Navegando por Autor "Xavier, Mércia Ramos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemModelo de avaliação para o programa institucional ciência itinerante com foco na tomada de decisão dos gestores(2016-05-10) Xavier, Mércia RamosEste trabalho de conclusão de curso se propõe a desenvolver um estudo analítico sobre a avaliação de programas educacionais com o objetivo principal de subsidiar o processo de elaboração do Modelo de Avaliação do Programa Ciência Itinerante. O Ciência Itinerante é um programa institucional de estímulo a iniciação científica para estudantes da educação profissional e tecnológica, sobretudo, os que integram o ensino médio técnico, criado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), com o propósito de incrementar a qualidade de ensino, promover a popularização das ciências e a melhoria dos resultados educacionais. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória, com abordagem metodológica predominantemente qualitativa. Como procedimentos foram privilegiados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo com aplicação de questionários. O estudo resultou na elaboração de um modelo de avaliação constituído por uma Matriz de Indicadores para Avaliação do Programa Ciência Itinerante, sob a fundamentação do modelo teórico CIPP de Stufflebeam (1971). Espera-se que o modelo desenvolvido seja útil aos gestores nas ações de aprimoramento do Programa e tomada de decisão. Além disso, pretende-se projetar o IF Baiano a um patamar mais elevado de gestão, através do aperfeiçoamento dos instrumentos para avaliação dos programas educacionais implementados, com ênfase na transparência dos recursos públicos aplicados e melhoria na qualidade das suas ações educacionais.