Licenciatura em História - DCH5

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    Educação de Jovens e Adultos (EJA): o mobral e a educação emancipadora de Paulo Freire
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Cristiane Sena dos; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Bastos, Maria de Fátima Sudré de Andrade; Arapiraca, Marluse
    O presente artigo apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a problemática da evasão escolar, apontando as suas consequências, bem como, suas principais causas. Nesse sentido, nota-se que a ausência de políticas efetivas direcionadas a educação pública de qualidade, bem como, o contexto social e econômico dos discentes na maioria das vezes impossibilitam as suas permanências no âmbito escolar, visto que, muitos(as) se veem obrigados a evadir do espaço escolar para ocupar o mercado de trabalho, na maioria das vezes informal, visando a sobrevivência. Por isso, se faz necessário que as práticas educativas utilizadas pelos educadores dialoguem mais com as especificidades e dificuldades desse público, pois, muitas vezes o ensino ocorre de forma descontextualizada da realidade social dos educandos, motivo que não permite que os alunos se sintam acolhidos e autores da própria história. Em vista disso, se faz necessária a formação continuada dos profissionais da educação. Para dar sustentação teórica a essa pesquisa utilizou-se das contribuições dos autores: Freire (1982;1989;1998;200;2011), tendo em vista o legado de suas obras e suas contribuições para a educação; Brandão (2005) que apresenta uma discussão riquíssima sobre o método de Paulo Freire; Arroyo (2011), entre outros. Espera-se contribuir e oferecer subsídios para que educadores encontrem informações e estratégias que visem a melhoria da sua prática educacional. Visto que, acredita-se em um aprendizado pautado no prazer de ler e interpretar o mundo de forma inovadora, dinâmica, significativa e libertadora.
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    Terreiro de odé: trajetória, memória e socialização do candomblé em Santo Antônio de Jesus- Ba (1980- 2019).
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Diego Brito; Santos , Denilson Lessa dos; Conceição, Alaíze dos Santos; Santos, Lorena Michelle Silva dos
    O presente trabalho tem como finalidade analisar a formação do espaço religioso do Terreiro de Odé, bem como as implicações advindas dessa fundação, as quais são marcadas por processos provenientes da sua relação com a comunidade em que está inserido, a exemplo da resistência. Ao enunciar a existência do Terreiro de Odé, na cidade de Santo Antônio de Jesus, esse estudo preocupa-se em traçar caminhos investigativos para a trajetória de resistência do referido terreiro, visto que se originou de uma “Casa de Caridade”. Isto posto, esse estudo buscou ouvir as vozes dos sujeitos pertencentes ao terreiro, na tentativa de analisar as experiências sócio-históricas e culturais que perpassam pela influência dos ritos religiosos africanos, possibilitando a construção da identidade religiosa dos sujeitos. Assim, defende a inserção e valorização da religiosidade de matriz africana nos espaços de formação e visibilidade da cidade de Santo Antônio de Jesus, no que esse trabalho já inicia uma tentativa de preenchimento das lacunas existentes na história religiosa do candomblé em Santo Antônio de Jesus-Ba, bem como do próprio terreiro em estudo, uma vez que pode incentivar outros pesquisadores ou adeptos a “levantar” os registros históricos de seus terreiros, visando a conscientização da liberdade religiosa.