de conteúdo. Do universo de 698 trabalhos, 15 se enquadraram nos critérios adotados. Dentre os principais achados, destacam-se: os trabalhos não mencionarem a utilização de concepção de ES para fundamentar as ações pedagógicas; Doenças e Infecções como tema predominante no ensino; a metodologia ativa como menos usual; e a sequência didática como produto educacional mais utilizado. A pesquisa teve como fragilidade a não interpretação dos estudos para preencher três lacunas do instrumento de registro de informações da revisão: concepção de ES, metodologia ativa e limitações da pesquisa; e como potencialidade a predominância do professor da educação básica como pesquisador (mestrando). Diante do exposto, estudar a prática docente representa conhecer os aspectos que englobam o ensino aprendizagem, o que implica nas possibilidades para que os estudantes tenham melhores índices de aprendizagem. Como forma de contribuir no âmbito da intervenção docente e ciência foi edificado um guia didático, produto educacional baseado na aprendizagem crítica e reflexiva.
- ItemQualidade de vida na percepção de estudantes do ensino médio de escolas urbana e rural do município de Guanambi, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-26) Lopes, Edivalda da Silva Domingues, Edivalda; Almeida, Cláudio Bispo de; Nunes, Claudio Pinto, Claudio; Dutra, Nivaldo Osvaldo, NivaldoA Qualidade de vida (QV) é um constructo multidimensional, cujo estudo vem tendo interesse crescente em diversas áreas da atividade humana e com diversas populações, como a de adolescentes escolares. Assim, este estudo teve como objetivo geral avaliar a percepção de QV dos estudantes do Ensino Médio para comparação entre os residentes na área urbana e rural do Município de Guanambi-BA. Já seus objetivos específicos foram caracterizar o perfil socioecodemográfico dos estudantes; analisar as produções científicas nacionais sobre QV de adolescentes brasileiros do Ensino Médio; comparar a percepção da QV e seus domínios entre os estudantes de escolas dos meios urbano e rural do Município de Guanambi-BA e desenvolver oficinas pedagógicas voltadas para a QV no âmbito escolar. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, realizado com estudantes do Ensino Médio dos meios urbano e rural do Munícipio de Guanambi-BA. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura que deu origem ao manuscrito 1 e uma pesquisa de campo utilizando o questionário WHOQOL-bref, proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com itens que avaliam quatro domínios: Físico, Psicológico, Meio Ambiente e Relações Sociais. Para a revisão de literatura, foi realizado um levantamento de produções científicas na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES no recorte temporal de 2013 a 2023, em que foram encontrados um total de 36 artigos, restando 07 quando aplicados os critérios elencados para inclusão. A pesquisa de campo deu origem ao manuscrito 2, no qual a amostra consistiu de 167 participantes, estudantes dos meios urbano e rural. A coleta de dados ocorreu no mês de novembro de 2023, após aprovação do Comitê de Ética. As análises foram feitas por meio de estatística descritiva, distribuição de frequências e, para as comparações, utilizou-se o teste Qui-quadrado. Os resultados apontaram que todos os artigos têm a QV de adolescentes como objeto de pesquisa, porém voltadas para seus aspectos isolados no campo da saúde; que as produções científicas brasileiras mostram que a QV de adolescentes do Ensino Médio utiliza abordagens e metodologias que diferem entre elas; além disso suas problematizações não se dão a partir de uma perspectiva multidimensional de QV. A análise da QV através do WHOQOL-bref mostrou que os estudantes dos meios urbano e rural apresentam percepções aproximadas de QV, porém, no geral, esse nível de QV é baixo. O domínio mais afetado foi o Físico em ambas as escolas e o melhor resultado foi para o domínio das Relações Sociais. Conclui-se que existe na literatura científica lacunas em relação a estudos sobre QV com adolescentes estudantes, principalmente do meio rural e com grupos considerados saudáveis. Sugere-se atenção à QV dos estudantes do Ensino Médio do Município de Guanambi-BA, com ações de educação em saúde e posteriores intervenções, considerando as especificidades de cada contexto e evidencia-se a necessidade de criação de políticas públicas que visem a melhoria da QV deste grupo populacional.