Licenciatura em Pedagogia - DCH3
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- ItemA contação de história musicalizada por meio do instagram na primeira infância(2021-07-29) Morais, Aloana Ramos; Silva, Antoneide Santos Almeida; Castro, Antonilma Santos Almeida; Lins, Claudia Maisa AntunesAs histórias musicalizadas nos envolvem e nos tocam, trazendo com elas novas descobertas e mexendo com as nossas emoções. Dessa forma, o presente trabalho objetivou refletir sobre como a contação de história pode contribuir com as expressões e manifestações de sentimentos na primeira infância, numa abordagem de pesquisa qualitativa, descritiva. Todo o percurso construído foi organizado numa página de Instagram com o intuito de compartilhar experiência com outros profissionais da educação. Foram utilizadas as vozes teóricas dos autores como Abramovich (2006), Bettelheim (2002), Maturana e Zoller (2004), Bondía (2002), entre outros. A análise dos dados deixou perceptível que as histórias musicalizadas contribuiram para expressão dos sentimentos infantis, por proporcionarem um diálogo direto com o imaginário da criança e seus sentimentos.
- ItemAs Crianças e as Histórias(2022-12-26) SANTOS, Emanuella Maranatha Félix Dos; MARTINS, ILara Malena Dos Santos Amy; OLIVEIRA, Naiane Da Silva; LINS, Claudia Maisa AntunesO notório memorial apresenta todo o percurso anterior que nos levou a decisão de construção do ebook, “As crianças e as histórias”, como um produto pedagógico, para avaliação de conclusão de curso em licenciatura em Pedagogia. A pesquisa foi estimulada desde atividades e experiências vividas no Projeto de Extensão Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros e nos componentes curriculares, Estágio Curricular Supervisionado III e IV, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus III. Trazendo o objetivo geral da pesquisa: “Reconhecer a Contação de histórias como um fator fundamental para a formação de crianças leitoras na Educação Infantil”, e como objetivos específicos: “Refletir sobre a Contação de histórias e a Literatura Infantil como experiência pedagógica; Relatar as experiências do projeto Livros Andarilhos, analisando o movimento das crianças como doadoras e o envolvimento das mesmas com as histórias contadas; Identificar a contribuição da Literatura Infantil para a formação leitora dessas crianças, na faixa etária de 5 a 13 anos; Realizar projeto de contação de histórias pelas crianças - Janelinhas; Elaborar um ebook como produto pedagógico. As experiências vivadas no Projeto Livros Andarilhos e nos Estágios III e IV possibilitaram enxergar todo o envolvimento das crianças com os livros e com as histórias contadas e o quanto esse envolvimento vem das crianças relacionarem as histórias ouvidas com suas próprias realidades. O que culminou a elaboração do ebook, através de oficinas literárias, com livros do acervo da Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros, trazendo as falas e os desenhos das crianças sobre as histórias contadas, da realização do Projeto Janelinhas, um projeto também da Brinquedoteca. O ebook reúne a ideia do quanto esse contato da criança com a Literatura e a Contação de História permite a criança expandir sua imaginação e ao mesmo tempo se reconhecer nas histórias contadas, trazendo a realidade dessas histórias para sua própria realidade. Ouvir as crianças falarem sobre as histórias e conseguirem fazer relações com suas experiências vividas coloca a Literatura como uma forma de se encontrar e se reconhecer no mundo.
- ItemAs dificuldades de migração/deslocamento dos estudantes da zona rural à urbana(2021-07-12) Santos, Andreia Ivaneide dos; Silva, Laura Monique Pereira da; Martins, Adeílda; Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos; Lima, Aurilene RodriguesVivemos em uma sociedade capitalista cada vez mais competitiva, os jovens buscam na formação acadêmica qualificar-se profissionalmente para atender a grande demanda no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, investir em uma estruturação educacional apresenta-se como forma de estabilizar se economicamente. Dessarte, o cenário de competitividade entre os indivíduos faz com que os jovens do campo busca uma vida melhor e a educação de qualidade surge como um dos pilares para evoluir socialmente. Essa lógica de desenvolvimento capitalista tem contribuído para o processo de migração de jovens do campo para a cidade. Nessa perspectiva, de qualificação profissional, jovens do campo tem enfrentado grandes desafios na sua trajetória educacional para ter acesso a uma educação de qualidade. Principalmente pelo difícil acesso de locomoção do campo para a cidade. A migração dos alunos do meio rural para os centros urbanos, com a finalidade de melhorar de vida e buscar melhores estudos, é algo comum nos dias de hoje. Levando em consideração os fatos acima e experiências pessoais dos sujeitos da pesquisa, iremos buscar analisar as dificuldades presente no processo de transição dos estudantes residentes da zona rural que migram para as instituições de ensino localizadas na zona urbana de Juazeiro-Ba, além de buscar trazer possíveis soluções para os problemas encontrados.
- ItemHistória e memória do Departamento de Ciências Humanas: Contribuições ao desenvolvimento da Educação no Território do Sertão do São Francisco(2022-12-28) Mota, Guilherme Alves; Silva, Hyuri Jhonatan Pereira da; Lima, Aurilene Rodrigues; Macedo, Odomaria Rosa Bandeira; Vieira, Josenilton NunesEste memorial tenta traçar o percurso da pesquisa sobre a História e a memória do Departamento de Ciências Humanas – DCH III, que teve início em atividade de IC e culminou com a produção de um E-book intitulado "MARCAS DE UMA ELEIÇÃO - DIREÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA". Esta eleição, na nossa visão, possibilitou todos os processos democráticos que se sucederam até então. Tem como questionamento: “como o DCH III tem contribuído com o processo educacional no Território Sertão do São Francisco?”, buscando Compreender o modo como o DCH III vem se consolidando historicamente na educação no TSSF. Foi realizada a análise qualitativa das informações a partir de contribuições de Michel de Certeau (2008), que recomenda proceder à operação historiográfica, compreendida na relação entre um lugar onde se instauram os métodos; os interesses e a organização dos documentos; os procedimentos de análise – a interpretação; e a construção de um texto em escritura. Entende-se a importância da difusão da História e Memória institucional do DCH III enquanto consciência do seu compromisso político, sociocultural e institucional.
- ItemHistórias De Maria(2022-12-26) Bernardino, Alexia Laíse Santos; Lins, Claudia Maisa Antunes; Silva, Francineide Santana; Soares, Paulo RibeiroO presente memorial traz o tema Histórias de Maria com o objetivo de conhecer a trajetória de vida de uma mulher nordestina que enfrentou muitos desafios ao longo de sua caminhada em busca da felicidade. Uma história repleta de obstáculos e bagagens que despertam sentimentos positivos e negativos a respeito da infância, vida adulta e sonhos que foram importantes na construção de uma identidade de coragem e autoconhecimento de si mesma e do mundo. Essa é uma daquelas histórias singulares, pelo fato de trazer uma perspectiva intimista com a própria vida. Assim, a pesquisa ocorreu por meio de entrevistas abertas com Maria, que proporcionaram confissões significativas e a partir dessas confissões surgem retratos que traçam diferentes momentos e diferentes aspectos para serem contemplados; também foram realizadas entrevistas com as filhas de Maria, cada uma colocando Maria em uma moldura diferente. O resultado foi a elaboração de um livro como produto pedagógico do trabalho de conclusão de curso (TCC), usado para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para alinharmos o caminho na construção das confissões realizadas, encontramos força na literatura através do Projeto de Extensão Literatura e Vida, onde ocorreram oficinas literárias de contos e poesias de histórias pertinentes a trajetórias de vida, bem como foi possível costurar a história de Maria às histórias de outras mulheres reais, através de filmes, documentários e livros. Nesse trabalho foi possível construir um diálogo aberto e singelo sobre os acontecimentos que a vida ofereceu a Maria e o destino que seu coração escolheu, e que sua memória guarda até os dias de hoje.
- ItemA influência das mídias sobre o processo de aprendizagem: Uma análise do uso de telas pelas Crianças(2022-12-27) Muniz, Kaíla Dias; Pereira, Karine França; Costa, Wendiliam Barros da; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 5° ano B, da Fundação Lar Feliz. Devido à crescente e constante evolução das tecnologias atuais, as crianças estão sendo inseridas de forma precoce e excessiva aos aparelhos tecnológicos, desta forma, a pesquisa buscou analisar as influências que o uso das mídias pode causar no processo de aprendizagem, sondando como a família e a escola buscam lidar com o uso excessivo das telas digitais pelas crianças do 5 ano B. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, para a coleta de dados realizamos oficina de desenhos, oficina literária, questionários com as professoras, também entrevistas gravadas e transcritas com alunos, pais, e coordenadora da Instituição. Com os resultados da pesquisa conseguimos analisar como o uso desenfreado das telas tem afetado as crianças no processo da aprendizagem e no aproveitamento da infância. Desse modo, como produto de pesquisa construímos um e-book que contém detalhes de como se deu cada etapa das oficias e também sugestões de recursos que podem ser usados pelas crianças em seu tempo livre, foi selecionado alguns contos, brincadeiras, e apresentamos também variados links de vídeos disponíveis no YouTube com conteúdos pedagógicos, com o intuito de que essas alternativas possam mediar o tempo de exposição às telas digitais.
- ItemMemorial: Estratégias e desafios docentes para lidar com as tecnologias e aulas remotas em tempos de pandemia(2022-12-27) Santos, Adriana Carvalho dos; Silva, Aline dos Santos; Martins, Josemar da Silva; Paixão, Gilvânia Patricia do Nascimento; Benevides, Silvia Lucia LopesAs mudanças provocadas no cotidiano escolar diante do contexto da pandemia do Covid -19, despertaram o interesse em conhecer as experiências docentes durante o momento pandêmico: as dificuldades encontradas para ministrar aulas remotas e estratégias utilizadas para gerar resultados satisfatórios utilizando recursos tecnológicos. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a realidade vivida pelo professor em sala de aula virtual. Para isso, realizamos um estudo comportamental, através de entrevistas online, a partir de um questionário respondido por áudios que serão apresentados em forma de um Podcast. Esse estudo contribuiu para o reconhecimento do importante papel do docente em meio aos desafios impostos pelo isolamento social e a inserção das novas tecnologias desenvolvidas para suprir a necessidade emergencial de dar continuidade à educação.
- ItemNos gritamos escreviventes: A literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político(2022-12-26) Matias, Emanuelle Santos; Lino, Lícia Raniele Ribeiro Martins; Lins, Claudia Maisa Antunes; Silva, Francineide Santana; Soares, Paulo RibeiroO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Nos gritamos escreviventes: a literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político", é resultado das experiências vividas por Emanuelle Santos Matias e Lícia Raniele Ribeiro Martins Lino enquanto mulheres negras, condição que, sozinha, tenta determinar seus lugares em uma sociedade capitalista, essencialmente racista. Diante disso, a vida exigiu formas de resistirem ao jugo dessa estrutura violenta. É neste sentido que as estudantes encontraram na literatura, na poesia e na escrita literária essa rede de obstinação, ao expressarem pensamentos e vivências, ao se enxergarem em outras mulheres negras, mesmo as literárias, e poder sê-las na outridade. Partindo disso, o trabalho propôs responder como a literatura, a poesia e a escrita literária podem ser aliadas na construção de seres políticos, uma vez que esses três elementos agem pela real força transformadora, a força coletiva ― mesmo quando a leitura e a escrita partem de necessidades individuais. Tendo em mente este objetivo principal, o trabalho buscou construir uma memória coletiva através do documentário “Escrever- ler-ser-escrever: um movimento em quatro partes” (MATIA; LINO, 2022) a partir das experiências dentro do Projeto de Extensão Literatura e Vida nos anos de 2020 e 2021, de oficinas literárias baseadas nas obras de Conceição Evaristo e entrevistas com professores, poetas e estudantes dos cursos de pedagogia e jornalismo, sempre relacionando essas experiências aos conceitos fundantes deste trabalho: coautoria (LINS, 2020), outridade (PESSOA, 1973, apud RAMALHO, 2008), alteridade (RIBEIRO, 2005; RAMALHO, 2008; LINS, 2020) e Escrevivência (EVARISTO, 2020). Os participantes do documentário, ao abrirem suas percepções sobre o ato de ler, de escrever e de compartilhar, demonstraram um caminho que a linguagem poética e literária pode trilhar, o da descrição da realidade, que atinge a consciência e excita transformações. Esta é a força impulsionadora deste trabalho, mesmo quando as palavras lidas vieram do poeta fingidor, do inventador de memórias, do criador de mentiras. A força de perceber o mundo pela janela da arte, que falando de um, fala de muitos.
- ItemA relevância da família no desenvolvimento da leitura e escrita da criança(2022-12-20) Oliveira, Ana Caroline Silva; Nascimento, Anaédi Ferreira Dantas do; Santana, Francineide; Martins, Adeilda Ana da S.; Lins, Cláudia Maisa AntunesSabemos que a fase da infância é primordial para o desenvolvimento da criança na fase da leitura e escrita e para isso se faz importante a presença da família caminhando nesse processo, entretanto, o que se percebe é que a família tem se ausentado dessa responsabilidade, atribuindo tão somente a escola esse papel de ensinar. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Até que ponto uma relação participativa dos pais pode influenciar positivamente as crianças enquanto estudantes? Para este questionamento, delineamos, como objetivo geral, compreender as falhas de comunicação que ocorre da família frente à escola no processo de aprendizagem da leitura e escrita da criança. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: Analisar a relevância e participação da família no processo de leitura e escrita da criança na Banca Escolar Santa Cecília; Refletir como o espaço da Banca Escolar Santa Cecilia influência nas relações das crianças e como é visto pelos pais; Discutir com a família viabilidades pedagógicas da Banca Escolar como a participação direta e continua da família no processo de leitura e escrita das crianças. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos da Pesquisa Bibliográfica. Como resultados, destacamos a importância da leitura e da escrita a partir de Freire (1987; 1989); apresentamos as etapas do desenvolvimento da escrita com auxílio de Ferreiro (1999); pontuamos algumas discussões sobre alfabetização e letramento a partir de Magda Soares (2004). Concluímos este TCC enfatizando a importância da participação e do comprometimento dos pais no desenvolvimento do processo de leitura e escrita das crianças. Compreendendo que o processo de conhecimento sobre o tema é de natureza complexa e inesgotável, destacamos a relevância de novos estudos, sobretudo em que seja possível analisar, da perspectiva dos professores e da família, esta tensa e necessária contribuição familiar que promove as aprendizagens, sobretudo de crianças em processo de leitura e escrita.
- ItemTDAH: percepções e práticas no contexto da escola(2022-12-23) Santos, Cleide Mara Macedo dos; Santos, Kleyanne Pereira dos; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Sousa, Clara Maria Miranda de; Almeida, Antonilde SantosO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é na atualidade, um dos transtornos mais presentes nos espaços escolares e é associado com frequência aos problemas de aprendizagem. Considerando esse fator, o presente trabalho objetiva investigar como as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o TDAH impactam na realização do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista estruturada, tendo como participantes sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública da cidade de Juazeiro-Ba, que já tivessem trabalhado ou estavam trabalhando no momento da pesquisa, com alunos(as) com diagnóstico ou suspeita de TDAH. A análise dos dados foi inspirada na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011), a partir de categorias de análise definidas em função do problema e dos objetivos da pesquisa. A discussão teórica fundamentou-se em documentos legais voltados para o TDAH e em autores como: Mantoan (2003), Glat e Blanco (2007), Guarido (2007), Barkley (2008), Michels (2011), Moysés e Collares (2013), Sousa (2015), dentre outros. Os resultados da pesquisa sinalizam que o entendimento das professoras sobre o TDAH, está motivada de maneira geral, pela forma de pensar do senso comum e pelo discurso clínico, sem haver, entretanto, um domínio teórico a respeito do tema. Essas percepções impactam na realização do trabalho pedagógico com alunos(as) com TDAH diante do despreparo dos professores sobre o tema, tanto na formação inicial como na ausência de formação continuada. Estes resultados embasaram a construção de uma cartilha com o objetivo de provocar reflexões de professores(as), alunos(as) e comunidade em geral, sobre os principais conceitos sobre o TDAH como forma de esclarecer e desmistificar algumas concepções equivocadas a respeito deste tema.
- ItemUNIMÃE: Vivências de Mães Universitárias da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Silva, Emilly Rayanne Soares da; Barbosa, Josiane Nunes; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Lins, Claudia Maisa A.; Silva, Francineide SantanaO presente trabalho tem como enfoque principal, discutir as vivências de mulheres que se tornaram mães durante o curso universitário e os desafios enfrentados ao continuarem estudando. Relatos sobre as vivências e os desafios que surgem durante o percurso, até a conclusão do curso. Para a nossa discussão teórica trouxemos artigos sobre maternidade, rede de apoio, e políticas públicas. Nossa pesquisa é de cunho qualitativa-exploratória, que se deu por entrevistas individuais e grupal, com mães estudantes da Universidade do Estado da Bahia, no colegiado de pedagogia, departamento de ciências humanas. As entrevistas foram realizadas virtual e presencialmente, visto que a rotina cansativa e cheia das mulheres não possibilitou que todas fossem corpo a corpo; já a roda de conversa se deu virtualmente através de uma plataforma digital. A técnica metodológica para tratar os dados foi Análise de conteúdos, onde nos debruçamos na descrição minuciosa das falas, em seguida filtramos o que se relacionava às vivências universitárias e o que não tratava do tema; por último, organizamos as respostas das mulheres por categoria, referindo as falas mais impactantes. O trabalho está organizado em tópicos de discussão e de etapas da construção da pesquisa. O primeiro, introdução onde se refere aos direitos que a mulher tem ao se tornar mãe, licença maternidade e outros; no segundo tópico, é feito a abordagem sobre a maternidade e seus impactos na vida da mulher; no terceiro tópico se encontra o percurso metodológico do produto pedagógico, uma descrição minuciosa das entrevistas; por fim destacamos a importância de um olhar de empatia dos professores e da Universidade em si, para com estas mães, as quais enfrentam desafios diariamente para continuarem estudando, em busca de uma realização pessoal e profissional. Na esperança que o nosso trabalho possa contribuir como fonte de inspiração para estas mães e para as novas mães que iniciaram o curso.