Modelo de avaliação para o programa institucional ciência itinerante com foco na tomada de decisão dos gestores

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Data
2016-05-10
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Resumo

Este trabalho de conclusão de curso se propõe a desenvolver um estudo analítico sobre a avaliação de programas educacionais com o objetivo principal de subsidiar o processo de elaboração do Modelo de Avaliação do Programa Ciência Itinerante. O Ciência Itinerante é um programa institucional de estímulo a iniciação científica para estudantes da educação profissional e tecnológica, sobretudo, os que integram o ensino médio técnico, criado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), com o propósito de incrementar a qualidade de ensino, promover a popularização das ciências e a melhoria dos resultados educacionais. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, com abordagem metodológica predominantemente qualitativa. Como procedimentos foram privilegiados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionários. O estudo resultou na elaboração de um modelo de avaliação constituído por uma Matriz de Indicadores para Avaliação do Programa Ciência Itinerante, sob a fundamentação do modelo teórico CIPP de Stufflebeam (1971). Espera-se que o modelo desenvolvido seja útil aos gestores nas ações de aprimoramento do Programa e tomada de decisão. Além disso, pretende-se projetar o IF Baiano a um patamar mais elevado de gestão, através do aperfeiçoamento dos instrumentos para avaliação dos programas educacionais implementados, com ênfase na transparência dos recursos públicos aplicados e melhoria na qualidade das suas ações educacionais.


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Palavras-chave
Educação Profissional, Avaliação de Programas, Matriz de Indicadores
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